PDA

View Full Version : Duvidas de um iniciado...

Guivans
17-01-2008, 18:36
Este é o meu primeiro post aqui, mas de certeza nao o ultimo...e como tal, um ola e um agradecimento a todos pela informação ja adquirida pesquisando neste forum...
Como ultra beginner que sou, tenho algumas duvidas, que mesmo a ja relativa pesquisa que fiz, nao consegui esclarecer...
Como tambem ja percebi lendo, neste mundo da corrida, e como se verifica de uma forma generalizada para outros desportos, o treino é especifico tendo em conta os objectivos e capacidades do atleta.
Logo antes de colocar as duvidas, um pequena auto biografia para que me possam fazer o diagnostico...
Assim muito rapido: Tenho 26 anos, sou fumador e serei por algum tempo ainda, sempre fiz desporto ( bicicleta, futebol, caminhadas and so on ) nao de uma forma profissional ou semi prof, mas nunca me considerei uma pessoa perra!
Agora, o unico compromisso desportivo que tenho é um jogo de futebol com uns amigos segunda a noite...
Nunca tive prob cardiacos nem coisas assim, apenas dores de burros é que eram recorrentes quando corria muito...em distancia continua, pq a jogar a bola nunca as senti!

Ja andava algum tempo a pensar nisto de comçar a correr, e hoje la meti os pes a caminho...adquiri ontem uns tenis de corrida na decathlon (http://www.kalenji-running.com/EN/ekiden-100-28903925/), 30 e poucos euros, confortaveis, largos o suficiente para ter apoio na zona mais larga do pe, enfim, o que me pareceu mais conveniente para o meu estatudo de verdinho....
Hoje entao, 1 hora depois de tomar o pequeno almoço, fiz-me á estrada...o trajecto foi este ( http://img11.imagevenue.com/loc844/th_93601_Percurso_hoje_122_844lo.jpg (http://img11.imagevenue.com/img.php?image=93601_Percurso_hoje_122_844lo.jpg)).
Fui sempre a correr desde casa ate ao rio trancao(rotunda perto de um ponto vermelho), onde ja cheguei meio exausto, com pequenas dores nos ombros, e como ja tinha lido sobre os treinos fartlet ou coisa assim, decidi ir a andar ate ate a boca do rio trancao com o tejo.
Dai corri ate a fabrica da polvora, em moscavide, e na rotunda seguinte corri de novo ate casa, sendo os ultimos metros feitos a caminhar...
Chegando a casa, fiz uns alongamentos a duche da agua fresquinha!
Bem, agora sinto-me optimo, sinto as pernas, mas nao estou com dores nenhumas...
Resumido isto, ficam aqui as questoes, que vou enunciar com numeros, para vossas excelencias responderem de forma ordenada!!!!
1- Sera este percurso extenso demais para comecar, visto que foram 8.56 km ?
2- No caso de correr de manha, quanto tempo se deve dar entre pequeno almoco e corrida?Devo levar agua comigo?
3- Em relacao a corrida em si, ja li num site de um estudioso sobre motricidade, que nao devemos alterar nada em relacao a nossa passada natural, uma vez que o nosso esqueleto, se o faz assim é pq assim deve ser!MAs ha alguma coisa mais a saber?Passei junto de uma superficie espelhada, e analisei a minha passada, que me pareceu bastante fluida e sem ir a bater com os pes no chao...parecia uma pena!!!
4- Tb sobre a corrida, o aspecto de sentir a bacia subida e vertical, n percebo muito bem o significado disso!
5- Estou a pensar numa fase inicial seguir a metodologia das 3 corridas semanais.Sera isso demasiado ou de que forma devo faze-lo?
6- Em relacao aos tenis, tendo lido algo sobre a pronacao e supinacao, acho que estes sao neutros.A minha passada tb parece orientada para a frente, mas mais tarde irei analizar a area de desgaste dos tenis para estudar essa questao...Nao sei se ha qq coisa que deveria alterar na passada em corrida...
7- Videos sobre tecnica de corrida??ha por ai?ja vi um engracado no youtube, mas nao especificava quanto a questao do impacto dos pes com o chao e tal historia da anca, tb n percebi muito bem..

Agradeço a todos a paciencia e as minhas sinceras desculpas pelo testamento, mas como rookie, tenho algumas preocupacoes que queria ver esclarecidas, uma vez que na procura na net, a inf e tanta, que as vezes nos perdemos...alem de coisas contraditorias..que ja vi umas quantas!
Obrigado mais uma vez....
Abraços...

lacerdov
18-01-2008, 00:08
Olá Guivans,
Bem vindo ao Fórum!

Vieste bater à porta certa,
aqui no forum existe gente capaz de te ajudar nas tuas duvidas,
isto de correr tem muito que se lhe diga!

dá-lhes ouvidos e por fim tira as tuas ilações!
Cada pessoa tem uma
forma propria de dar resposta ao esforço de correr
e à metodologia de treino,
não existe uma receita padrão!
Como não existe um só par de tenis nas lojas,
para vender a todos os atletas!

acho até engraçado, quando treino,
olhar para os pés dos companheiros,
e não encontrar ténis iguais!

mas nada terá grande efeito se continuares a treinar sozinho,
porque isto de treinar mexe com a motivação, pelo menos,
passou-se comigo, se não tivesse arranjado este grupo de amigos,
tinha voltado para o sofá e para as pipocas!

Assim aparece nos treinos (ver na secção de treino da equipa),
ou escolhe-os segundo a tua disponibillidade!

saudações desportivas,
bons treinos e boas corridas

Lacerdov

Guivans
18-01-2008, 01:41
Boas...que estou no sitio certo para tirar certas questoes ja eu percebi!
Desde o 1 dia que visitei o forum que percebi que por aqui passam verdadeiros gurus da corrida...
Em relaçao as corridas em grupo, a ideia parece-me optima, mas nao para ja...sinto que ainda estou numa fase inicial e se fosse correr com alguem ja habituado, essa pessoa iria estar muito presa por mim...mas a seu tempo, seria uma experiencia que gostaria imenso de partilhar.
Por agora, apenas queria ver algumas das minhas duvidas desaparecerem, pois tenho receio de estar a fazer algo mal que num futuro proximo n seja famoso para a minha saude...
De qq forma, obrigado pela dica das corridas em grupo, que assim vou la dando o saltinho e qq dia junto-me a vos!
Abraços

CFonseca
18-01-2008, 09:49
Olá Guivans, bem vindo ao Fórum!

