PDA

View Full Version : 1ª. Corrida da Mulher

Jorge Teixeira
10-01-2006, 17:17
Pois é, agora já posso divulgar, a Corrida da Mulher, vai mesmo fazer-se, e já tem data marcada ( 05 de Março de 2006 ), inicialmente tinha-se pensado em 12 de Março, mas e a meu conselho a mesma vai ter lugar uma semana antes.
O local da partida, também já está escolhido, e será no Jardim da Rotunda da Boavista, e vai contar com a colaboração da C.M.Porto, mais a SportZone, major sponsor do evento.
Como sabem, esta corrida destina-se só às mulheres, portanto a participação, será só feminina, e pela participação de cada pessoa a SportZone irá doar uma verba à Liga Portuguesa Contra o Cancro, para o Cancro da Mama.
Esta é mais uma das nossas teimosas iniciativas, e que, pensamos ter a adesão de todos, na captação e divulgação a todas as interessadas.
Ilustres figuras estão já comprometidas com o evento, que a seu tempo, iremos divulgando.
Até lá, está aberta a discussão.

Jorge Teixeira

Ana Pereira
11-01-2006, 14:59
Parabéns por mais esta iniciativa!

É mais uma corrida, tem um objectivo de solidariedade, e só por isso lhe dou os parabéns!

Por esta razão, e não outra, digo-lhe já que serei mais uma ilustre figura desconhecida no meio do pelotão que faço votos seja numeroso!

É pena a corrida ser restrita à participação feminina… A meu ver, uma corrida com essa característica acaba por representar um retrocesso na mentalidade e em nada alterará a relação que a Mulher portuguesa tem com a corrida. Bem pelo contrário, vai reforçar a mentalidade atrasada que existe e que nos leva a ter 5 a 7% de participação feminina nas clássicas provas de estrada.

Álvaro
11-01-2006, 15:15
Parabéns pela coragem dos organizadores!

Atenção às estatísticas, aos parâmetros psico-sociais, pois acho q essa corrida valerá mais, pela experiência, que pelo atletismo. Pode ser uma experiência muito útil (para além dos aspectos de beneficiência)!

AA + Bjs

Álvaro

Jorge Teixeira
20-01-2006, 00:55
Na próxima semana serão abertas as inscrições para esta iniciativa.
Confesso que estou animado, pois as sondagens que tenho feito, leva-me a pensar que vamos ter muita adesão, por isso, pode de facto nascer aqui uma nova maneira de ver a Corrida em Portugal.
E já agora, e sem pretenciosismos parolos, deixem-me dizer-vos que me vai dar muito gozo ser o primeiro organizador em Portugal, de um evento destes, pois meus amigos e amigas, na Cidade onde vivo, que é sómente a segunda do meu País, ainda vai sendo muito difícil angariar vontades e dinheiro para estas coisas, e não fosse o nosso trabalho, muito provavelmete o atletismo por aqui, já tinha morrido, mas como sou teimoso, e gosto de mostrar a todos quantos me querem ou quiseram fazer cair, que não conseguem nem nunca o conseguirão, essa minha teimosia, no fundo acaba por beneficiar o Atletismo na minha Cidade, pois veja-se o que era o Porto no passado, em que só tinha a Volta a Paranhos, a Corrida de S. João, e a S. Silvestre, e nos dias de hoje, tem a Corrida da Mulher, a Corrida do Dia do Pai, a Corrida das Festas da Cidade do Porto, o Porto a Subir, a Maratona do Porto, a S. Silvestre Ciodade do Porto, e a Volta a Paranhos, é OBRA.

Jorge Teixeira

Eduardo Santos
31-01-2006, 21:02
CORRIDA DA MULHER - 5 DE MARÇO

Organização da Liga Portuguesa Contra o Cancro, querem muitos milhares de inscritos.

Aurora Cunha. Manuela Machado e Sameiro Araújo… presentes !

O próximo dia 5 de Março vai marcar uma nova etapa no atletismo em Portugal, desta feita por uma causa nobre. Trata-se da Corrida das Mulheres, que também poderá ser transformada em caminhada, de forma a que todas possam participar.

A ideia foi lançada, e desde logo, a Sport Zone, a Liga Portuguesa Contra o Cancro e a RunPorto, deram as mãos para que este evento fosse para a frente.

Objectivos principais desta iniciativa, o alerta para uma doença que afecta as mulheres (Cancro da Mama) e também a angariação de fundos para aquela Instituição.

Por isso mesmo, por cada inscrição a marca desportiva associada a esta iniciativa contribuirá com dois euros, e, por isso mesmo, quantas mais inscrições maior será a contribuição para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Para além de Aurora Cunha e Manuela Machado (duas das madrinhas da prova), também Sameiro Araújo se colocou igualmente, desde a primeira hora, à disposição da Organização, que está a cargo da RunPorto (Rua de Cedofeita, 455 - 3º Sala 35 - 4050-181 Porto (Telem. 91 619 07 50 Tel/Fax: 22 20 80 403).
runporto@sapo.pt
www.runporto.com, para onde podem ser canalizadas as respectivas inscrições.

Ana Pereira
31-01-2006, 21:10
Estou muito feliz por afinal a Organização da "Corrida da Mulher" ter decidido tornar a corrida aberta a ambos os sexos!!

Acabei de ler o Regulamento e afinal nada impede que um indivíduo do sexo masculino se inscreva, participando e contribuindo para tão nobre causa!!!

Porque afinal se alegam que

"...Objectivos principais desta iniciativa, o alerta para uma doença que afecta as mulheres (Cancro da Mama) e também a angariação de fundos para aquela Instituição",

limitar as inscrições só à participação feminina seria afinal estar em contradição com esse objectivo principal - angariar fundos, pois quantos mais inscritos, mais fundos se angariam!!! Certo?

Tomo a liberdade de fazer um reparo, posso chamar até correcção, pois o cancro da mama, embora raro, também afecta indivíduos do sexo masculino, mas isso acaba por ser um pormenor, o que importa é efectivamente angariar muitos fundos para esta fundação que luta contra o Cancro.

Parabéns Jorge Teixeira, por ter aberto a sua mente, abrindo as inscrições a ambos os sexos, pois compreende perfeitamente que este tipo de iniciativa não traz mais mulheres para a Corrida, e aliás, nem esse é o objectivo principal, conforme a Organização refere!

Vamos todos participar!!!!

Ana Pereira

Jorge Teixeira
01-02-2006, 00:58
Minha cara Ana Pereira, lamento, mas não vai ficar feliz com o que lhe vou dizer, pois há de facto essa gafe no regulamento, e até a possibilidade de induzir as pessoas em erro, só que, também no mesmo regulamento, no ponto 8 diz o seguinte:

8 – CLASSIFICAÇÕES

Haverá classificação e prémio para as três primeiras a chegar à meta.

Assim como no mailling que estamos neste momento a fazer, e respectiva publicidade, o anúncio da corrida é expressamente dedicado a vós mulheres, a corrida/caminha/convívio/acção social, o que lhe queira chamar é vossa.

Por isso, cara Ana, não fique triste, mas venha sentir-se solidária, e participe nesta nossa iniciativa, e digo-lhe que não vai sózinha, pois até hoje, e em dois dias, já temos confirmadas mais de 300 senhoras, é obra, não é!!!!!

Ana Pereira, já agora, deixe-me provocá-la e dizer-lhe, o seguinte, salvaguardando sempre o respeito que tenho por si:
Deixe-se de ser parola, pois essa sua atitude, é para mim de enorme parolice, e digo isto porque, se lá fora se fazem corridas destas que reunem milhares de mulheres, porque é que aqui, no nosso País, não se há-de fazer o mesmo.
Ou será, que estamos mais evoluídos, que os Ingleses, Escoseses, Dinamarqueses, Franceses, Espanhóis?????
Ou será que os parolos são eles???????

Beijinhos

Jorge Teixeira

Ana Pereira
01-02-2006, 10:31
Caro Jorge Teixeira

Se ser parola é interpretar o regulamento tal qual ele está, então deixe-me ser parola. O ponto que refere é que só serão premiadas as 3 primeiras mulheres chegadas à meta, mais nada! Nada indica que a corrida é limitada à participação feminina.

E se ser parola é encontrar a contradição efectiva entre o principal objectivo da prova - angariar fundos, e o limitar a participação a um determinado sexo, então deixe-me continuar a ser parola, pois ao praticar essa limitação, está imediatamente a diminuir os fundos que poderia angariar!

E se ser parola é recusar-me a ser uma ovelha que segue o rebanho - porque se faz lá fora, temos de fazer o mesmo, lá fora é que sabem!!! - então, deixe-me ainda continuar a ser parola.
Eu penso por mim!

Só que felizmente tudo o que disse acima não é parolice!

Parolice é querer dizer que a prova tem um objectivo nobre - Angariar fundos para tão nobre causa - e limitar as suas inscrições a um só sexo! Isso sim é parolice. (com o mesmo devido respeito, Jorge!)

São 2 Euros que cada inscrição vale para a causa? Acho que lhos vou mandar por correio!! Ou envio directamente para a Associação?

Desejos de sucesso para a prova que se quer grande - mas não tanto por causa da causa!!! pois se o fosse, simplesmente era aberta à participação de ambos os sexos!!

E aliás, fosse eu homem, lendo o regulamento, enviava-lhe a inscrição e depois queria ver onde se agarravam para ma recusarem!!!! Apenas diz o regulamento que como homem não tenho qualquer prémio por ordem de chegada (é para as 3 primeirAS chegadas), porque de resto, nada no regulamento impede um homem de se inscrever, participar e CONTRIBUIR para a causa!!! Não é esse afinal o objectivo principal?

Se não o é, tenha a coragem de o dizer! Quer um grande evento, original (que já não o é!!!) em Portugal? É isso que quer mostrar? Força!!! Mas seja aberto e diga que o objectivo é esse!

Jorge Teixeira
01-02-2006, 12:06
Minha querida Ana Pereira, você sabe o respeito e carinho que sinto por si, e espero que não me leve a mal com o termo por mim aplicado "Parola", pois não pretendo ofendê-la.

Já lhe disse no meu comentário anterior, que efectivamente existe essa gafe no regulamento, mas que está a ser corrigida com o mail que estamos agora a enviar pelo correio.

E já agora, gostava de lhe dizer que já temos mais de 300 mulheres confirmadas, nas quais se inclui voçê, a participarem neste original evento no nosso País.

A Fernanda Ribeiro, acaba de se juntar a esse enorme pelotão que pretendo ter na Corrida da Mulher.

Ainda hoje a falar com alguém de enorme importância no nosso desporto, essa pessoa me dizia o seguinte:

- Esta Corrida da Mulher, é também uma maneira de as mulheres do nosso País perderem a vergonha, e todas juntas, se calhar começarem a praticar corrida, e quem sabe com isso, motivar as camadas mais jovens para este fenómeno.

A Corrida da Mulher, para além do seu carácter eminentemente social, pode e deve ser encarada, como uma nova forma de trazer as mulheres para a prática do nosso desporto, pois duvido, que a maioria delas entrem numa prova, como voçê insistentemente lhe chama, onde se tenham que misturar com os homens, pois no nosso País, e em especial de Coimbra para cima, as mulheres ainda são muito reservadas, quero eu dizer, menos descaradas que as que residem de Coimbra para baixo.

Descaradas, é o termo que eu encontro para classificar, sem ofender, a maneira desinibida, com que mulheres como voçê, participam nas corridas, que não têm nenhum problema em se misturar com os homens, e infelizmente nesse aspecto, as mentalidades da grande maioria das nossas mulheres, estão ainda muito fechadas.

Com eventos só para mulheres, e repare que não lhe chamo provas, pois voçês mulheres, já não têm nada a provar a ninguém, penso ser a única maneira de motivar um maior número de mulheres a participarem por esse País fora, e então, aí sim, criar-lhes o gosto, para à posteriori, competirem entre si, mas só à posteriori, porque se estivermos à espera de pedir a voçês mulheres para se inscreverem nas chamadas PROVAS, sabem o que nos respondem?

- Correr, nem pense, cansa muito.

Beijinhos

Jorge Teixeira

Ana Pereira
01-02-2006, 12:29
Oh Jorge

O seu argumento sobre "Descaramento" e "Recatamento", entre mulheres do norte e do Centro e Sul, cai por terra quando constatamos que as nossas melhores atletas a nível nacional e internacional são do Norte do país!

E correm e sempre correram entre os homens, nas corridas que existem!!! Sem vergonha!!!! Com descaramento (para usar palavras suas!)

Serão elas demasiado "descaradas"???

Já "parolas" chamo eu a todas que vão correr na Corrida da Mulher, Só e apenas porque só lá estão mulheres, e não correm nas provas abertas a ambos os sexos!!!! Isso não é ser reservada nem recatada! É ser parola, isso sim!!! Correrão elas uma vez por ano? É isso correr? é isso ser levada para a Corrida?

Tendo em conta os seus conceitos sobre Descaramento e Parolice, com muito orgulho sou uma grande descarada, e hei-de continuar a ser!!!! Mas de parola não tenho nada, meu caro!

E alguém acredita que uma prova destas leva alguma mulher para a Corrida? Para as corridas que há todos os fins-de-semana?? Alguém acredita? Será uma, duas, entre 300 ? Já será positivo, dirá o Jorge e eu concordo, mas não venha é dizer que o principal objectivo é angariar fundos para a Associação, pois se o fosse, a prova era aberta a ambos os sexos!

Álvaro
01-02-2006, 13:15
Bom, se já há 300 inscritas, óptimo!

Acho uma aposta arriscada, esta iniciativa só p mulheres, mas como experiência, tem muito interesse. Claro que assim, não há fundos em quantidade. Por isso é q eu digo q n passa duma experiência!

Concordo c Ana sob o pt de vista da economia da corrida, fundos, etc., mas acho que assim, como experiência, tem MUITO interesse. E, como experiência, teria piada inquirir as concorrentes sobre várias coisas:
- É a primeira vez q entram numa corrida?
- Que outros desportos praticam?
-O que a motivou para esta corrida?
-etc, etc...

Dessas 300, quantas são as "parolas" que vêm correr pq é só p mulheres?
Talvez algumas dessas "parolas" passem a ganhar o gosto das corridas e deixem de o ser, correndo em provas mistas!
A não ser que os parolos dos seus maridos as proíbam!

Abraço a todos(as) - incluindo parolas...!

Álvaro

luis simões
01-02-2006, 13:36
Entendam a prova, como mais um evento desportivo, só que desta vez direccionado para as mulheres...não façam filmes, nem vejam fantasmas onde eles não existem; temos é que agradecer, por haver gente disposta, a organizar este tipo de eventos...e não me falem em oportunismo, machismo ou promoção do que quer que seja, porque dessa forma estarão a pôr em causa a capacidade mental das mulheres!...

Jorge Teixeira
01-02-2006, 15:08
Excelentes as intervenções, do Alvaro, do Luis Simões, da Ana, de todos quantos aqui queiram opinar, são a mais valia deste fórum, e como sempre aprendi, é com a discordância que se constrói a democracia.
Mas deixo aqui mais uma pergunta, e que é a seguinte:

Qual é o problema de haver um evento só para mulheres, ou outro só para homens, pois eu verifico, em muitos dos grandes prémios que vemos todos os fins de semana, que há corridas só para femininos e só para masculinos.

Sinceramente não vejo, onde resida o problema, nem em que isso possa chocar as pessoas.

Quanto à contribuição do patrocinador por pessoa, esse item está salvaguardado com o facto do mesmo doar 2 euros e não 1 como por exemplo na corrida do dia do Pai.

E já agora, numa época em que as mulheres reclamam para elas, uma maior participação na sociedade, veja-se o que se passa no mercado de trabalho, na Assembleia da Républica, etc., em que a sua grande maioria é preenchida por homens, devia de ser enaltecida esta iniciativa, de homens a colocar um evento destinado só às mulheres.

