View Full Version : Corrida das Festas Cidade do Porto
Jorge Teixeira
18-03-2006, 00:41
Para que não digam, que não avisei, comecem já a reservar dorsais, pois o limite de 7.500 atletas, vai ser por certo, fácilmente alcançado.
Jorge Teixeira
Este fim de semana, estarão ao dispôr de quem quiser, as inscrições online, no site oficial desta corrida.
Esta informação foi-me dada, hoje ao final do dia, parecendo-me ser de enorme valor acrescentado, face às novas tecnologias, poderem estar também ao dispôr dos eventos, cá do burgo Portuense.
Um grande bem haja, à equipa da runporto.com, que tanto e tão bem, tem trabalhado, em prole do Atletismo, nomeadamente, nas corridas de estrada, na cidade do Porto.
Força, e nunca esmoreçam, nós precisamos de vós.
Ana Pereira
04-05-2006, 15:18
Há coisas que funcionam bem!
E uma delas é a inscrição On-line para a Corrida das Festas Cidade do Porto, no site da RunPorto:
http://www.runporto.com/index_.htm
Fazemos a inscrição de forma simples, preenchendo o formulário disponível na página da organização, seleccionando a prova pretendida e enviamos.
É-nos atribuído de imediato o numero de dorsal.
Fica nesta altura a inscrição em fase de “A aguardar pagamento”
É-nos dado o nr, de NIB para onde fazer o pagamento da mesma, através de transferencia bancária..
Depois do pagamento feito, voltamos à dita página e confirmamos o nosso pagamento indicando o nosso nr. de conta e banco.
Fica nesta altura a inscrição em fase de “Por Validar”.
Passados uns dias, quando a organização confirma a nossa transferência, fica finalmente a nossa inscrição em fase de “Realizada”! Deve-se imprimir tal informação, com a qual devemos levantar o nosso dorsal.
Em qualquer um dos passos, podemos consultar e confirmar o estado da nossa inscrição.
Parece complicado?
Mas não é! Garanto-vos! A RunPorto está de Parabéns! Inscrições On-Line a funcionar de forma impecável!
Tendo em conta que até uma transferência bancária se pode fazer a partir de casa, pode-se dizer que tratei de tudo no conforto do meu lar, às tantas da noite, e voilá!
Já estou inscrita e correu tudo na perfeição, ao que aliás já nos vem habituando esta Organização!
Parabéns pois! E quem ainda não fez a inscrição…. Aqui ficou a minha experiência!
Jorge Teixeira
17-05-2006, 18:36
CORRIDA FESTAS DA CIDADE
UM MILHAR COM “ORDEM” PARA CORRER
POR CADA INSCRITO... 1€ PARA CRIANÇAS DO MARIA PIA
Já estamos no milhar de inscritos e mantemos e promessa que este ano vamos ultrapassar as marcas de 2005. São esses os indicadores que nos vão surgindo tal tem sido a afluência das inscrições que vão chegando aos serviços organizativos, por todos os meios possiveis (on-line, CTT ou pessoalmente), mas que quanto mais atempadamente melhor.
Por isso mesmo solicitamos de novo a todos os interessados que dediquem alguns minutos para fazer chegar até nós, a vossa adesão, pois também necessitamos de tempo, para preparar tudo da melhor forma. Também somos exigentes com nós próprios, e queremos tudo prontinho a tempo e… horas.
Prova a decorrer dia 18 de Junho:: Mini corrida 4 kms (Prova sem fins competitivos), cuja inscrição será de 3€, enquanto para a prova principal que terá 15 kms a inscrição é de 7.50€ por cada atleta (apenas haverá classificações individuais Masculinas e Femininas).
Recordar a edição 2005: Classificações: Masculinos: 1º James Moiben (Quenia), 43,42; 2º David Kyeng (Quenia), 43,48; 3º Youssef El Kalai (Marrocos), 44,22; 4º Rui Vieira (Joane), 44,37; 5º Manuel Magalhães (Joane), 44,42, 6º Philip Kiptoo (Quenia), 44,50; 7º Philmon Kipsang (Quenia) 44,55;8º Fernando Silva (Maratona), 44,58; 9º Paulo Gomes (Conforlimpa), 45,05; 10º Luis Feiteira (Conforlimpa), 45,14. Femininos: 1ª Elisabete Rumokal (Quenia), 49,53; 2ª Emily Chebet (Quenia), 50,03; 3ª Ana Dias (Casa do Benfica de Faro), 50,25;
INSCRIÇÕES ON-LINE …UMA APOSTA GANHA
Sem dúvida alguma que a criação deste sistema (inscrições on-line), ultrapassou todas as expectativas. De um momento para o outro os atletas e todos os praticantes, entenderam a nossa mensagem e, agora, depois dos habituais e sempre necessários treinos (caminhadas, corridas, etc), seguido pelo sempre retemperador banho, os interessados, mesmo do sofá onde estão instalados, podem faz a inscrição para todas as nossas provas e muito especial para a próxima: Corrida Festas da Cidade.
