PDA

View Full Version : Garmin Forerunner 305

lacerdov
14-02-2007, 00:24
Olá a todos,

Possuo um relogio/gps forerunner 305, mas não sei como imprimir os mapas, do percursos que vou gravando,das provas e dos treinos?
Será falha no software do equipamento??

no programa que instalei no pc não encontro a opçao de imprimir, será que instalei correctamente o programa??

preciso de ajuda!
Um abraço,
Bons treinos e boas Corridas

Paulo Silva
14-02-2007, 00:42
Espero que isto ajude:

Satsignal Lda. - Equipamentos de Comunicações e de Navegação, Lda

Morada: Estrada do Outeiro de Polima Lote 11-1D
Abóboda 2785-521 S.Domingos de Rana

Departamentos

Comercial

214 447 460/1
comercial@garmin.pt

Técnica

214 447 462
tecnica@garmin.pt

Marketing

214 447 463
marketing@garmin.pt

Facturação Informatica

214 447 464
apoio@garmin.pt

Fax:

214 447 469

E-mail:

garmin@garmin.pt

http://www.garmin.pt/index.asp

lacerdov
15-02-2007, 13:27
Paulo,
Obrigado pela dicas!

bons treinos e boas corridas

Rui Lacerda

Tiago Branco
05-04-2008, 20:14
Alguém pode dizer-me se o Forerunner permite importar trakcs?
Obrigado
Tiago

lacerdov
07-04-2008, 16:36
Importar corridas? sim podes.
tens ver como no teu garmin!
ou copiar ficheiros da net!

abraços,
para duvidas manda msg ao Luis miguel (tigre da siberia)
ou ao nuno lopes , aqui do forum!

Rui lacerda

Nuno Lopes
07-04-2008, 19:35
Grande Rui,
se instalares o software nº1 para o garmin (por acaso até é de borla-sporttracks), e ao fazeres o download dos treinos, ele dá-te tudo e mais alguma coisa. Incluindo as imagens de satelite. Permite tambem gravares o percurso em formato de fotografia, e imprimires, tal como fazer relatorios mensais, anuais, semanais, etc.
instala, dá uma vista de olhos, e vais ver que nao queres outra coisa.
O software de origem, é so mesmo para ir fazendo o backup.
Atencao que o sporttracks (ultima versao) grava tudo para um só ficheiro também.

http://www.zonefivesoftware.com/SportTracks/

abraço
Nuno

Tiago Branco
08-04-2008, 19:40
Nuno e lacerdov, Obrigado!

Entretanto encontrei este link com um apresentação bastante atractiva de um software que deve ser semelhante ao que o Nuno refere..
Mas já percebi que não é o software que usam.. conhecem este e preferem o sporttracks, ou não conhecem este?

http://www.motionbased.com/info/product/view.mb?tile=info.product.demo

http://www.motionbased.com/info/gps/view.mb?tile=info.gps.forerunner205_305

Cumprimentos!
Tiago

Nuno Lopes
08-04-2008, 19:46
Viva,
esse tambem é bom, mas apenas leva uns quantos treinos. Depois se quiseres colocar mais, tens de pagar.
O sporttracks é quase usado por 99% do pessoal. Mas cada um escolhe o que mais gosta, né?

NUno

Albertornunes
11-12-2008, 23:39
Grande Rui,
se instalares o software nº1 para o garmin (por acaso até é de borla-sporttracks), e ao fazeres o download dos treinos, ele dá-te tudo e mais alguma coisa. Incluindo as imagens de satelite. Permite tambem gravares o percurso em formato de fotografia, e imprimires, tal como fazer relatorios mensais, anuais, semanais, etc.
instala, dá uma vista de olhos, e vais ver que nao queres outra coisa.
O software de origem, é so mesmo para ir fazendo o backup.
Atencao que o sporttracks (ultima versao) grava tudo para um só ficheiro também.

http://www.zonefivesoftware.com/SportTracks/

abraço
Nuno

Caro Nuno Lopes,
Sou novo no forum, e adquiri muito recentemente um Garmin forerunner 305, muito tenho lido com atenção sobre software para treinos e são diversos, no entanto o sporttracks parece-me de facto uma excelente opção, estou dando os primeiros passos, precisando de ajuda nomeadamente: 1- em que formatos posso importar as fotografias aéreas?
2-Se é permitido importar formatos Mr.Sid, tif ou jpeg ? 3-Os mapas simplesmente scanarizados como poderei importar para o SportTracks, que procedimentos terei que fazer? 4-imprimir os percursos de treinos sobrepostos nos mapas, isto é possivel? caso afirmativo como fazer?
Desde já agradeço a sua ajuda.
Cumprimentos
Albertornunes

Albertornunes
14-12-2008, 11:48
:3_8_14: Ajuda,

Muito recentemente comprei um Garmin Forerunner 305, instalei o programa Garmin Treiner Center que vem juntamente com Forerunner no meu Sony Vaio com o Windows Vista instalado, deparei-me com com um erro produzido MICROSOFT VISUAL C++ RUNTIME LIBRARY !!, já o reinstalei e nada, não sei como resolver este erro e gostaria de ter ajuda do forum, de algum membro que tivesse tido esse erro e de que forma poderei resolver este incomodo erro, desde já agradeço ajuda.

Melhores cumprimentos
Albertornunes

LuisMiguel
14-12-2008, 15:18
:3_8_14:

Muito recentemente comprei um Garmin Forerunner 305, instalei o programa Garmin Treiner Center que vem juntamente com Forerunner no meu Sony Vaio com o Windows Vista instalado, deparei-me com com um erro produzido MICROSOFT VISUAL C++ RUNTIME LIBRARY !!,

1 - Usar o Sportracks em vez do Garmin Training Center

2 - Deixar de usar o Vista. Montes de erros e falta de drivers adequados ao software.

Nuno Lopes
14-12-2008, 19:50
Amigo,
tenta o seguinte com o vista:
faz o download da nova versao do training center do garmin. vai ao site faz o download.
instala por cima do que ja tens, e liga depois o relogio.
Se nao der, desinstala (primeiro tenta fazer um backup dos treinos, se os tiveres registados como e logico), e instala a nova versao de fresco.

em principio a ultima versao ja deve vir preparada com os drivers para o Vista.
Esse erro é dos drivers.

abraço
Nuno

rmendes
14-12-2008, 20:09
Boas,

Estou a pensar em comprar um relógio com GPS (a ver se acerto com os Kms das corridas) mas não seio que comprar. Será que alguém me pode dar alguma sugestão sobre marca, preço e local onde comprar?

Obrigado

lacerdov
14-12-2008, 20:37
Caro amigo,
Para mim o melhor é o Garmin forerunner 305, tem outra versao,o Garmin Forerunner 405, actualizado em 2008, este é mais bonito e maneirinho.
Se Rmendes pensa em comprar o 305 é mais em conta!
Envie-me uma mensagem privada,e eu envio-lhe um contacto, passo a publicidade!

Bons treinos e boas provas,
Rui Lacerda

rmendes
14-12-2008, 21:33
Obrigado pela dica Rui

artur l. m. rodrigues
14-12-2008, 22:17
Boas pessoal das corridas
Venho dar a minha opiniao sobre o garmin
305 e 405 pois tenho os 2,gosto mais do 305 e mais pratico,mais facil de lidar,o 405 com sistema tactil e um pouco complicado,tem menos autonomia,pois nao se desliga,tem a vantagem,da melhor luz e a passar os dados para o pc e canja.Mas ainda estou a adaptar-me ao 405,por isso e so uma opiniao.

ArtuRodrigues

Albertornunes
18-12-2008, 18:48
Caro Nuno
Afirmativo, RESOULTOU a sua dica, uma simples actualização disponivel no site da Garmin resolveu o assunto, a resposta da Garmin ao meu pedido de ajuda também foi super rápida tal como a do Nuno, NOTA 20. + Obrigado, fica aqui esta nota que julgo ser de informação útil.

Jose Manuel Andrade
05-01-2009, 21:56
Boas pai natal trouxe-me um forruner 305.
mas nem tudo sao rosas. Nao consigo gravar, imprimir,enviar,etc. os mapas dos percursos, ritmos etc.
Ou seja so consigo ver tudo isso no training center.
será que alguem me pode ajudar??
Boas corridas.
Jose Andrade

Vitor Dias
07-01-2009, 11:27
Viva

Usa o Sportracks (gratuíto). A propósito, escrevi acerca dele hoje mesmo:

http://www.correrporprazer.com/2009/01/software-gratuito-registo-de-treinos-sporttracks/

Estou contentíssimo com o 305. Sem ele e sem o Sportracks, a corrida não seria a mesma coisa para mim....

Cumprimentos

Jose Manuel Andrade
11-01-2009, 21:25
Mais uma vez agradeço a tua resposta.~
Mas tenho um problema, com qualquer dos programas, sportracks e o que vem com o garmin.
Importo os dados para o pc fica no historico, mas nada mais consigo fazer dos dados, mesmo gravando uma copia de segurança, posteriormente nao consigo abri-lo.
Não tenho programa ja procurei na net mas nada. será que me podes ajudar? com que programa abres o teu?.
Obrigado
Boas corridas
Jose Andrade
http://andradejm.blogspot.com

Vitor Dias
12-01-2009, 08:54
Eu uso o programa que vem com o Garmin apenas para programação de treinos (series principalmente).

Uso o Sporttracks sem qualquer tipo de problemas e restrição. Importo, mudo o que quero mudar, e tudo rola sem problemas.

Nunca ouvi falar desse teu problema. O ficheiro não estará protegido, ser só de leitura ou não teres permissão de acesso ao mesmo?

Cumprimentos

lpinto
16-01-2009, 00:00
Boa noite a todos.

Já alguém experimentou o forerunner à chuva? É que estou com receio de o expor às famosas pingas.
Por acaso já tiveram essa experiência? Correu sem problemas? E o gps funciona bem?

Cumprimentos.

LP.

Pedro Veiga
16-01-2009, 00:27
Tenho o meu GPS desde Maio 2008 e já andei com ele a chuva várias vezes. Até hoje ñ tive nenhuma avaria devido a água. Tive sim um bug, depois de carregar as baterias, ñ ligava! :schla23: 2 dias de descanso o gps reanimou sozinho... :palmas:

Vitor Dias
16-01-2009, 11:16
Viva

O meu tem apanhado chuva com fartura e nunca tive problemas. Tenho vários colegas que também têm e nunca vi nenhum queixar-se. Eu ainda faço mais, mesmo quando não apanha chuva eu dou-lhe banho debaixo da torneira no final de quase todos os treinos (normalmente está cheio de suor).

Cumprimentos

LuisMiguel
16-01-2009, 11:31
O meu 305 está com um problema : a tal autonomia de 8 horas (já aguentou 9h30 sem pestanejar), ultimamente ficou drasticamente encurtada. Parece um telemóvel com bateria viciada : carregado dura umas 2 horas.
Contactada a Garmin recebi a seguinte informação : após o treino o 305 tem de estar sempre ligado à corrente, (seja na entrada USB do computador, seja no adaptador de corrente) no respectivo dock. Estranho...Segundo o técnico é uma "particularidade" deste modelo.

Bom, lá vai o meu 305 ter de ir ao "médico"...Gadgets !!! :3_8_14:

lpinto
16-01-2009, 15:13
Bom, então parece que o aparelho não se constipa com a chuva. Ainda bem. Estava com algum receio de correr com nessas condições.

Um abraço a todos e bons treinos.

LP. (um caloiro muito fraquiiiiiiiiinho nestas lides das corridas)

José domingos louro magro
16-01-2009, 15:40
Bom, então parece que o aparelho não se constipa com a chuva. Ainda bem. Estava com algum receio de correr com nessas condições.

Um abraço a todos e bons treinos.

LP. (um caloiro muito fraquiiiiiiiiinho nestas lides das corridas)

LP não há fraquinhos a correr,há sim menos rápidos enquanto não acordam a velocidade que há dentro de cada um :biggrin: :biggrin:

Abraço e bons treinos e claro provas também
Zé Magro

Jose Manuel Andrade
16-01-2009, 18:25
Boas.
O meu tem andado há chuva e até agora nada de anormal se passou. Quanto ao GPS trabalha bem, costumo treinar na mata no monsanto e mesmo no meio das arvores nao perde o sinal, a unica coisa que acontece e ao ligar demora algum tempo a localizar os satelites,nao sei se são todos assim.Mas também tenho um problema quando gravo o historico como copia de segurança nao consigo depois abrir. ou seja só vejo o histórico no pc que uso para receber do relógio. não consigo levar para outro. já experimentei no vista e no xp.
Bons treinos.
Jose Andrade
http://andradejm.blogspot.com/

monxas
19-01-2009, 23:41
Hoje chegou cá a casa um 305. Já estive a instalar o software no pc e amanhã vou testá-lo. Resta saber se será à chuva ou debaixo de neve. :icon_razz:

lpinto
20-01-2009, 09:46
Hoje chegou cá a casa um 305. Já estive a instalar o software no pc e amanhã vou testá-lo. Resta saber se será à chuva ou debaixo de neve. :icon_razz:

Independentemente do estado do tempo, o que interessa é dar uso ao "bicho". Boa sorte.

LP

monxas
20-01-2009, 22:12
O "bicho" foi usado e portou-se bem, o mesmo não se pode dizer de mim. Parece que é desta que vou começar a saber se os treinos estão a fazer efeito. :1148:

vitmar
21-01-2009, 22:14
[quote=Jose Manuel Andrade;55693]Boas.
O meu tem andado há chuva e até agora nada de anormal se passou a unica coisa que acontece e ao ligar demora algum tempo a localizar os satelites,Jose Andrade

Amigo

Resolvi esse problema colocando o relogio no chão. `não demora mais que meio minuto se tanto.