E cara Ana Pereira, eu gostava de vos ver, não só a participar, como também a trabalhar para o evento, pois afinal ele é vosso, mas não, o que eu vejo, é criticar a iniciativa, por vezes de forma "Parola", pois quanto ao trabalho que estas coisas dão, fica para "os Homens".

Jorge Teixeira

Ana Pereira
01-02-2006, 15:34
Muito bem, Senhores: Jorge Teixeira, Álvaro e Luís Simões!

Todos os domingos há homens e mulheres a trabalharem para que eu possa correr! (eu, mulher!)

Agradeço a todos o facto de me proporcionarem a prática da corrida, todos os domingos e feriados.

Esta é só mais uma corrida.

Como mulher, não lhe vou agradecer a "Corrida da Mulher".

Como amante da corrida, sem dúvida que lhe agradeço a organização de mais um evento.

Se deveria ajudar? Sem dúvida! Neste evento e em todos os outros por si organizados. Aliás, já não é a primeira vez que tal hipótese se coloca, pois não? Estou aberta a cooperar dentro das minhas possibilidades. Assunto a tratar em privado, não acha Jorge?

Esta corrida tem um fim de solidariedade. Muito bem! Parabéns pela iniciativa!

E muito sucesso para a mesma.

A minha opinião está dada e creio não ter mais nada a acrescentar.

Ana Pereira

Eduardo Santos
01-02-2006, 15:44
Caminhada de solidariedade contra o cancro da mama ou corrida da mulher??? EIS A QUESTÃO!

Antes de dizer algo sobre este evento, penso que será importante sabermos quem são os intervinientes e qual o seu papel.

Intervinientes:

Liga Portuguesa contra o cancro da mama
Runporto na pessoa de Jorge Teixeira
Figuras públicas aderentes ao evento
Cidadãs comuns participantes a lutarem por uma causa
Atletas a participar como apoio a essa causa

O papel da Liga Portuguesa contra o cancro da mama é angariar fundos para assim poder combater mais eficazmente a doença.

O papel de um organizador de corridas é essencialmente recrutar o máximo de participantes, oferecendo-lhes um evento digno desse nome.

O papel das várias figuras públicas que poderão vir a estar presentes engrandecem o evento, dando-lhe uma dimensão nacional.

O papel das cidadãs comuns será apenas lutar pela causa em questão

o papel das atletas presentes será apenas de solidariedade pela causa

Já o afirmei várias vezes, sou contra as corridas de solidariedade restringidas pelo sexo, sinto-me fechado numa redoma e impedido de lutar ao lado de outros cidadãos por uma causa que é de todos nós. Sinto-me descriminado.
Em muitos países começou-se da mesma maneira e hoje muitas organizações já estão a ceder aos vários pedidos feitos pelas próprias mulheres para que os homens participem de forma limitada.

Não vejo que este tipo de evento possa trazer mais mulheres para a corrida. Pois a corrida nada lhes diz...300,400,500 mulheres estão lá caminhando... pela causa, apenas isso.

Não sei as razões da não participação dos homens neste evento, mas não posso concordar que este evento seja uma maneira de as mulheres perderem finalmente a vergonha!!!

Vergonha de quê?

Estamos a falar de que tipo de senhoras? Estas senhoras não podem ter um companheiro ao seu lado lutando pela mesma causa? Sentiam-se envergonhadas por isso?

Desconhecia que as mulheres de Coimbra para cima tem dificuldades e reservas em estar ao lado dos homens lutando por uma causa que é sua.
Considero estas ideias completamente descabidas nos dias de hoje.

Reconheço que ainda há zonas no País (aldeias e vilas) do norte e sul do País em que as mulheres não entram sós nos cafés e noutros sítios públicos, mas esta mentalidade está a mudar em muitos sítios, torna-se assim imperioso sermos nós a lutar por esta mudança.

Iniciativas deste tipo, nada fazem para essa mudança e pelo contrário retringe a sua luta apenas a elas próprias! Quando a luta É DE TODOS

PESSOALMENTE GOSTAVA DE PARTICIPAR, MAS TAL NÃO ME É PERMITIDO, PORTANTO ENVIAREI TAMBÉM À ORGANIZAÇÃO O VALOR DA INSCRIÇÃO.

Polémica ou talvez não! É mais um evento de um homem que não desiste das suas ideias e convicções.

Eduardo Santos

Jorge Teixeira
01-02-2006, 23:38
Aurora Cunha, Manuela Machado, Fátima Silva, Fernanda Ribeiro, Sónia Araújo, Marisa Cruz, e fico por aqui por hoje.
Todas confirmaram já a sua presença.

Jorge Teixeira

Eduardo Santos
02-02-2006, 10:32
Meus amigos

Por convicção dou os meus parabéns ao Jorge Teixeira por mais este evento, apesar de não concordar com a impossibilidade de não poder participar numa luta que não é exclusiva das mulheres.

Por convicção concordo com tudo o que a Ana Pereira tem dito até aqui.
Há uma frase da Ana que nos diz tudo, «corridas para mulheres, existem todos os fins de semana...» Esta é a verdade.

Esta corrida nada tem a ver com as outras corridas, é uma corrida por uma causa e para angariação para essa causa.

É positivo o evento? Certamente que sim, muito positivo para o objectivo principal do evento, angariar fundos para a liga Portuguesa contra o cancro da mama. Aqui também estamos todos de acordo. É uma doença que todos temos de ajudar a combater.

Em termos de Atletismo, nada nos vai trazer, não será certamente uma boa forma de recrutar senhoras para a prática desportiva, ainda por cima com a agravante de muitas dessas senhoras terem vergonha de estar ao lado de homens, portanto só continuariam certamente a participar em corridas ditas femininas!!!

Os objectivos para este evento estão bem definidos, caminhar solidariamente contra o cancro da mama e angariar fundos!!!, a liderar essa caminhada uma série de nomes sonantes que certamente darão mais valor ao evento.

Que tudo corra pelo melhor

Eduardo Santos

Jerónimo Costa Maia
02-02-2006, 12:24
Bons dias a todos e todas!

.....se calhar teremos de mudar, para além das mentalidades, também a gramática, pois o termo "todos" inclui gramaticalmente os companheiros de chat masculinos e femininos.....

...mas por vezes...dependendo de quem está a ler...é entendido....e por vezes desentendido!!!!

À volta de um conceito novo (em portugal)...pretende-se "ensaiar" um modelo de abordagem diferente à mulher, enquanto potencial praticante de desporto, que neste caso particular é a corrida!

A sociedade envolve-se e...desenvolve-se!...lentamente, ao seu ritmo, não tendo muitas vezes a plena noção, vísível, palpável, perceptível, de quando essas mesmas mudanças aconteceram, acontecem e....inevitavelmente continuarão a acontecer. As mudanças são o resultado de TODOS nós, independentemente de estarmos lá todos em todos os momentos!

Se assim é, é natural que as questões continuem a ser levantadas até que, as novas abordagens "ensaios" provem, por si mesmas, se fazem ou não sentido!

Há 10 anos a esta parte, parece-me a mim irrefutável, que a sensibilidade instalada à volta da necessidade de prática desportiva, mais ou menos sistemática e assim o nº. de particantes de desporto nesta Cidade, nomeadamente no atletismo, tem aumentado exponencialmente! A confirmá-lo temos a crescente participação informal (não competitiva) nas provas existentes e em particular dos eventos de cariz eminentemente social e de solidariedade.

Quanto a mim reflexo, também social, dos tempos difíceis que a nossa sociedade atravessa, que habitualmente desperta comportamentos de união às causas mais nobres!

Temos então matéria, para tentar de uma FORMA diferente....melhor que anticuada ou retrógrada....continuar a descobrir caminhos para chegar a um fim último:

TRAZER PARA A CORRIDA AS MULHERES QUE DAS OUTRAS FORMAS "TRADICIONAIS" NÃO VIERAM!

É verdade que todos os que gostam de correr, homens ou mulheres, correm sempre que podem...à semana, ao fim de semana, sozinhos, acompanhados.....sim, é verdade!....mas é desses que estamos a falar neste caso da Corrida da Mulher?

Se somos todos diferentes...e devemos respeitar essas mesmas diferenças....imaginem só se "gostassemos todos do amarelo"?....valerá a pena, correndo os riscos inerentes (basta ler o que todos aqui temos escrito), seguir por um "ensaio" junto daquelas mulheres que ainda estão "adormecidas" para esta prática?

Na escolinha, as nossas crianças (eles e elas) estão juntas em todas as brincadeiras?...sempre?....porque será?....conçepção retrograda do universo?.....DUVIDO!

Para terminar, deixaria uma sugestão ao Jorge Teixeira:

As provas que tens realizado têm registo de TODAS as participantes?...se sim, então avalia a percentagem de "novas" participantes neste evento e...DIVULGA-AS, AQUI MESMO!...sem qualquer tipo de constrangimento caso os números venham a sugerir apenas mais uma necessidade de mudança de estratégia!

Fiquem todos bem...e não se esqueçam....ó homens...companheiros ou não das participantes....apareçam todos, levem os vossos amigos a convençer as respectivas companheiras ou só amigas, a participar...e levem flores....muitas flores, porque elas merecem!

Jorge Teixeira
02-02-2006, 14:01
Sem ter muito tempo, e receando pouco de estar a errar por muito, deixo aqui os seguintes números:

Numa corrida normal, de 10km - 15km ou meia maratona, em cada 1000 participantes homens, tinhamos 30 mulheres, antes da existência das minis.

Numa corrida convívio ( a chamada MINI ), de 4 - 5 ou 8 km, em cada 1000 participantes, temos 500 mulheres.

Mais, os registos que temos de participantes, a pretenderem serem informados dos nossos eventos posteriores, no passado, mais concretamente, antes das Minis, era de em cada 1000, ter-mos para informar 10 mulheres.
Agora, e depois da existência das minis, em cada 1000, o número de mulheres saltou para 350 (identificadas).
E ainda, e depois das minis, nas corridas chamadas grandes (1º exemplo), agora o número é de, em cada 1000 participantes termos a participação média de 80 a 90 mulheres.

Conclusão, afinal as Minis, as Caminhadas, as provas Convívio, integradas nos programas das grandes corridas, vieram de facto trazer valor acrescentado ao nosso atletismo de estrada, no que se refere à temática que se está a discutir, temos mais mulheres a competir no presente.

Com a Corrida da Mulher, eu acredito que vamos ter no futuro ainda mais mulheres no nosso pelotão.

Agora, temos é de acreditar

Dá que pensar.....ou não?????

A Ana tem razão quando diz que tem provas todos os fins de semana, e que portanto, uma corrida para a mulher, em especial nada lhe diz.

Mas minha cara Ana, todos nós sabemos que nas corridas de fim de semana, que se fazem por esse País fora, todas as Anas se inscrevem, e participam, só que, o nosso Atletismo, precisa das outras Anas, que não se inscrevem, nem participam, por não se lhe ter dado condições para isso, e, em minha opinião, todas as iniciativas, que tenham em vista a participação Feminina, é bem vinda, quanto mais não seja, para acordar-vos.

Eu continuo-o a SONHAR.......

Jorge Teixeira

Jerónimo Costa Maia
02-02-2006, 14:21
Ok, é uma boa base de análise!

Agora só falta medir... a descriminação positiva que este "ensaio" nos vai trazer!

Ovelha Negra
02-02-2006, 21:23
Lá no prado hoje de manhã, enquanto roía umas ervinhas fresquinhas pela geada acabadinha de derreter, ouvi uma amiga dizer que vai haver uma concentração só para fêmeas no Porto, em jeito de manifestação. Disseram que cada uma de nós vale dois euros para a Associação – Liga de luta contra o cancro da mama. E nós que temos bem mais mamas que as humanas, estamos por isso bem mais sujeitas a esse drama que pode ser fatal.

- Mas correr?! – interrogou a Cornélia.

- Dizem que não precisamos de correr, podemos ir a galope, trote ou mesmo a trote sim, trote não, enquanto vemos as montras! Até ouvi falar que o Desfile vai atravessar um Centro Comercial, meninas!!!

- Ai sim?! Então também quero ir, aproveito e faço umas comprinhas. – replica entusiasmada a Branquinha.

- E os nossos machos, não podem ir? – interroga a Malhadinha.

- Dizem que não! E ainda bem! Já viu a menina, o que era termos de nos sujeitar a misturar-nos com eles, com esse cheiro intenso a macho transpirado?! Isso é bom é para as descaradonas, não para as senhoras como nós! – responde convicta a Peludinha.

- Ai sim, querida! Se fossem carneiros e bodes no Desfile, garanto que não punha lá as patas! – diz indignada a Barbichas.

- Mas acho que eles nos vão ver! E aplaudir. E darem-nos florzinhas para colocarmos nas nossas boquinhas quando terminarmos, para a fotografia! Vai ser um lindo espectáculo! Pelo menos uma vez na vida o meu Bode da Montanha vai ver que as fêmeas também têm direitos!

- Sim, sim, queridas, vamos mas é tratar de preparar a roupa para levar. Temos de estar bem, em todas as situações. – sugere a Leiteira Docinha.

- Sim, não queremos parecer aquelas descaradas que se misturam no meio do gado masculino a cheirar a cavalo! Nós somos senhoras! Há uma diferença!

- E temos de lutar pelos nossos direitos! Queremos ter os mesmos direitos deles!

- Ah, mas é verdade! Têm a certeza que nos dão mesmo um tempinho para parar no Centro Comercial e fazer umas comprinhas?

- Cá por mim, acho que já sei o que vou levar! – pensa para si a Ovelha Negra do pelotão.

http://www.omundodacorrida.com/ovelhaequipada.jpg

Jerónimo Costa Maia
03-02-2006, 10:13
...em qualquer pelotão há sempre uma ovelha negra!...se bem, que normalmente essa costuma ser desadaptada e descriminada relativamente às outras!....

Joao Hebil
03-02-2006, 10:35
Que me perdoem os intervenientes, mas a ovelha negra foi uma lufada de ar fresco neste tópico da "corrida da mulher", que se "correm mulheres", ou "homens à chegada" .... etc.
Haja um pouco de humor, e se repararem todos estes tópicos têm sempre os mesmos intervenientes defendendo sempre a mesma posição.
Não me levem a mal, mas já todos sabemos (por exaustão), as posições dos intervenientes neste(s) tema(s).
Se querem que a discussão tenha interesse, por favor algumas ideias novas precisam-se. Eu pela minha parte já intervi uma vez a dizer do que pensava, da experiência que foi noutros Países de que tenho conhecimento, não vou voltar a repetir tudo mas basicamente, esta prova torna-se mais comercial que outra coisa, e sim, é sempre um sucesso de participação. Agora não estou seguro que traga muitas mais mulheres para as provas tradicionais. Conheço algumas (muitas vezes mulheres/companheiras de corredores de pelotão, como eu) que fazem essa prova e mais nenhuma...
Corridas contra o cancro já existem, essas mixtas, e por isso estas não o são. Em termos de marketing seria contraproducente, o Jorge Teixeira que me desculpe, mas a meu ver, esta é a unica razao porque esta não o é.
Como disse, haja humor também, e tentem ser um pouco mais originais nas próximas intervenções.

Bons treinos

Jerónimo Costa Maia
03-02-2006, 12:05
...é isso mesmo....precisamos de novos intervinientes....com ideias novas!

Afinal de contas, continuo também eu na espectativa de algum ponto de vista diferente nas intervenções!

A "ovelha negra" que perdoe....porque mesmo com o humor que falta nestas (pelo menos nas minhas) interveções...não me identifico minimamente com o rótulo dado às mulheres em geral e em particular às que todos gostaríamos que....nunca tendo participado antes, possam eventualmente via a aparecer!

Fernando Sousa
03-02-2006, 12:51
Mémé!

Amiga ovelha negra, você cativou-me. Gostei do que escreveu. Julgo que nasceu no Quénia não foi? Ah...! As malucas das quenianas afinal também andam por aqui. Será que vão correr no dia 5 de Março? Ovelhas malucas...!

