PDA

View Full Version : 2ªMaratona!!!

Helder Jorge
13-07-2006, 11:36
Esta é para fazer toda a correr :D :wink: :D !!! Pelo que será a 1ªMaratona em corrida continua!

Após uma uma análise do treino efectuado para a 1ª maratona cheguei às seguintes conclusões:

O treino foi um pouco saturante.
O treino conteve elementos repetitivos que podem ser retirados.
O treino não se focou no trabalho de velocidade e limiar aerobio.
O treino acabou por ter poucos treinos com distâncias acima de 25Km.
Os treinos longos foram feitos a ritmos muito baixos.

Assim, como eu e a Eliana queremos pedalar além de correr e como queremos participar na maratona para desfrutar da distância e ficar perto das 4 horas; o nosso treino terá dois dias de treino cruzado (bicicleta ou outros 8) ) e apenas 3 dias de corrida (mas de qualidade :wink: ):

3ªFeira - Séries variadas:

10 ou 12 X 400m
7 ou 8 X 750/800m
5 ou 6 X 1000m
3 ou 4 X 1500/1600m

5ªFeira - Tempo-Runs:

Entre 5 e 16Km (entre o ritmo de 10km e o ritmo de maratona)

Domingo - Corridas longas:

Entre 16Km e 32Km (evoluindo para o ritmo de maratona)

Em relação a provas, estou a pensar em 4: Trilhos do Monsanto, S.João das Lampas, Vasco da Gama e Ovar

Boas Corridas!!! !\://

lacerdov
15-07-2006, 00:12
Gostava que me explicasse o que quer dizer:

"ritmo de 10km"

à media de 10km /hora???

Obrigado...

Helder Jorge
15-07-2006, 14:28
Realmente ficou confuso.

Quando escrevo ritmo de 10km; quero dizer que nos treinos de ritmo mais curtos 5-6Km, pretendo manter o ritmo de uma prova de 10Km.

Os treinos de ritmo entremédios, 8 a 11Km serão feitos ao ritmo de meias-maratonas.

Ritmo de maratona será para os treinos de ritmo mais longos, 14 a 16km.

Acho que agora ficou mais claro.

Serafim Lourenço
15-07-2006, 14:44
Recordo-me de ter lido que o Helder na sua 1ª maratona ficou decepcionado com a sua prova.

Já li algures, que está há muito a treinar para a maratona do Porto.

A minha questão, se é que me é permitido? - o que vai fazer de diferente em relação ao plano de treino que seguiu para a sua 1ª maratona.

Um abraço e bons treinos
Serafim Lourenço

Helder Jorge
15-07-2006, 19:03
Aqui fica a transcrição do que escrevi sobre a nossa 1ªMaratona

A nossa primeira Maratona!!!

Sim, do Helder e da Eliana, porque foi juntos que a preparámos e foi juntos que a fizemos!!

Espero que seja a primeira de muitas!!!

Tenho sentimentos muito dispares sobre esta maratona: feliz de a ter completado com implicações surpreendentes e triste por termos tido um resultado abaixo das nossas reais capacidades.

Como podem imaginar quando corro com a Eliana, a minha corrida nunca é solitária, é sempre solidária. Só que desta vez ficámos os dois sós ao longo daquelas avenidas entre Belém e o Parque das Nações...

É melhor começar pelo principio...

Chegamos à zona da largada às 8h56m e assim passado um instante lá vamos nós. E eu que pensava (usando as palavras do Jorge Teixeira), como será este melão. Parto decidido a controlar o ritmo e a mantê-lo dentro do previsto, mas onde estão as marcações???

Aos 5Km fico a saber que vamos abaixo de 5'30''/Km (iamos a 5'27''), continuo a perguntar à Eliana se ela vai bem. Sim, tudo bem, responde.

Depois do Marquês, falo com um alemão que pensava que estava nos 10Km, quando percebeu que para a expo faltavam mais 10 km acabou por sair da prova.

Aos 10Km na mesma média passámos. Com a Eliana? Tudo bem.

Nos 5 km seguintes a Eliana começou a reduzir o ritmo, mas nada de preocupante. Falo com um tipo que ainda não sabia que iamos até ao estádio nacional. Era cá um chato!!!

Dos 15km até à meia o ritmo voltou a ser mais lento e ai comecei a ficar preocupado. Passou a Célia Azenha que até constatou esse facto. Passa o Fernando e logo a seguir o Eduardo.

Até aos 25 km o ritmo caiu outra vez e assim eu pensei; já não vamos para menos 4h12m (nunca saberei).

Ao km 26 a Eliana pára, estava com dores no tornozelo!! E eu pensei, ok, já não é desta! Disse então - se não consegues continuar vamos desistir desta. A verdade é que estava a sentir-me mesmo em baixo.

Não parámos, continuámos a andar, a andar, a andar, a correr um pouquinho, a andar, e a correr mais um pouco e a andar outra vez... e assim passaram os trinta, os trinta e cinco, os quarenta e por fim a Meta.