Como fazer? É simples. Neste momento em que faz a leitura. Pode fazer clique em cima da prova pretendida e depois na rubrica inscrições, aparecem todas as indicações necessárias.
QUEM NÃO TEM "NET" Pode utilizar o sistema tradicional, nas nossas instalações ou ainda enviar pelo correio para a direcção habitual: RunPorto - Clube de Veteranos do Porto, Rua de Cedofeita, 455-3º. Sala 35, 4050-181 Porto. Ou ainda nas LOJAS SPORTZONE:
NORTESHOPPING - CC. NorteShopping, loja 410 : 4460 - Sra. da Hora
PARQUE NASCENTE - CC Parque Nascente, Estrada Ext. Circunvalação: 4435 Rio Tinto
DOLCE VITA PORTO - ANTAS - C. C. Dolce Vita Porto, R. dos CampeõesEuropeus, n 28 34 Lj. 115 4300 Porto
VIA CATARINA - R. Santa Catarina 312 a 350 Loja 1.10 : 4000-443 Porto
ARRÁBIDASHOPPING - Praceta Henrique Moreira nº 244 Lj. 38 Afurada 4400-346 V. N. Gaia
GAIASHOPPING - R. Particular Santo António, Lugar da Telheira, Santa Marinha 4400 Vila Nova de Gaia
MAIASHOPPING - MaiaShopping, Loja 141, Lugar de Ardegães : 4425 Águas Santas
POR CADA INSCRITO... 1€ PARA CRIANÇAS DO MARIA PIA
O exemplo do que tem acontecido com iniciativas anteriores a RUNPORTO, uma vez mais vai juntar o prazer de praticar desporto ao espírito solidário. Assim, por cada atleta inscrito, a organização doará 1€ a favor da Liga dos Amigos do Hospital das Crianças Maria Pia. Também por este motivo apelamos à participação de todos.
TROFÉU CIDADE DO PORTO
José Rocha e Leonor Carneiro
Querem somar … mais pontos
Como tem sido largamente divulgado, a próxima prova a contar para este Troféu é a CORRIDA FESTAS DA CIDADE, que se realiza no próximo dia 18 de Junho.
José Rocha (Maratona) e Leonor Carneiro (Boavista), são os atletas que lideram respectivamente as classificações masculinas e femininas respectivamente, uma vez que foram os atletas portugueses mais pontuaram na última S. Silvestre, com a atleta axadrezada a somar os 100 pontos pela vitória na naquela importante prova internacional, enquanto o atleta do Maratona conquistou os mesmos pontos por ter sido o melhor português (5º lugar).
Os três primeiros de cada categoria são os seguinte: Masculinos: José Rocha (Maratona), 100 pontos; 2º Delfim Conceição (Joane), 80 e 3º Rui Vieira (Joane), 70. Femininos: 1ºª Leonor Carneiro (Boavista), 100 pontos; 2ª Marisa Barros (Sporting Braga), 80; 3ª Aureliana Edmundo (Pasteleira), 70.
Mais pormenores sobre a classificação, podem ser consultados nesta página da RunPorto.
TVTEL PASSEIO DO AVÓS
CAMINHAR É PREVENIR CONTRA A OSTEOPOROSE
Muito embora as inscrições para esta CAMINHADA sejam feitas no local, nos dias 16 e 17 de Junho, foram já muitas as pessoas que nos contactaram, procurando pormenores desta importante iniciativa da RunPorto.
Depois da Corrida das Mulheres e do Dia do Pai, chegou a vez dos Avós, e por aqui podem verificar os cuidados que a organização tem em colocar toda a FAMILIA A MEXER, não esquecendo nenhum dos escalões etários.
Se tem mais de 40 anos ou se tem idade inferior mas já tem Netos, então reúne todas as condições para poder fazer a sua inscrição, que é GRATIS, para uma Caminhada / Passeio que muita alegria vai proporcionar.
FAÇA RASTREIO... NO LOCAL
O Rastreio desta doença é muito importante ser feito. Vamos tentar chamar a atenção para a necessidade de prevenir uma vez que a Osteoporose uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fracturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se não forem feitos exames pode passar despercebida.
SUGESTÕES DE PREVENÇÃO
Embora esta iniciativa se realize na tarde de 17 de Junho, pelas 16 horas (véspera da Corrida Festas da Cidade do Porto), deixamos já algumas sugestões para se ir ambientando e tratando do seu físico.