Txau
FS

Fernando Andrade
03-02-2006, 15:36
Não há dúvida que a discussão do tema vinha animada: a corrida só para as mulheres versus corrida para mulheres aberta aos homens ; corrida só para mulheres versus corrida por uma causa .

De ambos os lados da barricada estão ilustres companheiros(a) - este "a" é mesmo assim por ser no singular.

Nunca me meti nesta discussão porque entendia que todos têm razão.

Então vejamos :

O Jorge Teixeira teve a ideia de fazer uma corrida para mulheres. Ela aí está agendada. Com isto, pretendia (presumo) aferir a participação feminina num evento que lhes era especialmente destinado e, eventualmente, incutir-lhes o gosto pela corrida.

Secundariamente - e apartir dessa mesma ideia - entendeu que poderia destinar as receitas (ou parte delas) para uma causa humanitaria de que as mulheres têm sido as principais vítimas . Apoiado.

Surge depois o aprofundamento da questão e a consciência solidária dos interventores subsequentes, leva-os a considerar que o flagelo da luta contra o cancro deveria sobrepor-se ao objectivo inicial da corrida . Então, porque não alargá-la a ambos os sexos, pois assim seria angariada uma receita maior ? Também estaria certo, mas aí, a ideia inicial morria.

Então o que defendo eu ?

Que se faça a corrida para as mulheres conforme foi idealizada e que se faça uma outra corrida a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, aberta a toda a gente e que, se se entender poderá ser competitiva (pois já existe uma não competitiva - a Corrida Terry Fox - em Maio, no Parque das Nações em Lisboa e organizada pela Embaixada do Canadá ).

Como já foi dito, nada se perde em fazer a experiência, pois num país onde tão poucas mulheres correm, vamos deixar que elas sejam as únicas estrelas a brilhar num evento feito a pensar exclusivamente nelas e continuemos a admirar e a aplaudir aquelas -infelizmente tão poucas - que têm sido presença constante no nosso pelotão. E a desejar que esta Corrida da Mulher, ou outra, possa contribuir para que haja mais mulheres a fazer-nos companhia num pelotão com a "voz demasiado grave".

Quanto ao texto da Ovelha Negra, gostei da forma como foi contada a história embora seja discutível o teor da conversa fútil das personagens muito ao estilo das tias-louras. Claro que é uma conversação brincalhona que não reflecte o pensamento das mulheres no seu geral e com a qual, certamente, nenhuma se sentirá ofendida. E se se sentir, que o diga aqui e agora. Já se sabe que ninguém consegue falar para as mulheres do forum, mas apenas para "a Mulher do forum". Por quanto tempo estarei certo ?

Abraço a todos e

siga o debate.

Fernando Andrade

Jorge Teixeira
04-02-2006, 00:06
Mais uma achega para o debate, e porque afinal, só ainda tivemos aqui por parte das mulheres, uma única defensora, a Ana Pereira, é pouco, mas vale por todas.
Uma das razoes porque há poucas mulheres entre nós a correr, é porque, só há pouco tempo, essa possibilidade lhes foi dada, reza assim a história da civilizaçao, as mulheres só tiveram acesso â sua libertaçao, já nos finais do século XX, e para pensar, e só para pensarmos, a Maratona de Boston, faz este ano 110 anos.
E porque assim é, ainda bem que existem eventos desta natureza, sejam comerciais ou nao, ma so que é facto, é que se eles nao existissem, que ninguém duvide, que ainda teríamos menos mulheres a participar nas nossas corridas, está na história , que assim é.
Entao, como digo muitas vezes, deixem-me sonhar.......

Jorge Teixeira

Ana Pereira
04-02-2006, 10:45
Muito bem Jorge Teixeira!

Vamos sonhar! Vamos sonhar que as mulheres presentes nesse evento estão lá porque gostam de correr, ou que por causa dele (evento) vão passar a gostar e mais importante que gostar, aceitar com naturalidade a Corrida para si, como a aceitam para os seus companheiros e filhos. Sonhemos então!

Para mim, este evento tem apenas duas vertentes:

a Solidadariedade - por isso lá estarei!

a Originalidade - embora por cá já tenha havido provas exclusivamente para participação feminina e um dos prémios de presença era...uma pega de cozinha, engraçado, não é? - Légua Feminina, em Oeiras, que deixou de se fazer entretanto.

Por falar em originalidade, vou também sonhar, e abrir um tópico sobre isso mesmo: Originalidade nas provas!

Serafim Lourenço
04-02-2006, 23:00
Como já é sabido sou contra este tipo de provas, mas aceito a vontade de quem organiza. Se a moda pega, no futuro vamos ter uma prova para: engenheiros/economistas/médicos/advogados/homens/etc.etc.

Vou ter que telefonar ao Jorge Teixeira, é que me têm perguntado, sendo uma corrida para mulheres, os homens podem participar??

De facto, eu não soube responder, em minha casa, em principio vai a minha mulher e filhas e, eu e os meus genros também queremos participar, a luta contra o cancro é de todos.

A pergunta é: A prova é exclusiva para mulheres, ou é aberta a quem pretender participar?

Ovelha Negra
05-02-2006, 14:17
Fora de brincadeiras, Sr. Jorge Teixeira, tenho várias amigas e amigos que gostariam de se juntar nesse grande evento que vai organizar e que se denomina "1ª corrida da Mulher". Mas surgem-nos dúvidas, que gostaríamos de ver aqui esclarecidas pois provavelmente haverá mais interessados em obter resposta:

O regulamento já foi lido e relido - sim, porque nós apesar de gado de quatro patas, não somos bestas, sabemos ler e interpretar correctamente a maioria dos textos, desde que estes sejam explícitos.

E explicitamente no seu regulamento não impede a participação masculina na prova e por outro lado nada invoca em relação aos seres que se movem através de quatro patas e não duas. E esses, se fizerem a sua inscrição, envergarem a t-shirt, conforme as regras, não poderão participar? E participando, há limitação de sexo? Só as fêmeas poderão
participar?

É porque em relação à causa em si - Cancro da mama - lembro-lhe que uma ovelha tem afinal apenas duas mamas como as cabras e as mulheres, mas já as minhas amigas vacas têm 4 e as cadelas 8, e as porcas é um nunca mais acabar de mamas!

Os homens, esses seres sublimes que organizam provas juntamente com as mulheres obviamente, têm duas mamas, onde o cancro da mama se pode também desenvolver, não me canso de repetir pelo que acho de uma tremeda incompreensão esta coisa da solidariedade ser limitada à participação feminina.

Bem, o que gostaria de ver respondido é a minha pergunta inicial:

indivíduos de quatro patas podem inscrever-se? E aceitam-se ambos os sexos? Ou apenas um?

O gado espera esclarecimento de forma ansiosa

Antecipadamente grata

Ovelha Negra

http://www.omundodacorrida.com/ovelha.jpg

luis simões
05-02-2006, 15:25
Há gajos que não f o d e m, nem saíem de cima!...

Eduardo Santos
05-02-2006, 15:50
Há gajos que não f o d e m, nem saíem de cima!...

Luis Simões

A sua mensagem em nada engradece o fórum, a liberdade de expressão termina onde começa a dos outros, neste fórum há liberdade de expressão, sempre o dissemos, mas o termo utilizado é de pura má criação e que poderia ter sido dito de outra forma, terá todo o direito de o fazer à mesa do café enquanto come caracóis com os amigos ou dentro de sua casa. Aqui não!!!

Agradecemos que pondere a sua forma de expressão e que continue por cá a transmitir aquilo que pensa

Um abraço

A admnistração

luis simões
05-02-2006, 16:19
Quero desde já apresentar as minhas desculpas aos administradores, e a todos os utilizadores do fórum, pelas palavras utilizadas no último post escrito por mim!...
Foi apenas um desabafo, que saíu alto demais; queria apenas dizer isto: "há pessoas que não fazem nem deixam fazer"...

Às vezes fico mal educado...vou tentar ser mais humilde!...

Eduardo Santos
05-02-2006, 16:28
Luis Simões

Desculpas apresentadas, desculpas aceites, por vezes dizemos algo que nos sai da boca para fora mesmo sem o querermos dizer. Ficamos felizes por continuar entre nós a falar sobre aquilo que nos une que é a corrida, quer concordando ou não, pois todas as suas opiniões serão muito válidas para o desenvolvimento do nosso fórum.

Um abraço

A administração

Jorge Teixeira
05-02-2006, 18:20
Respondendo a algumas perguntas que aqui são feitas, quanto à primeira corrida da mulher, passo a dizer o seguinte:

1º - Quanto à participação, ela é exclusivamente Feminina (há de facto uma gafe no regulamento, à qual já me penitenciei, aqui mesmo, mas que em nada vai alterar o espírito do evento, ele é só para mulheres, até porque, a côr da camisola a usar, é côr-de-rosa, não sendo a mesma propriamente uma côr para homens.)

2º - Eventos exclusivos, porque não?....Afinal, eles já existem, para Bombeiros, Empregados de Mesa, Empresas que organizam corridas para os seus funcionários, porque não????

3º - A participação Masculina, é de todo aceite, quando numa lógica de se associar ao evento, ladeando-o, aplaudindo-o, ajudando-o, e precisamos de muitos voluntários, mas sempre sem prejudicar o funcionamento do mesmo.

4º - Meu caro Luís Simões, às vezes tenho vontade de dizer muito mais e até muito pior, mas sabe, agora conto sempre até 10, e quando chego aos 8, já perdi essa vontade, faça como eu, não ligue, pois esta Ovelha Negra, até tem uma certa piada.

Jorge Teixeira

Ana Pereira
05-02-2006, 19:09
Seguindo o conselho do Jorge Teixeira, contei até 10, 20, 30 e estava quase a chegar ao 40 quando notei que o ímpeto era absolutamente o mesmo por isso o passo para a escrita:

Nunca concordei com este tipo de corrida, por razões sobejamente conhecidas por todos. Esquecendo a questão da solidariedade, que acaba por ser a única coisa que faz as mulheres irem até lá participar, nada me move a ir até lá, restando apenas um pouco de curiosidade apenas, mas que não é suficiente.

O Jorge sabe o quanto o tenho em consideração e estima e o valor que lhe dou por todas as organizações que lidera, mas nesta falhou: querer fazer uma corrida só para as mulheres argumentando que a vergonha não as deixa participar nas provas existentes. Com esse argumento, e com esta prova só ajuda a que nada mude, bem pelo contrário, fomenta a não participação nas provas mistas!

Agora o argumento da cor das t-shirts é de partir o coco a rir - deixe-me brincar com a situação (com respeito, atenção)!!! O rosa não é cor propriamente para homens?!!!! Oh Jorge, você nasceu onde e quando?!

Com estes argumentos não convence ninguém. Pelo menos a mim, não me convence de todo, por isso no dia 5 de Março estarei num prova qualquer aberta a homens e mulheres, e bombeiros e empregados de mesa, dessas provas que há todos os domingos e que dão (essas sim!!!)(a oportunidade às mulheres de correr, usufruindo de um direito que têm mas que algumas parece que não sabem que o têm! Correr de forma natural como o homem, lado a lado, não num evento especialmente criado para elas, como se elas precisassem de eventos especiais para correr! Os eventos estão aí, todos os domingos!

Uma benesse à mulheres envergonhadas, apoiada com o fim da solidariedade é o que o Jorge está a dar. E eu, como sabe sou descarada e sem vergonha, e por isso todos os domingos me misturo com homens e mulheres que como eu gostam de correr e se juntam para praticar aquilo de que tanto gostam. Em pé de igualdade. Sem benesses, que num dia bonito o Jorge Teixeira quer dar "deixando" as mulheres envergonhadas corrrer.

Olhe Jorge, usando uma expressão popular: o melhor é não dizer mais nada sobre a prova, pois "cada escavadela, cada minhoca!!!) - agora justifica a prova com a cor das t-shirts!! As loiras vão adorar!!!!!! (me perdoem as loiras, é uma forma de expressão)

Desejo sinceramente que o evento tenha muitas mulheres a participar para que a Liga de Luta contra o cancro angarie muitos fundos, porque em relação a levar mulheres para a corrida, meu amigo, a "vergonha" o Jorge só vai ajudar a que se mantenha e floresça. Mas talvez não se preocupe com isso. Para o ano faz outro evento igual e as envergonhadas lá estarão de novo. É bonito de se ver, pena que seja uma vez por ano!

Eu, a desenvergonhada estarei por aí com certeza, numa estrada, numa montanha ou numa praia, a correr lado a lado com homens e com mulheres, em perfeita igualdade de direitos, naquilo em que os há.

Esta corrida, retirando o fim da solidariedade, é um perfeito andar para trás nos direitos das mulheres. Por isso, eu lá não estarei, mas não farei falta, já tem umas 600 senhoras envergonhadas que nesse dia vão correr não é?

Muita sorte para o evento

Graça Carrapatoso
05-02-2006, 19:53
Fiquei entusiasmada desde a primeira hora com o evento e com o seu fim último, o acto benévolo de participação na Luta contra o Cancro. Por isso custa-me a entender alguma divergência entre pessoas que estão comummente interessadas na divulgação do Atletismo, na sua vertente feminina, em Portugal. Os dados divulgados por Jorge Teixeira confirmam aquilo que eu própria tive já oportunidade de constatar: desde que começaram a surgir as Minis com regularidade, o aumento do número de mulheres a participar nas provas principais é um facto incontornável. Portanto, as iniciativas do género só podem ser bem-vindas.

Todos os dias vejo mulheres a correr sozinhas… à hora que podem! Portugal está ainda atrasado em termos de igualdade de direitos, meus senhores. A mulher continua a ter as suas obrigações profissionais, seguindo-se as familiares. Pouco tempo sobra para o desporto (não me chamem machista, por favor!). E menos tempo, ainda, para organizar um grupo e acertar horários de treino. Por isso, esta actividade existe, para muitas mulheres, ao ar livre ou no ginásio, mas sempre de forma solitária. Daí que a CORRIDA DA MULHER seja uma iniciativa louvável a todos os títulos.

Pela minha parte, estou a divulgá-la em Ovar, em colaboração com os AFIS – Atletas de Fim-de-Semana. Espero conseguir juntar um grupo vareiro (não pretendemos provar nada a ninguém), ajudando a criar nas mulheres o prazer de correr em grupo, partilhar experiências, aprender a fazer da corrida um acto social por excelência.

Vou participar mas não vou correr, porque a minha paixão é a Caminhada. Levo a minha filha de 8 anos e, confesso, vou adorar ver marido e filho aplaudirem-nos à passagem. Porque afinal a situação inversa já se repete há alguns anos…

Felicidades para a prova!

Orlando Duarte
05-02-2006, 19:55
Em grande parte estou de acordo (se não totalmente) com a Ana Pereira.

Nós portugueses temos tendência para confundirmos as coisas: uma

coisa são corridas só para mulheres, outra é uma corrida de

solidariedade e de angariação de fundos contra uma doença em que, de

facto, as mulheres são as principais vítimas.

Portanto: se acorrida é só para mulheres no sentido de as desinibir e de

não sentirem vergonha ( o que eu não acredito ) há que retirar a enfâse

da solidariedade e da causa nobre da luta contra o cancro.

Se o objectivo é esta última causa, então não se compreende o porquê

de se obstar a participação masculina.

Quanto à cor rosa, apesar dos meus poucos anos de vida ( 48 ), ainda

sou do tempo em que só as mulheres usavam essa cor. Entrados no

século XXI as mentalidades evoluiram (nem sempre a evolução é

sinónimo de progresso) e alguns preconceitos têm desaparecido. Ainda

este Natal me ofereceram uma camisa e uma gravata cor de rosa, já usei

e gostei. São gostos.

Ana Pereira
05-02-2006, 20:21
À Graça Carrapatoso começo por dar as boas vindas a um fórum onde pareço que sou a única mulher a intervir. Espero que fique connosco a partilhar ideias e opinar.