Deixa-me ver se consigo responder a todas as questões que apresentaste:

- No que respeita aos ténis, e à tua questão no ponto 6, o ideal é colocares as dúvidas aqui no fórum na Tribuna do Calçado, que com toda a certeza o nosso amigo Paulo Silva terá todo o gosto em responder.

1 - Percurso extenso ou não: Não mencionas quanto tempo demorou o treino, pelo que se torna difícil aferir o ritmo. O problema não está na extensão do percurso mas no ritmo que impões durante o treino. Se o fizeres num ritmo em que te permita falar e conversar significa que é o ideal a nível cardíaco, muito embora a nivel físico talvez seja exagerado para um principiante (penso que as dores nos ombros se devem à tensão do corpo acumulada durante a corrida).

2 - Pequeno-almoço: depende do que se come, e varia de pessoa para pessoa. Eu pessoalmente, necessito de comer sempre qualquer coisa de manhã antes de treinar, mas muito pouco, senão tenho de fazer uma paragem para uns "downloads". Quanto à água, para um distância tão curta não necessito dela. No entanto, para quem ainda não treina de forma regular, aconselho a que se leve uma garrafinha ou que exista um chafariz a meio do percurso caso necessito de se hidratar.

3 - Tipo de passada: toda a corrida é e deve ser feita dum modo natural, muito embora possa ser rectificada caso necessário. O ideal é correr a direito como se existisse uma linha recta traçada no percurso. O corredor deve saber aplicar um estilo económico de corrida, que lhe permita progredir sem o dispêndio de grandes energias, ou melhor, desenvolvendo o menor grau de esforço possível. Se observarmos vários corredores ao longo de uma prova, verificaremos que, não obstante estarem todos a correr, a forma de deslocação utilizada por cada um deles é muito variável. Uns, deslocam-se mediante grandes passadas; outros, levantam muito os joelhos; outros, ainda, colocam os pés de lado, etc.. Existem vários exercicios de flexibilidade e mobilidade para melhorar o tipo de passada.

4 - Tem um pouco a ver com a mobilidade do ponto anterior.

5 - Nº de treinos semanais: primeiro que tudo há que criar hábitos de corrida regular. Fazer sempre um ligeiro aquecimento antes do treino. Correr sempre devagar, com calma, controlando a respiração e de forma descontraída e no final do treino fazer sempre o chamado "retorno à calma". Se assim o fizeres, não vejo qualquer inconveniente em 3 treinos semanais. A ideia é saber progredir gradualmente, o sentimento de satisfação que irás sentir à medida que verificares os teus progressos compensar-te-á de todo este trabalho nos treinos.

6 - Colocar esta questão na Tribuna do calçado.

7 - Técnica de corrida: o ideal é ler estes conselhos básicos aqui recomendados (http://www.revistaatletismo.com/FICHESTATISTICA/tec_corrida.PDF) e aplicá-los nos teus exercicios de aquecimento e que com toda a certeza irão melhorar a tua coordenação motora.

Vê no meu site algumas dicas na área para principiantes, que talvez te possam ajudar.

Caso tenhas mais alguma dúvida, coloca-se que com certeza terás uma resposta.

Bons treinos

lacerdov
18-01-2008, 23:42
olá Guivans,

outro comentário:

Quando treinamos juntos temos a preocupação de o fazer a vários ritmos,
alias o meu lema, e de outros companheiros, encontra eco num " pequeno " :rir:
clube de bola que tu conheces, o liverpool, "we never walk alone"!

abraços,

Guivans
19-01-2008, 16:08
Antes do mais, obrigado aos dois pelo encorajamento e pelo detalhe e paciencia nas respostas do Fonseca...
Em relação ainda a minha ultima corridinha, o ritmo imposto foi relativamente baixo, sendo que o meu baixo se calhar para vos e devagarissimo!Nao sei a velocidade media em corrida, mas demorei cerca de uma hora a fazer a voltinha, com os tais pedacos a andar .
Sei que ontem e hoje sinto bem os meus gemeos, principalmente a descer escadas, onde o impacto e mais forte.
Para a proxima, irei mesmo fazer um aquecimento mais extenso, se calhar aproveitando a bicicleta de manutencao que tenho em casa, e uns alongamentos mais duradouros tambem no final.
Agora com tudo isto, fiquei com mais duas questoes:
1- Sera que nesta fase inicial em que a endurance e muito pouca, deveria so correr a distancia maxima que conseguisse sem parar, ou fazer como fiz desta utima vez, que foi quase esgotar, caminhar um pouco e voltar a corrida?
2- Ja li num sitio qq, que estas dores iniciais sao normais devido a inabituacao do esforço e nao tao directamente relacionadas com mau aquecimento ou alongamentos, mas a questao e, sera que so posso voltar a correr depois de sentir estas pequenas dores nos gemeos ou devo mesmo é insistir, de uma forma moderada claro, para que o corpo se habitue e elas desaparecam?

É que por mim hoje fazia-me ja a estrada novamente...
Abraços e um muito obrigado outra vez...

lacerdov
20-01-2008, 01:21
Olá guivans,

Acho que uma hora para os 8 kms bastante razoavel!
O que eu voltaria a fazer, sem hesitar, era diminuir o tempo para 40m,
sem preocupação da kilometragem!
2/3x por semana, no primeiro e segundo mes,
foi o que me foi recomendado quando comecei,
As duas primeiras semanas andei lento durante trinta minutos .

Controla o impeto de fazer muitos kms e depressa!

abraços,

Guivans
20-01-2008, 02:44
Ok...optimo!
Vou seguir esse plano dos 40 min entao...como calma e 3 dias por semana!
Obrigado e abraços...
Depois entao vos contarei como estao as coisas a correr...
Cheers

Vitor Dias
20-01-2008, 19:19
Bem-vindo Guivans

Como poderás ver noutro tópico também sou principiante e em muito me tem valido os ensinamentos que o fórum me tem dado.

Aconselho-te a fazeres como eu, procura alguém que te acompanhe. A companhia trás todas as vantagens. Vais aprender com os que te acompanharem, vais estar mais motivado, etc.

Como estamos mais ou menos ao mesmo nível, trocaremos aqui ou no outro tópico impressões.