Fazer exercícios físicos regularmente. A caminhada é um dos exercícios mais importantes Dieta com alimentos ricos em cálcio (como leite e derivados), verduras (como brócolos e repolho), camarão, salmão e ostras, são alguns dos concelhos que aqui deixamos.
Notícia de runporto.com
Eduardo Santos
23-05-2006, 12:27
Corrida das Festas Cidade do Porto
Esta foi sem dúvida a prova "Top +" de todas as que participei durante o ano de 2005.
Trata-se efectivamente de uma organização de nível superior, basta estar lá e observar atentamente e com seriedade, qual CNEC, qual lupa, ver para crer...
É uma prova que não me canso de aconselhar aqui em Lisboa em todos os locais por onde treino.
http://www.runporto.com/index_.htm
Eduardo Santos
victor mota
31-05-2006, 13:21
Boa Tarde:
Eu já mandei a minha inscrição. Após muitos anos (ainda se chamava corrida de S.João), vou voltar a esta prova.
José Duarte
12-06-2006, 14:31
Caro Jorge Teixeira,
Não querendo abusar, mas, desde já, abusando, pergunto-lhe:
Para esta prova, também vai haver autocarro Lisboa-Porto?
É que gostaria de estar presente, mas, como vou à Marginal à Noite na véspera, teria que sair daqui no domingo bem cedo.
Jorge Teixeira
12-06-2006, 19:09
José Duarte, para esta corrida não vai haver transporte gratuito, mas por certo, existirão meios de o fazer cá chegar, só que a pagar.
Um abraço
Jorge Teixeira
Joao Hebil
13-06-2006, 07:45
É com bastante tristeza que este ano não posso estar presente. O ano passado foi uma das provas que mais gostei de fazer (estrangeiro incluido), mas infelizmente este ano não vai poder ser. Como sei que a prova vai ter muitas mais edições, não fico desconsolado.
Aproveito para desejar, que a prova seja um êxito, uma vez mais.
luis simões
13-06-2006, 09:22
Infelizmente não vou poder participar nesta prova (estando já inscrito há algum tempo), é que no domingo passado resolvi participar numa meia maratona e agravei uma lesão (pubalgia)!...
Ainda por cima, no final fiquei com a sensação, que a prova tinha sido organizada "só porque sim"!...
Mas pronto, como não gosto de criticar quem se dispôe a organizar este tipo de eventos, fico-me por aqui...com a minha "azia"!...
E então...boa sorte para a corrida das festas do Porto...e que corra tudo bem!...
Joaquim Margarido
16-06-2006, 09:26
Estive ontem ao fim da tarde no palco principal da Corrida das Festas Cidade do Porto. Gostei de lá estar a dois dias do grande evento. Gostei mesmo muito!
Gostei da tranquilidade que se respira naquela zona nobre da cidade do Porto, do cheirinho a marezia, da fresca brisa marinha contrastante com o ar quente e abafado que se respira nestes dias de trovoada!
Gostei do espaço da Expo-Festas, dos stands primorosamente decorados, da qualidade organizativa e do prazer que se sente ao percorrer um espaço daqueles, muito voltado para os atletas mas que atrai igualmente a atenção dos menos familiarizados com o Atletismo, aumentando-lhes a curiosidade e aguçando-lhes o apetite para – quem sabe – se lançarem no mundo da corrida.
Gostei da dedicação e esforço duma equipa extraordinária que, tranquilamente, vai erguendo o “edifício” na perfeição, sem alardes.
Gostei de me inteirar dos pormenores, ficando com a certeza de que esta 7.ª edição da Corrida das Festas Cidade do Porto será um êxito retumbante.
Gostei muito de ver um Jorge Teixeira tranquilo, a falar com emoção das suas expectativas, deixando transparecer a ideia de que a máquina está de tal maneira bem montada que tudo parece encadear-se normalmente.
Gostei muito de o ver rodeado dos seus mais directos colaboradores e, sobretudo, de toda a sua família. Naquele espaço que provisoriamente é o seu mundo, foi mesmo muito bonito sentir que todos estão ali unindo esforços para o apoiar, para o encorajar, para viver em conjunto as “nuances” duma organização desta envergadura, a cada minuto que passa, sejam elas boas ou más.
Ao Jorge Teixeira, à sua família que tão carinhosamente o apoia, à sua “segunda família” que são os mais directos colaboradores e – perdoe-me a ousadia – à “família” mais lata daqueles que amam o Atletismo e sabem compreender e estimar o seu trabalho abnegado para nos brindar com Festas como esta, os votos dum estrondoso sucesso e o desejo de que assim continuem, para bem da modalidade, da cidade do Porto e da nossa sociedade em geral.
Saudações atléticas.
JOAQUIM MARGARIDO
Serafim Lourenço
18-06-2006, 16:03
Mais uma excelente organização, numa prova com uma bonita moldura humana.