Em relação à sua intervenção, parece que está um bocadinho a misturar as coisas:

- Uma Mini, que tem grande participação feminina (chegando a 50%), deve-se sim ao facto da distância ser normalmente acessível a todos, e não ao facto de serem corridas propositada e exclusivamente para a participação feminina, logo este argumento usado pelo Jorge Teixeira vale zero, absolutamente zero!

Outra questão que achei no mínimo curiosa, mas típica da mentalidade feminina no nosso país.

Diz a Graça "...e, confesso, vou adorar ver marido e filho aplaudirem-nos à passagem. Porque afinal a situação inversa já se repete há alguns anos… "

Tomo a liberdade de lhe dizer, sem lhe faltar ao respeito, que se contenta com muito pouco. Essa situação (de ser aplaudida pelo marido e filho)deveria ser banal, usual, normal, e não uma excepção que acontece uma vez no ano. Percebe?

Mas infelizmente é a mentalidade da mulher portuguesa. Para eles, é "normal" correr, para elas, é uma situação pontual, engraçada, uma graça, uma benesse que os homens lhes dão num dia, no dia da corrida da Mulher.

Não sei se me comprenderá, mas estou aberta ao diálogo, e espero contar consigo aqui para debater este e muitos outros temas que circulam por aí. Pois mulheres fazem falta. A Correr, a opinar, a sugerir, a criticar.

Serafim Lourenço
05-02-2006, 21:45
Caro Eduardo Santos

Chamar à atenção o Luis Simões repetindo o que ele escreveu, parece-me um erro.

A chamada da atenção pareceu-me bem, pela palavra usada, mas nunca a repetição da mesma palavra.

Um abraço

luis simões
05-02-2006, 22:44
Parece-me que existe algum exagero, na forma como a Sra Ana vê a participação (ou não) das mulheres nas corridas; existe sim, muito comodismo por parte das pessoas (homens e mulheres) em alterar de forma mais rápida os hábitos instalados!... Parece-me que os homens já não são assim tão "mentecaptos", e as mulheres já conquistaram muitos dos seus direitos ( sei que ainda à muito caminho para "correr")!...

Jorge Teixeira
05-02-2006, 23:53
Minha querida Ana Pereira, então em que é que ficamos, vem ou não vem?.....È que, você um dia diz que sim, e no outro diz que não.
Ao que a mim se refere, lhe digo uma só coisa, quando assumo algo, não vacilo, e você, já assumiu, várias vezes que vinha, e várias vezes que não vinha, e eu já não sei se a devo inscrever, pois já a inscrevi, e anulei a sua inscrição várias vezes.
Sabe, e desculpe a chalaça, é que você, para além de contestatária, está-me a dar muito trabalho.
Com o devido respeito, reafirmo aqui, e pela última vez, o seguinte:
Quando pensei neste projecto, pensei nele como sendo uma corrida/caminhada/convívio, só para mulheres, ao qual se associa, a vertente da causa, para que o mesmo vai contribuir. Sinceramente, não vejo o que tem de mal, aliás devia ser aplaudido, uma vez que, para além de original, pelo menos para muitas das pessoas que nele vão participar, é, e será, com toda a certeza, uma nova etapa, nas corridas de estrada em Portugal, e senão é só esperarmos para ver, porque penso ser possível, que muitas das pessoas que vão nele participar, e pela primeira vez, não me admiraria, se não as vier a voltar a ver, de novo, por aí numa Mini qualquer.
Quanto às corridas puras e simples, a Graça Carrapatoso, foca e com muita inteligência e educação, o aspecto fulcral da questão das mulheres, e vou repetir o termo mulheres, é que, a grande maioria, não tem o tempo de muitas, para a sua vida normal, quanto mais para treinar, com o objectivo de corerem corridas maiores e em competição pura e simples.
Esta, será para mim, também uma das questões, pelas quais não vemos mais mulheres nos nossos pelotões.
È que, meus amigos e minhas amigas, isto de mandar cá para fora postas de pescada, é muito bonito, mas a realidade é bem diferente, e por ser bem diferente, é que eu acredito, que com eventos desta natureza, possamos ter as nossas mulheres, mais junto de nós, e ao contrário, com o que Ana Pereira, nos quer fazer crer, em minha opinião, teremos cada vez menos mulheres.
Mas como já atrás referi, é só esperar para ver.
Agora, minha cara amiga Ana Pereira, decida-se, pois voçê sabe, o quanto eu gostarei de a ver por cá.
Continuarei sempre aberto a responder às questões que me quiserem colocar, e preparem-se para no futuro, vir a organizar mais coisas, "Originais", não como as que Ana colocou no tópico Generalidades, porque isso é que me chocaria, a mim e a todos em geral.

Um abraço

Jorge Teixeira

Jerónimo Costa Maia
06-02-2006, 10:30
Antes de mais mto bons dias a todos, desejando que tenham tido todos um excelente fmi de semana!

Ó jorge......então estás a inscrever as pessoas ao sabor da maré?...hummmmm?.....não faças isso, pois afinal, as pessoas que gostam e querem correr, correm qdo podem, sempre que querem ao fim de semana....não é verdade?
As pessoas que realmente querem participar nas provas, quaisquer que eles sejam, aparecem e inscrevem-se!

...e mais .....trazem, neste caso particular, pelo esforço e dedicação à causa, muitas amigas e amigos NOVOS(AS)....para participar ou aplaudir respectivamente!

Quanto ao lapso regulamentar, deixa lá que os animaizinhos de 4 patas participem, sejam eles masculinos ou femininos....pois afinal, todos eles precisam que alguém decida por eles.....nesta matéria...claro!!!!

Jerónimo Costa Maia
06-02-2006, 11:03
Seja bem vinda ao fórum!....afinal de contas, nem homens nem mulheres.....deste "grupo" de companheiros, de tanto falar e discutir sobre este tema, deu as boas vindas e desejou felicidades a mais uma "entrada" de uma senhora neste Fórum!!

e permita-me a autora que a felicite pelo que escreveu, que transcrevo e aplaudo!
Assim parece-me que afinal há senhoras a fazer o que podem para o tal fim último que escrevi antes....TRAZER MAIS MULHERES À PRATICA DA CORRIDA!

Escrito por graça Carrapatoso
"Pela minha parte, estou a divulgá-la em Ovar, em colaboração com os AFIS – Atletas de Fim-de-Semana. Espero conseguir juntar um grupo vareiro (não pretendemos provar nada a ninguém), ajudando a criar nas mulheres o prazer de correr em grupo, partilhar experiências, aprender a fazer da corrida um acto social por excelência."

Ana Pereira
06-02-2006, 12:30
Distraidamente Jerónimo Costa Maia, escreveu:

"...afinal de contas, nem homens nem mulheres.....deste "grupo" de companheiros, de tanto falar e discutir sobre este tema, deu as boas vindas e desejou felicidades a mais uma "entrada" de uma senhora neste Fórum!!..."

Vá ler lá um bocadinho atrás sff., alguém o fez, ... mas o que importa realmente é que a participação desta senhora se mantenha.

Estou a sentir-me um bocado culpada por sem querer, ter andado a dar muito trabalho ao organizador desta prova. Ora inscreve, ora desinscreve, ora volta a inscrever,...bolas, se toda a gente fosse como eu...

Estou a sentir-me tão "culpada" que quase estou tentada a inscrever-me, como compensação pelo trabalho e arrelia dada, se é que ainda me aceitam, depois de tanto escárnio e mal dizer....

Jerónimo Costa Maia
06-02-2006, 12:41
As minhas mais sinceras desculpas pelo lapso!

Qto à aceitação da sua inscrição....se me permitem os organizadores da prova....não acredito que alguém tenha a veleidade de não a aceitar....acho eu!

No entanto, se me permite...acho que não o deve fazer....se for só por culpa!....não de "dar trabalho"...seja a quem for, mas por ponderar e argumentar a sua "tentação de se inscrever", apenas por esse motivo!!

Bem haja e ...apareça com muitas amigas e amigos!

Ana Pereira
06-02-2006, 14:30
Dever-me-ia inscrever não por "culpa", mas por:

"...ponderar e argumentar a sua "tentação de se inscrever"..." palavras de Jerónimo Costa Maia

Estou a ponderar, e talvez conclua que a curiosidade de evento quase original em Portugal, seja suficiente para me fazer ir.

Já estou outra vez a mudar de opinião? Mudarei as vezes que achar conveniente de forma a estar de acordo comigo mesma e com as minhas convicções, e mudarei as vezes que for preciso, pois alterar a nossa forma de pensar e agir é sinónimo de evolução, pois o pensamento é coisa que se quer viva, activa e não estática.

Ainda falta quase um mês. Até lá, decidirei o que faço.

Mas aconselho todas as mulheres a ir. E que os maridos lhes batam muitas palminhas nesse dia, pois nos outros, elas estarão a fazer o almoço enquanto eles correm, ou a tomar conta dos filhos que são de ambos, mas que às vezes não parece.

Jerónimo Costa Maia
06-02-2006, 14:51
Cara Ana Pereira

Fico contente que a sua inscrição, a acontecer, não seja efectivamente por culpa, mas ...e porque não?....pelo originalidade da prova?...afinal cada um de nós e principalmente o Jorge Teixeira, estamos a tentar descobrir as motivações de...outros ..que não os mesmos de sempre, logo...outras motivações!

...desde que não venham nuas....como foi (jocosamente) sujerido....para um evento...no caso, explícito....com participantes homens!...não acredito nesse projecto, por muita adesão que tivesse!...porque a ser assim, acho que com todos os dissabores preferiria ainda assim uma corrida para mulheres...mesmo a falar de culinária!!!...deve ser....de estar a ficar velho...nas ideias!!

As minhas palavras de há pouco.... eram minhas....mas pelo sim...pelo não, junto a sua frase que me levou a elas (essas mesmas palavras)!
O que eu disse é que a ser por culpa...não de deveria inscrever, principalmente por argumentar que ...a faze-lo, seria por culpa!!

"Estou a sentir-me tão "culpada" que quase estou tentada a inscrever-me, como compensação pelo trabalho e arrelia dada, se é que ainda me aceitam, depois de tanto escárnio e mal dizer...."

Eduardo Santos
06-02-2006, 15:21
Meus amigos

Com esta polémica toda em torno de um evento para mulheres, estou tentado a vestir-me de mulher e assim conseguir participar clandestinamente!!! Estou a brincar claro, vou aproveitar para tirar belas fotos sobre o evento enquanto a minha companheira corre, no fim estarei na meta para lhe entregar um merecido ramo de flores!!! Faço questão de ser eu a entregar-lho...
Contribuirei com dois euros para a Liga Portuguesa contra o cancro e assim ficarei feliz mesmo sem correr.

Com esta polémica toda o Fórum bateu no espaço de quatro dias dois recordes de utilizadores online, sexta (3/02) com 12 e hoje (6/02) com 13.

O Fórum é isto mesmo, uns concordam outros discordam, é para este debate saudável que ele existe, se estivéssemos todos de acordo uns com os outros, aí sim, ele tornava-se um clube de amigos onde todos diziam as mesmas coisas.

Estou orgulhoso pelo debate mantido em todos os tópicos desde o seu início a 11 de Outubro de 2005. Continuem!

Obrigado a todos

Eduardo Santos

Jerónimo Costa Maia
06-02-2006, 15:44
Sábias palavras!
...o Sr. não é à toa.... um dos administradores deste forum...parabéns também para si e para todos os outros, pelo trabalho, empenho e também paciência.....por vezes tem sido necessária!

Sou "queijinho fresco" neste fórum, mas parece-me que não será por muito tempo, pois como todos temos constactado, quase todos os dias aparecem novos membros (as)!

Pela sua tomada de posição face a esta corrida em particular, só posso dizer que também lá estarei...com o mesmo espírito edesejar que...haja muitos!...muitos!...muitos...!!!!!!...a fazer o mesmo!

Que sejam muitos milhares...desde que sejam (desejo meu) sempre menos do que as senhoras participantes!!!

Ana Pereira
07-02-2006, 09:57
Acabou-se a contestação! Não quero que o Director da prova fique chalupa por minha causa! (ver Diário do próprio)

Recebi ontem por correio uma carta/convite para participar num evento denominado:

Corrida/Caminhada/Convívio - exclusivo à participação feminina, e com o fim de solidariedade para com a Liga de Luta Contra o Cancro da Mama.

Já disse tudo o que tinha a dizer.

No que respeita ao fim solidário do evento, todos temos de apoiar, só se fóssemos monstros de egoísmo.

No que respeita à exclusividade da participação feminina, aceito o evento como uma reunião de "tapeware", onde poderemos correr, caminhar ou conviver apenas com senhoras de todas as idades. À falta de homens, vamos então conviver só com senhoras! É uma experiência e eu não vou perdê-la! Quem sabe irei passar a ser defensora das Corridas só para Mulheres?

Estou perfeitamente aberta à experiência e à participação. Em breve a Organização receberá a minha inscrição e talvez consiga levar um grupinho de amigas para conviver, estando ao mesmo tempo a contribuir para uma causa tão importante.

Assim, tenho algumas questões que gostaria de ver esclarecidas:

- do folheto que me foi enviado, posso tirar fotocópias e utilizar como folheto de inscrição?

- A Corrida/Caminhada/Convívio tem tempo limite? - esta questão prende-se evidentemente com a questão do convívio e da abertura a todas as faixas etárias. Há tempo limite para terminar a "Corrida/Caminhada/Convívio"?

- O evento decorre em espaço aberto, na sua totalidade do percurso?

- Existem caixotes de lixo, casas de banho e cinzeiros pelo caminho, para bem do meio ambiente?

Desde já agradecida

Ana Pereira

Jorge Teixeira
08-02-2006, 00:50
Resposta às questões colocadas pela Ana.

1- A corrida é integralmente em espaço aberto.

2- A corrida não tem tempo limite de chegada (Se for o seu caso, espero que chegue no mesmo dia).

3- Existem casas de banho, e caixotes do lixo.

4- Não existem cinzeiros, uma vez que, o vício de fumar, não é compatível com o vício de correr, para além de fumar provocar CANCRO, e estaria totalmente fora do contexto.

Jorge Teixeira

Ana Pereira
08-02-2006, 17:43
Muito agradecida pelas informações. E desde já dou-lhe os parabéns pela existência de casas banho e caixotes de lixo durante o percurso.

Em relação aos cinzeiros faço-lhe um reparo que sendo este evento denominado "1ª Corrida da Mulher" mas tendo a descrição nas cartas pela organização emitidas, de "Corrida,Caminhada,Convívio", lembro-lhe que nos convívios em espaços abertos é perfeitamente aceitável que as pessoas fumem. E o que me preocupa são as beatas espalhadas pelo chão, já que em relação à saúde de cada um, cada um é responsável por si (desde que guarde a distância necessária das parceiras de evento, que eventualmente se poderão sentir incomodadas e prejudicadas com o fumo) - Não me esqueço que a minha liberdade termina quando começa a dos outros! Pelo argumento apresentado, acho que ficaria muito bem uns cinzeiros espalhados pelo percurso. - É que não nos podemos esquecer da vertente "Convívio".

Agora outra questão, que julgo ser bem mais importante. Sendo este evento aberto a todas as faixas etárias, deve a organização providenciar t-shirts de tamanhos adequados a todas essas faixas etárias, e não dar t-shirts de adulto a crianças, o que já vi acontecer em eventos idênticos (abertos às mais variadas idades). Pelas inscrições, poderão sempre ter uma ideia das pessoas que vão e de que idade. Isto do tamanho da t-shirt pode parecer um pormenor, mas olhe que não é.

A minha inscrição segue em breve, juntamente com as que conseguir angariar. E mais uma vez, atenção às idades das participantes!

http://www.omundodacorrida.com/camisolagrande1.jpg

http://www.omundodacorrida.com/camisolagrande.jpg

Eh pá! Que isto é um rapaz!!!! Não vai poder participar!!!! Ignorem a imagem por favor! Mas reparem que a camisola é tão grande que até dá para dois, vejam os pezinhos de sapatinhos cor de rosa por trás do miúdo!