Um abraço
Vitor Martins

Vitor Dias
22-01-2009, 12:29
Viva

O meu demora bastante tempo principalmente de estiver junto a prédios e com o tempo nublado.

No entanto parece ter lógica o que o VitMar diz. Ultimamente ponho-o do lado de fora da janela enquanto me equipo e quando o vou buscar já rola.

Cumprimentos

jaime domingos
22-01-2009, 14:00
olá boa tarde,podiam me esclarecer uma duvida pelo que li aqui varios corredores usam o forerunner305,vale a pena comprar o 405HRM e qual a diferença com o 405 ou o melhor é mesmo o 305.
um abraço

lacerdov
22-01-2009, 14:32
O 405 é mais bonitinho, mas eu não despenso o meu 305!
Só talvez lá pro natal de 2009!
Quando o 405 estiver mais barato!heheheh

abraços

artur l. m. rodrigues
22-01-2009, 22:13
Bem,JAIME, tenho o 405 hrm e esta a ser dificil a adaptacao,se fosse hoje nao o tinha trocado pelo 305,alias estou a pensar em comprar novamente o 305.
Abraço

ArtuRodrigues

Jose Manuel Andrade
24-01-2009, 20:13
Boas corridas a todos.
será qua alguem me ensina a inserir um track no 305?
se nao for pedir muito será que me podem enviar algum aqui da zona de lisboa?.
já tentei fazer o downlod do jamor em festa mas nada....
obrigado
http://andradejm.blogspot.com

Albertornunes
26-01-2009, 18:21
Com alguns percursos em memoria no FR 305, decidi escolher um desses percursos escolhendo "Efectuar Percurso" iniciei a corrida em treino, passando pelos primeiros pontos, isto é, passados cerca de 0,30` inclusivé o FR emitindo o bip sonoro que lhe é caracteristico indicando essa passagem, até aqui nada de anormal só que depois ficou cego! o visor ficou com o fundo azulado, mas com alguma luz esverdiada (pouca) á volta da caixa, nota-se que não desligou! verdade é que mesmo primindo "Stop", nada, desliguei o FR e voltei a ligar, a primeira coisa que apareceu foi o tempo efectuado bem como todos os pontos, nada ficou perdido, esta situação é a 2ª vez que acontece!
1-Seria suposto quando se desliga o FR e volta a ligar ele ficaria pronto para nova actividade sem recuperar dados anteriores.
2-Será falta de capacidade de memória para armazenar + PERCUROS?

Agradeço ao forum ajuda
Cumprimentos
Albertornunes

Albertornunes
17-02-2009, 13:02
:8_1_221:

Tenho lido no forum algo sobre concelhos sobre bateria do Garmin forerunner 305, menos correcto, junto em anexo informação da Garmin Europa o concelho como obter maior durabilidade e longividade da bateria do forerunner 305, julgo ser importante esta informação para todos usuários FR 305
644

Saudações desportivas.

Albertornunes
17-02-2009, 13:19
O meu 305 está com um problema : a tal autonomia de 8 horas (já aguentou 9h30 sem pestanejar), ultimamente ficou drasticamente encurtada. Parece um telemóvel com bateria viciada : carregado dura umas 2 horas.
Contactada a Garmin recebi a seguinte informação : após o treino o 305 tem de estar sempre ligado à corrente, (seja na entrada USB do computador, seja no adaptador de corrente) no respectivo dock. Estranho...Segundo o técnico é uma "particularidade" deste modelo.

Bom, lá vai o meu 305 ter de ir ao "médico"...Gadgets !!! :3_8_14:

Caro Luís Miguel
Veja o meu poste deste mês,está lá informação da Garmin Europe Bateria e concelhos.
Saudações desportivas
albertornunes

LuisMiguel
20-02-2009, 16:54
Caro Luís Miguel
Veja o meu poste deste mês,está lá informação da Garmin Europe Bateria e concelhos.
Saudações desportivas
albertornunes

Obrigado pela dica...mas no caso do meu GPS já não havia nada a fazer. pelo menos tenho mais dois anos de garantia.

Jose Manuel Andrade
24-02-2009, 18:46
Não desanimes tive o mesmo problema. Não sei se é algum problema dos sony ou do vista. mas resolves bem fazendo o downlod na net do traing center. No meu caso não consigo fazer nada do histórico, enviar imprimir, fazer cópia de segurança etc. Se alguem me poder ajudar obrigado desde já.
um abraço
jose andrade
http://andradejm.blogspot.com/

Joao Pires
26-02-2009, 14:43
Boas
Onde posso encontrar o Garmin forerunner 305 á venda?
Que lojas comercializam tal produto sem ser na net?
(tendo em conta a zona onde Habito - centro)

Agradeço informação!:103:

lacerdov
26-02-2009, 21:08
Eu tenho melhor contacto, envie-me uma mensagem privada,
e coloco-lhe em linha directa com o vendedor!

E não tenho quota na loja!:rir:

Abraço,

Rui Lacerda

Joao Pires
27-02-2009, 09:51
caro Rui o meu interesse provem do facto de o meu km da nike estar a dar as ultimas, e como neste tópico falam bem desse gps seria altura de investir , mas gostava de o exprimentar pois nunca encontrei nenhum em loja.Se fosse para comprar sem exprimentar tinha sempre a alternativa da Net. Agora se o seu contacto me indicar onda na minha zona encontro o mesmo agradecia!e posteriormente poderiamos negociar.

Abraço

lacerdov
27-02-2009, 10:09
Bom dia,

Pra experimentar eu não sei como, nem conheço ninguem a querer
vender um 305, porque este material é bom !

acho que vai fazer um bom negocio depois do teste

Abraço e bons treinos,
Rui Lacerda

Filipitsch
13-03-2009, 23:30
Bom dia,

Pra experimentar eu não sei como, nem conheço ninguem a querer
vender um 305, porque este material é bom !

acho que vai fazer um bom negocio depois do teste

Abraço e bons treinos,
Rui Lacerda

Ando com "um desejo embrionario" em comprar tal objecto. Não sendo um dado em informática "e a fins" é fácil trabalhar com "ele" ?

Obrigado

Bernardo Filipitsch

lacerdov
15-03-2009, 20:12
Amigo Bernardo,

É mais facil, e menos doloroso que levar uma Injecção!heheheh
Aqui no forum não faltam companheiros fãs deste "aparelho".

toca a experimentar..

Bons treinos com o seu cronometro,
melhores resultados com Garmin 305!

Lacerdov

LuisMiguel
26-03-2009, 17:32
Apesar do 305 ser uma excelente ferramenta de treino, especialmente para o treino intervalado, quem pretenda usá-lo para não se perder num trail a coisa já muda de figura, pois apenas possui memória para 100 pontos.

Atendendo a que a cada ponto corresponde uma determinada coordenada e que quando se "desenha" um percurso para GPS cada mudança de direcção é um ponto, a coisa torna-se muito limitada.
Por exemplo, é impossivel meter todo o track do Caminho do Tejo no 305. Outro exemplo : o track do Trilho do Pastor tem cerca de 500 pontos e o de Ronda mais de 2000.

Uma maneira de dar a volta a isto será "encolher" o numero de pontos através do diverso software que abunda na na net, como o TCXconverter. Mas não se pode meter o "Rossio na Rua da Betesga" : encolher algo de 500 para 100 pontos pode dar raia no terreno.
O aparelho é bom, mas tem este "defeito".

Dias
31-03-2009, 15:46
Olá Pessoal,

Sou novo no fórum e tenho dúvidas sobre a utilização desse relógio, como não vi nenhum tópico falando do tema e então abri por aqui.

Dúvidas:
1. Após a instalação do programa que acompanha o relógio, toda vez que abro o meu computador recebo uma mensagem de erro: "incorrect or missing languave dll file. Please reinstall gStart_Lang.dll". Alguém já viu esse erro? Já reinstalei o programa e nada.
2. O programa que vem no Garmim é em inglês ou tenho opção de consegui-lo em português?
3. Posso programar o relógio para correr na academia (esteira), aproveitando a função de perda de caloria?

Ficarei grato com as respostas.

Abs

Dias

Eduardo Santos
31-03-2009, 21:01
Dias

Há um tópico sobre esse assunto (quase com 4000 visitas), em:

http://www.omundodacorrida.com/phpBB2/showthread.php?t=4020

irei mudar a sua mensagem para esse tópico

Abraço

LuisMiguel
31-03-2009, 22:07
Olá Pessoal,

Sou novo no fórum e tenho dúvidas sobre a utilização desse relógio, como não vi nenhum tópico falando do tema e então abri por aqui.

Dúvidas:
1. Após a instalação do programa que acompanha o relógio, toda vez que abro o meu computador recebo uma mensagem de erro: "incorrect or missing languave dll file. Please reinstall gStart_Lang.dll". Alguém já viu esse erro? Já reinstalei o programa e nada.
2. O programa que vem no Garmim é em inglês ou tenho opção de consegui-lo em português?
3. Posso programar o relógio para correr na academia (esteira), aproveitando a função de perda de caloria?

Ficarei grato com as respostas.

Abs

Dias

Quanto a esse erro, desconheco...Já tentou descarregar através do site da Garmin ?
Pessoalmente uso o Sport Tracks http://www.zonefivesoftware.com/SportTracks/
É gratis e bastante melhor que o da Garmin, excepto na programção de treino intervalado.

Sobre correr na esteira, sendo um recinto fechado, não há recepção de sinal GPS, logo não há avaliação de distância e o 305 fica apenas reduzido ao cronometro. Todavia, para esses casos, a Garmin comercializa um acessório (foot pod) para colocar no sapato que substitui o sinal de satelite, permitindo contabilizar a distância.

Dias
01-04-2009, 02:23
Eduardo, obrigado por me trazer para o local correto.
Luiz Miguel, entendi a resposta...

Gostei muito das especificações do relógio e comprei porque com as informações que ele apresenta é possível se calcular o VO2 e tantos outros recursos só evidentes em relógios com GPS.
Apesar do meu esporte não ser a corrida, corro para desenvolver a capacidade física e preciso de todos os dados que o relógio possa me oferecer e esse fórum será muito útil para mim.

Reparei que o relógio apontava apenas o batimento cardíaco e o tempo.
Quanto a distância e velocidade tudo bem, deixo até o gps desligado nesse caso, mas não deveria acusar a queima de calorias?

Outra coisa, desinstalei o programa que acompanha o garmin reinstalei e o computador parou de acusar o erro de inicialização.

Agradeço desde já a ajuda de todos.

Abs

Frederico downhill
02-04-2009, 19:23
Ola caros amigos da corrida!

Sou novo no forum.. um amante de boas corridas tb porem pratico ciclismo extremo... fiquei muito intrigado com a capacidade deste pequeno equipamento que eh os garmin forerunner....... Gostaria de fazer uma pergunta para os que possuem os relogios forerunner..

Gostaria de auxiliar meus treinos com o relogio.. porem tenho uma duvida.. Preciso de um equipamento que eu possa fixar ponto de partida e chegada e que automaticamente ele me diga o tempo do meu percurso!!! Informacoes adicionais nao sao importantes.... E possivel fixar esses pontos de saida e chegada (como estamos falando de ciclismo extremo, ponto de saida no alto da montanha e chegada no pé da montanha em meio a mata... ou seja ... fora das ruas e cidades) para que o relogio marque o tempo? isso eh possivel? eh facil de ser feito? eh necessario mapa ter da localidade?

desde ja Obrigado pela atençao
Fred.

Miguel Saraiva
03-04-2009, 09:41
Mais um novato no Mundo da Corrida com uma dúvida!
Esta "máquina", o 305, e todas as aplicações que li aqui atrás, funcionam na plataforma Machintosh?

Obrigado desde já pelas excelentes dicas que já por aqui vi!

abxs

Mike

LuisMiguel
03-04-2009, 09:53
Mais um novato no Mundo da Corrida com uma dúvida!
Esta "máquina", o 305, e todas as aplicações que li aqui atrás, funcionam na plataforma Machintosh?

Obrigado desde já pelas excelentes dicas que já por aqui vi!

abxs

Mike

Funcionam !

José Capela
03-04-2009, 14:29
Boa tarde, pessoal

Ao consultar aqui o forum parece que já houve um colega que teve este problema.

O meu garmin forerunner 305 que adquiri e Fevereiro deste ano, que até aqui estava a funcionar às mil maravilhas, parou!!!!

Depois de carregar as baterias conforme me estava a pedir, fiz-lhe a vontade e carreguei-as, quando a informação de bateria carregada apareceu e para liga-lo e não é que o 'bicho' não dá sinais de vida?

Alguém me pode ajudar, ou vou ter de ficar privado da minha companhia de treino e envia-lo para a garmin?

Abraços para a malta

José Capela

LuisMiguel
03-04-2009, 14:50
B

Depois de carregar as baterias conforme me estava a pedir, fiz-lhe a vontade e carreguei-as, quando a informação de bateria carregada apareceu e para liga-lo e não é que o 'bicho' não dá sinais de vida?

Alguém me pode ajudar, ou vou ter de ficar privado da minha companhia de treino e envia-lo para a garmin?

Abraços para a malta

José Capela

Quando se carrega através de porta USB, mais frequentemente do que o desejável, tem tendencia a bloquear.

O companheiro Albertornunes, há quase dois meses publicou neste mesmo tópico um pdf com a resposta da Garmin, sobre esse assunto.
É tentar o procedimento que é descrito e se não resolver...Garmin.

mariosimas
19-05-2009, 22:29
quem está a pensar este gadjet aqui fica o novo modelo da Garmin

Forerunner 310XT:

http://www.garmin.pt/images/products_images/fr310xt.jpg

http://www.garmin.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=1247#fragment-1

Vitor Dias
21-05-2009, 15:34
Viva

Através do link novo modelo atrás mencionado, cheguei ao Garmin Connect que não conhecia. Parece-me muito bom. Vejam este exemplo:

http://connect.garmin.com/player/867396

Porém, parece que não é compactivel com o nosso 305. Alguém já conseguiu descarregar os dados para este site com o 305?