Foi a alegria da chegada com as palmas das grandes personalidades que esperavam por nós!! O meu agradecimento a essas pessoas que viram chegar um casal ao fim da sua primeira maratona em 4h38m.

Depois do tormento das dores que senti ao longo da tarde e da noite e da tristeza da corrida ter sido menos conseguida, chegou segunda-feira. Ao meio-dia ligo o computador para ver os resultados, eram tão poucas mulheres...???...escalão feminino dos 35 aos 40...só uma concorrente completou a prova...A Eliana Pegoretti!!!

Pois é... a primeira maratona valeu 750 euros!!!

E esta...

Helder Jorge
15-07-2006, 19:22
Desde que completámos a nossa 1ªMaratona, eu e a Eliana, pensámos imediatamente em participar na Maratona do Porto.

Isto porque a primeira não correu como nós mais gostariamos, devido a uma dor no tornozelo, a Eliana teve de continuar até ao fim em caminhada/corrida.

Essa vontade foi explicitada por mim aqui no Forum por algumas vezes.

No seguimento dessa vontade enviámos a nossa incrição e começámos o treino esta semana.

Helder Jorge
15-07-2006, 19:28
Repetição da 1ªMensagem (Apenas para os mais distraidos)

Esta é para fazer toda a correr!!! Pelo que será a 1ªMaratona em corrida continua!

Após uma uma análise do treino efectuado para a 1ª maratona cheguei às seguintes conclusões:

O treino foi um pouco saturante.
O treino conteve elementos repetitivos que podem ser retirados.
O treino não se focou no trabalho de velocidade e limiar aerobio.
O treino acabou por ter poucos treinos com distâncias acima de 25Km.
Os treinos longos foram feitos a ritmos muito baixos.

Assim, como eu e a Eliana queremos pedalar além de correr e como queremos participar na maratona para desfrutar da distância e ficar perto das 4 horas; o nosso treino terá dois dias de treino cruzado (bicicleta ou outros) e apenas 3 dias de corrida (mas de qualidade):

3ªFeira - Séries variadas:

10 ou 12 X 400m
7 ou 8 X 750/800m
5 ou 6 X 1000m
3 ou 4 X 1500/1600m

5ªFeira - Tempo-Runs:

Entre 5 e 16Km (entre o ritmo de uma prova de 10km e o ritmo de maratona)

Domingo - Corridas longas:

Entre 16Km e 32Km (evoluindo para o ritmo de maratona)

Em relação a provas, estou a pensar em 4: Trilhos do Monsanto, S.João das Lampas, Vasco da Gama e Ovar

Boas Corridas!!!

Helder Jorge
11-10-2006, 13:44
Para esta maratona seguimos um tipo de treino bem diferente.

Em Agosto o plano foi para as urtigas e o treino "cruzado" não teve a frequência que eu gostaria, ainda assim:

Com apenas 3 dias de corrida foi possível evitar a saturação sentida pela Eliana nos treinos para 16 de Abril.

As séries foram úteis para aumentar a potência muscular, que penso estar agora a "vir ao de cima". Ainda assim penso que poderiam ter focado mais o limiar aeróbio, porque foram feitas acima deste para depois descansar em caminhada.

As corridas de ritmo foram muito confusas ainda por cima com as medições trocadas. São um aspecto a focar em treinos futuros.

Os treinos longos foram positivos porque permitiram desenvolver o factor psicológico necessário para não deixar o ritmo ir muito abaixo.

As provas tiveram altos e baixos, mas penso que os resultados da Eliana na Vasco da Gama e em Ovar são boas indicações dos resultados do treino.

Como conclusão desta pré-avaliação, o treino aparenta ter produzido as adaptações necessárias. Será que com três treinos de corrida semanais se pode fazer uma "boa" maratona???

O exame final é no Domingo e a verdadeira avaliação é o resultado na Prova!

Fernando Andrade
11-10-2006, 14:19
Caro Helder

Na minha opinião a 1ª Maratona faz parte do treino para a Maratona!

Podemos treinar muito para essa primeira experiência, mas a avaliação dos resultados só poderá ser feita depois. São muitas as condicionantes para além do treino, que interferem no resultado da Maratona.

Mas é giro fazer-se a análise do nosso desempenho à posteriori : -parti muito rápido; parti muito lento se não era capaz de fazer melhor tempo; tive que parar com uma "indisposição" intestinal; bebi água demais e depois senti um desconforto lixado no estômago que me obrigou a abrandar o andamento; não devia ter tomado o pequeno almoço tão tarde, que veio a provocar-me a dor de burro quando eu até ia bem; fiz mal em ter ido com um grupo que levava um andamento que me iludiu e depois estoirei...

Enfim, a Maratona, mais do que uma prova de atletismo, considero-a um excelente exercício de autocontrole em que as nossas capacidades físicas e psíquicas (ambas treinadas) são postos à prova.

Domingo, lá estaremos no Porto . Mas olha que essa de fazer um treino de 4h a 3 dias da Maratona ...não sei, não!

Para o Helder, Eliana e todos os outros que estiverem no Porto, desejo uma óptima Maratona.