Jorge Teixeira
09-02-2006, 00:32
Ana, temos T Shirts para todos os tamanhos, e como não me esqueço de nada, vamos ter também vestiários, com espelho, para voçê provar, e ver se lhe fica bem.
Como vê, não me esqueço de nada.
Cinzeiros, não, porque nesse dia, e durante a prova, vai ser proíbido fumar.

Jorge Teixeira

Victor Silva
09-02-2006, 08:42
Olá a todos e bom dia

Olá Ana

Perdoe a minha intromissão, normalmente não interfiro nas vossas discusões, mas realmente acho que essa do cinzeiro não tem pés nem cabeça.

"Corrida,Caminhada,Convívio", lembro-lhe que nos convívios em espaços abertos é perfeitamente aceitável que as pessoas fumem"

Aceitável por quem?

Então as pessoas vão participar num evento desportivo, na esperança de se sentirem melhores e quem sabe deixar de fumar, e vão levar cigarros? helloo :shock:

Imagine na sua mente o que propôs, uma avenida com pessoas a correr, outras a andar, outras a conversar, e outras a fumar, inseridas na prova? E com cinzeiros no meio do caminho? Quem dos verdadeiros desportistas é que ficaria perto dessas pessoas?

Qual a imagem que passaria?

Participem, mas continuem a fumar?

Acho que não Ana, um convívio desportivo não tem nada a ver com cinzeiros.

Abraços

Victor Silva

Serafim Lourenço
09-02-2006, 09:09
Quando chegou a minha casa, a carta convite para participar nesta prova, de imediato fizeram-me a pergunta se havia transporte para trazer os participantes da que chegam ao final, para a partida.

Como não sei, coloco aqui a questão que julgo interessar a todos.

Como a prova tem inicio no parque do continente e termina no Castelo do Queijo, há entre o inicio e a chegada aproximadamente 5 km, tem a organização algum transporte de apoio para os participantes?

Jorge Teixeira
09-02-2006, 09:54
Serafim Lourenço, voçê sabe que dificilmente me esqueço de detalhes, e este é muito importante, assim vai haver transporte em autocarros fretados para esse fim, para levar todas as interessadas de regresso ao Continente.

Mais um bom detalhe para a Ana, e notícia de última hora, acabo de contratar uma costureira/modista, também mulher, para subir ou descer bainhas, e apertar as T Shirts, se for caso disso. Como vê, não me esqueço de nada.

Jorge Teixeira

Serafim Lourenço
09-02-2006, 10:31
Não tenho duvidas que a organização será cinco estrelas.

Não pensei nunca no pormenor da costureira. Isto de facto é novidade.

luis simões
09-02-2006, 10:37
O Pessoal tá com o sentido de humor em alta!...
Ainda bem, porque hoje em dia, a coisa tá preta, no que toca a ter vontade de rir!...
É cada OPA!...

Serafim Lourenço
13-02-2006, 23:13
Esqueci-me de perguntar o dia em que a costureira começa a trabalhar?

Running
13-02-2006, 23:51
Boa noite,
Aqui ainda não tinha vindo.
Ou antes já tinha mas.........
"BocÊs som muita machistas......"
Porque não contratam antes um costureiro?
Sim porque se é a prova da mulher estão a tirar oportunidade à costureira de participar......
Querem "pegar" com a ANA mas ela tramou-os com a dos cinzeiros.....
Está no regulamento que não se pode fumar?

Boa corrida ou caminhada ou o que seja e que no final quem vença seja a LPCC

Ana Pereira
14-02-2006, 09:35
Há quem tenha o dom de nos roubar sem passar por l a d r ã o....

Perdi quase a vontade de brincar... mas como se costuma dizer:

"Sorri sempre, porque mais triste que o teu sorriso triste, é a tristeza não saberes sorrir..."

Tristemente, ainda sei sorrir, e vou voltar à carga!!!!!!!!!!

Mandei ontem a minha inscrição para a Corrida/Caminhada/Convívio das "senhoras"

Seguiu ontem a minha inscrição e a da minha filha. Obviamente optamos pela vertente Caminhanda/Convívio. 5 Km! Vai ser uma caminhada valente para a miúda. Ela vai gostar.

E porque estou ainda com um humor de cadela (não de cão, como sou uma senhora tenho humor de cadela obviamente), volto a pegar na eleição da semana pelo organizador desta Caminhada: fui elegida a Egoísta da Semana! Olha que não é para qualquer um.

E como sou tão Egoísta, acabo de ter a ideia mais egoísta da Corrida/Caminhada/conbíbio das "senhoras":

A cena das flores! Como sou a Egoísta da Semana quero-as todas para mim, porque egoísta como sou e sabendo que 0,50 EUR da venda de cada flor reverte também para a Liga de Luta contra o Cancro da Mama, todas as lindas flores que me vierem parar às mãos serão devolvidas às/aos vendedores, para que sejam de novo vendidas! Assim, cada flor pode ser vendida centenas de vezes, e imaginam isso a multiplicar por EUR 0,50!!!!

São assim os egoístas!!!! Eu quero muitas floras, para egoísticamente fazer o que estou a sugerir a todas as senhoras (mesmo que não sejam egoístas façam!).

Não é isto solidariedade? Ou será puro egoísmo?

Ah, e voltando à costureira! Um evento desde nível tem de ter presente a alta costura, e como sabemos a nível mundial, os melhores costureiros são Homens! Por isso, meu caro, para me tirar as medidas, subir ou baixar baínhas, só as mãozinhas de um homem, não as de uma pobre costureirinha de bairro que não vai poder participar no evento para estar fechada numa tenda a fazer costura!!!!!

ps: obrigada Running - de alguma forma me trouxeste de volta, mesmo com este humor imcompreensível e inatingível para muita boa gente

Victor Silva
14-02-2006, 15:56
Olá a todos

Ana

Desculpe-me o atrevimento mas será que podia colocar qualquer outra imagem quando manda mensagens?É que aquele quadrado preto,se bem que ilustra o seu estado de espirito actual,não se enquadra na sua personalidade,penso eu, :D , precisamos é de côr nas nossas vidas.

"Nunca se julgue pelos elogios da vida e sim pelos aplausos de sua consciencia"

Beijinhos e Abraços

Victor Silva

Running
14-02-2006, 23:11
Talvez azul bébé!
É a cor dos homens.....
Sorry, de alguns homens......

Fernando Andrade
15-02-2006, 09:41
Meus amigos

SILÊNCIO, que se vai cantar o Fado.

Acompanhado à viola por Eduardo Santos e à Guitarra por Jorge Teixeira

A voz é da malta do fórum :

Anda, Pacheco…

…per-lim, per-lim, trabalhar-faz-calos..

Como era linda a sua escrita prazenteira
Toda ela escrita sem precisar de caneta
Aqui no fórum passeava a tarde inteira
Apregoando o que lhe dava na veneta.

No avatar tinha uma foto no Chiado
Zona ben chique da cidade de Lisboa,
Sentada à mesa tinha mesmo ali ao lado
O grande génio que era o Fernando Pessoa

Quando escrevia toda a gente a admirava
P’la irreverência e pela graça do seu estilo
Falava coisas que sentia ou que sonhava
Dando um exemplo que convidava a segui-lo

Até que um dia, em discussão acalorada
Numa conversa a desviar-se pr’a valeta
Passou-lhe um vaipe que a deixou desnorteada
Tirou a foto e pôs uma mancha preta.

Passou o tempo, amarelou a alegria,
A foto tinha de voltar ao seu lugar
Pois a negrura da tal mancha escurecia,
Tirava a graça que estava no avatar.

Por isso, amigos de opiniões divergentes,
Postura firme, nada de fazer caretas
Temos, no fórum, de ser todos pacientes
Ou ainda nasce a moda das manchas pretas.

Temos, no fórum, de ser todos pacientes
Ou ainda nasce a moda das manchas pretas.

Atão? Tá bem ó na tá?

Abraços.
Fernando Andrade

Joaquim Margarido
15-02-2006, 10:41
Como é bom começar o dia bebendo a sua deliciosa adaptação.
Mil bravos ao poeta. Só me resta pedir "bis"!

Victor Silva
15-02-2006, 11:33
Bravo Fernando,bravissimo!!

Se eu fosse a Ana,tirava já de lá o preto. :wink:

Please come back Ana

Ana,Ana,Ana

Abraços

Victor Silva

Jorge Teixeira
15-02-2006, 14:54
Digam lá, se não estamos na presença de um verdadeiro artista.
Fernando Andrade, muitos parabéns, é uma honra conhecer o meu amigo, a cada dia que passa, você surpreeende tudo e todos, com essa sua veia poética.
Agora só falta pedir ao Prof. Moniz Pereiram para nos fazer a música, para este seu fado.
Bravo

Jorge Teixeira

Serafim Lourenço
15-02-2006, 22:32
Ao ler o que se tem escrito, parece-me melhor voltar a repetir a pergunta!
Quem fez mal à Ana Pereira?

Será que lhe retiraram algum comentário?

Estou de acordo com todos os intervenientes, os comentários da Ana Pereira são os condimentos deste fórum. A alegria e vivacidade com que escreve a todos nos encanta, por isso é preciso voltar a vê-la com cores vivas.

Ana Pereira
15-02-2006, 23:29
Serafim Lourenço escreveu:

"...Ao ler o que se tem escrito, parece-me melhor voltar a repetir a pergunta!
Quem fez mal à Ana Pereira? ..."

Sinto-me na obrigação de esclarecer:

ninguém fez mal à Ana Pereira, a não ser ela própria, porque mesmo quando os outros nos fazem mal, é só porque nós o permitimos...

e está (quase) tudo dito!

Um dia voltarei com o Arco-Irís. Por agora continuo negra como a noite e como a morte.

Mas dia 5 de Março estarei cor de rosa, porque de mão dada com a minha filha vou participar na Corrida/Caminhada/Convívio da Mulher na linda cidade do Porto!

E a sorte é que ao pé dela não fumo, senão bem que teria de deixar umas beatas pelo caminho, visto a organização não providenciar cinzeiros para o Convívio das "senhoras" (acho graça ao termo, vocês, "senhores", não?)

Até breve

Victor Silva
16-02-2006, 10:07
Olá a todos e bom dia

Para a Ana :wink:

"Cada falha que cometemos,nos leva para o caminho correcto de nossas vidas,e nos aproxima cada vez mais de nossa sabedoria"

Nós todos ficamos negros por vezes, com as várias situações que se nos deparam ao longo da vida,mas não nos podemos deixar dominar por elas.

"Negra como a morte."Conhece alguêm que já tenha morrido, e depois voltado,que lhe tivesse dito que a morte é negra?

Acho que não

Abraços

Victor Silva

Ana Pereira
16-02-2006, 14:52
Pronto! Sai o preto! Ganharam! E ganhei eu também! Agradeço as vozes de apoio. As que soam alto e as que soam baixo.

Para o Vitor Silva: A Morte é da cor que nós a pintarmos. Assim como a vida, eu sei.

Agora quero falar deste tópico, se não se importam.

Da minha parte, acho que já todos estão fartos (devem mesmo estar fartos, até eu estou) de saber a minha opinião.

Gostaria de ver aqui - já vi, uma mulher a opinar e a manifestar o seu comportamento acerca do evento (vai com a filha de 8 anos, como eu!) - o que nas vossas vidas este evento já foi falado ou mencionado pela parte feminina, ou seja, no vosso dia a dia, com as pessoas com quem vivem, com quem treinam, com quem trabalham - Mulheres - esposas, filhas, colegas, amigas, vizinhas, irmãs, mães, primas, etc e tal, que comentários tem havido?

Por exemplo. A sua esposa já lhe disse:

- Querido, dia 5 de Março vou correr ao Porto, podemos ir e passamos lá o fim de semana, o que achas??

Ou a sua filha:

- Pai, há uma corrida de 5 km só para mulheres, no Porto. Estou a pensar ir com as minhas amigas, achas que dá para me financiares uns trocos?

Ou se este evento tem sido "esquecido" pelas Mulheres, têm vocês Homens falado nele às mulheres com quem convivem/vivem para participar nele?

Gostava de ouvir vivências concretas, a realidade de cada um, para tentar ver o panorama do nosso Portugal desportivo - versão feminina/masculina.

Há uma Corrida no Porto só para Mulheres!!!! Quem vai? Quem toma a iniciativa ? O que se está a passar para além destas teorias aqui no fórum ?

Fernando Andrade
16-02-2006, 15:43
Obrigado Ana.

Ganhamos todos com o seu regresso e o forum readquire a graça.

Victor Silva
16-02-2006, 16:21
Obrigado pelo regresso Ana

Em relação á corrida do Dia da Mulher,a realidade é que eu tento que a minha mulher participe nas provas que fôrem possiveis.Ela já foi em tempos uma corredora amadora e ao longo dos anos tem deixado de correr e apenas faz ginástica.Tambêm é complicado porque com tantos fedelhos não há sossego,os dois mais velhos teêm participado em algumas provas, Marginal á Noite, Corrida das Fogueirinhas e sempre que possivél eles vão comigo.Não há nada melhor do que corrermos na companhia de quem mais gostamos,não cansa.Sempre que posso incentivo a prática de qualquer desporto e eles tambêm, frequentemente,pedem para irem ás provas.Não tenho ouvido falar deste evento, sem ser aqui no forum.

Abraços

Victor Silva

Helder Jorge
16-02-2006, 20:29
Eu e a Eliana decidimos não ir porque o nosso prazer na corrida é corrermos juntos. E eu ir para ficar só a assistir...

Preferimos guardar o dinheiro da deslocação (a situação podia estar melhor) e aproveitar o dia para uma bela corrida longa.

Ana Pereira
16-02-2006, 22:26
Todas as decisões terão de ser aceites, pois cada usa da sua liberdade.

Por favor não entendam o que vou dizer a seguir como uma crítica ou censura aqui ao Helder, pois não é disso que se trata, mas a propósito de mentalidades feminina/masculina sobre a prática do exercício físico e o direito que cada sexo pensa ter a ele, não deixa de se fazer sentir neste comentário do Helder comparativamente às esposas das centenas de homens que domingo após domingo "correm" o país atrás deles, pois eles vão a uma corrida e elas vão ficar apenas a assistir....

Claro que vão ficar apenas a assistir porque querem. Poderiam participar, mas apenas se a mentalidade fosse outra. Mais a mentalidade do que qualquer outra razão, na minha opinião.

E dia 5 de Março faz-se a 1ª Corrida da Mulher. E o que significará essa corrida para as mulheres portuguesas?

Vai haver um inquérito para que todas as participantes preencham, para depois podermos tirar algumas conclusões, que afinal e tristemente vamos apercebermo-nos que só vamos confirmar o que já sabíamos...

Deu para perceber ou está confuso? Puxem pela carola, homens e mulheres. E duma coisa estou eu convencida, o fundamental para trazer a Mulher para a corrida é a alteração da Mentalidade, do Homem e da Mulher, e isso meus amigos levará várias gerações para a mulher entender que a corrida é também para ela, da mesma forma estúpida que entendeu que o cigarro e o copo e o sexo livre é também para ela.

Nessas áreas muitas se acham evoluídas por se igualarem aos homens, e depois, tristemente domingo após domingo, vejo eles correrem... e elas acharem que a corrida não é para elas, não têm tempo, etc, e tal, quando o verdadeiro problema é que naquelas cabecinhas ainda não perceberam que ele ficar em casa com os putos, dando-lhes banho e a fazer o jantar ao fim de um dia de trabalho, enquanto ela vai treinar, é absolutamente normal! Como o é o contrário!

Alguma coisa vai já mudando, mas a passo de caracol, e nesse aspecto esta Corrida (?) da Mulher em nada vai ajudar.

Helder Jorge
16-02-2006, 22:54
Compreendo o que a Ana está a dizer, mas acho que não é o meu caso.