Eu gostava de o fazer...

Cumprimentos

Tiago Martins
21-05-2009, 17:05
O novo Forerunner 310XT parece bastante apetecível.
Pontos fortes:

- à prova de água até aos 50 metros;
- bateria com autonomia para 20 horas;
- mais pequeno do que o 305.

Está disponível a partir de 8 de Junho. (Já pode ser pré-encomendado pela Amazon por $350.)

Tiago Martins
21-05-2009, 17:11
Viva

Através do link novo modelo atrás mencionado, cheguei ao Garmin Connect que não conhecia. Parece-me muito bom. Vejam este exemplo:

http://connect.garmin.com/player/867396

Porém, parece que não é compactivel com o nosso 305. Alguém já conseguiu descarregar os dados para este site com o 305?

Eu gostava de o fazer...

Cumprimentos

A Garmin ainda não suporta o 205/305 no Garmin Connect. Felizmente, há planos para que seja suportado no futuro. Para já, da gama Forerunner, ainda só o 50 e o 405 é que estão integrados no Garmin Connect.

Para o 205/305 há uma alternativa online: http://motionbased.com (http://motionbased.com/)
Menos surpreendente, é o facto da Garmin ter adquirido este site (os seus planos de integração online destes dispositivos deve passar por aqui...)

Luc73
21-05-2009, 21:21
Já percebi que o 305 é o modelo da Garmin mais utilizado pelos corredores.

Mesmo assim, adquiri um 405 no Natal, atraído pelo design, e devo dizer, que até agora, estou bem satisfeito com o equipamento. Além de mais, o facto de poder guardar os percursos online é uma opção muito interessante para partilhar as suas corridas e treinos com o pessoal!

Por isso, espero que o pessoal dos 305 terá esta possibilidade em breve!!

Bons treinos!

Albertornunes
22-05-2009, 11:59
Caros compamherios,

Depois de ter lido neste forum sobre o "Sport traks 2.1" que é de facto muito bom, um bem aja aos companheiros que colocam informação e o seu conhecimento e experiencia neste forum, foi assim que eu comprei um FORERUNER 305, "EXCELENTE" e foi também neste forum que tive conhecimento do sport traks que é GRATUITO e muito interessante.

DEIXO O DESAVIO A TODOS OS COMPANHEIROS QUE USAM O Sport traks, QUE COLOQUEM OS SEUS ICONS DO DESPORTO PRATICADO EM "Where in the world", PARA ASSIM TAMBÉM MOSTRA MOS AOS OUTROS COMPANHEIROS EUROPEUS QUE TAMBÉM PRATICAMOS DESPORTO E QUE TAMBÉM CORREMOS EM PROFUNDIDADE, QUE ATÉ SOMOS BONS E MANTEMOS A TRADIÇÃO, passo a vaidade.
Saudações desportivas :portugal-1:
albertornunes

mariosimas
22-05-2009, 23:24
O novo Forerunner 310XT parece bastante apetecível.
Pontos fortes:

- à prova de água até aos 50 metros;
- bateria com autonomia para 20 horas;
- mais pequeno do que o 305.

Está disponível a partir de 8 de Junho. (Já pode ser pré-encomendado pela Amazon por $350.)

ideal para os tri-atletas.

neste momento a amazon menciona a data de 20 de julho.

Para quem estiver interessado contactar a garmin portugal:

http://www.garmin.pt/index.aspx?p=ContactPage

guilhora
24-05-2009, 19:10
Caros atletas,

Preciso de uma explicação rápida sobre como importar um track para o forerunner 305?

Qual é a extensão do ficheiro?
Qual o menu a que vou para o importar?
Como inicio o forerunner nesse modo?

Obrigado
GRHora

LuisMiguel
25-05-2009, 11:31
Caros atletas,

Preciso de uma explicação rápida sobre como importar um track para o forerunner 305?

Qual é a extensão do ficheiro?
Qual o menu a que vou para o importar?
Como inicio o forerunner nesse modo?

Obrigado
GRHora

Precisas mesmo de exportar um track ? É que um track como por exemplo o da 1ª etapa do caminho do Tejo tem cerca de 263 pontos de passagem e o 305 tem apenas memória para 100 pontos.
Solução : exportar como Garmin Course TCX. Aí já vai tudo e mais alguma coisa. Até deve dar para o percurso completo do UTMB.

Para exportar um percurso para o GPS, uso o site www.gpsies.com
O registo é simples e gratuito.

É escolher o percurso, ir ao menu opções e selecionar "descarregar como Garmin Course TCX", na caixa "Nome do Percurso" atribuir um nome simples que facilmente o possamos associar ao percurso. As caixas de velocidade / cadência são irrelevantes para o caso. Uteis sim para quem quer correr um percurso numa determinada velocidade e bater o seu tempo. Tipo virtual partner.
Depois de tudo seleccionado é só clicar em "Exportar para o Garmin GPS"

lacerdov
29-05-2009, 19:13
Agora ando às voltas com actualizações,
nao consigo encontar nada, já me tou a passar com tempo de espera à procura do satélite...heheheh

se souberem sobre isto, mandem vir fachavôr

obrigado!

Dias
30-05-2009, 01:14
Agora ando às voltas com actualizações,
nao consigo encontar nada, já me tou a passar com tempo de espera à procura do satélite...heheheh

se souberem sobre isto, mandem vir fachavôr

obrigado!

Olá amigo,

Não sei se é isso que vc está procurando, mas nesse site você poderá baixar um programa que após instalado fará esse serviço para vc.
Abs
Dias

http://www8.garmin.com/products/webupdater/

lacerdov
30-05-2009, 09:44
Obrigado, vou experimentar!

abraço,
Bons treinos

Lacerdov

Miguel Saraiva
01-06-2009, 10:34
No 305 é possivel gravar "Lap's" automaticamente, tipo quilómetro a quilómetro?
Ou temos que configurar o aviso e depois carregar em "Lap" durante a corrida?

Obrigado!

Tiago Martins
01-06-2009, 11:10
Tanto quanto sei, há possibilidade de ser automático (função AutoLap).

LuisMiguel
01-06-2009, 11:15
Existe a função autolap e a possibilidade de personalizar a distância.

Miguel Saraiva
01-06-2009, 11:50
Tanto quanto sei, há possibilidade de ser automático (função AutoLap).

Obrigado Tiago e Luis Miguel!
Já descobri!

Para configurar a Auto Lap:
1. Prima mode para aceder ao
menu Principal.
2. Seleccione Training>
Training Options> Auto Lap.
3. No campo Auto Lap Trigger,
seleccione By Distance para
especificar um valor.
Se seleccionar By Position, o
Forerunner marca uma volta
automaticamente sempre
que passar por determinados
locais durante a sua corrida.

José Brito
03-06-2009, 10:22
Finalmente comprei o "bicho", chega amanhã.

Vamos ver se consigo trabalhar com ele, é que pelo que li neste fórum é necessário ter alguns conhecimentos de informática, coisa em que eu sou bastante limitado.

Tenho de testar o "bicho" para ver se nos 45,1kms da Geira Romana já consigo tirar algum proveito do material.

Aviso já que vou necessitar de ajuda...:10_12_9: e mesmo assim não sei como vai ser:comp26: :comp26: :comp26: .

Saudações Desportivas
JCBrito

lacerdov
03-06-2009, 11:00
Parabéns, Brito! Boa compra!
Aqui a comunidade que tem um Garmin Saúda-te!
O teu proximo treino será sem dúvida diferente !
E até vais querer correr mais depressa...

Abraço,
Rui Lacerda

LuisMiguel
03-06-2009, 11:13
Aviso já que vou necessitar de ajuda...:10_12_9: e mesmo assim não sei como vai ser:comp26: :comp26: :comp26: .

Saudações Desportivas
JCBrito

No inicio é um pouco complicado, mas com alguma paciência e tempo para descobrirmos a melhor maneira do personalizarmos face às nossas necessidades, é uma máquina do catano. O unico lamento que faço à máquina é mesmo a autonomia (cerca de 13 horas). Mas isso é para os "marados" que têm a mania de fazer ultra-maratona... :105:

Vitor Dias
03-06-2009, 11:43
Viva

Acho que era mais fácil eu correr descalço do que sem este "bicho" :smile:

Já agora, alguém conhece algum plugin para usar com esta máquina e o sporttacks de forma a o mesmo acumular no mapa os trajectos efectuados acumulados? Passar para o mapa um a um é automático, já o acumular no mapa vários treinos é que seria interessante. A ideia era ver quais as ruas da minha cidade onde ainda não corri :smile:

Cumprimentos

José Brito
03-06-2009, 15:04
O unico lamento que faço à máquina é mesmo a autonomia (cerca de 13 horas). Mas isso é para os "marados" que têm a mania de fazer ultra-maratona... :105:
Penso que 13 horas deve chegar para acabar a Freita, segundo o regulamento tenho de acabar dentro das 12 horas de prova!!!!!
Quanto às Ultra Ultra ainda não chegou o momento, só mesmo se foram planas ou mesmno a descer...rrssssss.

JCBrito

Miguel Saraiva
03-06-2009, 15:08
Já agora, alguém conhece algum plugin para usar com esta máquina e o sporttacks...

Viva Vitor, não tenho conhecimento do plugin que pretendes, mas se houver, está por AQUI! (http://www.zonefivesoftware.com/SportTracks/Plugins/)

Abraço

JOÃO ANTUNES
04-06-2009, 08:06
Bom dia a todos !!!

Alguem me responde se o Garmin 305 tem manual de instruções em Português ou se o programa que o acompanha e nele está instalado também tem a lingua de Camões.

Obrigado e boas corridas !!!!

lacerdov
04-06-2009, 09:13
Bom dia,
Tem manual em Português, tem versão do programa TrainningCenter na lingua de camões, e ainda os menus do 305 podem ser em Português!

Abraço e bons treinos
Lacerdov

Rogério Cerqueira
04-06-2009, 09:31
Caros Amigos,

Normalmente fala-se muito do Garmim 305, no entanto já existe o 405...
Não se justifica esta última opção?

LuisMiguel
04-06-2009, 10:49
Caros Amigos,

Normalmente fala-se muito do Garmim 305, no entanto já existe o 405...
Não se justifica esta última opção?

Na minha opinião, o 405 é para quem pretenda algo tipo cronometro, tem as funcionalidades do 305, mas com um mostrador mais...discreto.
O preço do 405 ainda não o torna muito apelativo.
O 305 pode parecer "matacão" mas permite apresentar mais informação simultaneamente.
E para orientação em trilhos com rotas pre-establecidas, melhor que o 305 só mesmo os GPS de "mão" (Oregon, Etrex...)

Rogério Cerqueira
04-06-2009, 12:37
Caro Amigo,

Entendi a ideia!
Mas, neste momento fico indeciso com o novo que vai sair, ou seja, o 310 (cinzento e laranja). O que podemos esperar dele? continua a prevalecer o 305?

LuisMiguel
04-06-2009, 13:24
Caro Amigo,

Entendi a ideia!
Mas, neste momento fico indeciso com o novo que vai sair, ou seja, o 310 (cinzento e laranja). O que podemos esperar dele? continua a prevalecer o 305?

O 310 é (dizem) mais destinado ao triatlo. Curiosa esta afirmação, porque o 305 já é à prova de agua até 1,5m. O 310 aguenta-se até aos 50m de profundidade.
Mas o que poderá ser mais apelativo e para quem participa em provas como ultra-maratonas é a autonomia anunciada : mais de 20h contra as 10h anunciadas no 305.

Se não participa ou tenciona participar em provas mesmo longas, o 305 ainda tem uma boa relação custo/beneficio. Entre um e outro existe uma diferença de quase 150€.

Albertornunes
04-06-2009, 18:16
Viva

Acho que era mais fácil eu correr descalço do que sem este "bicho" :smile:

Já agora, alguém conhece algum plugin para usar com esta máquina e o sporttacks de forma a o mesmo acumular no mapa os trajectos efectuados acumulados? Passar para o mapa um a um é automático, já o acumular no mapa vários treinos é que seria interessante. A ideia era ver quais as ruas da minha cidade onde ainda não corri :smile:

Cumprimentos

Caro Victor,

Afirmativo, no SportTracks isso é possivel e ainda também é possivel acumular 2 ou mais percursos em dias diferentes e compara-los, como tambem envia-los para o google Earth os 2 percursos efectuados e visualizalos em video 3D no google Earth, também é possivel visualizar o seu batimento cardiaco e o tempo efectuado a cada momento do seu treino, a temperatura em graus Cº, direcão do vento (etc.etc) é simplesmente fantástico. Forerunner 305 é fantastico.
Saudações desportivas.
albertornunes

Albertornunes
04-06-2009, 18:27
Na minha opinião, o 405 é para quem pretenda algo tipo cronometro, tem as funcionalidades do 305, mas com um mostrador mais...discreto.
O preço do 405 ainda não o torna muito apelativo.
O 305 pode parecer "matacão" mas permite apresentar mais informação simultaneamente.
E para orientação em trilhos com rotas pre-establecidas, melhor que o 305 só mesmo os GPS de "mão" (Oregon, Etrex...)´

Caro Luis Miguel,
Sabe se o novo 310 também tem capacidade de armazenamento de rotas em memoria como o FR305 ?