Cumprimentos

Guivans
21-01-2008, 01:21
Boas...em relacao ao forum, ja aprendi muito aqui!
Alias, isto dos forums tem que se lhe diga....ate me inscrever no 1, era um ceptico e julgava que seria, em qq forum, uma forma de chat sem muito proposito...
Mas assim que me inscrevi no 1, vi logo que o potencial dos forums é enorme...isto é quase como tirar cursos academicos.
Aprende-se muito e a diversa troca de impressoes é extremamente enriquecedora...
Em relacao a estarmos os dois ao mesmo nivel...so me falta uma camisola dessas de corrida a dizer Nike!
Estou a brincar...se achas que temos andamentos parecidos, e se quiseres combinar uma corrida aqui pelas zonas da expo, seria com todo o gosto que faria o meu primeiro "treino" acompanhado..
Mas aviso que sou mesmo tenrinho...hoje fui dar uma voltinha so para aquecer, nao sei quantos km fiz, mas aguentei 25 min sem parar, sempre a dar ao pernil...fiquei muito contente!!!!
Mas podemos fazer uma coisa mais extensa!Desde que n te importes que ande quando o pulmanito ameaçar saltar....
Abraços

José António M. D. Pedro
21-01-2008, 09:27
É com muito agrado que vejo o numero de corredores a aumentar.
O meu inicio foi parecido com o seu, nos primeiros treinos só aguentava correr 12 min.
Com os conselhos deste pessoal maravilhoso melhorei bastante a minha corrida, ganhei ainda mais gosto e já participei em diversas provas.
Espero que continue a cultivar o gosto pela corrida e não tenha pressa de ver resultados.
Abraço...

Boas...em relacao ao forum, ja aprendi muito aqui!
Alias, isto dos forums tem que se lhe diga....ate me inscrever no 1, era um ceptico e julgava que seria, em qq forum, uma forma de chat sem muito proposito...
Mas assim que me inscrevi no 1, vi logo que o potencial dos forums é enorme...isto é quase como tirar cursos academicos.
Aprende-se muito e a diversa troca de impressoes é extremamente enriquecedora...
Em relacao a estarmos os dois ao mesmo nivel...so me falta uma camisola dessas de corrida a dizer Nike!
Estou a brincar...se achas que temos andamentos parecidos, e se quiseres combinar uma corrida aqui pelas zonas da expo, seria com todo o gosto que faria o meu primeiro "treino" acompanhado..
Mas aviso que sou mesmo tenrinho...hoje fui dar uma voltinha so para aquecer, nao sei quantos km fiz, mas aguentei 25 min sem parar, sempre a dar ao pernil...fiquei muito contente!!!!
Mas podemos fazer uma coisa mais extensa!Desde que n te importes que ande quando o pulmanito ameaçar saltar....
Abraços

Guivans
21-01-2008, 12:59
Ola...só uma nota!Podes tratar-me por tu...e agradeço que o façam tb!
Somos todos jovens aqui, pelo menos de espirito, e como tal podemos falar como tais...eu pelo menos nao estou habituado a que me tratem por voçe!
Ainda no outro dia, um miudo pediu-me que lhe atirasse a bola, e tratou-me por senhor...bolas pensei eu!26 anos e ja me tratam assim as criancas!
Em relacao a corrida, ontem apercebi-me de uma coisa interessante...dei a tal volta de 25 min, e embora tenha conseguido realizar o percurso sempre a correr, verifiquei que o me falta nao sao pernas mas sim pulmanito!
Sinto que o ritmo cardiaco sobe relativamente rapido, e o prob é que depois nao consigo realizar uma respiração cadenciada!
Voces sabem de algum site onde possa ler sobre este assunto?
Nao sei se tera a ver com o facto de ser fumador ou nao estar habituado a uma corrida continuada tao "longa"...Voces tb experimentaram estas sensacoes no inicio?

Abraços

Vitor Dias
21-01-2008, 15:23
Olá Guivans

Quanto à camisola, é o mais fácil. É comprar. Agora o que não se compra é a forma fisica. Há que palmilhar.

Quanto à questão de corrermos juntos o problema está mesmo na distância. Não na que iriamos correr, mas a que nos separa. Eu sou do Porto, carago.

Espero um dia encontrar-te por cá. A corrida Festas da Cidade em Junho (15 Km) seria uma boa meta para ti. Fica aqui o convite. As francesinhas pago eu :smile:

Bons treinos.

Cumprimentos

Victor Silva
21-01-2008, 16:59
Nao sei se tera a ver com o facto de ser fumador ou nao estar habituado a uma corrida continuada tao "longa"...Voces tb experimentaram estas sensacoes no inicio?

Caro Guivans

Se me permite a minha humilde opinião, aqui vai, há uma frase de um irmão de um atleta aqui do forum, que lhe diria o seguinte: "Corre que isso passa" :icon_mrgreen:

Agora a sério, se fuma e não está habituado a correr, é óbvio que o organismo sofre alterações e chama-lhe a atenção através da respiração e penso eu, tambêm da tosse, tem que ter cuidado e ir aumentando PROGRESSIVAMENTE as distâncias, e principalmente, deixar de fumar, vai vêr que aos poucos a dificuldade de respirar desaparece

Eu tambêm já fumei, mas decidi não fumar mais e ponto final, no principio tambêm me acontecia o que lhe acontece, mas com o tempo desapareceu a dificuldade de respirar, uma coisa que me ajudou, se quer saber, de cada vêz que me dava vontade de fumar, equipava-me e ia para o ginásio, treinava EXAUSTIVAMENTE, e quando saía de lá vinha mansinho que nem um cordeiro, e a vontade de fumar passava, espero ter ajudado de alguma forma

Abraço

Vitor Henriques
21-01-2008, 18:28
Olha eu corro todos os dias na mesma zona onde treinas, na Expo...
Até já coloquei na secção de ponto de encontro ums msg com a finalidade de encontrar alguém para me acompanhar nos treinos...
Quanto ao corres há pouco tempo, não me faz muita diferença pq eu tb não corro assim há tanto tempo...

Nos treinos corro mesmo lento...

Basta ter motivação e não desistires e em breve estás um Atletanato...

Guivans
22-01-2008, 14:18
Boas....entao temos e de combinar um treino conjunto....
Ainda n explorei muito outras areas do forum, por isso ainda nao tinha visto a tua...de qq forma teria todo o gosto em combinar esse treino...
Diz qq coisa se estiveres interessado...
Abraços

Agora a sério, se fuma e não está habituado a correr, é óbvio que o organismo sofre alterações e chama-lhe a atenção através da respiração e penso eu, tambêm da tosse, tem que ter cuidado e ir aumentando PROGRESSIVAMENTE as distâncias, e principalmente, deixar de fumar, vai vêr que aos poucos a dificuldade de respirar desaparece
Caro amigo, a sua opiniao nao e nada humilde pq ja reparei a pouco que tem ja 1000 e tal mensagens no forum, por isso, qq coisa muita coisas ha-de voce perceber...e agradeco a sua mensagem e assim fico mais descansado quanto a esta particulariedade da respiracao!