Se a Eliana quisesse ir eu teria muito gosto em ir assistir. Nós decidimos em conjunto. Gostamos os dois de correr e por isso preferimos provas para corrermos os dois.

Se a situação fosse inversa, isto é, se só eu pudesse correr; eu próprio não quereria ir.

Quanto à mentalidade existente concordo que não favorece a participação de mais mulheres. E digo isto com experiência porque existe uma precentagem considerável de corredores que quando vê a Eliana passar ficam a deixar baba pelo caminho...

Pode ser o meu ciúme a falar, mas acho que não.

O machismo é dominante no meio da corrida. E isso não vai mudar com corridas só para mulheres.

Serafim Lourenço
16-02-2006, 23:23
Julgo que há algum mal entendido em relação à prova exclusiva para mulheres.

O problema não é ser ele ou ela , a questão que é mais importante, é que para andar na rua a correr ao frio, chuva, vento, calor etc. etc. é preciso gostar. É muito mais fácil e cómodo ir a uma piscina ou a um ginásio, é mais chique.

Eu tenho 3 filhas, a todas, inclusive à minha mulher tentei inicia-las na prática da corrida, todas tentaram mas não gostaram. Só uma das minhas filhas continua a fazer a sua corridinha, as outras mulheres (3) vão para o ginásio.

Para esta prova, cá em casa eu manifestei o meu desagrado pela exclusividade da prova para mulheres, mas não convenci nem as tentei convencer a não participar, o único objectivo delas é que com a sua participação vão contribuir para uma causa, que é a luta contra o cancro da mama.

Este tipo de provas não vai trazer mais mulheres para as corridas, pelo contrário, pode criar em algumas que já se iniciaram na corrida, algum arrependimento.

Em certa medida concordo com a Ana Pereira, mas acho que há algum exagero na analise, o problema não é as mulheres serem casadas e terem filhos, isso obviamente coloca alguns entraves, mas a divisão de tarefas permite que, quando se quer, quase tudo se consegue.
Se assim fosse não se viam mulheres casadas e com filhos a irem para os ginásios , piscinas, centros comerciais, etc.etc..
Muitas das vezes, quando não há vontade vem a desculpa mais fácil.
Estou de acordo que esta prova em nada vai mudar as mentalidades.

Jorge Teixeira
17-02-2006, 01:26
Até esta hora, já temos mais de 1200 inscritas, e, a minha admiração vai para o escalão etário, de entre os 30 e 40 anos, ser o de maior número.

Continuo-o a discordar em absoluto de todas as opiniões, quanto ao valor acrescentado que um evento destes tem ou não, para a cativação de mais mulheres, para a prática futura da corrida.

Em minha opinião, isso vai acontecer. A partir de 5 de Março, vamos ter mais mulheres a correr nos nossos pelotões, disso eu não duvido.

É a minha firme convicção, o tempo dirá quem tem razão.

Siga o debate

Jorge Teixeira

Victor Silva
17-02-2006, 08:28
Olá a todos e bom dia

Ainda sobre a participação das mulheres...

Ana

"... e elas acharem que a corrida não é para elas, não têm tempo, etc, e tal, quando o verdadeiro problema é que naquelas cabecinhas ainda não perceberam que ele ficar em casa com os putos, dando-lhes banho e a fazer o jantar ao fim de um dia de trabalho, enquanto ela vai treinar, é absolutamente normal! Como o é o contrário!"

Eu

Concordo consigo,devia ser perfeitamente normal,mas acho que cada caso é um caso, e no meu caso a minha mulher, por mais que eu insista,não deixa de fazer as coisas de casa,mesmo que eu lhe diga que eu faço,para ir correr.

Só quando tem a casa como gosta,é que eventualmente, vai correr um bocadinho e é preciso eu insistir muito e ir com ela.

Acho que é da natureza das mulheres,mentalidade,ser assim mesmo,não sei,mas realmente acho que cada caso é um caso.

Abraços

Victor Silva

Ovelha Negra
20-02-2006, 17:34
A minha inscrição já seguiu!

Estou contente, pois parece que o rebanho vai ser numeroso!

E vivam as ovelhitas! Esta, apesar de negra, não podia deixar de comparecer no asfalto, pois ainda por cima a Sport Zone vai dar 2 EUR por cada par de pés que façam o percurso. E eu tenho quatro patitas!

Entretanto, até lá, vou pastando por prados e vales e montanhas verdes.

A Ovelha Negra

Jorge Teixeira
20-02-2006, 20:51
O DORSAL 2000 JÁ TEM DONA

Running
20-02-2006, 22:35
Boa noite ,
Venho seguindo este assunto com interesse.
Antes de mais permitam-me dizer que sou defensor de qualquer corrida/caminhada/mini/meia com cinzeiros ou sem com homens ou mulheres desde que seja para uma boa causa. E esta é uma boa causa.
Vou meter veneno e pergunto:
Se a corrida não fosse por esta causa, quantas mulheres teriamos inscritas.......?
Sim porque para correr e como diz a ANA temos provas todo o fim de semana. E elas onde estão?
Para não ferir susceptibilidades aqui vai uma proposta.
Porque não fazer no mesmo dia ou noutro uma corrida do homem?
Os fundos iriam tmbém para a LPCC mas para o cancro da prostata.
Giro seria fazer as provas no mesmo dia com partidas em sitios diferentes e chegadas coincidentes.
Depois até podiamos fazer desafios do género quem teve mais aderentes?
Quem angariou mais donativos? etc
Aqui poderiamos entrar na saudavel discussão homens melhores ou mulheres melhores pois quem sairia a ganhar seria sempre a LPCC.
Penso que a ANA tem razão mas penso que se depois desta ou doutras iniciativas para mulhers tivermos 2 ou 3 que se juntem ao pelotão de corredores assiduamente ou 4 ou 5 que passem a correr já termos ganho algo.
Continuação de bons treinos e que ganhe o atletismo.
Já agora vai haver controlo de doping? Ah,Ah,Ah.........

Jorge Teixeira
20-02-2006, 23:52
Amigo ou amiga running, muito obrigado pela ideia, e já agora, registe-a, pois pode vir a chatear-se, se alguém lha copia.
Com causa, ou sem causa, temos mais de 2000, já, e, esta discussão põem-se, porque sou eu, que a vou organizar, pois se assim não fosse, e até, se a mesma nasce-se noutras paragens, ninguém punha em causa a nobreza do evento.
Em meu nome, não admitirei, que se brinque mais com esta corrida, e a partir, de hoje, tudo o que seja denegrir este evento, contem comigo, para o defender, com unhas e dentes, estou farto de ler aqui baboseiras, só porque esta corrida se realiza na minha cidade, estou farto.
Passem todos muito bem.

Jorge Teixeira

Jorge Teixeira
21-02-2006, 00:04
E para que todos de uma vez por todas, se sensibilzem ainda mais, e quando pensarem em falar nestas corridas, de uma forma depreciativa, pensem duas vezes, pois meus amigos, não há muita gente em Portugal, que coloque eventos desta natureza de pé, TOTALMENTE GRATUÍTOS, para quem neles participa, estou a referir-me a esta corrida, e à que aí vem, a Do Dia do Pai, com a habilidade, que temos tido de conseguir convencer patrocinadores, a pagarem por todos vós.
Porque, estas corridas, organizadas noutras paragens, para quem quiser participar, vai, se calhar, pagar a sua inscrição, julgando até, que com ela estará a contribuir para algo.
Estou farto, de aturar baboseiras, e de até sentir-me gozado, com ideais, absolutamente, senis, ao ainda se referir, os celebres cinzeiros.
Se assim continuarem a denegrir este evento, garanto-vos, que encerro o mesmo.
Respeito, é o que exijo, pelas minhas corridas na Mui Nobre Cidade Invicta.

Até sempre

Jorge Teixeira

Fernando Andrade
21-02-2006, 09:50
Destas duas últimas intervenções do Jorge Teixeira transparece mágoa e impaciência, por críticas aqui surgidas ou por quaisquer outras razões que ele entende não serem para aqui chamadas.

Só o stress de quem tem às costas duas grandes corridas (a da Mulher a do Pai), poderá justificar este estado de espírito.

Mas se surgirem as vozes de apoio, de incentivo, desaparece o Jorge stressado e regressa o Jorge dinâmico, o tal que a nossa modalidade e o Porto precisam.

Vamos lá, Jorge! Só tem que fazer o que sabe e o sucesso espera-o.

Abraço.
Fernando Andrade

Eduardo Santos
21-02-2006, 10:05
Este RUNNING cada vez está mais brincalhão, fazer a apologia de corridas "com cinzeiro ou sem" por uma boa causa não lembra a ninguém...

Se há incompatibilidade dos cinzeiros e do tabaco com a corrida, esse nível aumenta quando se trata de uma jornada de luta contra o cancro da mama. Todos sabemos que o tabaco provoca o cancro.

Eduardo Santos

Eduardo Santos
21-02-2006, 10:23
Por outro lado penso que...

A ANA, atleta com o dorsal 2000 na corrida da mulher não vai decerto fumar, só ou acompanhada da filha vai caminhar saudavelmente até ao Castelo do Queijo, participando nesta luta contra o cancro.

A ANA quando se referiu aos cinzeiros e às beatas, apenas estava a metaforizar a questão, tendo-nos transmitido assim a sua opinião de que não se trata efectivamente de uma corrida de mulheres, mas de uma caminhada/convívio de senhoras... É a sua opinião

Todos percebemos o sentido...

Eduardo Santos

Eduardo Santos
21-02-2006, 10:29
Independentemente se trará ou não mulheres para a corrida, esta corrida da mulher é já um sucesso. Juntar 3000 mulheres por uma causa na cidade do Porto não é obra para qualquer um e já está a fazer muita dor de cotovelo a muitos outros organizadores de provas...

Parabéns Jorge Teixeira

Eduardo Santos

Jerónimo Costa Maia
21-02-2006, 10:52
Bom dia a todos!

....Daqui a uns anos, esperamos todos (acho eu!), ainda vamos lembrar esta corrida como o momento em que "Maomé foi à montanha!".
Com o QUERER deste nosso Jorge Teixeira, que decididamente move montanhas, podemos estar na eminência de constactar na prática, que o tema Solidariedade pode ser, assim o espero, um verdadeiro "Cavalo de Troia", para com o passar dos anos...e muitos eventos....inverter-mos definitivamente a fraca adesão das senhoras a esta prática desportiva.

Vamos todos continuar a fazer muita força!!!!

Álvaro
21-02-2006, 10:53
TOU MARABILHADO...! :P

Nunca pensei que fosse possível. Tenho q rever as minhas teorias sobre a (não)participação das mulheres na corrida...

O Jorge Teixeira teve visão! Parabéns!

Abraço a todos 8)

Álvaro

Eduardo Santos
21-02-2006, 11:03
Bom dia a todos!

....Daqui a uns anos, esperamos todos (acho eu!), ainda vamos lembrar esta corrida como o momento em que "Maomé foi à montanha!".
Com o QUERER deste nosso Jorge Teixeira, que decididamente move montanhas, podemos estar na eminência de constactar na prática, que o tema Solidariedade pode ser, assim o espero, um verdadeiro "Cavalo de Troia", para com o passar dos anos...e muitos eventos....inverter-mos definitivamente a fraca adesão das senhoras a esta prática desportiva.

Vamos todos continuar a fazer muita força!!!!

Caro Jerónimo

Não se exceda na alegria, o sucesso está na organização e no mediatismo que o evento vai ter. O resto faz parte de um sonho de todos nós...

Eduardo Santos

Ovelha Negra
21-02-2006, 11:09
Que falta de sentido de humor...

3000 fêmeas? Eh pá, o nr. tá a crescer.... Quem conta um conto, acrescenta ...uma mulher....

A Ovelha cada vez mais Negra

Joaquim Margarido
21-02-2006, 11:45
Desde o início que acompanho as intervenções neste fórum e devo dizer que, sobretudo, a irredutibilidade das posições da ANA me desmotivaram para intervir. Em parte até concordo com o seu ponto de vista segundo o qual este tipo de eventos não constitui uma mais-valia para o pelotão e não traz mais mulheres para a corrida mas faço minhas as palavras do (ou da) Running: “se tivermos 2 ou 3 mulheres que se juntem ao pelotão de corredores assiduamente, ou 4 ou 5 que passem a correr, já ganhámos algo”.

Assim sendo, quero enviar daqui um forte abraço ao Jorge Teixeira e afirmar-lhe o meu apreço e estima pelo muito que tem feito e continua a fazer pela modalidade e, por que não afirmá-lo também, pela cidade que tanto ama. E permita-me uma sugestão: Não disperse a sua enorme energia e voluntarismo com questões de “lana caprina” (querida “ovelha negra”, isto não tem nada de pessoal!).

O êxito está assegurado. Às 3.000 inscrições conto acrescentar na quinta-feira mais trinta, fiel depositário que sou do excelente trabalho de mobilização empreendido por Graça Carrapatoso, congregando o grupo de Ovar sob a alçada dum “clube” que ainda vai dar que falar e que dá pelo nome de “Os Carrapatos” *.

Saudações atléticas.

* Bichinho malandro do atletismo que mexe connosco.

luis simões
21-02-2006, 12:05
Parbéns ao Sr Jorge Teixeira!...Há muitos que falam...falam...falam...falam...mas não fazem nada!...

Ana Pereira
21-02-2006, 12:32
Esclarecimento

Porra! Até parece que estou contra uma corrida cujo principal objectivo é a colecta de fundos para a LPCC!!!!

Agora, o que não gosto de ouvir é encherem o peito: X mil corredores!!!! Quando na verdade mais de 50% das pessoas vão caminhar. É como na Meia de Lisboa, em que a organização diz: 30 mil corredores!! Quando sabemos bem que esse numero é irreal! Onde estão esses corredores nos fins de semana seguinte? Onde estarão as 3000 mulheres nos domingos seguintes?

Por isso, fico feliz e dou os meus parabéns ao Jorge Teixeira por conseguir 3000 ou 5000 ou 10000 indivíduos (interessa mesmo o sexo?) a valerem cada um 2 EUR para a LPCC!! Esse era o objectivo, vai ser conseguido e ainda bem!

Agora que ninguém diga à minha frente que o Jorge Teixeira vai pôr milhares de “senhoras” a correr, “senhoras” essas que não vão às corridas mistas porque são recatadas e não descaradas como eu!! (palavras dele)

Sejamos claros: a Corrida com o Objectivo de Angariação de Fundos p/ LPCC é uma mais valia, tem o Jorge Teixeira todo o valor. É uma pessoa empreendedora e merecedora do sucesso que tem vindo a conquistar! Dou-lhe os sinceros parabéns!

Como angariação de Senhoras para a corrida, é um retrocesso. Se de entre 3000 ficarem 5 para a corrida já será bom, mas atenção! Irão elas a corridas mistas? Sim, porque esta é só para mulheres!

E cai-se numa contradição: se o principal objectivo era o máximo de angariação de fundos, porquê privar os elementos do sexo masculino de participar de forma activa? A minha opinião mantêm-se!

Com isto, deixo claro que desejo muito sucesso para o evento Convívio/Caminhada/Corrida, com muitos milhares de participantes (onde eu me encontrarei).

Serafim Lourenço
21-02-2006, 22:21
Parece-me que esta corrida/caminhada vai ser um sucesso, esperemos que o tempo ajude.

Tenho pena de não poder assistir a esta prova, é que nesse dia no meu plano de treino tenho a volta ao Porto, por isso a minha família só me vai encontrar lá para o fim.

Não mudei de opinião mas isso também não importa, agora o importante é que esse dia seja um dia muito especial para alguns milhares de mulheres, que pelo menos vão ter o privilégio de passear pelo meio das ruas sem terem que se preocupar com os carro.