Cumprimentos
albertornunes

LuisMiguel
04-06-2009, 21:56
O site não é muito claro quanto a isso :http://www.garmin.pt/?p=ProdDetail&ProdId=1247#fragment-2

suzi
08-06-2009, 00:45
OLa
Tenho um Garmin 305 e toda vez que tento importar meus dados para o SportTracks , alguns terinos não são importados e aparece a seguinte mensagem:
Erro ao importar dados, não foi possivel abrir o despositivo especificado.
Por favor pode me ajudar!
Abraço
Suzi

Albertornunes
09-06-2009, 12:13
OLa
Tenho um Garmin 305 e toda vez que tento importar meus dados para o SportTracks , alguns terinos não são importados e aparece a seguinte mensagem:
Erro ao importar dados, não foi possivel abrir o despositivo especificado.
Por favor pode me ajudar!
Abraço
Suzi
Olá Suzi,
Ás vezes na importação dos dados o processmento efeito muito lentamente devemos aguardar mesmo que demore mais tempo que o habitual, e a nossa tentação e (clicar novamente) forçando em OK, isso faz com que interrumpa o processamento de gravação do SportTraks passando a fase seguinte o que por vezes resulta em erro, esta situação que descrevo já me aconteceu varias vezes, dando o seu tempo o sporTraks acaba por si gravando os dados. Outra pergunta, quantos treinos está a importar de uma só vez?
Cumprimentos
albertornunes

Olá Suzi,
Se por alguma razão não conseguir resolver a questão de importação de dados para sportTraks tem outra opção que é o Garmin.connect muito bom agora disponivel para usuarios do Forerunner 305, muito parcido ao sporttraks, deixei de usar o sportTraks e comecei a usar o da Garmin.connect.
Saudações desportivas
albertornunes

LuisMiguel
09-06-2009, 14:24
As vezes também me dá erros semelhantes e mudando para outra porta USB fica resolvido. É experimentar...

Albertornunes
10-06-2009, 11:42
" Garmin.connect " já está disponivel para usuarios do Forerunner 305, muito interessanteao ao nível de imagens satélite e mapas trajectos e diversas comparações btm/distancia; elevação/tempo etc.,não sei se já está disponivel á muito tempo, certo é que promete, deixando para trás o lançado pela garmin Training Center muito mau, no sportTraks algumas particularidades interessantes mas pouco profissionais ao nivel da aplicação contudo comecei a usar o Garmin.connect em vez do sportTracks.
Saudações desportivas

suzi
10-06-2009, 23:53
Muito obrigado pela resposta!!
Vou seguir estes conselhos!!
Valeuu!!
Abraço
Suzi

mariosimas
12-06-2009, 13:06
" Garmin.connect " já está disponivel para usuarios do Forerunner 305, muito interessanteao ao nível de imagens satélite e mapas trajectos e diversas comparações btm/distancia; elevação/tempo etc.,não sei se já está disponivel á muito tempo, certo é que promete, deixando para trás o lançado pela garmin Training Center muito mau, no sportTraks algumas particularidades interessantes mas pouco profissionais ao nivel da aplicação contudo comecei a usar o Garmin.connect em vez do sportTracks.
Saudações desportivas

obrigado pela informação

Filipitsch
11-07-2009, 15:46
Desculpem lá sair um pouco do tópico...mas o que achar disto?

http://www.decathlon.pt/PT/cw-700-sd-56045130/

Abraço

Bernardo Filipitsch

carlos couto
11-07-2009, 17:03
Desculpem lá sair um pouco do tópico...mas o que achar disto?

http://www.decathlon.pt/PT/cw-700-sd-56045130/

Abraço

Bernardo Filipitsch

Eu com mais uns euros comprei o gps da mesma marca.
E faz isso tudo

Filipitsch
11-07-2009, 17:07
Eu com mais uns euros comprei o gps da mesma marca.
E faz isso tudo

Okapa... Carlos Couto, obrigad pela resposta.
é que faz uma diferença dos diabos em termos de €€ ...

Link ou...preço e marca para pesquisar...pff

É que me continua a custar os qs 200 euros pelo Garmin ...

Abraço

Bernardo Filipitsch

carlos couto
11-07-2009, 18:38
Okapa... Carlos Couto, obrigad pela resposta.
é que faz uma diferença dos diabos em termos de €€ ...

Link ou...preço e marca para pesquisar...pff

Abraço

Bernardo Filipitsch

http://www.decathlon.pt/PT/resultados-da-pesquisa-8174113/index.shtml?text=keymaze&language=PT&siteId=6721215&central=11

http://http://www.decathlon.pt/PT/resultados-da-pesquisa-8174113/index.shtml?text=keymaze&language=PT&siteId=6721215&central=11 (http://http//www.decathlon.pt/PT/resultados-da-pesquisa-8174113/index.shtml?text=keymaze&language=PT&siteId=6721215&central=11)

Vê lá se dá isto, eu percebo pouco de computadores.

nuno alexandre
11-07-2009, 20:42

Abraço

Bernardo Filipitsch

esse bocado de engenharia ...vale todo o centimo que dás por ele

nao se ponham em aventuras ...

poupas 5 escudos .....mas depois ............ Nao tens um Garmin

o 305 ...é o melhor amigo de um corredor

va la ....abre la os cordoes a bolsa

LuisMiguel
11-07-2009, 22:37

Nem mais !
O unico senão dele continua a ser autonomia. (13h) Mas isso é para quem se mete em idas a Fatima, Rondas e tais. :rir:

Filipitsch
11-07-2009, 23:53

Pois estava a ver se "não ia ao castigo..." mas estou a ver que vai mesmo ter que ser...

Ultima questão onde o fazer, isto é a lojinha onde posso adequirir o bicho é onde?

Ja vi lá no site...mas fiquei na mesma...

Obrigado Pelas Dicas,

Bernardo Filipitsch

Filipitsch
11-07-2009, 23:56
Nem mais !
O unico senão dele continua a ser autonomia. (13h) Mas isso é para quem se mete em idas a Fatima, Rondas e tais. :rir:

:rir: :rir: :rir: :rir: se "apenas dá para 13 horas" ...tenho que diminuir os meus treinos diários :rir: :rir: :rir::rir:

Abraço

Bernardo Filipitsch

Tiago Martins
12-07-2009, 03:04
Pois estava a ver se "não ia ao castigo..." mas estou a ver que vai mesmo ter que ser...

Ultima questão onde o fazer, isto é a lojinha onde posso adequirir o bicho é onde?

Ja vi lá no site...mas fiquei na mesma...

Obrigado Pelas Dicas,

Bernardo Filipitsch

O ideal é procurar na net a loja mais em conta:

http://www.kuantokusta.pt/precos/nm_pesquisa.php?pesquisa=forerunner&todos=0&area=0 (http://www.kuantokusta.pt/precos/nm_pesquisa.php?pesquisa=forerunner&todos=0&area=0)

Claro que a maior parte delas, só aceitam encomendas online... isto é, fisicamente não existem ou não têm stock.

Filipitsch
12-07-2009, 11:37
O ideal é procurar na net a loja mais em conta:

http://www.kuantokusta.pt/precos/nm_pesquisa.php?pesquisa=forerunner&todos=0&area=0 (http://www.kuantokusta.pt/precos/nm_pesquisa.php?pesquisa=forerunner&todos=0&area=0)

Claro que a maior parte delas, só aceitam encomendas online... isto é, fisicamente não existem ou não têm stock.

Hoje já me disseram de uma Loja creio que chamada DDT ali para os lados de Algés...

Já alguém comprou isto Online ?? ...Tenho sempre algum receio...

Obrigado Tiago...

Bernardo Filipitsch

José domingos louro magro
12-07-2009, 17:15
Hoje já me disseram de uma Loja creio que chamada DDT ali para os lados de Algés...

Já alguém comprou isto Online ?? ...Tenho sempre algum receio...

Obrigado Tiago...

Bernardo Filipitsch

Eu comprei o meu diratamente no local aqui:
http://www.garmin.pt/index.aspx?p=ContactPage

Página Inicial (http://www.omundodacorrida.com/phpBB2/index.aspx) » Contactos
» Newsletter
» Perguntas Frequentes
» Agentes
» Notícias
» Pesquisa
»
»
» Tabela de Portes
» Modos de Pagamento

http://www.omundodacorrida.com/phpBB2/images/home_icon.gif (http://www.omundodacorrida.com/phpBB2/?p=CartPage&a=Show) Carrinho de Compras (http://www.omundodacorrida.com/phpBB2/?p=CartPage&a=Show) | 0 Itens | Total 0,00 € | Imprimir (http://www.omundodacorrida.com/phpBB2/?p=CartPrint) | Finalizar Compra (http://www.omundodacorrida.com/phpBB2/?p=EndPurchase)
Contactos

Garmin Portugal - Equipamentos de Comunicações e de Navegação Lda.

Morada:

Cacém Park - Armazém 2 Estrada de Paço de Arcos 2735-238 Cacém Portugal

Coordenadas : N38 45 40.1 W009 18 22.5

Telefones:

Telefone: 214 447 460
Fax: 214 447 469

E-mails:

e-mail: garminpt@garmin.com (garminpt@garmin.com)

Horário:

9h - 12.30h e das 14h - 18h

Tiago Branco
09-10-2009, 14:10
Boas,

Eu comprei o meu na lojagps.com e correu tubo bem. São disponiveis e atenciosos, esclareceram algumas dúvidas, entrega rápida. Recomendo

Já alguém tem o 310?...

Jorge Branco
09-10-2009, 16:51
Quando comprei o meu Garmin, um 205, vai fazer 2 anos em Janeiro utilizei este site de para comparar preços.
Na altura descobri uma loja on-line, na região de Lisboa, que o vendia por uns bons eros a menos.
A loja tinha sede física de modo que foi possível ir lá pessoalmente buscar o aparelho e pagar na altura.
Infelizmente essa loja parece-me que desapareceu.
Mas é sempre possível encontrar grandes diferenças de preços com uma busca na net.
Tem é que se ter cuidado e sensibilidade para verificar se o vendedor é credível e não cair nalguma aldrabice.
E se o preço for exageradamente barato é logo de desconfiar.

Tiago Martins
09-10-2009, 17:53
Terá sido na CicloNatur (www.lojadogps.com (http://www.lojadogps.com)) ?

Jorge Branco
15-10-2009, 15:45
Terá sido na CicloNatur (www.lojadogps.com (http://www.lojadogps.com)) ?
Era uma loja de equipamento electrónico que desapareceu mesmo...
Já encontrei a factura mas a loja já não existe mesmo.

joao-pedro_vieira
26-10-2009, 22:27
boas
eu sou novo na comunidade
adquiri recentemente um forerunner 305 e precisava de ajuda
percebo pouco dele

cumps

Tiago Martins
27-10-2009, 11:37
Ajuda em quê, João?

Eu não tenho nenhum Garmin, logo não te poderei ajudar, mas se não explicares qual é a tua dificuldade ninguém se vai chegar à frente e adivinhar o que queres saber...

mariosimas
27-10-2009, 15:03
e agora a 179,00 € na loja do GPS: http://www.lojadogps.com/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=28&category_id=10&manufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=1

não comprem não. depois acaba.

não consigo correr sem o meu 305.

Já agora como curiosidade, que funções usam durante uma corrida?

No visor de "runnig" tenho o "Average Pace" o "Heart Rate" e a "Distance".

No visor de Bike tenho o "Heart Rate", "Time" e a "Distance".

aqui duas apresentações:

http://www.youtube.com/watch?v=nsX8JknOudc&feature=related

http://link.brightcove.com/services/player/bcpid1351237122?bctid=1349234542

Jose Manuel Andrade
28-10-2009, 19:56
boas
eu sou novo na comunidade
adquiri recentemente um forerunner 305 e precisava de ajuda
percebo pouco dele

cumps
Teras de experimentar o garmin depois poes as duvidas que te surgirem.
bons treinos e optimas corridas.
José Andrade

Desidério Pires
09-11-2009, 20:06
Olá a todos.

Acabei de fazer a maratona do Porto. Usei o garmim 305 que tenho há um ano. Embora não ligue à altimetria em percursos de estrada, já tinha desconfiado que este gps dava valores absurdos de desnível total (de subida e descida). Acabo de ter a certeza desses valores absurdos.

À parte os primeiros 2-3 km, a maratona do Porto é praticamente plana. A altitude máxima oficial é de 85 metros e a mínima de 5 m. O meu garmim deu uma altitude máxima de 156 m e uma altitude mínima de -41 m!!! Ou seja, segundo o garmim, na maratona do Porto andei a fazer natação a 41 metros de profundidade no Oceano Atlântico!!!

Outro da absurdo é o desnível acumulado. O meu garmim registou 2086 metros de subida e 2150 m de descida acumulada numa maratona praticamente plana!!!

Tenho outro relógio Polar que não dá estes erros e ambos funcionam segundo o mesmo princípio que é o registar a altitude segundo a pressão atmosférica.

Isto é um sinal de alerta para um mau funcionamente desta marca no item altimetria. Ou será que é apenas o meu garmim?!

Vou tentar anexar um ficheiro com a altimetria da maratona do porto que tem estes dados absurdos.

LuisMiguel
09-11-2009, 20:47
Tenho outro relógio Polar que não dá estes erros e ambos funcionam segundo o mesmo princípio que é o registar a altitude segundo a pressão atmosférica.

Isto é um sinal de alerta para um mau funcionamente desta marca no item altimetria. Ou será que é apenas o meu garmim?!

Vou tentar anexar um ficheiro com a altimetria da maratona do porto que tem estes dados absurdos.

Desculpa discordar, mas o Garmin não tem, e é uma dos grandes defeitos que lhe apontam, nenhum sensor barométrico para a medição da altura. Creio que o Polar também não.
Outro defeito é a medição constante e apanhar todo o "lixo" e daí essas medições absurdas. Isto da medição ser na vertical em relação ao satélites e mesmo com a triangulação tem que se lhe diga. Quanto à medição de desníveis, é a mesma coisa: não há consenso. Vários aparelhos a fazer o mesmo traçado e nenhum dará a mesma altimetria, apesar de serem consensuais na distância percorrida.
Há maneiras de filtrar esses dados do Garmin através do Excel e obter uma leitura mais precisa, mas desse departamento nada sei...