Este percurso é duma beleza extraordinária, quem como eu, fizer a prova sem preocupação de tempos, tem o privilégio de desfrutar dum paisagem muito bonita.
Tivemos sorte com o tempo, esta última semana tivemos alguns dias de muita chuva, mas hoje o dia esteve a condizer com a prova.
Deixo aqui os meus parabéns para o Jorge Teixeira e toda a sua equipa.
Um abraço
Serafim Lourenço
Excelente prova ... o percurso é magnìfico, bem apoiado, muito civismo e um nº de participantes bem composto.
Gostei , especialmente, de ver alguns escoteiros recolher as garrafas de água ( para reciclar creio eu ) e as célebres tampinhas ...Muito bem
Duas sugestões de melhoria
1 . O percurso poderia ter começado no Castelo do Queijo ou um pouco mais além evitando desse modo a passagem repetida pelo mesmo sítio.
Creio que terá sido o traçado em edições anteriores e que me parece mais feliz.
2 - Quando são divulgados os resultados ? não custará anunciar préviamente.
Parabéns à organização e aos participantes
Fernando Andrade
18-06-2006, 22:40
Vemos, ouvimos e lemos...E estivemos lá!
Não podemos ignorar !
Uma grande Festa da Corrida nas Festas da Cidade do Porto.
Escolham os parâmetros que entenderem para fazerem a avaliação desta Prova . A minha nota - e eu andei à procura de falhas - é máxima.
Por agora só quero felicitar a excelente equipa de Jorge Teixeira, pelo resultado alcançado por um trabalho árduo, de grande entrega, de grande competência, com o qual a nossa modalidade, o Porto e o País se deve orgulhar.
Um grande abraço a todos os que tornaram possível esta majestosa corrida.
Fernando Andrade
Jorge Teixeira
18-06-2006, 23:18
Os resultados já se encontram online.
Logo que possa, falarei um pouco sobre esta minha aventura, e do resultado final obtido, em especial da sua importância, sobretudo para a minha Cidade, demonstrando assim, que pertencemos, ao grupo dos mais capazes.
Até amanhã
Jorge Teixeira
Manuel Conde
18-06-2006, 23:24
Antes do mais , por ser a minha primeira intervenção neste Forum, felicito todos os participantes do mesmo que nutrem, tal como eu, a paixão pela Corrida.Cumprimento em particular o Eduardo Santos que tive o prazer de conhecer pessoalmente.
Quero em seguida felicitar a RUNPORTO na pessoa do Jorge Teixeira, Malheiro, Zé Carlos e todos os restantes amigos que fizeram tudo para concretizar aquilo que hoje de manhã tive a felicidade de constatar:
Milhares de participantes, uns mais anónimos que outros, mas todos imbuídos do mesmo espírito:
Gozar, participando, de forma alegre e salutar num grande evento desportivo que pudemos usufruir num percurso líndíssimo no litoral desta "mui nobre, leal, e sempre invicta cidade" (perdoem-me o bairrismo...) . Bom e bonito percurso, bons reabastecimentos, muitos e simpáticos voluntários, cujo trabalho às vezes não é destacado, mas que deram o seu importante contributo que tornou possível concretizar o ÊXITO que foi esta prova .
E como eu me senti feliz em poder ter o resto da família na MINI e eu e meu sobrinho na prova dita "principal" a receber no final mais uma bonita medalha para juntar ao Curriculum...
Começamos a habituar-nos a provas de qualidade organizadas pelo Jorge Teixeira e, temos a certeza de que que, para bem do Desporto, em particular do Atletismo, nas suas variadas vertentes, tudo fará para nos continuar a permitir momentos de Felicidade como os que hoje pudemos sentir com muito suor no rosto mas também com um brilhozinho nos olhos...
E já agora permitam-me compartilhar com os restantes elementos deste Forum uma nota de foro íntimo e pessoal:dediquei a minha participação nesta Prova ao AMIGO SÁLVIO NORA que de certeza lá algures num bonito lugar, igual a tantos que connosco compartilhou, nos esteve a aplaudir com o mesmo entusiasmo com que todos nós lhe dedicamos a merecida salva de palmas...
José Duarte
19-06-2006, 06:48
in www.record.pt/noticia.asp?id=711160&idCanal=85
Os atletas quenianos Nicholas Manza, em masculinos, e Mirian Vangari, em femininos, vencerem hoje a sétima edição da Corrida Festas da Cidade do Porto, prova onde Paulo Gomes e Leonor Carneiro foram os melhores portugueses.
Na prova masculina, o domínio pertenceu por completo ao Quénia, já que atrás de Manza (42.43 minutos) terminaram cinco compatriotas, seguidos na classificação geral por Paulo Gomes, da Conforlimpa (43.58).