Running
21-02-2006, 22:23
Boa noite
Entrei sempre neste forum de uma forma construtiva e nunca depreciativa e por isso não entendo o que se está a passar.
Entro na discussão inicial do com inscrição ou sem inscrição e foi o que se viu.
Depois vem aqui um "forumista" mandar "folhas e carvalhos" e aconselharam o Sr. a ter mais cuidado com os termos mas só.....
De seguida coloco uma mensagem sem "folhas e carvalhos" em resposta a um comentário, a dizer que a Sra. D. Ana (escrevo assim pois podia estar a ofender alguém sem intenção) era má e cortam-me o pio, eliminando a mensagem.
Vem uma ovelha negra, que põe algo sem nexo e acham muita graça.
Coloco algo para "acalorar" a discussão e sou brindado com um poema.
Claro que não me melindrei com a brincadeira pois conhecendo o Fernando Andrade como conheço, sei que ele não o fez por mal.
Depois a Ana vem com a dos cinzeiros e é uma metáfora.
Eu que no início da mensagem digo que vou ser "venenoso" (ver assunto) já não é metáfora, é maldade.
A dos cinzeiros não fui eu que comecei mas achei graça.
E para continuar tomara eu, o organizador e a LPCC que aparecessem 20000 mulheres inscritas e 10000 fumassem.
Quem saía a ganhar era a organização que conseguiu juntar 20000 e a LPCC.
Pelos vistos não sou entendido neste forum, pois senão o Sr. Jorge perceberia que não disse mal da sua corrida, nunca disse mal das suas organizações e ainda por cima fui construtivo ao apresentar propostas para o futuro. Mais ainda, se leu bem a minha mensagem disse e continuo a repetir que sou a favor de causas no atletismo.
Não percebo porque pus em causa a nobreza do evento.
Se isto é dizer mal de alguém vou ali e já volto.
Quanto à ideia pode ser usada, e se for ficaria muito contente. Não preciso de a registar pois pessoas com ideias há muitas, agora quem as passe do papel à prática há poucas.
Honra lhe seja feita Sr. Jorge pois consegue fazê-lo e com uma equipa fantástica. Seja por si (gostaria que fosse) ou por outro nunca ficarei chateado.

Quanto às baboseiras como disse a ideia da ovelha não é minha, da OPA também não, da costureira muito menos.
Haja senso e bom humor.
Não vejamos só para um lado.
Até um dia destes........

Eduardo Santos
22-02-2006, 00:10
Boa Noite

Quando no dia 10 de Outubro criei este fórum, criei-o para o debate de ideias de forma construtiva, com a finalidade de informar o mais possível os utilizadores sobre a nossa modalidade. Penso de certa maneira que este objectivo tem sido concretizado ao longo destes meses.
O que me agrada de certa maneira.
Assumi nesse dia o risco de gerir um fórum desta dimensão sózinho, o que era para mim uma carga enorme de trabalho. Mais tarde a entrada do Jorge Teixeira e da Ana Pereira como administradores vieram trazer a este fórum um enorme valor acrescentado, o que lhe acelerou o crescimento.
No entanto e apesar de ainda ser um fórum pequeno em nº de utilizadores, o índice de mensagens é já grande, todos nós administ temos a consciência plena do que é um fórum e dos problemas inerentes à discussão dos vários utilizadores com opiniões diferentes.

Um fórum é sem dúvida alguma um espaço aberto, onde se podem postar ideias e factos em forma de brincadeira, neste tópico penso que foi o que aconteceu quando se falou de cinzeiros, beatas, costureiras etc, basta perceber o que esses utilizadores queriam demonstrar ao fazerem tais afirmações.

Em resposta ao SrºRUNNING (que já se considera ceguinho) posso-lhe adiantar que está a fazer uma análise precipitada da situação, muito por ter voltado ontem a um assunto (em forma de brincadeira) que já estava gasto e amplamente debatido. Mas tem o direito de o fazer.
Jorge Teixeira administrador deste fórum e organizador da corrida da mulher também tem o direito de não gostar e reagir.

Penso por outro lado que Jorge Teixeira como organizador da prova tem toda a legitimidade em se sentir saturado em ouvir sistematicamente ao longo do debate sempre as mesmas ideias,a pisar e a repisar. Aqui sim podemos dizer: Não batam mais no ceguinho.
Qualquer um de nós sentiria nas mesmas condições a mesmíssima coisa.

O trabalho de Jorge Teixeira ao levantar uma corrida destas dimensões e caracteristicas é um exemplo para todo o País e merece de todos nós o devido respeito, mesmo que não concordemos. Por isso todos lhe devemos o nosso apoio e o desejo para que tudo corra na perfeição.

Ganha a causa, ganham as mulheres presentes, ganha o país através do mediatismo de uma iniciativa que se quer grandiosa.

Srº RUNNING posso garantir que não vai haver controlo anti doping nesta corrida!!!

Eduardo Santos

Eduardo Santos
22-02-2006, 14:58
http://www.runporto.com/noticias/fotos/corridadasmulheres_8.jpg

Sónia Araújo é o dorsal nº 1 e Jorge Gabriel vai dar tiro de partida.

Mais de duas mil mulheres já estão inscritas para a Corrida/Caminhada de 5 de Março, mas a organização pensa que o numero poderá subir muito mais, atingindo os três milhares de participantes.

Desde a primeira hora que foi lançada esta iniciativa desportiva que as adesões de grandes nomes do desporto feminino português não mais pararam de chegar. Foram os casos de Aurora Cunha, Manuela Machado, Sameiro Araújo, Fátima Silva, Fernanda Ribeiro, Albertina Dias e tantas outras, mas, eis que agora outros nomes de outros quadrantes da sociedade portuguesa também pretendem marcar presença.

A grande "animadora" do programa Praça da Alegria (RTP1), vai alinhar à partida com o dorsal nº 1. Feito o convite pelo presidente da RunPorto, Jorge Teixeira, esta grande apresentadora do programa, concordou de imediato.

Mas as novidades não ficam por aqui. Jorge Gabriel o outro elemento da dupla da Praça da Alegria, embora não tenha de correr vai ser ele o elemento que dará o tio de partida.

Uma grande colaboração para todos quantos estão empenhados no êxito desta iniciativa:

Serafim Lourenço
24-02-2006, 23:08
Hoje estive a ler os últimos comentários que neste tópico se têm feito, e não queria acreditar no que lia.

Eu, tenho ficado com a impressão, que de facto não há um bom entendimento, e uma boa prática, da liberdade que temos a felicidade de ter.

Isto vem a propósito do comentário do Running .

É para mim absolutamente claro, que qualquer pessoa pode criticar quantos vezes quiser, qualquer que seja o organizador, desde que:
Seja educado, não seja insultuoso, não invente situações, não procure denegrir o trabalho de quem organiza, etc. Ou seja, desde que seja educado, não deve haver limites à critica, a liberdade de expressão é isto mesmo.

Os organizadores que não gostarem, neste caso o Jorge Teixeira, terá que compreender e aceitar que os outros têm direito a uma opinião que é diferente, e que a podem repetir quantos vezes entenderem, ele, não é obrigado a ler sempre o mesmo, mas, ao retirar um comentário está a limitar a liberdade de expressão.

Poderão os administradores deste fórum, nas regras de participação, definir o numero de vezes que as criticas podem ser feitas, e a partir daí fazer a anulação de comentários.
Ou então proibir as criticas, sempre que são repetitivas.

Running
25-02-2006, 11:28
Caro Serafim,
Obigado pela sua intervenção. Ponderada e inteligente talvez dos poucos que percebeu as minhas intervenções e que verificou que nunca nelas houve maldade ou segundas intenções.
Aqui deixo uma pergunta: o que é mais grave, as minhas intervenções ou o titulo "ordinário" que apareceu neste forum?

Imaginem que alguém propunha um titulo do genero "Runporto=Vergonha=Ditadura".
Gostariam? Não. Eu também não e condenaria.

O que aconteceria? De certeza condenariam o autor do tema,enforcavam-no na praça publica e depois simplesmente eliminariam o tema.
Foi o que aconteceu com o tema do lado? NÃO!!!!!
ASSIM NÃO VALE E NÃO VAMOS A LADO NENHUM!............

Running
25-02-2006, 11:31
Desculpem a ultima intervenção não ter nada a ver com o tema proposto.
Mas no tema a que ela se refere enquanto não mudarem o nome não participo mais.....
Obrigado

Joaquim Margarido
27-02-2006, 20:39
Aos nomes de Aurora Cunha, Manuela Machado, Sameiro Araújo, Fátima Silva, Fernanda Ribeiro, Albertina Dias e tantas outras, acaba de se associar o de Jessica Augusto, consagrada atleta que se sagrou ontem Campeã Nacional dos 3.000 metros em Pista Coberta depois de no sábado ter sido vice-campeã nos 1.500 metros.

A inscrição da atleta, Campeã Europeia Junior de Corta-Mato (Malmoe, 10.12.2000), foi entregue hoje ao balcão da SportZone do GaiaShopping, integrada no grupo de 38 participantes que constituirão a representação do novel grupo de Ovar, “Os Carrapatos” *.

Saudações atléticas.

* Bichinho malandro do atletismo que mexe connosco.

Jorge Teixeira
28-02-2006, 01:04
Inscrições encerradas. Objectivos largamente ultrapassados

Ao longo dos tempos fomos apostando num número aproximado das três mil inscrições. Quando tudo parecia indicar que realmente as adesões se iriam manter aquém daquele número, eis que num rasgo de energia, como é apanágio das mulheres portuguesas, quase mais de um milhar quis também dar "luta" ao CANCRO DA MAMA (esta terrível doença, que tanto afecta as mulheres), "obrigando"a Organização (RunPorto) a encerrar as inscrições, quando foi atingido o bonito número de 3.600.

Antes de mais impõe-se deixar aqui UM MUITO OBRIGADO pela forma como todas as mulheres se associaram a esta iniciativa, sabendo da importância que esta corrida/caminhada tem, não só para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, mas também pela divulgação que esta iniciativa vai ter junto das populações, uma vez que estão inscritas mulheres de norte a sul do país.

Merece igualmente destaque o facto da SportZone oferecer 2€ por cada elemento inscrito , verba que vai reverter a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, sem duvida alguma uma contribuição que em muito vai ajudar aquela instituição.

Lembramos que partida está marcada para as 10h30, do próximo dia 5 de Março, saindo do Parque de Estacionamento do Continente (Matosinhos), e chegada na Rotunda de Gonçalo Zarco (Castelo do Queijo/Porto).

Serafim Lourenço
28-02-2006, 20:52
Para poder participar, e já que estamos no carnaval, vou-me mascarar de mulher.

Parabéns Jorge Teixeira pelo numero de inscrições conseguido, agora é preciso que o S. Pedro dê uma ajuda e no dia 5 o tempo esteja bom.

Ana Pereira
02-03-2006, 15:22
E eis que estamos a três dias deste original evento em Portugal (pelo menos com esta estrondosa dimensão).

A ver pelo numero de inscrições, confesso que admiro a excelente adesão das mulheres portuguesas, fruto de com certeza uma óptima divulgação, e uma melhor organização.

Amanhã e sábado, dias de levantar dorsais e as t-shirts que teremos de envergar no grande dia.

Domingo, a 1ª Corrida da Mulher.

Até domingo e Votos de muito Sucesso à organização capaz de pôr um evento destes de pé!

Jorge Teixeira
02-03-2006, 21:01
Amanhã começa a sentir-se a 1ª. Corrida da Mulher, pois, é amanhã que começamos a entregar dorsais.
Confesso, que estou um pouco nervoso, pois é de minha interira responsabilidade, o sucesso ou insucesso deste evento, sendo certo que, pela adesão verificada, e acabamos de "entregar" o Dorsal 5000, seria uma tremenda injustiça esta corrida não vingar.
Estamos certos de que, se o dia de Domigo nos ajudar, será, um dos mais espectaculares eventos de rua, direcionados para a vertente do movimento físico, que se manifesta, através da corrida, caminhada.
Nesta Corrida, cada uma das mais de 5000 pessoas, marcará o seu ritmo, a seu bel prazer, porque o que mais importa, é chegar ao fim.

Gostaria de deixar aqui claro, que para mim, solidariedade, é isto mesmo, é este movimento, que quando chamado, responde sem reticências, e a solidariedade, nas nossas corridas, tem sido um exemplo, uma vez que tenho tido a arte e o engenho, de conseguir motivar patrocinadores, para pagarem pela presença de cada um, é bom, que as pessoas não se esqueçam disto, pois é bem diferente, daquela solidariedade, onde pedimos o dinheiro de cada um para participar.

Tenho muito orgulho no trabalho desenvolvido, e o reconhecimento pelo mesmo, está aí, com a adesão à 1ª. Corrida da Mulher em Portugal, de mais de 5000 senhoras ao evento, das quais, são centenas as mensagens de apoio e carinho que tenho recebido, dando-nos a todos nós, e perdoe-me a expressão, os que têm a mania que são atletas, e afinal não passamos de corredores baratos, e exigentes, com as organizações, às vezes, sem um mínimo de razão, mas, reclamamos sempre, é hábito, que nunca quereremos deixar, está na nossa génese, somos assim, dizia, dando-nos a todos nós uma enorme lição de civismo, e compreensão, até para o facto de termos encerrado as inscrições mais cedo.

Para todas as mulheres que recusamos a sua inscrição, vai daqui o meu grande aplauso, e o meu muito obrigado, sendo certo, que sabem poder participar, e assim engrossar o cheque a passar pelo patrocinador à Liga.

Um grande bem haja, a todos os meus colaboradores, que tanto têm trabalhado, para não me deixarem falhar, e também um grande bem haja, a todos quantos acreditam, na minha loucura.

Jorge Teixeira

Helder Jorge
02-03-2006, 22:15
No inicio da conversa sobre esta corrida disse isto:

"Em primeiro lugar quero dizer que a Corrida da Mulher é uma experiência válida que deve ser feita."

"Como foi dito as mulheres já estão em "força" nas minis e noutras festas desportivas e vão estar em "força" nesta corrida por ser uma festa desportiva e de cariz solidário."

Ficou provado que a iniciativa de juntar só mulheres para um evento de solidariedade com cariz desportivo-recreativo é um sucesso.

Os meus parabéns para o Jorge Teixeira!

Disse também:

"Mas na minha opinião não tem valor acrescentado para trazer as mulheres para a corrida. Isto é tem tanto valor como outra qualquer prova mista bem publicitada e organizada."

Espero estar errado e que muitas das mulheres que participam nessa corrida passem a participar em outras provas.

Talvez fosse bom fazer mais provas inovadoras com objectivos de solidariedade.

Talvez possam ser-lhes indicados caminhos para entrar neste mundo da corrida. Por exemplo divulgar esta nossa comunidade virtual que tem tão poucas mulheres a participar.

Já falei demais devido a esta corrida, para terminar fica só o habitual.

Boas Corridas!!!

Jorge Teixeira
05-03-2006, 01:28
Faz hoje 51 anos, veio ao mundo, mais um dos muitos loucos, que por aí vagueiam........esse louco sou eu.
E que forma mais bonita de festejar o meu aniversário eu encontrei, vejam só,colocar de pé, mais um evento, este muito especial, para mim, e sobretudo para Portugal, pois não foi nada fácil convencer, mais de 5500 mulheres, a participarem.
Ficará para a história, quer queiram quer não, este feito. Só falta agora o S. Pedro, não me deixar ficar mal, para que, pouco antes da partida, a mensagem que acabo de receber da nossa 1ª. Dama, possa ser lida, ao maior número de senhoras, que levantaram o seu dorsal, e que foi, até às 24 horas de Sábado, 4613 mulheres, estando ainda à espera de mais cerca de 800, o vão fazer amanhã, pois são muitas as que vêm de longe.
Mais uma vez, o meu muito obrigado, pelo crédito que me deram, serão sempre lembradas, todas aquelas que cá estiveram.

Jorge Teixeira

Serafim Lourenço
05-03-2006, 13:24
Alterei o meu plano de treino, fui ver a corrida das MULHERES, ainda bem que o fiz, que lição eu aprendi.

Moldura humana impressionante, que enorme lição elas deram, a palavra solidariedade não é uma palavra vã, elas fazem a diferença.