Mas neste campo, o especialista é mesmo o Pedro Basso e esperemos que ele venha aqui lançar uns bitaites e elucidar o pessoal.

LuisMiguel
10-11-2009, 12:29
Algumas causas para os erros de GPS e outras informações uteis aqui (http://forum.autohoje.com/clube-tt-encerrado/1563-dicas-gps.html)

Desidério Pires
10-11-2009, 13:25
Sim é possível que o Garmim use a combinação de satélites para determinar a altitude pois só assim se explica os valores absurdos dados pela altitude em contraponto com os relógios Polar.

Se o sistema Garmim dá-nos uma posição tridimensional, um erro de 10-20 metros em plano (para mais ou para menos) não é significativo e podemos considerar muito bom. Já o mesmo erro dado em altitude, sendo depois cumulativo, irá dar valores absurdos de altitude acumulada em qualquer prova!!

O folheto explicativo do garmim não informa como obtém este dado se é através de satélite se através da pressão atmosférica.

Tenho um polar 725 há 8 anos e sei que este mede a altitude através da pressão barométrica. Aliás, o folheto explicativo da Polar até aconselha a limpar os oríficios localizados na parte de trás do relógio (são 3) para que o ar possa aí entrar e interagir com o sensor.

O Garmim 305 também tem orifícios na parte de trás. Como eles não devem estar lá por acaso, penso que terão as mesma funções dos orifícios do relógio Polar. Mas não tenho a certeza! Já fui a várias fontes e uns dizem uma coisa e outros dizem outra. Talvez mande um mensagem para o site oficial para esclarecer esta situação.

Outra coisa. O Garmim falha também no consumo calorico. É demasiado generoso nesse aspecto!! Isso é notório para atletas que praticam corrida e ciclismo como é o meu caso. Quando saio para pedalar, coloco o Garmim e o Polar no guiador da bicicleta. Numa saída de bicicicleta de 100 km, num percurso plano, o Polar dá-me um consumo calórico de 2000 kcal e o Garmim dá-me sempre um gasto calórico de quase 4000 kcal!! Nas corridas o Garmim dá-me sempre valores superiores a 30 % em relação ao Polar.

Consultei algumas tabelas de gasto calórico/actividade física e cruzei com os meus dados referentes às características físicas e concluo que o Polar é bastante preciso no gasto calórico.

Conclusão: O garmim é muito bom na aferição da distância percorrida e na resistência às interferências electromagnéticas enquanto que o meu Polar é muito bom na altimetria (só começa a falhar a + de 5 % para altitudes superiores a 1500 m devido à variação não linear da pressão atmosférica com a altitude) e no cálculo calórico mas é muito sensível às interferências electromagnéticas.

O óptimo era juntar o melhor dos dois. Assim, resta-nos esperar pela natural evolução tecnológica.

Um abraço

LuisMiguel
10-11-2009, 14:52
O Garmim 305 também tem orifícios na parte de trás. Como eles não devem estar lá por acaso, penso que terão as mesma funções dos orifícios do relógio Polar. Mas não tenho a certeza! Já fui a várias fontes e uns dizem uma coisa e outros dizem outra. Talvez mande um mensagem para o site oficial para esclarecer esta situação.

Os tais orifícios na parte de trás do 305 não é nenhum sensor barométrico, mas o "altifalante" do aparelho, donde saiem os vários sinais sonoros do aparelho. Por acaso tenho uma malapata com esses furinhos: já vou no segundo 305 que precisa de ser trocado devido a ter perdido o "pio". A porcaria e suor entram por ali e deixo de ter avisos.

conceição
21-11-2009, 17:53
Alguém pode me dizer porque eu não posso carregar o meu Garmin 310? Já está mais de um dia a carregar mas não da nada
Agradeço desde já uma resposta

CG

nuno alexandre
21-11-2009, 18:34
Alguém pode me dizer porque eu não posso carregar o meu Garmin 310? Já está mais de um dia a carregar mas não da nada
Agradeço desde já uma resposta

CG

A garmin deve ser uma das empresas com melhor assistencia tecnica no mercado ...são mesmo bons , voce tem um problema ...chega la com o relogio ...."e eles dão lhe outro ", .........novo.

ok este comentario nao ajuda a resolver esse problema ...mas caso nao encontre soluçao ....ja sabe ...Garmin com ele

LuisMiguel
23-11-2009, 20:30
Para (tentar) reparar o 305 (http://maratholiv.free.fr/blog/index.php?post/2008/08/25/194-reparation-du-buzzer-du-garmin-forerunner-305) por conta e risco próprios...

Filipitsch
26-11-2009, 22:51
Olá a todos.

Finalmente já tenho o "bicho" falo do 305 claro.

Agora dá este erro que anexo. O do meu Pai tb deu no inicio, eu resolvi, mas agora não me lembro como.

Agradeço a ajuda.

Abraço

LuisMiguel
26-11-2009, 23:24
Nada como re-instalar os drivers ou, melhor ainda, instalar o Sportracks...

Globetrota
26-11-2009, 23:24
Olá a todos.

Finalmente já tenho o "bicho" falo do 305 claro.

Agora dá este erro que anexo. O do meu Pai tb deu no inicio, eu resolvi, mas agora não me lembro como.

Agradeço a ajuda.

Abraço

Não conheço o Luís Miguel, mas sempre me habituei a ler aqui no forum que se tem a ver com o Garmin tem é que se perguntar ao Tigre.

Seja como for, eu não despejo o meu 305 para o Garmin Training Centre mas sim para o Sport Tracks (foi a sugestão que me deram na altura) e ainda hoje - apesar de tudo estar bem e dos dados fluirem direitinho para o PC - sempre que ligo o USB dá-me esse mesmo erro.

Sempre deu, desde o princípio, mas habituei-me a não ver relevância nele. Até porque tudo o resto me parece realmente bem e não há qualquer função que eu sinta em falha no 305.

Em suma, sei que não ajudei muito. Naturalmente, até eu ficarei à espera de uma resposta mais articulada.

Abraço

José Costa Alves

LuisMiguel
27-11-2009, 01:53
Não conheço o Luís Miguel, mas sempre me habituei a ler aqui no forum que se tem a ver com o Garmin tem é que se perguntar ao Tigre.

Hehe...Obrigado...

Seja como for, eu não despejo o meu 305 para o Garmin Training Centre mas sim para o Sport Tracks (foi a sugestão que me deram na altura) e ainda hoje - apesar de tudo estar bem e dos dados fluirem direitinho para o PC - sempre que ligo o USB dá-me esse mesmo erro.

Sempre deu, desde o princípio, mas habituei-me a não ver relevância nele. Até porque tudo o resto me parece realmente bem e não há qualquer função que eu sinta em falha no 305.

Em suma, sei que não ajudei muito. Naturalmente, até eu ficarei à espera de uma resposta mais articulada.

Abraço

José Costa Alves

O erro pode ter origem na porta de USB que se está a usar, Não sei porquê, mas se o ligo a uma porta, começam logo as mensagens de erro : Dispositivo não encontrado, Importação falhada, etc.. :comp26: Quando isso suceder, é usar outra porta USB.
O Garmin Training Center...para "desenhar" séries é bastante prático, mas, quanto a mim, a utilidade dele esgota-se aí. Se o ST tivesse esta funcionalidade (se tem, ainda não a achei...lá se vai o meu grau de "especialista" na matéria... :biggrin: ) era imbatível !
Se possuírem o 310/XT, aí não têm outro remédio senão usar o software da Garmin e creio que isso se deve ainda ao sistema wireless de transmissão de dados GPS -> PC. Mas enquanto não chega a solução da ZoneFive há uma opção :

- Importar as actividade para o Garmin TC;
- Exportar para o PC como *.TCX
- Importar esse mesmo ficheiro para o Sportracks

O mesmo procedimento é válido para quem tem os apelidados "GPS de mão", tipo Oregon ou Dakota. Os eTrex não tenho a certeza...

E pronto, deu-se a volta às incompatibilidades :comp13: e assim já têm os dados dos treinos, todos catitas, no ST.

Miguel Saraiva
27-11-2009, 14:14
Luis, aproveitando o teu grau de especialista ;), quais as vantagens do Sport Tracks em relação ao Garmin Connect?
Uso o Garmin Connect, porque infelizmente, ainda não há uma versão Full do ST para Mac, pelo que ainda não pude testar!
Obrigado Dr. 305! :icon_surprised:

Filipitsch
27-11-2009, 17:54

Abraço

José Costa Alves

Questão.

Sport Tracks

Como arranjar isso?

Abraço e muito obrigado

lacerdov
27-11-2009, 18:13
Vai aO Google, baixaki é GRATIS , DE BORLA!!
Abraço e bons treinos

Rui Lacerda

LuisMiguel
27-11-2009, 18:55
Questão.

Sport Tracks

Como arranjar isso?

Abraço e muito obrigado

Directamente ? Aqui (http://www.zonefivesoftware.com/SportTracks/)

Filipitsch
27-11-2009, 21:13
Directamente ? Aqui (http://www.zonefivesoftware.com/SportTracks/)

Concluido com sucesso.

Ao Tigre e restantes o meu muito obrigado. Sport tracks é a minha nova ferramenta.

É começar a explorar a dita.

Amanhã já leva umas séries para ver cmo se comporta...:icon_mrgreen:

Abraço muito obrigado!!!

monxas
27-11-2009, 23:14
Eu descarrego os dados para os 2, porque normalmente encontro diferenças entre eles e depois "escolho" o que tem melhor tempo. //107/

Júlio B. C. Barroco
28-11-2009, 08:41
Já agora, por favor confirmem-me se souberem: o sport tracks tem alguma versão online? ou temos obrigatoriamente de o instalar na máquina? a mim dava-me mais jeito algo online, para poder aceder de qualquer pc.

Obrigado e bons treinos

Cilha
30-11-2009, 16:54
Boa tarde,

Serve este meu primeiro post neste fórum para saudar todos os foristas e dizer que possuo um dispositivo Forerunner 305 desde 5ª feira passada e, até agora, a experiência tem sido encantadora, pese ainda só ter usado por duas vezes (2x treino de corrida e 1x num giro de bicicleta).
Estou bastante satisfeito (até ver…) com o equipamento, em termos de preço foi relativamente acessível, combinando num só equipamento todas as funcionalidades que pretendo.

Estou a exportar os dados para duas tools: Garmin Connect (web-based tool) e Sport Tracks. Em relação à questão se o Sport Tracks dispõe de versão online, afirmativo, já vi uma referência a isso mas de momento não estou a conseguir encontrar o link.
Julgo que no foum da SportTracks ( http://www.zonefivesoftware.com/SportTracks/Forums/ ) se possa encontrar algo.

Cumprimentos,
Nuno Miguel Silva

Globetrota
13-12-2009, 16:38
No desastrado Grande Prémio do Natal, até o meu Garmin deixou de ser uma ajuda. Em suma, ou ele entrou em total parafuso ou eu fiz alguma asneira. Só assim justifico ter partido a metro e meio do Bernardo (que também tem um 305) e, no fim, ele ter 9.700 metros percorridos e eu ter apenas 9.320 metros registados. E eu, como ele, não somos de cortar passeios e lancis.

Uma coisa eu verifiquei: sempre que passava debaixo dos túneis da Avenida da República, a contagem (provavelmente de tempo e distância) ficava em suspenso. Cheguei a pensar que houvesse alguma função que eu tivesse desactivado e que o Bernardo tivesse activada (o que fazia com que ele continuasse a marcar as distâncias e eu não).

Algumas ideias? Alguma ajuda?

José Costa Alves

Júlio B. C. Barroco
13-12-2009, 18:22
Globetrota,

Aconteceu-me precisamente o mesmo. No meu caso, penso que tem a ver com a função Autopause, que sempre que o GPS perdia o sinal nos túneis suspendia o crono. Já a desactivei para ver se não volta a acontecer (menu principal - training - training options - autopause - off).

Abraço, bons treinos e melhores provas. E já agora parabéns pelo teu percurso, excelente evolução

Globetrota
13-12-2009, 19:28
Globetrota,

Aconteceu-me precisamente o mesmo. No meu caso, penso que tem a ver com a função Autopause, que sempre que o GPS perdia o sinal nos túneis suspendia o crono. Já a desactivei para ver se não volta a acontecer (menu principal - training - training options - autopause - off).

Abraço, bons treinos e melhores provas. E já agora parabéns pelo teu percurso, excelente evolução

Júlio,

Obrigadíssimo, vou tentar ver se é por aí que anda o problema. Um abraço e agradeço também as palavras de moral. O significado é mais forte quando vem de alguém com os teus registos.

José Costa Alves

Júlio B. C. Barroco
13-12-2009, 19:57
De nada, agradeço-te mais uma vez pela ajuda na hora de comprar este relógio, apesar de algumas fífias estou satisfeito com a opção... força ai para a São Silvestre, tb lá vou estar, desta vez com a expectativa de termos todos direito a uma organização aceitável e que nos permita concentrarmo-nos apenas naquilo que nos interessa.

Um abraço,

PS: mais uma achega, que involuntariamente descobri: no garmin connect, e após fazer upload do registo da prova, descobri que no separador player, se seguires o cursor em qualquer uma das linhas mesmo até ao seu final no gráfico que relaciona Elevation/Speed/HRM consegues obter o tempo real final de cronómetro, ou seja, sem o expurgo das paragens do GPS nos túneis.

Para obter a distância final real bastou fazer uma regra de 3 simples com o tempo de paragem estimado, a distância medida e o tempo gps com paragens.

Não resolve as gaffes das voltas onde houve túneis, mas tens ai o material para validar o teu tempo final face à distância com base numa média linear, assumindo que a velocidade que tiveste nos túneis se assemelha à da restante prova.

Após os cálculos, fiquei com 35:51 de tempo real para 9.920 mts de prova, o que à partida corrobora que o percurso terá mesmo os 10k apesar das restantes azelhices da organização. E apesar da sua facilidade cai o PR :). Pode não ser uma Transestrela ou um GP Fim da Europa, mas é sempre bom!