No sector feminino, o Quénia também dominou, com Mirian Vangari a correr para o triunfo (48.51), seguida da sua compatriota Nancy Kiprop e da portuguesa Leonor Carneiro (Boavista), que fechou o pódio.
Eduardo Santos
19-06-2006, 14:16
Corrida das Festas cidade do Porto
É difícil encontrar pontos fracos nesta corrida. Eu bem os procuro, mas não os encontro, por isso apenas me resta dar os parabéns a todos quantos trabalharam dia e noite para que um evento desta envergadura fique de pé na hora de todos começarem a aparecer.Tudo é feito de maneira a que não haja falhas.
Penso que esta edição foi superior à do ano passado em muitos aspectos
1) Os tempos dos primeiros atletas elevam esta corrida até às cinco melhores do mundo em termos de tempos (15 km).
2) Chegada sem espera e medalhão posto no peito do atleta à chegada.
3) Diminuição do empedrado, passando (nos dois sentidos) pela parte de terra batida do jardim.
4) Feira da Prova bastante participativa
Perante isto, deixo aqui algumas imagens não visíveis pela maior dos atletas!!!
http://www.omundodacorrida.com/sacos.jpg
http://www.omundodacorrida.com/tenda1.jpg
http://www.omundodacorrida.com/grades.jpg
http://www.omundodacorrida.com/montagem.jpg
http://www.omundodacorrida.com/palco.jpg
http://www.omundodacorrida.com/trabalhinho.jpg
http://www.omundodacorrida.com/entrada.jpg
http://www.omundodacorrida.com/jorge.jpg
http://www.omundodacorrida.com/acreditar.jpg
http://www.omundodacorrida.com/cmp.jpg
http://www.omundodacorrida.com/meninas.jpg
http://www.omundodacorrida.com/feira3.jpg
http://www.omundodacorrida.com/feira4.jpg
http://www.omundodacorrida.com/dorsais.jpg
http://www.omundodacorrida.com/gd4caminhos.jpg
http://www.omundodacorrida.com/samuel.jpg
Eduardo Santos
Jorge Teixeira
19-06-2006, 19:01
Em mau nome pessoal, peço humildemente desculpa ao nosso fórum, pela minha intervenção, esta tarde, aqui no fórum ao lado. É que, realmente, por vezes, não nos conseguimos controlar, e vamos a onde não devemos ir.
Então não é que, um caramelo qualquer, ficou todo enxufrado, porque, a organização, decidiu fazer os pagamentos no hotel, prática que já utilizamos no passado, e que resolvemos retomar, pois ninguém imagina, o que é a pressão, dos atletas, que legitimamente, sabendo que se pagam os prémios no local da prova, fazem tudo para que o façamos rápidamente, e às vezes, sem termos tempo, para conferir, algumas falhas alheias à organização, as mesmas, quants vezes originadas, pelas diabruras que os atletas veteranos nos fazem, enfim......
Não resisti, e, aqui vai disto......
7ªEDP Corrida Festas Cidade do Porto
Esta edição, teria sido imaculada, não fosse, existir uma falha tremenda, e que mim se deve, pois foi de minha inteira responsabilidade, contra tudo e contra todos, estar ainda a entregar dorsais (poucos que faltavam), no Domingo, e que originou, algumas reações, por parte de atletas, que a mim se dirigiram, e que eu logo de imediato lhes pedi desculpa, pois no seu lugar, também ficaria chateado, se a organização me tivesse obrigado a levantar os dorsais de vespera, e chegasse lá no dia, e viesse a ver, que afinal, ainda estavam a entregá-los.
Só que, está na minha origem, tenho pena, e não resisti, à tentação de não deixar que ninguém corresse. Fiz mal. Terei de reparar esta situação.
Não fosse esta falha, e estariamos todos na presença de uma corrida com organização IMACULADA.
Para tal, muito contribuiram, pessoas e instituições, que não qyero deixar passar em claro, e deixar aqui, neste espaço, os meus sinceros agradecimentos, e o reconhecimento pessoal, com a distribuição de parte do sucesso do evento, convosco, pois ele também a vós se deveu, e por isso, é também vosso.
Ao Agrupamento de Escuteiros de Valbom, ao GD 4 Caminhos, à Cruz Vermelha Portuguesa (Porto), à P.S.P., à Câmara Municipal do Porto, em especial a todos os departamentos, que connosco trabalharam, destaco, os Transportes, as Oficinas, a Limpeza Urbana, os Jardins, os Electricistas, à Divisão de Trânsito, aos Juízes da AAP, ao meu pessoal (que grande equipa), a todos em geral, o meu muito obrigado, sem vocês, nada disto seria possível, a Cidade do Porto, e o País, deverá estar sempre agradecido, pois a obra feita, está à vista de todos, e o verdadeiro reconhecimento, é a ampla adesão de todos.