Um grande abraço.
Fernando Andrade

Helder Jorge
11-10-2006, 17:47
Eu usei tudo o que se passou antes e durante a 1ª Maratona para preparar a 2ªMaratona.

Para mim o processo de treino faz parte da grandeza emocional da Maratona!

Acho natural, até essencial, avaliar o processo de treino antes da maratona. É essa avaliação que me permite fixar objectivos para o prova.

No final vou comparar o resultado obtido com os objectivos fixados. Será essa comparação que permitirá uma reflexão final sobre toda a viagem.

Na primeira maratona, devido a uma lesão completamente inesperada, não foi possível comparar os objectivos com o resultado. Espero que desta vez seja diferente.

P.S. - Querem que eu faça um treino de 4horas????Agora????Voçês estão mas é malucos!!!!! :twisted:

LuisMiguel
11-10-2006, 17:57
Às vezes a melhor maratona é justamente...a primeira. Porque simplesmente não sabemos como o corpo reage a partir dos 21km. pode ser melhor, pode ser pior, mas antes de fazermos, nunca o sabemos. Nas maratonas seguintes, corre-se o risco de elevar demasiado a fasquia (que não é o vosso caso), quer nos treinos, quer na prova e depois a coisa não corre tão bem, os tempos de passagem não são os planeados, os nervos embrulham-se com as pernas e adeus ò maratona !
Independentemente do tempo previsto, é essencial um treino e kilometragem adequada para o tipo de prova. Isso sem duvida !
Até Domingo !

Helder Jorge
16-10-2006, 19:33
A 3ªMaratona do Porto gravou no meu ser a sensação de ser um maratonista.

Completar os 42,2km em 4h18m com o deslumbramento de correr quilometro atrás de quilometro de forma leve e quase etérea! Perdido na maravilhosa paisagem! 4h e 18m de deleite!!!

É muito bom ser um corredor!!! Especialmente quando se corre pelo prazer da corrida. A corrida desportiva/recreativa é uma actividade sublime! E numa bela maratona encontramos um expoente máximo de elevação fisica e espiritual!

Vou ser principiante durante mais umas quantas maratonas, mas...

No meu coração esta será sempre a PRIMEIRA!!!

Helder Jorge
01-02-2007, 10:08
Acordámos e tomámos o pequeno-almoço. Felizmente nunca tivemos problemas de digestão durante uma prova. Normalmente o pequeno-almoço são cereais, sumos ou yogurtes. Também um pouco de café, por ser habitual.

Chegados à partida. Erro de principiantes, tinhamos esquecido os alfinetes. Lá andámos ás voltas, e a solução foi agrafar os dorsais!

Tudo pronto e partida! Como é habitual devemos ter partido a uns 5'35''/Km. E eu a ouvir a respiração da Eliana. O problema é que a respiração dela é sempre um pouco "ruidosa". Assim tenho de perguntar se está tudo bem. Desta vez até tentei abrandar, mas ela seguiu... Como ela tinha feito meias-maratonas a 5'20''/Km, eu esperava que o estouro não fosse muito grande.

E lá seguimos com algumas variações de ritmo devido a questões de natureza fisiológica de dificil solução... Isto porque por vezes a "logistica da equipa" se esqueçe destes pormenores! A salvação foi um café perto da travessia para Gaia, onde a Eliana entra disparada, e o pessoal pensou que ela estava a fugir da corrida!
E eu cá fora a correr no mesmo sítio, e a vê-los passar, dizia - Estou à espera!
Quando olho para a frente já lá ia a Eliana. Por pouco não ficava ali à espera o resto da maratona!

Passamos para Gaia e era o pessoal todo a correr em cima dos passeios deixando a estrada de empedrado vazia. Bizarro!

Olha o Eduardo e o Fernado Sousa e o Fernado Andrade e o João Hébil e o Luís Miguel e o Vitor Silva e a Célia Azenha e o Álvaro, quer estejam à minha frente (a maioria ) ou atrás de mim, eu tento incentivar toda a malta que conheço melhor. Chegamos à meia com 2h2m.

A Eliana já tinha abrandado mas achei que dava para manter os 6'00''/Km. Estava errado e o ritmo foi baixando, aos 25Km uma ligeira caminhada para tentar recuperar, mas a velocidade foi diminuindo e aos 30km nova caminhada. Perto dos 32km a Eliana confessou que as pernas já não estavam a responder. Penso que as reservas energéticas tinham acabado, essa é a adaptação que ainda não conseguimos promover - a consolidação de reservas energéticas para longas distâncias.

Passa o Álvaro na conversa com a Carla Hayes!

Dai para a frente disse à Eliana: Agora são 5min de corrida e 5min de caminhada. E lá fomos com o esforço e a dedicação da mulher que eu amo, até aos 40Km onde a Eliana passou a andar mais do que correr. O cansaço era mais forte e eu continuei a incentivá-la até conquistarmos pela segunda/primeira vez a maratona!

4h18m - menos 20min. do que a primeira, mas mais 6min do que o objectivo.

Apesar das dificuldades para mim foi uma maratona maravilhosa! Onde posso dizer que corri com prazer! A segunda que foi primeira!