Jose Manuel Andrade
14-12-2009, 21:20
No meu 1º GP Natal tambem tive esse problema, depois desliguei o autopause,e ficou resolvido. Ou seja a distançia e o ritmo com a perda de sinal param mas o tempo continua a contar, depois nao sei explicar se ele faz as contas no local onde volta a ter sinal. nesta corrida marcou 9.790 mas fiquei ainda distante da meta. Fui a uma corrida onde os atletas foram impedidos de passar a meta. Nao sei se consegui responder a tua duvida. Boas corridas lá nos encontramos na Sª Silvestre de Lisboa

Globetrota
14-12-2009, 21:41
No meu 1º GP Natal tambem tive esse problema, depois desliguei o autopause,e ficou resolvido. Ou seja a distançia e o ritmo com a perda de sinal param mas o tempo continua a contar, depois nao sei explicar se ele faz as contas no local onde volta a ter sinal. nesta corrida marcou 9.790 mas fiquei ainda distante da meta. Fui a uma corrida onde os atletas foram impedidos de passar a meta. Nao sei se consegui responder a tua duvida. Boas corridas lá nos encontramos na Sª Silvestre de Lisboa

Obrigadíssimo pelo esclarecimento.

Um abraço e boas corridas

José Costa Alves

calvin
06-01-2010, 23:28
Para quem gostaria de usar o FR305 nas ultras este zingarelho é capaz de dar jeito:
http://www.runnersworld.com/community/forums/runner-communities/barefoot-running/extending-garmin-battery-life

Jose Manuel Andrade
07-01-2010, 21:10
Será que me podem ajudar a intrepetar estes dados do garmin conect?
Ganho de elevação: 36 m
Perda de elevação: 33 m
Elevação mín.: 165 m
Elevação máx.: 192 m
Qual o melhor o sortraks ou garmin conect?
No garmin conect quando se faz series ele guarda como se fosse um treino normal. se me podessem elucidar agradecia.
Bom ano para todos.

Tiago Martins
07-01-2010, 21:42
Dado que o erro de leitura de altitude do sistema GPS anda na ordem dos 15 a 25 metros, esse valores de elevação pouco ou nada dizem, pois não são suficiente significativos face às oscilações/erros de leitura.

É possível que tenha feito um percurso plano e tenha obtido esses resultados.

Paulo Pires
08-01-2010, 01:37
Qual o melhor o sortraks ou garmin conect?
No garmin conect quando se faz series ele guarda como se fosse um treino normal. se me podessem elucidar agradecia.
Bom ano para todos.

Bom não há uma resposta simples. O sportacks é muito mais poderoso, tem muito mais funções, tem montes de coisas que o site da Garmin não tem. O sportraks pode-se configurar e melhorar até à exaustão. Tem plugins para tudo o que se possa imaginar e se não houver um para o que se queira e se fôr dotado nas artes dos 0's e dos 1's é escrever um plugin para isso e adicionar :)

Adorava usar o sportracks, mas sou um preguiçoso e os dias só têm 24 horas e por isso prefiro uma coisa simples, eficaz e imediata perdendo quase todas as funcionalidades que o sportracks tem. O connect embora bem fraquinho, aqui há um ano era uma verdadeira bosta. A garmin, a carvão, lá tem indo pondo funcionalidades novas... mas muito lentamente. O antigo site era bem mais poderoso. Esta agora é pipocas, mas é lento e muito fraco.

No meu caso (tenho um 405) prefiro ter as coisas online, portanto embora o cilha tenha dito que o sportracks tem versão online eu desconheço e prefiro a simplicidade do connect.
Não é fácil ter online as tools e funcionalidades do sportracks.... o mais parecido que conheço com o sportracks é talvez o mapmyrun. Mas há vários outros. Há um plugin para o Sportracks que permite fazer upload dos dados para um tal de BuckeyeOutdoors.com que não conheço.
Mas os fans do sportracks podem ajudar.

Nada como experimentar. Eu se fosse menos perguiçoso, e se os dias tivessem 48 horas, só usaria o sportracks que é excelente. Um dia trato disso :) Tenho de ver esta história do upload para esse site...

Mas o meu 405 envia wireless para o connect da garmin... o sonho do perguiçoso... como lutar contra isto?

Albertornunes
08-01-2010, 13:07
Para quem gostaria de usar o FR305 nas ultras este zingarelho é capaz de dar jeito:
http://www.runnersworld.com/community/forums/runner-communities/barefoot-running/extending-garmin-battery-life
Bomi dia,
Sabe onde podemos comprar esse carregador?
Saudações desportivas
Alberto Nunes

Jose Manuel Andrade
08-01-2010, 20:25
Dado que o erro de leitura de altitude do sistema GPS anda na ordem dos 15 a 25 metros, esse valores de elevação pouco ou nada dizem, pois não são suficiente significativos face às oscilações/erros de leitura.

É possível que tenha feito um percurso plano e tenha obtido esses resultados.
Estes dados foram obtidos na S silvestre da amadora. como a prova sobe bastante nao consegui entender os mesmos.Muito obrigado pelos esclarecimentos.
J andrade:36_5_11:

Paulo Pires
08-01-2010, 22:06
O sportracks tem um plugin que permite cruzar a informação das coordenadas recolhidas no terreno com uma base de dados de altimetria de quase todo o planeta, recolhida por satélite.

Ao aplicarmos o filtro corrigimos dramaticamente a curva de altimetria recolhida pelo GPS que é francamente bera. O mapmyrun.com usa um processo semelhante para mostrar os graficos de altimetria à medida que desenhamos o traçado das corridas.

Às vezes paro um pouco para me banzar com o poderio tecnológio que temos hoje em dia na ponta dos dedos. Há 10 anos apenas esta informação, para uma unica corridinha, demoraria horas ou dias a obter para um tipo que tivesse isso como um projecto de vida. E seria impossível de obter para o comum dos mortais....

Tiago Martins
08-01-2010, 23:59
Estes dados foram obtidos na S silvestre da amadora. como a prova sobe bastante nao consegui entender os mesmos.Muito obrigado pelos esclarecimentos.
J andrade:36_5_11:

Muito estranho, dado que a diferença entre o ponto mais alto (184 metros) e o mais baixo (85 metros) da prova cifra-se na ordem dos (quase) 100 metros, segundo o MapMyRun.

O GPS mediu os 10 km da prova por completo?!?

Tiago Martins
09-01-2010, 00:05
O sportracks tem um plugin que permite cruzar a informação das coordenadas recolhidas no terreno com uma base de dados de altimetria de quase todo o planeta, recolhida por satélite.

Ao aplicarmos o filtro corrigimos dramaticamente a curva de altimetria recolhida pelo GPS que é francamente bera. O mapmyrun.com usa um processo semelhante para mostrar os graficos de altimetria à medida que desenhamos o traçado das corridas.

Às vezes paro um pouco para me banzar com o poderio tecnológio que temos hoje em dia na ponta dos dedos. Há 10 anos apenas esta informação, para uma unica corridinha, demoraria horas ou dias a obter para um tipo que tivesse isso como um projecto de vida. E seria impossível de obter para o comum dos mortais....

As vantagens de ter a informação online e a conveniência de utilização são de facto dois factores de peso, que eu também muito aprecio, caso tivesse uma maquineta dessas.

Muito embora estas pequenas maravilhas da tecnologia permitam fazer coisas que há muito eram impensáveis, e que agora estão ao alcance de um miúdo de 10 anos, ainda têm muitas falhas e estão longe da perfeição.

Só ainda não aderi a uma coisa dessas porque por muito jeito que possa fazer na gestão de provas longas, como a maratona (onde deu um jeitão, ir a chatear o parceiro do GPS), ter o aparelho só por ter não me faz correr mais rápido. :rir:

Bom, na verdade a principal razão é não ter pulso para um... :wink:

Paulo Pires
09-01-2010, 00:55
Eu confesso que o meu impulso para adquirir um foi o meu lado geek, mas o que me se veio a revelar fantástico foi uma capacidade que desconhecia quando o adquiri; a possibilidade de carregar o bicho com 15 dias de planos de treinos, devidamente calendarizados. Esses planos, desenhados à medida, ou descarregados da net já completos e adaptados ao ritmo cardiaco ou cadencia de cada um, são depois seguidos à risca no terreno com a ajuda do relógio.
Isto permitiu-me seguir um plano de treinos sem outra preocupação que não fosse espreitar nesse dia qual era o plano (série, hills, fartlek, etc.) para decidir para que sítio iria. A juntar ao pouco tempo que se tem, há a motivação de ter de cumprir o plano daquele dia. Foi uma preciosa ajuda do meu companheiro inseparável.

Claro que a montanha de dados estatísticos que se vão acumulando e todo o tipo de reports que se podem fazer para analisar a nossa performace, o controlo do andamento em provas longas, o perder-me na floresta ou no pinhal, ou explorar território totalmente desconhecido mas que desenhei na véspera e carreguei etc. são extras sempre ao dispôr.
Depois há também coisas muito mais sérias para quem quer analisar detalhadamente as prestações da máquina de bombar etc.

A fiabilidade e a simplicidade de utilização do meu fez com que seja hoje um companheiro inseparável. Por vezes uso-o no dia a dia mesmo quando não corro ou então em outras actividades relacionadas com o gps para as quais infelizmente não é muito vocacionado pois o écran é mt pequeno e é dedicado à corrida.

Qt ao pulso, o 405 é um relógio quase normal. Nos dias de hoje com a moda dos cebolões gigantes o 405 até é bem estilizado. Não dá mt nas vistas como cebola de plástico (que é) pq é grande de mais para estar ali apenas a mostrar as horas nuns digitos gigantes sem mais mariquice nenhuma à vista. Apenas os geeks mais curiosos que não sabem o que é mas percebem que algo se passa ali dentro não resistem a perguntar "O que é que isso faz?" De resto para o comum dos mortais é apenas mais um relógio da moda.

Tiago Martins
09-01-2010, 01:23
Sim, mas não estás bem a ver... arrisco-me a dizer que hoje em dia a maior parte dos putos que saiem da primária tem um pulso igual ou maior que o meu... :rir:

Paulo Pires
09-01-2010, 01:40
A minha filha mais nova ainda não saiu da primaria. Amanhã vou ver se lhe fica bem, depois reporto.
lololol

Jose Manuel Andrade
09-01-2010, 14:49
Muito estranho, dado que a diferença entre o ponto mais alto (184 metros) e o mais baixo (85 metros) da prova cifra-se na ordem dos (quase) 100 metros, segundo o MapMyRun.

O GPS mediu os 10 km da prova por completo?!?
Obrigado pela resposta. aqui ficam os dados totais.

Ganho de elevação: 360 m
Perda de elevação: 372 m
Elevação mín.: 80 m
Elevação máx.: 230 m

Distançia 10.19 km
Ritmo médio: 04:52 min/km
Melhor ritmo: 03:30 min/km .

Tempo:00:49:39
Distância:10.19 km
Obrigado boas corridas

Hugo Miguel Serrano
09-01-2010, 15:13
Boas, alguém me sabe dizer se o relógio GEONAUTE SYNKRON 500 SD, é alguma coisa de jeito, visto que eu pretendo saber os kilometros percorridos e saber qual a minha média ao kilometro.

Miguel Saraiva
12-01-2010, 12:22

Olá, eu tenho um "Zingarelho" destes e digo-vos que é muito útil!
Não só para quem usa o Garmin 305 como para todos os utilitários que usamos; Telemóvel, pda, mp3, etc...
Basta ter à mão uma Bateria AA e tudo volta a funcionar! ;)
No caso do Garmin 305, e para quem faz ultras com mais de 10/12 horas (não é o meu caso infelizmente), basta levar o "Zingarelho", a base de carga do 305, uma pulseira elástica (tipo ténis) e o 305 equipado com a bracelete maior.
Se as baterias do 305 se acabarem primeiro que o atleta (bom sinal!), é só ligar o "Zingarelho" ao Garmin e guardá-lo debaixo da pulseira!

Abraço

Paulo Pires
13-01-2010, 22:03
Sim, mas não estás bem a ver... arrisco-me a dizer que hoje em dia a maior parte dos putos que saiem da primária tem um pulso igual ou maior que o meu... :rir:

Olha aqui o 405 no pulso de uma miúda de 9 anos que ainda não saiu da primária :)

Ah! E ainda tinha mais 2 furos na pulseira. E aqui parece maior porque ela tem uma mão pequena o que seguramente não é o teu caso. Se quiseres testar, qd nos encontrarmos numa prova tratamos disso.

http://lh6.ggpht.com/__fP1I0R6PY8/S05AQATvqLI/AAAAAAAAAhs/o9oAoDYomXs/s640/PICT0003.JPG
http://picasaweb.google.com/lh/photo/t5WLNOE5kY_KUhT4d2MqbQ?authkey=Gv1sRgCMb1q9rp-q3X3wE&feat=directlink

José Brito
14-01-2010, 15:06
Olá, eu tenho um "Zingarelho" destes e digo-vos que é muito útil!
Não só para quem usa o Garmin 305 como para todos os utilitários que usamos; Telemóvel, pda, mp3, etc...
Basta ter à mão uma Bateria AA e tudo volta a funcionar! ;)
No caso do Garmin 305, e para quem faz ultras com mais de 10/12 horas (não é o meu caso infelizmente), basta levar o "Zingarelho", a base de carga do 305, uma pulseira elástica (tipo ténis) e o 305 equipado com a bracelete maior.
Se as baterias do 305 se acabarem primeiro que o atleta (bom sinal!), é só ligar o "Zingarelho" ao Garmin e guardá-lo debaixo da pulseira!