Muito e Muito obrigado, mais uma vez.
Agora vou finalmente, DORMIR.
Até amanhã
Jorge Teixeira
Joaquim Margarido
19-06-2006, 21:41
ANTES… Passam poucos minutos das oito da manhã mas a azáfama junto ao Molhe já é enorme. Os rostos cansados de muitos elementos ligados à Organização denotam as horas de sono mal dormido por estes dias. Ultimam-se preparativos, montam-se as últimas estruturas, pequenos grupos de colaboradores dão e recebem instruções ao pormenor. É importante que nada falhe. A imensa mole de participantes já se encontra a caminho e há que recebê-los condignamente.
Aos poucos vão-se formando pequenas “tertúlias”. Nem mesmo aqueles que vieram ao engano pensando que a “Mini” era às 9h30 dão o tempo por mal empregue, agora que encontraram dois ou três amigos e recordam “bons velhos tempos”. Num grupo mais restrito, o José Moutinho fala com entusiasmo da “menina dos seus olhos”, o Ultra-Trail da Serra da Freita, com Dante e "A Divina Comédia" de permeio. Num ápice, toda a Avenida está tomada. A Paula Santos põe os PortoRunners (e não só) a “alongar”. Por todo o lado o fervilhar de atletas é enorme. A ansiedade vai crescendo à medida que o tempo passa. Tomam-se posições e, quando se dá por ela, soa o tiro de partida. Chegou a hora de cada um mostrar o que vale.
… DURANTE… “Isto nunca mais acaba!”, comenta uma senhora que assiste à passagem dos atletas junto ao castelo de S. João da Foz. O rio abre-se aos nossos pés e o sol parece querer dissipar a neblina. O ar é fresco, a alegria dos participantes contagia tudo e todos, ainda há tempo – e força! – para se irem trocando algumas impressões com este e com aquele. O ponto de viragem aproxima-se e sente-se a presença esmagadora da Ponte da Arrábida. O sentimento é quase de orgulho, estabelecendo-se um paralelismo entre a grandiosidade da obra arquitectónica e o esforço individual dos concorrentes.
Os atletas cruzam-se agora e é altura de pensarem com os seus botões que, realmente, “isto nunca mais acaba!”. Na frente, cinco quenianos deixaram já muito para trás toda a concorrência. Ali vai o Licínio, o Paulo Guerra, o Vítor Oliveira, o Delfim Conceição… Mais para trás as primeiras senhoras, igualmente quenianas. Depois, sob uma enorme escolta de jovens e menos jovens, Leonor Carneiro. Dum lado e do outro multiplicam-se os incentivos. Alzira Maria, a veterana do Pasteleira, é uma das visadas. A um “força, Augusto”, respondem dois, ficando ambos a fazer “contas de cabeça”. A seguir passa o Pedro Leal com o inseparável Rex, a bandeira portuguesa presa ao dorso. Os quilómetros sucedem-se rapidamente. Na Avenida do Brasil, os passeios estão pejados de gente, na sua maioria participantes da Mini agora a prestar a sua homenagem aos “cavaleiros doutras andanças”. A meta é já ali!
… E DEPOIS. Prova concluída, medalhão ao peito, num acto final de consagração! As cerimónias do pódio sucedem-se enquanto os atletas continuam a chegar. “Como é que correu?”, “que tempo fizeste?”, são questões recorrentes. As máscaras de esforço dos atletas vão-se aliviando para darem lugar a sorrisos rasgados, à satisfação e ao contentamento. Depositam-se os “chips”, recebem-se mais lembranças, alguns prospectos duma ou doutra prova, trocam-se despedidas, “qual é a próxima?”. Para muitos só depois das férias, “lá para Setembro ou então em Outubro, na Meia de Ovar”.
O palco vai sendo desmontado. Na mente de todos (ou quase) a certeza de ser esta uma das provas mais espectaculares que se realiza no nosso País. A qualidade da organização é de nível superior e a atenção no detalhe faz a diferença. Vive-se o prazer da corrida por fora e por dentro. Ninguém fica indiferente. À medida que nos afastamos revemos todos os momentos com enorme emoção e uma certa nostalgia acaba por nos invadir. Resta esperar pelo próximo ano, onde teremos mais (e, seguramente, ainda melhor!) festa.
Saudações atléticas.
JOAQUIM MARGARIDO
victor mota
20-06-2006, 08:53
Bom dia:
Após a corrida de Domingo cá estou de volta ao Forum. Ja poderia ter escrito alguma coisa sobre a Corrida Festas cidade do Porto ontem, mas a inspiração não esteve comigo, (e continua a não estar...).
