View Full Version : Nocturna de Janas - O Inicio!
Helder Jorge
25-07-2007, 20:40
Aqui estou eu prontinho para ir pastar um pouco sob o luar de Janas!
É desta que eu e a Eliana experimentamos a Orientação.
Como funciona a participação a pares?
Fernando Costa
25-07-2007, 22:19
Olá
Boa noticia
Mas para quem nunca experimentou a orientação a nocturna pode ser um pouco complicado.
A prova de pares funciona da mesma forma como se fossem individualmente, só que neste caso vão em conjunto, podem discutir as opções, ajudarem-se mutuamente, como só terão um cartão manual ou um chip electrónico terão que andar juntos.
Se tiveram dúvidas solicitem ajuda ao Nuno Pedro que deve ser o director do evento.
Aconselho inclusivé a pedirem apoio de monitor, pelo menos no inicio da prova, se a organização tiver possibilidade. Existem certas regras que convém saberem e tomarem contacto com a cartografia com muita calma e paciência.
Boa experiência.
Helder Jorge
26-07-2007, 16:07
Olá, Fernando! Antes de mais queria agradecer-te pelo alerta e pelos conselhos.
Eu não escolhi esta prova, foram os "cruzamentos" da vida que me levaram até ela. Foi um grupo de conhecidos que me convidou e tratou da inscrição, nem sei em que nível estamos inscritos. Curiosamente, eu já estive num jogo de orientação (mapa com pontos e bússola) e também foi de noite. Lembro-me que a minha maior dificuldade foi adaptar-me à escala, os pontos eram muito fáceis. O mapa era tipo carta militar, sem qualquer sinaléctica ou cor.
O lado positivo é que eu não me importo de andar "perdido", aliás, para existir o inicio da orientação, é preciso existir primeiro a "desorientação"! :icon_wink: Ai está o desafio inicial! E se não fosse um desafio não tinha piada!
Estive agora a ler o significado das cores e a tentar memorizar os símbolos críticos - "os intransponiveis"! Vou fazer as coisas com muita calma, i.e., correr só com o ponto à vista, ou quase...
Já agora, uma dupla leva um ou dois mapas?
alexduarte
26-07-2007, 16:17
Nocturna de Janas??:103:
Importam-se de fazer um pouco de rewind e darem-me só algumas dicas:103:
Quando é? As inscrições ainda estão abertas? Quantos KM's? ...? ...?:126:
Se me arranjarem um site qualquer, então era óptimo!:279:
Obrigado
Alexandre Duarte
Helder Jorge
26-07-2007, 16:34
A nocturna de Janas é uma prova de Orientação organizada pelo CAOS.
Aqui fica o site:
www.107caos.com
CFonseca
26-07-2007, 16:40
É só um mapa... quer seja por equipa, par ou individual.
A mim ajudou-me bastante os seguintes sites:
http://www.fpo.pt/manuais/manuais_orientacao.htm
treino on-line:
http://www.fortnet.org/icd/pt/index.html
alexduarte
26-07-2007, 16:54
Tks Helder.
Vou ver se arranjo compª, pq para me perder antes que seja em boa companhia.:wink:
É capaz de ser uma boa experiência, embora nem bússula tenha!!
Enfim ... vamos a ver o que se arranja.
Fernando Costa
26-07-2007, 17:09
Olá
Na Orientação a inscrição implica um mapa.
Quer em grupo, quer em pares é sempre um mapa para cada um.
Ou seja sem mapa não há orientação!
Convém aqui explicar certas coisas:
A Orientação como actividade está presente no nosso dia a dia e estamos premanentemente a fazer orientação.
Como modalidade desportiva tem regras próprias, uma delas é a cartografia.
Como sabem existem muitas actividades aventura ou multi -actividades que fazem também percursos de orientação, mas na maioria dos casos não corresponde à modalidade desportiva que depende da Federação Portuguesa de Orientação.
Mesmo a forma como se desenvolvem pode ser em moldes diferentes, que nada tem a ver com a orientação desportiva, mas sim o trabalho de estratégia, trabalho em equipa, etc.
Ou seja, o mapa que vocês vão utilizar é um mapa especifico de orientação e as regras serão segundo o regulamento de competições da FPO.
Visitem este link:
http://www.gd4caminhos.com/content/category/12/46/213/
Abraços
Fernando Costa
27-07-2007, 09:23
Não se esqueçam dos frontais ou lanternas.
O frontal é muito mais prático pois permite ficar com as mãos livres.
Preparem-se para a grande prova (1ª da época), 29 e 30 de Setembro em Sintra, em mais uma organização do CPOC, que está a criar grande expectativa.
Vou uma semana para o Algarve, mas prometo acompanhar.
Helder Jorge
28-07-2007, 14:12
Afinal estou inscrito no OPT1 - Fácil. Espero que não seja assim tão fácil!
Já tenho uma bússola e um frontal.
Espero que seja mesmo um mapa para cada pessoa! Assim todos se puderam orientar ao "mesmo" tempo!
Fiquem bem e Orientem-se!!!
Helder Jorge
31-07-2007, 17:39
Então foi assim:
Afinal estavamos incluídos num grupo de cinco pessoas. Sendo que os outros três vinham para fazer uma "brincadeira" enquanto eu e a Eliana estavamos mais inclinados para a vertente desportiva. Ainda assim chegámos a um equilibrio positivo.
Para começar era mesmo um mapa para cada pessoa, ainda bem! "Sem mapa não existe orientação." Assim que olhei para o mapa vi que os pontos estavam sempre ao lado de caminhos e com muitas referências, ai pensei; este é mesmo fácil. Foi ai que começou o equilibrio. Eles "obrigaram-me" a não correr e eu "obriguei-os" a andar depressa. Chegados às zonas dos pontos os cinco pares de olhos facilitavam o encontro com as balizas. Especialmente porque eu não tinha lido nada sobre as referências para encontrar a baliza.
Devido à insegurança da primeira vez e à existência de leituras divergentes, andamos a pastar um pouco antes do ponto 4, foi bom para perceber como pode acontecer e quais são as sensações ligadas à experiência. Registei a importância de estar muito atento à sinalética do mapa e do quadro de pontos. Do ponto 7 para o ponto 8 saimos dos caminhos, mas não foi o suficiente para ter de fazer uma utilização da bússola. É pena, fica para a próxima! Tal como eu esperava, assim que experimentasse a orientação era para não largar mais!
Que vai ser já no dia 29/9 na prova em Sintra organizada pelo CPOC, desta vez a dois e talvez em OPT2.
Até lá...
Mais um convertido, eh, eh!!
Então encontramo-nos no dia 29 no belíssimo Parque da Pena em Sintra!
Abraço
Fernando Costa
05-08-2007, 16:57
Ainda bem que começas-te dessa forma.
A primeira experiência é fundamental e assim ficas com vontade de repetir.
Será mais uma forma agradável de fazer exercício fisico em comunhão com a natureza.
Continua com muita calma e paciência, aproveita para conhecer novos locais e fazer novos amigos, que é um dos lemas da Orientação.
Se tiveres dúvidas vai dizendo.
Abraço
vBulletin v4.0.2, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.