Abraço

Olá Miguel

Eu tenho um 305 e estou a pensar em fazer a Freita este ano, certamente que não vou fazer menos de 10/12 horas :36_1_38:, por isso esse "Zingarelho" faz-me falta, onde é que o poderei comprar...

Obrigado

Miguel Saraiva
14-01-2010, 17:02
Olá Miguel
Eu tenho um 305 e estou a pensar em fazer a Freita este ano, certamente que não vou fazer menos de 10/12 horas :36_1_38:, por isso esse "Zingarelho" faz-me falta, onde é que o poderei comprar...
Obrigado

Olá Brito! O meu "Zingarelho" veio de Barcelona através de um amigo que tenho lá e que também faz umas corriditas!
Custou-me 15 "paus"!!! Na altura procurei cá e não encontrei! Se quiseres, peço-lhe para enviar um...ele trabalha nos correios! ;)

O meu é desta cor (dourado), mas ele diz que há em azul, preto e rosa se não me engano!
http://c7.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/o2e0427dd/5671361_SnRpb.jpeg

calvin
14-01-2010, 17:55
Olá Brito! O meu "Zingarelho" veio de Barcelona através de um amigo que tenho lá e que também faz umas corriditas!
Custou-me 15 "paus"!!! Na altura procurei cá e não encontrei! Se quiseres, peço-lhe para enviar um...ele trabalha nos correios! ;)

O meu é desta cor (dourado), mas ele diz que há em azul, preto e rosa se não me engano!

Gostaria de adquirir um zingarelho desses.
Leva pilhas? Quantas e de que tipo?

Miguel Saraiva
14-01-2010, 19:50
Gostaria de adquirir um zingarelho desses.
Leva pilhas? Quantas e de que tipo?

Olá Luis!
Leva uma pilha normal AA!

Tiago Martins
14-01-2010, 20:06
@Paulo Pires:

Isso parece que fica a abanar. Parece mais uma pulseira do que um relógio, no sentido em que fica espaço livre (de lado) entre a pulseira e o pulso.

Numa destas provas tiramos isso a limpo!

http://photos-e.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc3/hs170.snc3/19763_1301205844183_1051556332_1773064_6949774_n.j pg

calvin
14-01-2010, 23:20
Leva uma pilha normal AA!

Uma só pilha AA dura para quantos carregamentos?

É estranho pq esses aparelhos (GPS, telemoveis, ipods) costumam ter uma tensão de carregamento na ordem dos 5volts, uma pilha tem 1,5v ...

Ou será que o zingarelho tem um elevador de tensão interno ?

Jose Moutinho
15-01-2010, 10:10
Amigo Miguel eu estava interessado num zingarelho desses.

Miguel Saraiva
15-01-2010, 10:54
Uma só pilha AA dura para quantos carregamentos?
É estranho pq esses aparelhos (GPS, telemoveis, ipods) costumam ter uma tensão de carregamento na ordem dos 5volts, uma pilha tem 1,5v ...
Ou será que o zingarelho tem um elevador de tensão interno ?

Sobre o Zingarelho, devem saber que é um equipamento de emergência, para se ter "à mão" em circunstâncias especiais tal como um impermeável de bolso!
A corrente de saída, que é o que interessa, é de 400mA o que equivale a cerca de 5,7Vts...a de entrada é de 1,2-1,5Vts!
Tempo de carregamento: 1-3 horas (telemóvel)
Tempo em espera: 24-30 horas (telemóvel)
Tempo de conversa: até 2 horas (telemóvel)
Peso de unidade: 30g
Recomenda-se uma bateria alcalina tipo AA ou bateria recarregável de NI-MH
Já carreguei 3 x o telemóvel, "n" vezes o mp3 e 1 vez o Garmin 305 com uma pilha dos chineses!!! ;)
Se quiserem o aparelho, posso perguntar ao meu amigo se tem disponibilidade para enviar. Enviem-me uma MP com o que pretendem para eu lhe transmitir.

Armando teixeira
15-01-2010, 11:23
Bom, dia amigo Miguel.
Penso, que acerca do " "Zingarelho" estou esclarecido, a minha duvida, eu que tenho o Garmin 305, é se existe alternativa ao adptador (Cradle ? ), ou se o "Zingarelho" já o traz, de qualquer forma estou interessado no dito,
Agradeço o vosso esclarecimento.
Armando Teixeira

calvin
15-01-2010, 12:35
Zingarelho na Radio Popular:
http://www.radiopopular.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=12972

:fest24:

Hugo Miguel Serrano
15-01-2010, 14:18
Boas, alguém me sabe dizer se o relógio GEONAUTE SYNKRON 500 SD, é alguma coisa de jeito, visto que eu pretendo saber os kilometros percorridos e saber qual a minha média ao kilometro.
Alguém tem informações deste relógio...
http://www.decathlon.pt/PT/synkron-500-sd-56044847/

calvin
15-01-2010, 15:56
Alguém tem informações deste relógio...
http://www.decathlon.pt/PT/synkron-500-sd-56044847/

Por esse preço fica bem melhor servido com o Globalsat GH-625 (também conhecido por NDrive NSports)

Jose Moutinho
15-01-2010, 21:16
Oh Luis..

Fazes cá umas descobertas, bem ....excelente trabalho confrade.

Miguel Saraiva
18-01-2010, 10:44
Zingarelho na Radio Popular:
http://www.radiopopular.pt/catalogo/detalhesproduto.php?idprod=12972

:fest24:

Boa Luís! Eu na altura fartei-me de procurar e nada...zip!
E está a um preço bem porreiro! Atirem-se ao zingarelho! ;)

José Brito
25-01-2010, 11:44
Obrigado Miguel e Luis pelas informações, vou ver se encontro na Radio Popular o zingarelho, se não encontrar depois envio MP.

JCBrito

Jose Moutinho
25-01-2010, 21:08
Já comprei o zingarelho e funciona mesmo. Tenho é que o testar em provas longas (será já nos 101 dos Peregrinos).

carlos couto
26-01-2010, 07:39
Já comprei o zingarelho e funciona mesmo. Tenho é que o testar em provas longas (será já nos 101 dos Peregrinos).

E comprou em qual dos sítios?

Lamas
26-01-2010, 08:45
E comprou em qual dos sítios?

Existe outra possibilidade. Lojas informáticas que vendam GROWING.
Fui a Rádio Popular Coimbra e estava esgotado. Comprei numa loja informática.

1 Abraço,
Lamas

Rui Estrelinha
04-02-2010, 01:31
Boas,

Sabem se existe alguma maneira de bloquear as teclas/botões do Garmin Forerunner 205/305?

Eu no meu Polar bastava pressionar durante algum tempo uma determinada tecla e ele bloqueava as teclas para não haver problemas com starts e stops do dispositivo por toques indevidos no corpo ou em algum sitio.

Já andei a ler o manual mas não encontrei nada, se alguem souber de alguma coisa fico agradecido!!! :P

Abraço,

LuisMiguel
04-02-2010, 11:40
Boas,

Sabem se existe alguma maneira de bloquear as teclas/botões do Garmin Forerunner 205/305?

Eu no meu Polar bastava pressionar durante algum tempo uma determinada tecla e ele bloqueava as teclas para não haver problemas com starts e stops do dispositivo por toques indevidos no corpo ou em algum sitio.

Já andei a ler o manual mas não encontrei nada, se alguem souber de alguma coisa fico agradecido!!! :P

Abraço,

Não conheço, mas também qual seria a utilidade ? Os botões são rijos como chavelhos e é preciso alguma força para os activar. Não me parece que aconteca o mesmo que com o 405. Nesse, por causa do aro, até a chuva ou a manga do casaco activa as funções...

Tiago Martins
04-02-2010, 12:03
(...) Não me parece que aconteca o mesmo que com o 405. Nesse, por causa do aro, até a chuva ou a manga do casaco activa as funções...

Sobre o 205/305 não sei, mas segundo o meu colega Luis Ferreira, que tem um 405, a sensibilidade do aro dá para configurar.

É questão de diminuir a sensibilidade do mesmo. Ainda assim, no 405, ao que parece, dá para bloquear o aro.

Paulo Pires
04-02-2010, 18:18
O aro do 405 e a humidade são inimigos mortais. Daí ser simples e imprescindível bloquear o aro com chuva ou quando as coisas começam a aquecer e o suor ataca. Mas é uma operação simples (carregar nos dois botões ao mesmo tempo) e não é coisa em que mexa durante uma prova ou mesmo um treino.
A unica coisa que fica inactva e que poderá fazer alguma falta com o aro bloqueado é acender a luz... temos pena.
A alternativa é o modo em que a luz acende sozinha temporariamente em momentos de avisos (passagem de km, etc.)

Ei Garmin quando é que lançam um 505 que tenha o melhor do 305 com o melhor do 405 num corpo de um 405?

LuisMiguel
04-02-2010, 19:12
Ei Garmin quando é que lançam um 505 que tenha o melhor do 305 com o melhor do 405 num corpo de um 405?

Isso do "melhor" é algo subjectivo:
Para mim seria o 310XT com a possibilidade de inserção de rotas (TCX de preferência) com aumento substancial do pontos de rota (o 305 apenas aguenta 100, daí a necessidade dos *.TCX. O 310 XT e o 405 nem rotas levam.).
Isso já era uma ajuda valente para a navegação. E se lhe metessem um "cheirinho" do Dakota 20, isso ainda seria melhor...mas já seria querer meter o Rossio na Rua da Betesga...:comp26:

Rui Estrelinha
04-02-2010, 19:31
LuisMiguel: Pensava exactamente o mesmo! :P
No entanto aqui à dias aconteceu, terminei o treino e deixei o bixo ligado, não o costumo fazer, desligo logo para não haver problemas e só volto a ligar em casa para descarregar dados e carregar a bateria. Acontece que resolvi deixa-lo ligado enquanto fazia os exercicios de alongamento e descompressão finais quando acontece o que eu temia, olho para o relogio e ele com algum toque inadvertido tinha reiniciado a contagem.

Mas pronto, para não falarem em nada disso no manual Garmin, nem a malta saber então provavelmente não existe mesmo essa opção, é pena mas não se pode ter tudo.

Obrigado!

Bons treinos

Miguel Saraiva
05-02-2010, 10:10
Boas,

Olá Rui! De facto o botão Start/Stop do 305 pode ser accionado com um leve toque.
Para não correr o risco de desvirtuar o treino gravado quando isso acontece, acedo ao histórico e apago a "última volta" antes de importar os dados.
Outra forma de protegeres a informação é quando acabares o treino pressionares a tecla "lap" por 3 segundos ou acederes ao histórico, desta forma o treino fica imediatamente gravado.
Abraço

Paulo Pires
05-02-2010, 11:19
O 310 XT e o 405 nem rotas levam.).
Isso já era uma ajuda valente para a navegação. E se lhe metessem um "cheirinho" do Dakota 20, isso ainda seria melhor...mas já seria querer meter o Rossio na Rua da Betesga...:comp26:

O 405 leva rotas sim senhor. Carregas o .TCX para o Training Center e depois envias para o relógio. Depois entras no modo de percurso e lá vai ele atrás da seta.

Ou então não percebi o que querias dizer.

Não podes é carregar waypoints de forma simples. E quando estás a seguir o percurso que carregaste não tens um mapa ainda que rudimentar. Só tens uma seta que te indica a direcção que deves seguir e avisos quando sais da rota. Quanto a mim o écran devia ser um pouco maior (apenas o ecran não o relógio) e aproveitar essa área a mais para um mapa ainda que básico.

E deixar carregar waypoints dado que apenas o podes fazer à lá mão no relógio com a coordenada gps ou registando o ponto onde estás.
Mas pronto. São opções que não sendo tencológicas tentam manter o relógio focado no fim principal a que se destina.

LuisMiguel
05-02-2010, 15:37
O 405 leva rotas sim senhor. Carregas o .TCX para o Training Center e depois envias para o relógio. Depois entras no modo de percurso e lá vai ele atrás da seta.

Erro meu...
Mas seja em que caso for, 310 ou 405, são máquinas que na função de navegação são limitadas. Simplesmente porque não é essa a sua função primordial. A sua autonomia para quem faz provas cavalares também não ajuda muito: não é muito prático fazer uma prova com o carregador USB a pilhas mais o dock do 305. Já fiz isso e de prático pouco tem. É uma solução de facto, mas...
Daí o meu "namoro" cada vez mais forte ao Dakota 20. (pelo menos para as coças mais complicadas e com kilometragens mais elevadas)

Paulo Pires
05-02-2010, 16:52
Bom mas o dakota é um bicho de outro campeonato. Não podes correr com isso no pulso, pelo menos no teu perfeito juízo :)
Teria de ser qualquer coisa que iria no bolso e que poderias consultar de quando em vez. Mas de facto para as ultras a autonomia está garantida até às 20h. Para além da cartografia, curvas de nível, etc. É um aparelho muito mais versátil. Um colega meu tem um Oregon 300 que é um irmão mais velho do Dakota e não tem nada de mau a dizer. Mas não o usa para correr.
O 300 foi descontinuado pq eles devem ter percebido que tinham oferta a mais sem grande diferença entre eles. Mas ainda está à venda quase ao mesmo preço de um dakota 20....

Quanto a essa solução para o 405 é impossível pois quando o gajo está a carregar não faz mais nada a não ser carregar. E embora a bateria só dure 8h em modo GPS os 15 dias de autonomia no relógio acabam por ser um bom compromisso. Eu para mim só precisava de umas horas mais (embora 8h de GPS para mim cheguem bem... por enquanto :)) e um mapa ainda que tosco (à lá nsports aka keymaze aka globalsat).
Depois para coisas mais pachorrentas uso o telefone esperto.