Quanto à questão de corrermos juntos o problema está mesmo na distância. Não na que iriamos correr, mas a que nos separa. Eu sou do Porto, carago.
Em relacao a isto, nao ha muito a fazer de facto...de qq forma, o convite verifica-se na ordem inversao, oferenco eu umas bifanas a boa moda lisboeta!!!
Abraços

José domingos louro magro
22-01-2008, 16:15
Boas....entao temos e de combinar um treino conjunto....
Ainda n explorei muito outras areas do forum, por isso ainda nao tinha visto a tua...de qq forma teria todo o gosto em combinar esse treino...
Diz qq coisa se estiveres interessado...

Olá Guivans e Vitor Henriques.5ª dia 24 querem ser meus companheiros de treino de 7 kms lentos na zona da Expo? o local de encontro poderia ser no local onde estava instalado o Circo Cardinalli,como no treino que eu e o Vitor fizémos .A hora deixo á vossa escolha e disponibilidade.
Abraço
Zé Magro

Vitor Henriques
22-01-2008, 18:12
Combinado, Zé 5ª feira no mesmo sitio, entretanto as horas, depois veremos...:278: :278: :278: :278:

1 abç

Guivans
22-01-2008, 18:48
Assim de repente a ideia parece optima...estou em exames mas nesse dia n tenho nenhum, por isso a hora é a que vos der jeito!
Vamos combinando por aqui....abraços

Guivans
23-01-2008, 01:59
Boas...tenho aqui uma duvida mesmo a maçarico!!
Estive ai a ver uns planos de treino de uns de vos, e aparecem la coisas como cl e cc...cl presumo que seja corrida lenta e cc o contrario!Ou nao?
Ha mais alguns truques linguisticos a saber?
Abraços

CFonseca
23-01-2008, 11:57
Olá Guivans,

há várias denominações, sendo as mais usadas:

CL ou RL = Corrida Lenta ou Ritmo Lento
CC = Corrida Contínua
RC = Ritmo de competição
RP = Ritmo Progressivo

Guivans
24-01-2008, 11:53
Caro Fonseca...muito obrigado pelas dicas!
Em relacao a malta que queria combinar hoje uma corrida...como é que querem combinar?horas?
Abraços

Guivans
24-01-2008, 15:49
Boas...n tinha visto a msg ainda nao!
De qq forma fico atento aqui as msg....
Esta confirmado o treino entao....
Abraços e ate ja

Guivans
24-01-2008, 15:49
Entretanto estava a ver aqui este video...muito bom!!!

http://www.youtube.com/watch?v=90cHm9UO9bs

Guivans
24-01-2008, 16:38
Por mim 18!
Assim lancho qq coisa as 5...
Por mim combinavamos no parque mesmo junto ao trancao!E que eu saio de casa a pe e dessa forma vou por sacavem que e mais perto...assim n chego ai a baixo ja com 3 km nas pernas!
Por exempo no primeiro pontao virado para o trancao ou coisa assim
Da-te jeito assim?

Guivans
24-01-2008, 16:52
Isso é a BP da rotunda da NISSAN?
Entrada da IC2?

Guivans
24-01-2008, 16:55
Combinado entao...as 6 la!
Ate ja..

Guivans
25-01-2008, 00:15
Boas....Entao hoje la fui eu fazer o meu primeiro treino acompanhado!
Posso dizer que foi treino, e nao uma simples corridinha amadora(coisa pomposa a designacao de treino), pq fui acompanhado aqui pelo Sr. Magro, aka Ze, e fiz tudo o que ele fez, logo, se ele treinou, entao eu tb treinei....
Seguimos o plano de treino dele (a minha folha ainda esta em branco) e la fomos nos para 7 km de CL....
Seguimos a entao a passo lento, acompanhados pela converseta inevitavel de 2 seres humanos que se encontram pela primeira vez...
Começamos muito bem, o meu ritmo cardiaco continuou baixinho, conseguia conversar na maior, tudo optimo...
Ja iamos com umas quantas passadas quando o relogio do Ze apita o 1 km...ai pensei eu "porra, para que é que eu combinei vir correr com ele!Daqui a nada nao posso como uma gata pelo rabo e vou engatar-lhe o treino todo...devia ter deixado isto para quando ja aguentasse qq coisa"
Bem, la continuamos, principalmente eu, enriquecendo culturalmente, uma vez que fomos falando de coisas que o Ze domina e eu niente...
O relogio apitava 2 e 3 km e eu continei optimo...pernas ok e coracao calminho...nem estava a acreditar!
A volta continou e aos 3,5 km voltamos para tras...de igual forma como viemos, la fomos em direccao a partida, isto e ao parque onde o carro estava estacionado!!!
Resumindo e concluindo, fiz 7 km non stop e no fim ainda tinha vontade de fazer muitos mais...
Se todos passaram por isto, entao compreendem a felicidade com que estou agora...nem cabo em mim!!!Ate ja vomito ego....
Foi muito agradavel esta passeata hoje, pelo que quero agradacer ao Ze a experiencia, e convida-lo a uma repeticao, desde que seja CL...
Mas mais importante no aspecto tecnico da coisa, hoje vi que a este ritmo consigo manter as pulsacoes baixinhas e deixar o resto do esforco para as pernas...e isso deixa-me bastante contente, uma vez que nas anteriores corridas as pulsacoes e a insuficiencia respiratoria tinham sido o meu problema.
Muito contente fico eu tb pq o relogio/computador portatil do Ze que diz tudo sobre a corrida indicava 6.28min/km tendo havido um kilometro onde conseguimos 5.09 min/km...e como ja vi aqui muito pelo forum os 5min/km como uma boa base de treino, mais orgulhoso fico...
Finalizando, estou contente a brava...
Agora e manter este ritmo nos proximos treinos e qq dia experimento entao, mantendo o ritmo para que as pulsacoes nao subam, ver quantos km as pernas aguentam....
Abraços e mais um obrigado ao Ze...

25-01-2008, 17:59
Amigo Gonçalo foi um prazer para mim conhecer-te e treinar contigo,sim porque foi mesmo um treino.
Leve mas treino calmo,tal como eu tinha no meu plano para o dia de 5ª
Foram 7Km de CL em 45m.Super agradáveis para mim .E para quem já me conhece, desta vez a minha "vitima"
foi este parceiro, pois eu sou um rapazinho "muito caladinho" falei,falei e falei durante grande parte dos 45min,
do treino.O Guivans lá ia falando alguma coisa, mas eu reconheço fui a "matraca" de serviço.
Tentei passar-lhe de forma +- curta as minhas experiências e vivências neste meu 1º ano no mundo das corridas,
contando-lhe vários dos meus erros e razões de terem acontecido, e as minhas "vitórias",conquistas pessoais e alegrias.

