View Full Version : Tempo ou Ordem de Chegada?
Helder Jorge
27-02-2006, 13:11
Na lista provisória dos 20 Km de Cascais os atletas parecem estar ordenados por tempo de chegada.
A minha impressão está certa?
Não deviam estar ordenados por ordem de chegada?
Digo isto porque partindo de trás um atleta pode demorar mais tempo a cortar a meta e assim perder lugares que conquistou durante a prova.
Boas Corridas!
Fernando Sousa
27-02-2006, 16:26
Olá Helder
Sabes Helder, o chip para colocar no atacador e que nos dão nas provas, deveria dar o nosso tempo real de corrida mas geralmente nunca é assim. É apenas um meio de se conseguirem obter as classificações na hora. Tal como eu, tu começaste a tua prova cerca de 90 segundos depois do "tiro de partida". Eu por exemplo fiz os 20 kms em 1h23''15" (no meu relógio) e na classificação geral estou com 1h24'45''. Aliás nem havia tapete colocado na linha de partida... o que pode levantar suspeitas quanto a determinados corredores. Lembro-me que uma vez contei os atletas que regressavam do guincho (ainda eu ía para lá) e quando cheguei ao fim, fiquei espantado com a minha classificação. Pelas minhas contas tinham surgido não sei de onde mais uns 50 atletas. É assim a vida...
Abraços e bons treinos
FS
Helder Jorge
28-02-2006, 13:50
O Fenando, em corro há pouco tempo mas já estive em provas que:
1º) classificaram os corredores por ordem de chegada (acho que deve ser assim).
2º) publicaram o tempo - tiro de partida/chegada.
3º) publicaram o tempo - meta/chegada - com a classificação associada a esses tempos.
Por isso não é a vida, são defeitos de organização que penso puderem ser corrigidos.
Orlando Duarte
28-02-2006, 18:05
O chip dá o tempo (neste caso) entre o tiro de partida e a chegada (porque não há controlo de partida). Por isso esta classificação está ordenada por ordem de chegada e não por tempos reais. Se o Hélder partir no fim do pelotão quando cruzar a linha de partida, pode haver um ou mais minutos de diferença e aí, o seu tempo real é por ex: 1h40 mas na ordem de chegada está 1h41 o atleta que chegou à sua frente, se à partida saiu com os 1ºs perdeu 59” para si mas, ainda assim chegou à sua frente na classificação.
Ora bem, tudo isto acontece não por incompetência, esta equipa de Cascais tem dado provas de capacidade mais que suficientes. A questão é económica. Com chips, a organização pode tirar tempos de 5 em 5 km, ao meio do percurso e, claro o tempo real. É tudo uma questão de dinheiro. Se reparar nos prémios que estão regulamentados, não há prémios gordos para os 1ºs, esta organização opta por acarinhar mais os atletas de pelotão, penso ser a única com classificações até ao escalão 7 em masculinos e até ao escalão 3 em femininos, com inscrições gratuitas aos veteranos com mais de 65 anos, com bons abastecimentos e um saco bem recheado com bons brindes que todos nós sabemos que não é por isso que vamos correr, mas quem não gosta de no fim duma prova receber um bom “miminho”?...
Helder Jorge
28-02-2006, 18:54
Parabéns aos organizadores dos 20km de Cascais por estarem, há 23 anos, a por de pé uma corrida reconhecida por todos. Gostei da prova e para o ano lá voltarei (com menos vento - espero eu).
Eu não disse que a organização era incompetente. Indiquei aquilo que considerei um defeito. Afinal o defeito é meu, porque é evidente que a lista indica a ordem de passagem na meta. Ordem com que eu concordo (como ja tinha referido). Fiquei baralhado :oops: porque me entregaram um certificado com a posição 607 e nos tempos estou em 628. É obvio que devem ter existido atletas que recusaram o certificado.
Orlando, obrigado pela chamada à razão.
Mais uma dúvida de principiante...
Porque razão não existe controlo de partida se é o mesmo local da chegada? É por razões monetárias?
PS: Eu gosto dos "miminhos", que no caso foram bons.
Boas Corridas!!!
Orlando Duarte
28-02-2006, 21:48
Não sei responder técnicamente e a informação que tenho é que é por questões económicas
vBulletin v4.0.2, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.