A corrida de Domingo e o Jorge Teixeira têm o condão de me deixar a pensar o que dizer , em termos de organização da prova(????), é que de facto, já estamos de tal modo habituados à qualidade das provas organizadas pela Runporto, que nada nos sobra para comentar, a não ser que do ponto de vista dos atletas, o meu, não ha de facto nada a apontar, a não ser dar os Parabens ao Jorge Teixeira e à sua equipa que mais uma vez esteve impecável, e se eu poder, para o ano lá estarei, porque, sem duvida, no Porto e nesta prova em particular os atletas sentem-se acarinhados e incentivados a voltar.
Fernando Andrade
20-06-2006, 10:16
Depois do excelente espectáculo a que tivemos oportunidade de assistir na Cidade do Porto, julgo que seria da máxima justiça reconhecer o mérito, a competência, a grandeza de uma Organização que já deu mais que provas que percebe do assunto.
Custa-me, pois, que no forum vizinho, apareçam atletas supostamente de elite, que sejam incapazes de ter uma palavrinha simples de apreço pelo trabalho efectuado, preferindo atentar no pormenor ridículo que apenas visa descredibilizar uma Organização exemplar, indo ao ponto de dizer que "não faltaria aí quem organizasse melhor".
Apetece dizer palavrão!
Nós, que gostamos de correr, sejamos dignos de organizações como esta, em que tudo foi cuidado para nos servir.
E quer se goste, quer se não goste do Jorge Teixeira, haja, pelo menos a seriedade de reconhecer que o trabalho feito pela sua equipa, tem a qualidade que todos desejamos.
Abraço.
Ana Pereira
22-06-2006, 13:58
A Corrida tem transmissão televisiva no dia 2 de Julho à tarde, na RTP2.
zeprunning
22-06-2006, 16:08
Boa tarde,
Adorei a prova o unico apontamento que faço é o facto da organização ainda não ter contratado nenhum serviço de fotos de atletas, penso que as fotos disponibilizadas no site do runporto são insuficientes.
A meu ver a dimensão da prova justifica esse serviço.
Obigado e bons treinos.
Jorge Teixeira
30-06-2006, 12:49
Domingo dia 2 de Julho de 2006, 18h00, Transmissão no canal 2, da 4ª. Corrida de 15km mais rápida do Mundo, a 7ª. EDP, Corrida festas Cidade do Porto, realizada a 18 de Junho passado.
Jorge Teixeira
02-07-2006, 18:20
Para Conhecimento do fórum, passo o texto que enviamos, por e-mail, à RTP.
-----------------------------------------------------------------------------------
Boa tarde
Não gosto de ser enganado, e por consequência, enganar terceiros.
A RTP, é também patrocinadora dos eventos que organizo, a saber:
EDP Corrida das Festas Cidade do Porto, e EDP Maratona do Porto.
Por isso, deveriam ter um pouco mais de cuidado, face à responsabilidade que
isso acarreta a ambas as partes, pois pelo nosso lado, nós cumprimos.
Os Srs. mandaram-me por email, e no vosso site, anunciam a já tardia passagem
do magazine da 7ª. EDP Corrida das Festas Cidade do Porto, e em face disso,
avisei todos os interessados, inclusive, patrocinadores, para que vissem a
referida projecção, e o que é que se viu, com o devido respeito, Atletismo
em Castelo Branco.
Mereço uma explicação, e algo mais, pois sinto-me enganado, mas muito pior,
por vossa culpa, enganei terceiros, com os reflexos que daí pode advir.
Irei proceder em conformidade.
Cumprimentos,
Jorge Teixeira
Joaquim Margarido
02-07-2006, 18:56
Enganados sim, mas não por si, caro Jorge Teixeira! Alías, já nada espanta no serviço público de televisão, pago por todos nós e que não serve, ponto, parágrafo.
Enfim, acabei por ver os 10 kms de Castelo Branco, uma prova na qual estive para me inscrever, só não o fazendo à última da hora por questões de saúde. Gostei da reportagem, de ver como a modalidade (ainda) chega ao interior, o apoio da autarquia e a presença dos meninos da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral. Gostei de ver as pessoas a caminhar e a conviver em torno dum ideal que também é de vida.
E gostei das palavras do Dionísio Castro no final, só que acho que não percebi muito bem o que ele disse. Ele falou em 1280 participantes? Repito: 1280 participantes? Bom, não me atrevo a duvidar das palavras do Dionísio Castro mas retiro o que disse sobre a Reportagem. Afinal prestou mais uma vez um mau serviço ao atletismo, escondendo (?) completamente a verdadeira dimensão deste evento espectacular(?!).
Saudações atéticas.