...... e fiz tudo o que ele fez, logo, se ele treinou, entao eu tb treinei....
..
Bem, la continuamos, principalmente eu, enriquecendo culturalmente, uma vez que fomos falando de coisas que o Ze domina e eu niente..
.....Se todos passaram por isto, entao compreendem a felicidade com que estou agora...nem cabo em mim!!!....

Foi muito agradavel esta passeata hoje, pelo que quero agradacer ao Ze a experiencia, e convida-lo a uma repeticao, desde que seja CL...

Muito contente fico eu tb pq o relogio/computador portatil do Ze que diz tudo sobre a corrida indicava 6.28min/km tendo havido um kilometro onde conseguimos 5.09 min/km...e como ja vi aqui muito pelo forum os 5min/km como uma boa base de treino, mais orgulhoso fico...
Finalizando, estou contente a brava...
Agora e manter este ritmo nos proximos treinos e qq dia experimento entao, mantendo o ritmo para que as pulsacoes nao subam, ver quantos km as pernas aguentam....
Abraços e mais um obrigado ao Ze...

Quanto ao dominar algo, nem em sonhos, mas claro ,neste aninho tenho vindo a aprender muito com os meus amigos
do São Bernardo e do Mundo da Corrida (Equipa e Fórum) quem teem muita mais experiência e anos de corrida
que eu, e é isso que tento passar, um pouco do conhecimento adquirido na minha ainda curta "carreira" de atleta amador.
Fico muitissimo satisfeito que o amigo tenha gostado do treino e se tenha sentido bem com ele, sinal de que o treino correu bem para ambos.
Acho que é uma boa base de treino, para que ele possa ir conhecendo melhor as suas capacidades e desenvolvendo-as de forma continua e progressiva.
Terei muito gosto em fazer mais treinos semelhantes ,pois correr é bom,correr acompanhado é ótimo, mas correr junto de amigos como os que tenho vindo a conhecer na corrida é excepcional.
Fomos traquilamente e natural aumentando o ritmo de tal maneira que nem dávamos por isso, mas o POLAR regista um continuo aumento de ritmo.Média de 6m28s/Km , com o melhor Km feito a 6m12s, tendo algures no treino atingido (claro que momentaneamente) os 5m09s/Km.

Foram 45min magnificos, que passaram num piscar de olhos.
Agora o amigo Gonçalo tem apenas de continuar e ficará certamente viciado nas corridas como eu e muitos dos que passamos aqui no fórum.
Abraço
Zé Magro

P.S.: Quanto ao agradecer, não tens de que,o prazer foi meu,pois tive um treino excelente

Guivans
25-01-2008, 18:16
Boas...
Fico feliz por tambem teres gostado do treino e pelo facto de ter sido, a ambos, produtivo...
Um pequeno apontamento...é Gonçalo e n Gonçalves.....
Isto é o que da as apresentaçoes serem curtas e começar a falar logo de outras coisas...
Hoje nao fui correr, mas amanha senao tiver jogo da bola, vou correr um pouco...o mesmo ritmo e tentar a 1 hora, que se tudo correr como ontem, sera uma meta facilmente atingivel a nivel cardiaco, e assim exercito um pouco mais os musculos...
Ja ando ai a ver uns pulsometros tipo o teu Ze...alguem quer fornecer info sobre alguns e os melhores modelos?
Ja respondi na seccao apropriada, mas como tb sao duvidas de principiante, se n se importarem de responder aqui agradeço...
Ate poderia passar para a outra seccao a informacao util que por aqui aparecesse, por forma a estar visivel a todos...
Abraços

26-01-2008, 11:51
Amigo Gonçalo, já rectifiquei o teu nome.Eu como sou meio despassarado com nomes, já te estava a rebaptizar com um novo nome .
Ontem fiz um treino de 1h05 com o amigo Vitor, e hoje também na expo fiz um de 6 kms em 31m a um a média de 5m05s/Km em que os 2Kms iniciais foram de aquecimento. Hoje é dia da 1ª assembleia geral da equipa ,onde naturalmente estarei, e amanha dia de "tareia" com os 34kms Cabo da Roca-Sintra-Cabo da Roca,haja pernas!!
Abraço e bom fim de semana.
Magro

Guivans
28-01-2008, 01:02
Bem...
Como tem sido base comum, tenho partilhado aqui os meus pensamentos em relação à corrida...E como hoje aconteceu-me uma coisa caricata relacionada com este assunto, nao podia deixar de vos contar...
Se desde inicio da minha existencia ate a uma semana atras me viessem dizer que eu algum dia ia pensar assim, eu so, nao acreditaria, como me desataria a rir na cara da pessoa que mo contasse...
Entao aqui vai...estava eu no meio do banho, entre pensamentos, quando dou por mim a verificar que tinha tido jogo de futebol no sabado, hoje, assim como amanha tambem terei...e nas consequencias disto, em ter que adiar o 1 treino de corrida da semana la mais para o fim desta...
Agora o giro, foi que fiquei lixado por ir ter jogos 3 dias seguidos e por causa deles adiar o treino...pela primeira vez na vida, e acreditem que nunca julguei a vir pensar nisto, queria nao ir a um jogo da bola so para ir poder correr na segunda ou terça...
Compreende
o que alguns de vos talvez nao compreendam muito isto, mas para mim, a corrida sempre foi (ja nao é) um desporto chato, limitado, pelo qual nao percebia o encanto e fascinio da modalidade...sempre olhei para a corrida, como a seca maior dos desportos e o mais basico, e isto porque na maioria dos desportos toda a gente corre, move-se e desloca-se, mas lançam bolas, batem bolas, ou transpoem obstaculos como no btt, etc etc etc, e a corrida era como o principio de todos eles mas sem mais nada, pura e simplesmente correr..e pensava eu, mas para que?
Agora sim, compreendo e ja vou sentindo algum fascinio por este desporto(embora rookie sinto muita vontade de ir correr assim que acabar esta msg), e tem uma componente da vitoria pessoal impressionante...
Eu acho que a 1 vez, que eu espero que se venha a concretizar, acabar uma maratona, seja la com 4 ou 5 horas, vou sentir como se a tivesse ganho...e isso em pouco desportos se pode sentir.
Grande abraços

Proxima vez que for para a rua correr dou noticias...
Cheers

lacerdov
28-01-2008, 01:26
Espera até entrares numa prova
e venceres os teus primeiros objectivos!
Depois vais querer bater o teu anterior maximo,
e depois vais querer correr mais longe,
depois desejas faze-lo mais rápido!