Palavras para quê , NOTA MÁXIMA PARA AS MULHERES. Parabéns e até sempre.

luis simões
05-03-2006, 14:10
Mais uma vez, parabéns ao Sr Jorge Teixeira!...

Orlando Duarte
05-03-2006, 16:24
Tal como dizia noutro tópico, não acredito que ninguém não dê nada a ninguém! Claro que no caso da Sport zone houve uma permuta, mas ainda assim é de salientar esta postura desta grande cadeia de produtos desportivos.
Contudo, há que realçar que a nossa comunidade, quando é necessário e é chamada a participar não se nega e, a testemunhar, claramente, esta tese, foi a grandiosa participação de mais de 5000 mulheres na 1ª Corrida/Caminhada, na grande cidade Invicta!

Senhor Jorge Teixeira, parabéns para si e para a sua equipa pela organização deste grande evento.

E parabéns pelo seu 51º Aniversário e que conte muitos de plena saúde!

Fernando Andrade
05-03-2006, 16:32
Amigos

Ainda não sei como terão corrido as coisas mas, estou convencido que o "savoir fair" da equipa de Jorge Teixeira, não encontrou qualquer problema em gerir esta 1ªCorrida da Mulher, em que apostou forte e que, a julgar pelo número de inscritas, prometia um êxito estrondoso. Espero que o tempo, meio farrusco, desta manhã de Domingo, não tenha sido razão para empalidecer o côr-de-rosa vivo de um pelotão feminino que preencheu de uma forma bela e nunca dantes vista, as ruas do Porto.

A juntar a esta Festa, a do aniversário do promotor ! O sucesso será, por certo, a maior prenda que ele poderá receber.

Daqui vai o meu duplo abraço de felicitações, Amigo Jorge Teixeira.

Fernando Andrade

Graça Carrapatoso
05-03-2006, 21:36
“O homem sonha, a obra nasce!”

Que o diga Jorge Teixeira, que ao organizar esta Corrida da Mulher provavelmente não imaginava o impacto que o evento viria a ter.

Sob a forma de convívio, privilegiando a vertente social, desportiva e também a saúde comunitária, foi uma festa em que valeu a pena participar.

Desde a primeira hora que a ideia me entusiasmou. Sob o lema “traz um amigo, também”, a mensagem foi passando. De Ovar, S. João da Madeira, Ermesinde, quarenta mulheres – avós, mães e filhas – encontraram-se, conheceram-se e confraternizaram, integrando o fantástico grupo. Juro que nunca vi nada igual!

Os espíritos mais negativistas poderão dizer que isto não trouxe nada à corrida. Mas eu, que ainda sou optimista, acho que “o futuro o dirá”. Quem sabe se alguma das jovens que apareceu não se deixará entusiasmar, vindo a praticar atletismo com regularidade?

Parabéns (duplamente), Jorge Teixeira! Conte comigo para a divulgação de eventos desta natureza.

“Vale sempre a pena, se a alma não é pequena.”

P.S. - “Os Carrapatos”, não sua versão mista (masculina/feminina), irão estar em massa na Corrida do Dia do Pai!

Ana Pereira
05-03-2006, 22:20
A adesão das mulheres portuguesas a esta 1ª Corrida da Mulher, iniciativa da RunPorto em conjunto com a SportZone e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, não foi um sucesso, foi um estrondoso sucesso!

A organização (RunPorto) viu-se a braços com mais de 5000 inscrições, o que muito ultrapassou o objectivo esperado, mas conseguiu manter o nível a que já nos habituou em outras provas por si organizadas no norte do país.

Envergando a t-shirt rosa com um corte especialmente feminino, existente em vários tamanhos, cerca de 5000 mulheres sairam de Matosinhos e encheram as ruas da bonita cidade do Porto de um colorido magnífico, sob um sol brilhante que nos brindou de forma espantosa depois do mau tempo que se fez sentir na véspera.

As inscrições foram gratuítas e os dorsais e as t-shirts foram levantados nos dois dias que antecederam o evento, de forma ordeira e sem complicações.

Para além da bonita t-shirt, estas 5000 mulheres tiveram a oportunidade de correr ou caminhar nas ruas do Porto, completamente fechadas ao transito, em segurança, desde a Torre da Sonae até ao Castelo do Queijo.

Deixo aqui um louvor especial à Aurora Cunha, sempre presente, e os meus mais sinceros Parabéns ao Jorge Teixeira.

Foi uma coisa magnífica. A mulher portuguesa mostrou-se solidária (por cada participação a Sport Zone deu EUR 2,00 à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A organização proporcionou uma excelente animação, quer à partida, onde as 5000 mulheres cantaram os parabéns ao Jorge Teixeira, que hoje completou 51 anos de vida, quer à chegada, onde também as esperava água, bebidas energéticas e bolachas, para além de autocarros para as levar de volta ao ponto de partida.

Concluindo:

A 1ª Corrida da Mulher foi um sucesso magnífico, quer na vertente da solidariedade, quer como chamada à mulher para a importância da prática do exercício físico - Caminhar/Correr, como ainda um alerta para esta doença e a importância do seu diagnóstico atempado.

Tive o privilégio de participar com a minha filha de 8 anos. Caminhei e corri. Fui extremamente bem tratada, como o foram todas as presentes. Mexi-me, ajudei a LPCC e diverti-me.

Penso que os propósitos principais da corrida eram estes. Foram sobejamente alcançados e ultrapassados. Esta foi sem sombra de dúvida uma iniciativa espectacular com uma adesão explosiva. Esta Corrida da Mulher tem todo o meu apoio.

Deixo aqui publicamente uma vez mais os meus Parabéns à RunPorto que organizou este evento, e apresento o meu apreço pelas pessoas/entidades que o tornaram possível, muito especialmente ao Jorge Teixeira!

nota: fotos no Album de fotos "pessoais", em

http://www.omundodacorrida.com/phpBB2/album_cat.php?cat_id=2

Joaquim Margarido
06-03-2006, 22:39
Que privilégio o ter podido acompanhar de perto a 1.ª Corrida da Mulher!

Corações ao alto, um regalo para os sentidos!

Vi milhares de mulheres encherem ruas e avenidas, transformando os espaços num mar imenso de alegria contagiante, a felicidade estampada no rosto, irmanadas no espírito de solidariedade sob o pretexto da corrida.

Ouvi os seus testemunhos, a sua determinação, e registei em particular as manifestações de carinho das utentes do I.P.O. e as suas palavras de reconhecimento por uma causa e por uma obra.

Aspirei o doce perfume daquela maré rosa que passava ante os meus olhos, respirando liberdade, fraternidade e igualdade.

Senti o pulsar dos seus corações, tanto mais céleres quanto mais se aproximava o final, reafirmando a dádiva e a bondade do seu gesto.

Provei o gosto de todas elas em associar-se ao evento com a firme determinação de vencer a distância, muitas a correr, acreditando em si mesmas e na sua capacidade de superação.

E o meu sexto sentido diz-me que se ganharam mulheres para a corrida, que o pelotão sairá reforçado e que iniciativas do género, a prazo, darão seguramente muitos e preciosos frutos.

Bem hajam.

Saudações atléticas.

JOAQUIM MARGARIDO

Jorge Teixeira
07-03-2006, 00:37
Que dizer.......confesso que não encontro palavras........foi tudo tão bonito, que não há realmente nada mais a dizer, apenas agradecer as mensagens de carinho, e de agradecimento, pelo nascimento de mais um maravilhoso evento, e que para o qual, tenho o previlégio de ser o principal mentor, não faz mal assumir isso, e digo-vos, que o faço, com muita vaidade, enfim, sou de facto muito louco.
Póxima edição 4 de Março de 2007.

Deixo aqui uma mensagem aos homens, cuidado, pois da maneira como as mulheres se portaram, não se admirem, de um dia, as corridas, serem só para elas, tenham cuidado.

Um abraço, a todos quantos me apoiaram, e sobretudo, a todos quantos participaram, das mais variadas maneiras, um grande muito obrigado.

Como alguém já disse aqui neste fórum "Um homem sonha, e a obra nasce". No meu caso, creio que a mesma, ainda vai no rés-do-chão.

Jorge Teixeira

Victor Silva
07-03-2006, 07:58
Bom dia a todos

As mulheres...que grande lição que elas nos deram!!

Coragem,determinação,solidariedade,união,enfim. ..

Parabêns ao Jorge Teixeira e á sua equipa

Abraços

Victor Silva

maratonista
09-03-2006, 15:02
:lol: Olá!
Que bonita a corrida das mulheres no Porto.
Me alegro muito que ela tenha sido realizada pelo Jorge, pois se ele lembrar.. com certeza vai lembrar, comentei muito com ele sobre a prova da mulheres de Madrid em maio do ano passado. Foi a minha primeira prova, a primeira que eu me inscrevi sozinha, paguei e corri com quase oito mil mulheres.
Meu marido nem acreditava que eu iria participar, porque eu estava com uma unha inflamada, mas eu fui!
Meu marido é maratonista e por isso o nome de usuário neste fórum. Sempre me convida para correr com ele, mas eu nunca tinha arriscado sozinha.
Deixei com o Jorge Teixeiria uma revista que dava detalhes da prova aqui e sugeri que ele fizesse uma em Portugal.
Lembro-me dele comentar que as mulheres em Portugal não corriam, sequer caminhavam.. que teria uma participação modesta...mas que iria pensar com carinho. E o fez!
Vejam só como ele soube fazer as coisas sairem de uma forma diferente. Enfrentou o desafio e fez as mulheres sairem de suas casas. Fico muito feliz.
Não sou atleta, mas sei que tem um espaço para mim nas corridas. Com o meu ritmo lento, mas contínuo.
Moro na Espanha e deixo as datas das provas daqui para este ano.
Como poderão ver, serão muitas provas por toda Espanha distribuídas ao longo do ano. Quem sabe, um dia teremos um calendário assim para Portugal.

7 de mayo. Madrid.
28 de mayo. Gijón.
4 de junio. León.
18 de junio. Valencia.
25 de junio. Bilbao.
10 de junio. Santander.
21 de mayo. Sevilla.
22 de octubre. Barcelona.
5 de noviembre. Zaragoza.

Uma pena realmente eu não poder estar aí no Porto este ano, quem sabe no próximo ano.
Parabéns a todas as mulheres e ao Jorge.
Neide

Orlando Duarte
12-03-2006, 18:16
Após alguns dias de reflexão, muitas dúvidas e, sobretudo, porque a atleta me merece a maior consideração e respeito, ainda assim, decidi transmitir a minha opinião aqui e agora.

Gostaria de salientar as muitas alegrias que nos proporcionou, principalmente, aos emigrantes. Pessoalmente, aquela medalha de Bronze na Maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 é inesquecível : Domingo 5 de Agosto, pelas 9 horas da manhã, a minha mulher dá entrada na Maternidade Alfredo da Costa. Pelas 14 h telefono para as informações para saber se já era pai pela segunda vez (já tinha um filho com 4 anos), não havia novidades. Começa a maratona e também a minha ânsia de a ver na frente, ela com a sua calma e inteligência controla muito bem a corrida, respeitou a concorrência e fez o que pôde e com isso obteve um brilhante terceiro lugar e a respectiva Medalha de Bronze; a primeira para uma mulher portuguesa nos Jogos Olímpicos! Grande satisfação, grande alegria. E é neste ambiente que telefono novamente para a Maternidade e sou informado que há pouco mais dum quarto de hora tinha nascido a minha filha. Suponho que o trabalho de parto foi paralelo à maratona olímpica e, também naquela maratona uma mulher foi vitoriosa ao dar à luz a terceira mulher da minha vida!
Sobre a atleta Rosa Mota acho que já foi tudo dito. Sobre a cidadã e mulher também já muito foi dito, opiniões boas e más, críticas justas outras injustas e caluniosas, enfim coisas que as figuras públicas estão sujeitas. Não obstante vivermos em democracia, sermos livres de estar, como, quando e onde quisermos, salvo melhor opinião, a Rosa Mota deveria ser solidária com aquela imensa mole humana de mais de 5000 MULHERES que disseram presente numa manifestação de apoio e solidariedade, mas sobretudo na luta contra o cancro da mama que tanto afecta as mulheres. Ao contrário e por ser livre e vivermos em democracia, decidiu estar presente no mesmo dia à mesma hora, noutra manifestação desportiva a 300 km de distância da sua terra natal. É no mínimo estranho, não o facto duma ex-campeã estar presente na partida duma prova de atletismo, é no mínimo estranho e porque não lamentável, pela simples razão (tanto quanto sei ela não é benfiquista), e do meu ponto de vista, alinhar com a organização duma prova com um nome enganador que os benfiquistas facciosamente teimam em fazer crer, ano após ano, teimam em impor uma grosseira mentira que é a data de fundação do clube anfitrião !

Orlando Duarte
20-03-2006, 23:23
Acabo de tomar conhecimento que, a grande campeã, Greta Waitz, depois de vencer tantas maratonas na sua vida atlética, agora com 52 anos de idade, está desde Abril de 2005 a lutar contra um cancro que então lhe foi detectado.
Os meus sinceros desejos é que, mais uma vez, à semelhança das suas vitórias em várias maratonas, vença também esta “maratona”. E assim, está provado que ninguém está imune a esta terrível doença e, faz todo sentido a organização destes eventos com o duplo sentido de pôr as pessoas a mexer e por outro lado angariar fundos para a luta contra o cancro!

António Almeida
25-03-2006, 00:56
A recente corrida da mulher realizada no Porto foi acima de tudo uma manifestação solidária a favor da luta contra o cancro (cancro de mama) com a mais valia de ter posto a correr/andar muitas e muitas mulheres...onde não se incluia a Rosa Mota, ausência que levantou criticas por parte de alguns.
Relembro que no próximo dia 6 de Maio realiza-se a habitual Corrida Terry Fox com o dinheiro angariado a reverter a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro...e, com a habitual presença da "nossa" grande campeã Rosa Mota e outros atletas e figuras públicas além de muitos anónimos como eu que habitualmente participam na referida corrida.
Também eu vibrei com as medalhas olimpicas em Los Angeles (bronze) e Seul (ouro)...com o titulo europeu em 1982 na Grécia, com tantas outras alegrias da "nossa" menina da Foz. A Rosa Mota fez parte de um grupo de atletas de eleição que tantas e tantas alegrias deram a Portugal. A Rosa Mota será sempre lembrada como uma grande atleta mundial e as iniciativas a favor da luta contra o cancro serão tanto mais de louvar (como aconteceu recentemente no Porto) pela grande participação popular e anónima além da participação igualmente válida e significativa de algumas figuras públicas.
Como era bom que dia 6 de Maio a corrida Terry Fox tivesse tantos participantes quantas as mulheres que sairam à rua no Porto.
Saudações Desportivas.

António Almeida
25-03-2006, 00:58
Em 2005 foram 3300 os participantes (HOMENS, MULHERES E CRIANÇAS) na Corrida Terry Fox em Portugal...

Orlando Duarte
13-04-2006, 00:52
Através da Revista Atletismo tomei conhecimento que as 3 primeiras atletas desta corrida: Cristiana Valente, Aureliana Edmundo e Ana Santos doaram os prémios a que tinham direito (350 €) a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Gesto bonito, altruísta e que, sem dúvida, merece ser realçado!

Jorge Teixeira
22-05-2006, 20:23
Na próxima 5ª. Feira, em cerimónia especialmente preparada para o efeito, serão entregues os cheques originários, da angariação de fundos, feitos através da Corrida da Mulher, que como sabem, teve 5000 mulheres a participar, e ao mesmo tempo, faremos já o anúncio da 2ª. Corrida da Mulher para 2007, a ter lugar em 4 de Março.
Importantes figuras, estarão presentes, para darem o seu contributo à corrida, assim como as atletas, que com o seu bonito gesto, irão entregar também, os seus prémios à LPCC.
Planear, planear, planear, é o que sabemos fazer.

Jorge Teixeira