Rui Estrelinha
05-02-2010, 21:55
Olá Rui! De facto o botão Start/Stop do 305 pode ser accionado com um leve toque.
Para não correr o risco de desvirtuar o treino gravado quando isso acontece, acedo ao histórico e apago a "última volta" antes de importar os dados.
Outra forma de protegeres a informação é quando acabares o treino pressionares a tecla "lap" por 3 segundos ou acederes ao histórico, desta forma o treino fica imediatamente gravado.
Abraço

Obrigado pelas dicas Miguel! Essa de apagar a ultima volta tambem é muito boa porque raramente faço o stop mesmo em cima da marca que pretendo e depois quando importo, aquela volta a mais que vai no registo, desvirtua por completo por exemplo o valor médio de passada.

Abraço e boas corridas!

monxas
12-03-2010, 22:53
Esta manhã fui treinar e trabalhou normalmente. Vim para casa, meti-o a descarregar o treino e tudo correu bem. No treino de final de tarde, não ligou. Pensei que fosse da bateria, mas ao ligá-lo ao pc não carrega. Alguém já teve um problema semelhante?

Francisco Monte
18-03-2010, 08:10
Boas, não sei se este tema já foi abordado aqui, de qualquer forma fui recentemente para uma pista de atletismo fazer séries de 1000mts e reparei que nas voltas de recuperação que fazia devagar, sem grande movimento dos braços, o Garmin marcava exactamente os 1000mts por cada 2,5 voltas à pista. Enquanto que quando fazia a série, a um ritmo mais elevado e com o movimento do braço para a frente e para trás, o Garmin mediu mais 40 mts. Ao fim de uma prova de 10km será um erro de mais 400mts...Isto justifica-se pelo facto de o braço "viajar" mais que o corpo, embora os movimentos que têm impacto serem para trás...pensava que o GPS não teria esta sensíbilidade e que seria capaz de eliminar estes pequenos movimentos para trás como falsos positivos (erros)....alguém tem alguma informação sobre isto que me possa ajudar?

Obrigado

Tiago Martins
18-03-2010, 19:21
Provavelmente não te saberei ajudar, mas estou curioso com o facto que apresentas.
Essa experiência pode ser reproduzida de forma consistente, ou terá sido um mero acaso?

Júlio B. C. Barroco
18-03-2010, 19:36
Francisco,
No meu tenho em Settings/General/Data recording - Smart Recording. Penso que esta opção "alisa" alguns erros. Outra passa por Setting/Running/Speed Units/Smothing - Most. Diminui ao máximo a frequência de registo, basicamente regista o menor número de pontos possível e a média sai menos destorcida.
Mas tenho notado sempre uma discrepância quando treino em pista (Ex: 1.200 mts quase sempre ele dá-me 1.280). Agora que falas nisso...tenho de fazer a experiência do movimento dos braços

Francisco Monte
18-03-2010, 21:17
Viva caros,

Tiago, consigo reproduzir este comportamento com consistência. Fiz 4 séries de 1000mts ontem e em todas elas o alarme dos 1000mts (tinha configurado o garmin para apitar por cada 1000mts) apitava 40 mts antes do sitio certo.

Júlio, experimenta ir fazer séries de 400mts daquelas em que o swing dos braços tem uma extensão grande e verificas que tens mais uns quantos metros. Nas provas de 10 km notas normalmente este acréscimo?

Júlio B. C. Barroco
19-03-2010, 08:13
Viva caros,

Tiago, consigo reproduzir este comportamento com consistência. Fiz 4 séries de 1000mts ontem e em todas elas o alarme dos 1000mts (tinha configurado o garmin para apitar por cada 1000mts) apitava 40 mts antes do sitio certo.

Júlio, experimenta ir fazer séries de 400mts daquelas em que o swing dos braços tem uma extensão grande e verificas que tens mais uns quantos metros. Nas provas de 10 km notas normalmente este acréscimo?

Noto Francisco. Em provas teoricamente bem medidas noto entre 100-200 mts a mais.

Paulo Silva
19-03-2010, 10:41
Não sou especialista no assunto, mas parece-me que estão a ser um bocado "nerds"

O que sabemos sobre o GPS:

Não é um sistema preciso, dependendo entre outros factores do receptor e das condições atmosféricas, podendo originar erros desde 3m até 100 m

http://www.kowoma.de/en/gps/errors.htm

O que sabemos sobre a precisão do forerunner:

O fabricante fala em erro inferior a 10 m (em condições atmosféricas ideais):

http://www8.garmin.com/manuals/984_OwnersManual.pdf (página 64)

Francisco Monte
19-03-2010, 11:25
Viva Paulo,

não sendo um equipamento perfeito, parece-me ainda assim que um erro de 40mts em 400mts (10%) é muito. Nenhum equipamento destes vai para o mercado com um erro de 10%. Por isso assumo que exista algum parâmetro que possa ser customizado para evitar este tipo de erros. Adicionalmente, o software deveria eliminar (com a aplicação de uma mediana ou mesmo uma simples média aritmética) quaisquer movimentos que fossem produzidos no sentido contrário ao do movimento, classificando-o como medida errada, afinal de contas ninguém corre dois passos para a frente e um para trás. Um exemplo clássico é ficar parado no mesmo sítio, e rodar os braços (com o movimento de crol da natação) e o GPS irá marcar distância cumulativa, não integrando a informação de que o posicionamento global é exactamente o mesmo.

Adicionalmente, nos testes que fiz, em que dei repetidas voltas a uma pista homologada de 400mts, sem movimento de braços o garmin media 400mts +/- um pequeno erro de 2 ou 3 mts e com o movimento de braços media sempre mais 40mts + 2 ou 3 mts de erro.

Miguel Saraiva
19-03-2010, 15:03
Viva,
A precisão deste equipamento (305) é considerada excelente! Efectivamente, e comparando com um Gps de Estrada ou mesmo com um Outdoor "de mão", a precisão face ao número de satélites que usa é superior aos outros aparelhos, apresentando em condições atmosféricas ideais, desvios inferiores a 1 metro.

A questão do Francisco relativamente à aferição (em metros) feita pelo aparelho não pode ser comparada com a precisão de coordenadas geográficas porque o 305 não é um medidor de distância nem um Gps "per si"!
Aproveita sim, o facto de possuir uma sensibilidade elevada na recepção de satélites para nos poder fornecer a distância percorrida.
Em tempos, li algures num fórum americano, sobre a fórmula de correcção do "arm bouncing up and down" que o aparelho tem quando no modo de "corrida", pois noutros desportos a fórmula será diferente.
Acho que esse tipo de "erros" não é muito relevante, porque mesmo em pista, nunca fazemos o mesmo percurso em voltas consecutivas e para além disso, a pista tem uma largura de cerca de 1,25mt que poderá ser percorrida pela "corda" interior ou mais pela exterior!
Em termos experimentais, no recente Trilhos de Almourol, posso dizer que a cerca de metade da prova o meu companheiro do lado tinha mais 800 mts que eu e, no entanto, tinha-mos feito a prova juntos até esse ponto.
Por outro lado, já fiz a experiência com dois Garmin 305 no braço em treinos curtos e longos e a diferença registada foi.....ZERO! ;)
Em resumo, se faço 10 voltas em pista, sei que faço 4klms (na pista 1), o mais importante será a tomada de tempo na linha e não a distância que o Garmin me indica que percorri!
Outra dica é ligar o 305 sempre algum tempo antes do início da actividade para que possa adquirir o máximo de precisão (satélites) e assim estabilizar a sua posição exacta.
Abx

Júlio B. C. Barroco
19-03-2010, 20:14
Independentemente das especificações técnicas do aparelho, das condições climatéricas ou outras condicionantes, estou de acordo com o Francisco, erros de aprox 10% fazem diferença. Só não farão a quem não usa o aparelho para orientar a sua performance nos treinos e nas provas. Quanto à quantificação dos erros apresentada: 3 a 100mts... posto dessa forma não é muito nem pouco: se forem 3 m em 1.000, perfeito, se forem em 10 nem tanto :). A questão da corda nos treinos em pista é relevante mas descarta-se no meu caso, já que corro sempre junto à mesma. Seja como fôr, não me parece que deixemos de correr por causa disso!

PS: para ser franco parece-me pouco apropriado o seu comentário Paulo, foge um pouco ao tom da conversa. Não se falou de manuais mas sim da aplicação prática dos aparelhos, nem tão pouco se generalizou para os modelos em questão. Não me parece que estes pedidos de esclarecimentos tenham um impacto negativo nas vendas dos aparelhos em questão :). Aproveito para agradecer os seus posts sobre calçado, área na qual aparenta ser especialista (digo aparenta porque infelizmente sou leigo nas matérias!)

Paulo Silva
19-03-2010, 22:16
PS: para ser franco parece-me pouco apropriado o seu comentário Paulo, foge um pouco ao tom da conversa. Não se falou de manuais mas sim da aplicação prática dos aparelhos, nem tão pouco se generalizou para os modelos em questão. Não me parece que estes pedidos de esclarecimentos tenham um impacto negativo nas vendas dos aparelhos em questão :). Aproveito para agradecer os seus posts sobre calçado, área na qual aparenta ser especialista (digo aparenta porque infelizmente sou leigo nas matérias!)

Provavelmente não deve ter lido o meu "post" com atenção:

Não entendo do assunto

O Sistema de posicionamento global GPS não é preciso a medir distâncias podendo originar diferenças grandes (é só ler o link)

A Garmin fala em diferenças de 10 metros (ou seja mais ou menos 10 metros por ponto de leitura porque o fabricante não diz muito sobre o assunto, por não ser comercialmente interessante).

Com estes dados será normal que existam diferenças grandes de leitura especialmente em certas condições.

Se pesquisar "forerunner distance acurracy test" verá relatórios que falam em 6% de diferenças.

Não entendo porque razão o post está despropositado, mas como não quero alimentar mais polémicas, vou-me silenciar sobre o assunto.

Realmente eu sou mais dos pés e calçado.

Ps:

Ao ler o seu post fiquei com a ideia que o ofendi, se tal aconteceu não foi com certeza intencional, até porque não é minha prática.

Bons treinos

Atentamente

Júlio B. C. Barroco
20-03-2010, 09:40
Provavelmente não deve ter lido o meu "post" com atenção:

Não entendo do assunto

O Sistema de posicionamento global GPS não é preciso a medir distâncias podendo originar diferenças grandes (é só ler o link)

A Garmin fala em diferenças de 10 metros (ou seja mais ou menos 10 metros por ponto de leitura porque o fabricante não diz muito sobre o assunto, por não ser comercialmente interessante).

Com estes dados será normal que existam diferenças grandes de leitura especialmente em certas condições.

Se pesquisar "forerunner distance acurracy test" verá relatórios que falam em 6% de diferenças.

Não entendo porque razão o post está despropositado, mas como não quero alimentar mais polémicas, vou-me silenciar sobre o assunto.

Realmente eu sou mais dos pés e calçado.

Ps:

Ao ler o seu post fiquei com a ideia que o ofendi, se tal aconteceu não foi com certeza intencional, até porque não é minha prática.

Bons treinos

Atentamente

Não me parece que seja caso para se falar em ofensas :).
O que me parece, e é apenas a minha opinião, é que no "teste do algodão" (utilização prática com medição real em pista) efectivamente notam-se algumas discrepâncias acima do que seria suposto. Se em pista são secundárias, pois é fácil aferir distâncias e dessa forma secundarizar essa componente do aparelho, já em corrida "livre" deixa algo em que pensar.
Todas as dicas são bem vindas, pela minha parte! Se fui eu a melindrar encerro a questão com as minhas desculpas.
Bons conselhos e bons treinos

Jorge Branco
21-03-2010, 22:30
A Revista Atletismo, no suplemento Mundo da Corrida, trazia um interessante artigo sobre os GPS a sua precisão e funcionamento (infelizmente não me lembro qual o número).
Os GPS na minha opinião são um precioso auxiliar nas medições dos treinos, cada vez são mais precisos mas ainda não são totalmente exactos.
Quem corre mesmo a serio, quem é profissional de atletismo, só tem como solução valida para aferir a forma o treino em pista (e a corda é claro).
Mas para nós corredores de pelotão, mais ou menos rápidos, julgo que não há assim uma tão grande necessidade de andarmos atrás da exactidão absoluta.
Até gosto muito da tecnologia mas temos que ter cuidado para não ficarmos escravos e dependentes dela.
Eu quando tinha pernas e vontade para tentar correr o mais rápido que conseguia e andava em luta permanente com o cronómetro não havia GPS nem monitores de frequência cardíaca e não era por isso que se corria menos.

Francisco Monte
23-03-2010, 11:27
Só para concluir este tema da precisão do garmin 205/305 e deixar aqui para quem tiver as mesmas questões que eu no futuro: este domingo voltei a testar a precisão e, desta vez com o intervalo de aquisição no modo "more", ou seja mais suave, parece-me que o erro foi efectivamente menor. No final dos 21,097 kms obtive um erro de 31 mts, desprezável. Falta-me fazer o teste de fogo, em pista e depois deixo aqui o comentário.

José Brito
22-08-2010, 17:26
O meu 305 também deixou de ligar-se de um dia para o outro, para ser mais correcto ontem e hoje, também não consigo carrega-lo, tem apenas 1 ano e meio. Vou ter de envia-lo à Garmin (espero que a consulta nãio seja muito cara).

Será azar...?

Haverá alguém que me possa indicar a forma mais eficiente de resolver este problema?

lacerdov
22-08-2010, 18:50
Amigo Brito,
Faz o mesmo que o Jorge Branco, telefona ou leva o teu garmin mais a factura de compra, AO cACÉM!
Abraço e boas corridas,

Rui Lacerda

Jorge Branco
23-08-2010, 16:11
[QUOTE=Jorge Branco;74710]A Revista Atletismo, no suplemento Mundo da Corrida, trazia um interessante artigo sobre os GPS a sua precisão e funcionamento (infelizmente não me lembro qual o número).
O referido artigo pode ser lido aqui (http://ultkm.blogspot.com/2010/08/fiabilidade-da-medicao-de-corridas.html).