Prevejo que te vai acontecer como a mim,
deixei de jogar à bola,
troquei o grupo de futsal pelo grupo das corridas,
faz dois anos no proximo domingo!
Só tenho pena de alguns amigos que deixei de parte
(e eu sei que eles me perdoam),
e de não ter começado a treinar anos antes!

Porque não apareces no proximo domingo em Cascais ???
pra fazer a mini de 5km? Seria um bom treino...
Foi há dois anos a minha primeira,
vais ver que não te arrependes!
abraço e bons treinos,

Lacerdov

28-01-2008, 01:39
Amigo Gonçalo, fico contente ao ler as tuas palvras, e ver que tás a ficar já com o bichinho da corrida como eu.Mal começei a fazer a 1as corridas,fiquei viciado e já só pensava que provas iria fazer.
Pegando nas palavras do amigo Lacerdov(Rui Lacerda) ,bora daí se puderes fazer os 5kms de Cascais,gostarás de certeza.
Abraço
Zé Magro

Guivans
28-01-2008, 01:54
Ok...vou averiguar essa questao!
Ainda n sei o meu planeamento para o prox fds, mas se der la estarei...
Nem que seja so para conhecer alguns de vos pessoalmente, pq sendo eu tao verdinho nisto, e como n ainda n corri vezes suficientes para conseguir prever o comportamento da minha maquineta, o melhor e meter-me no ritmo do outro passeio com o Ze e pronto do que estar a avariar e depois chego de gatas a meta...
Mais vale chegar tarde mas com um ar "cool" de quem n quer a coisa do que com ar de morto...lol!
Abraços

28-01-2008, 14:21
Nem que seja so para conhecer alguns de vos pessoalmente, pq sendo eu tao verdinho nisto, e como n ainda n corri vezes suficientes para conseguir prever o comportamento da minha maquineta, o melhor e meter-me no ritmo do outro passeio com o Ze e pronto do que estar a avariar e depois chego de gatas a meta...
Mais vale chegar tarde mas com um ar "cool" de quem n quer a coisa do que com ar de morto...lol!
Abraços
Se puderes fazer, não hesites e increve-te.Vais e fazes no ritmo do treino conjunto comigo,de forma descontraida,para chegar ao fim e correndo sempre, porque o que interessa é ganhares rotinas e hábitos que te serão úteis em futuras provas e treinos.
Abraço

José António M. D. Pedro
28-01-2008, 16:25
Abraços

Condordo com o Amigo José Magro e com o Lacerdov.:palmas:
Vão ser 5 km de bom ambiente que vão passar mais depressa do que pensas.:pipocas:
Vais ver que depois não queres outra coisa!:youpi:
Abraço.

lacerdov
28-01-2008, 17:28
E tu Jose Pedro, vais lá estar?
Vamos fazer escolta ao carteiro?
Ele já disse que a descer ninguém o agarra!

Todos a cascais, vamos ser muitos e bons!
8h30 em frente à Camara municipal, ninguém pode faltar!!
para correr 5km ou 20kms vamos todos comparecer!

Sr. Victor Silva está convocado!
Directores e directados e respectivas esposas!
Viva o mundo da Corrida!

José António M. D. Pedro
28-01-2008, 17:34
E tu Jose Pedro, vais lá estar?
Vamos fazer escolta ao carteiro?
Ele já disse que a descer ninguém o agarra!

Todos a cascais, vamos ser muitos e bons!
8h30 em frente à Camara municipal, ninguém pode faltar!!

Sr. Victor Silva está convocado!
Directores e directados e respectivas esposas!
Viva o mundo da Corrida!

Já estou inscrito!//73/
Mais uma vez vai ser um estreia!!!
Desta vez vou preparado para o "Rei das Descidas": comprei uns tenis com rodinhas.:rir:

lacerdov
29-01-2008, 00:11
Ponto de encontro da equipa:
8h45 em frente à porta da CM DE CASCAIS, ok??

Sr Presidente da direcção vamos ter fotos?
Sr presidente da Assembleia reuna a malta!
Sr presisidente do Conselho Fiscal venha dar a táctica , e ofereça-se pra lebre!

Os Outros SRs. não faltem! Todos a Cascais!
Viva aos senhoras e senhores do mundo da corrida!

alguem sabe se o Sr. Victor Silva vai aparecer de turbante?:rir:

abraços abertos para receber todos, nesta terra que adoro!
Rui lacerda

29-01-2008, 15:10
....
Vamos fazer escolta ao carteiro?::14:: ::14:: ::14::
Ele já disse que a descer ninguém o agarra!:061: :061: :061:

....8h30 em frente à Camara municipal, ninguém pode faltar!!

....Viva o mundo da Corrida!:446: :446: :446:
Eu lá estarei com ou sem escolta presidencial para percorrer não os banais 20Kms ,mas sim 30kms mais uns "maluquinhos" .. :icon_biggrin: :icon_biggrin: :icon_biggrin:
Abraço a todos

psantos 1967
29-01-2008, 20:40
Abraços

Ola atleta espero que não metas o pé na poça, tem muita calma porque não temos todos o corpinho igual.
mais vale devagar e bem do que muito e mal, porque mais tarde ou mais cedo as lesões batem a porta, olha tu podes andar agora bem mas o atletismo ou outro desporto é com tempo e calma.

P.S. - tens aqui um bom conselheiro o alcobia tem muitos anos disto e uma larga experiencia da-lhe um toque.