JOAQUIM MARGARIDO
Eduardo Santos
08-07-2006, 09:42
Finalmente será hoje a transmissão da corrida das Festas Cidade do Porto!!!
8 de Julho 2006
Canal 2
15.25
A não perder!!!!
Orlando Duarte
18-06-2007, 22:13
Domingo 9 horas, chove torrencialmente, rajadas fortes de vento, mas os colaboradores da organização continuam a preparar tudo como se raiasse um lindo dia de sol. Momentos antes da partida são feitas duas homenagens. Uma a título póstumo, com um minuto de silêncio, a um jovem atleta falecido no dia anterior, vitima dum acidente de viação. A outra, a um grande atleta que está vivo e bem vivo: o sportinguista Armando Aldegalega. Esta homenagem é de todo justa e, para mim, ainda tem mais significado se reparamos que é feita por uma organização da cidade do Porto. Está de parabéns Jorge Teixeira por esta feliz iniciativa. Há que fazer o reconhecimento àqueles que tudo deram ao atletismo. Armando Aldegalega, figura franzina, discreto, modesto e sempre com uma postura muito correcta, está no atletismo como atleta, há mais de cinquenta anos! Que melhor exemplo a modalidade poderia exibir?!!!
Perto da hora da partida o tempo melhora e decide dar tréguas aos organizadores e atletas, pára a chuva, o sol aparece, mas o vento, apesar de abrandar um pouco continua forte. Na linha do que a Runporto já nos habituou, não faltou nada naquela logística: trânsito totalmente cortado, WC de apoio, bons e fartos abastecimentos, camisola antes e depois, sacola com muitas bebidas, e por fim, até há direito a massagens! Tudo 5 estrelas!
Foi a primeira vez que fiz este percurso. Em termos de beleza paisagística é magnífico. O perfil é praticamente plano, o que o torna muito bom para obter-se bons tempos (se não houver vento). Mas, e há sempre um mas, aquele empedrado junto à fortaleza, sobretudo no regresso que é ligeiramente a subir, penaliza um pouco o percurso. Por fim, houve o vento, apesar de ser um percurso de ida e volta, está quase sempre contra.
Estava a contar fazer entre 1h02m/1h03m, fiz 1h05m53s. Tendo em consideração a marca do primeiro classificado, que fez, certamente, mais 1m30s/2m que o seu potencial, considerando ainda a minha participação, na véspera à tarde, nas 24 horas de Valadares e as circunstâncias climatéricas já referidas, fico satisfeito com a minha participação que foi uma mais valia para o excelente fim-de-semana que passei entre amigos do norte!
Um Abraço.
Orlando Duarte
Fernando Andrade
19-06-2007, 10:29
Correr no Porto, tem sido, para mim, um privilégio, por todas as razões : Porque gosto de correr, porque gosto do Porto e, acima de tudo, porque gosto da organização das diferentes provas em que ali participei: -Festas da Cidade; Maratona; S. Silvestre, Corrida do Dia do Pai.
Neste fim-de-semana, foi a Corrida das Festas da Cidade, na sua 8ª Edição.
As condições meteorológicas foram hostis! Não para quem correu (pois registou-se uma “aberta” durante a Prova) mas para quem teve a gigantesca responsabilidade de pôr de pé, todo o cenário inerente à corrida. Para os atletas tudo foi simples: chegar, equipar e correr (uns mais depressa que outros). Para eles, mesmo que chovesse, tudo estaria bem. Usufruíram, como gostam, de uma “festa” que só foi possível porque gente com espírito de missão, “repassados até aos ossos”, enfrentou a intempérie para montar tendas, palcos, pórticos, baias de protecção, som, sanitários, etc. etc.
Houve mérito naqueles que, com grande esforço físico, foram os vencedores da corrida. Parabéns para eles e para elas!
Mas, sem dúvida alguma, os outros grandes vencedores foram aqueles que, mesmo em condições climatéricas tão adversas, demonstraram estar ao melhor nível na organização de um grande evento desportivo.
Foi, sobretudo, a pensar nessa brava gente, que fiz este pequeno apontamento. É que, pode haver quem não o diga, mas todos os atletas reconhecem esse esforço dos que “correram” de outra maneira.
Um grande abraço para todos eles.
PAULO RODRIGUES
19-06-2007, 21:41
Queria por este meio dar os meus sinceros parabéns ao Jorge Teixeira e á sua equipa,pela excelente jornada que me/nos proporcionaram.
Apesar da alteração ao percurso consegui fazer o meu melhor tempo(1h06m27s-no meu cronometro) desde que participo nesta prova(2002).
Só gostava de sugerir que fossem editadas no site da Runporto mais fotografias,pois gosto de apreciar as "carinhas" durante o esforço.
Um abraço
Paulo Rodrigues
vBulletin v4.0.2, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.