Guivans
01-02-2008, 01:57
Boas...em relacao a corrida de Cascais, vai ter que ficar para o ano!Nao vou estar ca este fds...com muita pena, mas e assim!
Hoje entao, depois de uma semana atribulada e sem possibilidade de ir correr, la fui eu...
Tal como tinha dito apos o treino com o Ze Magro, este treino seguinte iria ser feito ao mesmo ritmo...e assim foi!
Uma jornada epica de 10,3km, percorrida em 55 min!!!
Foi a distancia maior que alguma vez percorri, e confesso que me senti um verdadeiro heroi ao consegui-la!
De casa ao rio trancao foi um pulinho, mas do trancao ao oceanario ja foi uma estica engraçada (à minha dimensao claro, que considero 10 km como EPICOS!!!!!!!!!!)....depois foi so voltar!
Bem como esperava, a este ritmo as pulsacoes e a respiracao foram sempre tranquilas...percebi sempre ao longo do percurso que n seria por ai que qq coisa iria falhar...agora ai a 2km do final, ja ia a sentir os gemeos e os joelhos!
De qq forma, so te-lo feito sempre em corrida deixa-me efusivo quando conto isto...sim, ja chateei uns quantos amigos com esta historia!
Agora, e dar um ou dois dias de repouso e voltar a carga...
Irei manter este ritmo pois sinto-me muito bem com ele...alias, so vou aumentar o ritmo depois de arranjar ai um contador de batidas, que e para ir controlando as coisas...e ate la vou reforçando o pernil e treinando a respiracao!
Isto pq hoje, apesar de nunca ter estado sequer perto de ficar sem folego, percebi que n consigo manter uma cadencia respiratoria certa...quando penso nisso, la arranjo um compasso de inspiracao expiracao, mas passado um pouco distraio-me com as vistas e ja nem vou a respirar certinho, e depois faco outra cadencia qq, bem uma confusao....
Outro ponto que irei pesquisar ai na net para saber mais umas coisas!
Bem, para a proxima corrida venho aqui fazer o relatorio tb...
Abraços

01-02-2008, 14:42
Boas...em relacao a corrida de Cascais, vai ter que ficar para o ano!Nao vou estar ca este fds...com muita pena, mas e assim!....
...
Tal como tinha dito apos o treino com o Ze Magro, este treino seguinte iria ser feito ao mesmo ritmo...e assim foi!
Uma jornada epica de 10,3km, percorrida em 55 min!!!
Foi a distancia maior que alguma vez percorri, e confesso que me senti um verdadeiro heroi ao consegui-la!.......

É pena não poderes ir a Cascais, mas outras provas haverá.
Bravo amigo ! è isso mesmo,tal como te tinha dito, o importante é tu sentires-te bem e sempre a correr, encontrando um ritmo confortável e calmo a partir do qual tranquilamente vais aumentando o ritmo e distâncias percorridas.Tás no bom caminho, continua assim.Força!!
Abraço
Zé Magro

Nuno Sousa
01-02-2008, 19:38
olá Guivans, tal como tu eu tambem sou principiante e tenho feito alguma vezes 10km com o tempo como o teu e sei como te sentes.
Eu pelos menos há uns meses a trás nunca pensei fazer sequer 1km, continua e muita força de vontade. Um dos meus refugios quando me vou a baixo e sendo muito sincero é vir a este forum e ler alguns desabafos dos "bravos deste pelotão".

02-02-2008, 18:54
olá Guivans, tal como tu eu tambem sou principiante e tenho feito alguma vezes 10km com o tempo como o teu e sei como te sentes.
Eu pelos menos há uns meses a trás nunca pensei fazer sequer 1km, continua e muita força de vontade. Um dos meus refugios quando me vou a baixo e sendo muito sincero é vir a este forum e ler alguns desabafos dos "bravos deste pelotão".
Olá Nuno e Guivans, embora ainda seja pouco mais do que iniciado,pois tenho desde Out 2006 Corrida do Tejo apenas 1 ano e 3 meses de provas e envolvência neste mundo fantástico que é o das corridas ,quero aqui deixar-vos como aprendiz que ainda sou, palavras de parabéns e incentivo.
Parabéns por terem decidido fazer algo saudável e fascinante,como é o correr,que nos leva a viver e sentir momentos únicos e sensações indescritiveis de satisfação.
Leva-nos a desafiar-nos a nós próprios,fazendo com que atinjamos coisas que nunca pensámos fazer ou atinjir.Também nos leva a conhecer um mundo de pessoas fantásticas e entre elas, a fazer grandes amizades(eu pelo menos ganhei grandes amigos desde que começei a correr).
Quero deixar-vos com uma palavra de incentivo, para que se envolvam neste mundo das corridas, e assim irão pouco a pouco superando metas que agora ainda vos parecem inalcansáveis.Basta acreditarem em vocês e porque não juntarem-se a nós nos nossos treinos.Seguramente não se arrependerão.
Qualquer coisa disponham deste vosso amigo.
Grande abraço e muita força aí nesta vossa incursão que desejo de muitos e muitos anos na corrida.
Zé Magro

Guivans
05-02-2008, 13:47
Boas...
"RACE" REPORT.....
Uma vez que ontem nao se iria realizar o jogo da bola do costume, aproveitei para ir dar uma corridinha...
O trajecto foi similar ao de sempre...sair de casa em direccao ao rio trancao, fazer a expo ate ao oceanario, voltar em direccao a casa mas nao pelo caminho de ida...por um mais curto!A experiencia foi muito gira...
Como tinha tido jogo da bola no domingo, ainda no passeio do trancao começo a sentir um pouco as pernas...so de pensar no que me faltava ate a torre vasco da gama e depois ate ao oceanario, penso em encurtar o caminho e seguir logo para casa.
Mas como passado o skate park e entrado nos pontoes de madeira, encontro uma bela jovem a correr a minha frente....distraime!
Dei por mim estava na torre vasco da gama e ja nem me lembrava da pequena dor de pernas...decidi entao continuar!
Na zona do oceanario, fui ultrapassado por um atleta mais rapido, com o qual realizei todo o percurso de volta ate a zona do club house...
Passou por mim que nem um foguete, mas depois reduziu o ritmo e apenas foi ganhando terreno lentamente...
Apos as subidas finais, as pernas e as articulacoes parecem presas, e por mais que ate esteja com um baixo ritmo cardiaco, vou devagarinho que nem um caracol....e pronto, cheguei sao e salvo!
Agora, o que ontem foi muito engracado foram as mil alteracoes da minha percepcao fisica...a quantidade de vezes que penso que estou a ir muito bem ou muito mal, faz destas voltinhas uma verdadeira aventura!
Tanto sinto as pernas como deixo de as sentir, ha umas alturas que o ritmo cardiaco baixa imenso e penso "estou aqui um verdadeiro campeao"...claro que logo a seguir sobe e penso que vai ser dificil aguentar ate casa!
Acho que o principal responsavel por isto é a falta de coordenacao na respiracao...tal como escrevi antes, ha alturas em que me esqueco de ir a respirar com uma determinada cadencia, e quando a imponho, faço de diversas maneiras al longo do percurso...
Digo que o responsavel seja isto pq o ritmo, apesar de n ter nenhum monitor que mo diga, parece muito constante...
Resumindo, ontem foram 11.36km em aproximadamente 1h10min...mais coisa menos coisa pq n controlei muito bem a hora a que comecei a correr!
Abraços e ate uma proxima....

Orlando Duarte
05-02-2008, 14:17
“Acho que o principal responsavel por isto é a falta de coordenacao na respiracao...tal como escrevi antes, ha alturas em que me esqueco de ir a respirar com uma determinada cadencia, e quando a imponho, faço de diversas maneiras al longo do percurso...”

Lamento contrariá-lo. Na minha modesta opinião, a principal razão é a total incompatibilidade que há entre corrida e o futebol. Se pensa continuar com o futebol, deve fazer esses treinos. Afinal de contas, a corrida é a base de todos os desportos. Se pensa continuar com as corridas, então DEVE deixar, definitivamente, o futebol!

“Digo que o responsavel seja isto pq o ritmo, apesar de n ter nenhum monitor que mo diga, parece muito constante...
Resumindo, ontem foram 11.36km em aproximadamente 1h10min...mais coisa menos coisa pq n controlei muito bem a hora a que comecei a correr!
Abraços e ate uma proxima....”

Ritmo 6m10s/km o que me parece adequado para um iniciado. Algo longo, tendo em consideração que vinha dum jogo de futebol, aliás, as pernas não mentem!

Nuno Sousa
05-02-2008, 17:45
Hoje Baia do seixal, 40min rp, 10min alongamentos.
Deixem-me partilhar uma sensação fascinante que pelos menos se passa comigo!
Quando inicio uma corrida e a partir do 2 ou 3 km, começo a sentir as dificuldades de qualquer amador mas por muito engraçado que seja a partir do 6 ou 7 km começo a sentir uma energia extra que me coloca o meu corpo em piloto automático. Fantástico.
Pode é não ser por muito tempo ainda preciso de massa muscular e preparação.//48/

aar
08-02-2008, 21:37
boas,

as mensagens que tenho lido neste tópico recordaram-me um excerto do Lore of Running (talvez o mais exaustivo livro sobre a corrida que existe) onde se fala numa coisa que , provavelmente, todos os que correm regularmente já viveram: a de que, ao princípio, a corrida parece que custa; mas um belo dia, parece que deixa de custar e torna-se um verdadeiro prazer, quase um vício. COmo acho que este excerto pode ser muito importante para quem está mesmo a começar, aqui fica:

No início, os principiantes podem não achar a corrida particularmente fácil ou agradável. É necessária grande motivação e disciplina pessoal para ultrapasar os 3 primeiros meses, antes da corrida se tornar um hábito controlado pelo subconsciente (...) é neste período de aprendizagem que o subconsciente descobre as capacidades do corpo. O que é interessante é que, depois de o principiante atravessar este processo, nunca mais terá que o repetir. Mesmo que depois se pare de correr, seja durante meses, anos ou até décadas, nunca mais é necessário passar por este período de aprendizagem; recomeçar a correr nunca será tão difícil como da primeira vez, por mais fora de forma que se fique. Este facto sugere que os processos neurológicos da corrida ficam gravados no subconsciente, à semelhança do que sucede com o andar de bicicleta. Uma vez que este processo leva tempo, muitos principiantes ficam pelo caminho, pois só antecipam o lado atractivo da corrida e desconhecem completamente esta inesperada dificuldade que lhes é colocada por este desporto.
portanto, já sabem: isto é como andar de bicicleta :)

Guivans
04-03-2008, 02:41
Nao tenho passado por aqui mas tenho continuado com os treinos....ja vou notando uma certa evolucao, o que alimenta a vontade de continuar!
Esta semana vou tentar esticar um pouco a corda...manter o mesmo ritmo mas ir mais longe. Talvez o percurso habitual mas em vez de ir so ate ao oceanario continuar ate a zona sul....e depois voltar esta claro!!!!
Vou dando noticias...abraços

04-03-2008, 17:16
Nao tenho passado por aqui mas tenho continuado com os treinos....ja vou notando uma certa evolucao, o que alimenta a vontade de continuar!
Esta semana vou tentar esticar um pouco a corda...manter o mesmo ritmo mas ir mais longe. Talvez o percurso habitual mas em vez de ir so ate ao oceanario continuar ate a zona sul....e depois voltar esta claro!!!!
Boas!!:alien_greetings: Fico satisfeito em saber que tens continuado a treinar e ainda mais por notares uma evolução!:palmas: è isso mesmo que interessa, regularidade nos treinos e continua e progressiva evolução.
Temos de fazer mais um treino.
Abraço
Zé Magro

Vitor Dias
04-03-2008, 22:54
boas,

... e torna-se um verdadeiro prazer, quase um vício. COmo acho que este excerto pode ser muito importante para quem está mesmo a começar, aqui fica:

portanto, já sabem: isto é como andar de bicicleta :)

Quase não, pode ser mesmo um vicio. Aconselho a leitura do artigo que escrevi no meu blog acerca do assunto e cujo link está aí em baixo em rodapé.

Quanto ao livro, gostava de lê-lo. Qual o título em português? Onde o posso comprar? Compro-o usado se alguém por aqui o tiver. Aceito empréstimo :icon_neutral:

Cumprimentos

aar
05-03-2008, 09:09
Olá Vítor,

Eu comprei via Amazon, em 2ª mão; já não me lembro quanto custou, mas lembro-me que foi um preço muito barato, considerando que é um calhamaço com quase 1000 páginas. Tb não me lembro de qual o vendedor, mas lembro-me que o livro estava impecável e vinha muito bem acondicionado; já comprei muita coisa em 2ª mão via Amazon e correu sempre tudo muito bem.

Mesmo novo, está a um preço muito acessível, como pode constatar aqui

Tanto quanto sei, não há tradução portuguesa, nem nunca o vi à venda por cá...

saudações

Vitor Dias
05-03-2008, 16:24
Olá Vítor,

Eu comprei via Amazon, em 2ª mão; já não me lembro quanto custou, mas lembro-me que foi um preço muito barato, considerando que é um calhamaço com quase 1000 páginas. Tb não me lembro de qual o vendedor, mas lembro-me que o livro estava impecável e vinha muito bem acondicionado; já comprei muita coisa em 2ª mão via Amazon e correu sempre tudo muito bem.

Mesmo novo, está a um preço muito acessível, como pode constatar aqui (http://www.amazon.co.uk/Lore-Running-Tim-Noakes/dp/0873229592/ref=pd_bbs_sr_1?ie=UTF8&s=books&qid=1204707353&sr=8-1)

Tanto quanto sei, não há tradução portuguesa, nem nunca o vi à venda por cá...

saudações

Muito Obrigado.
Já tinha andado a procurar e já tinha visto precisamente na amazon. Só não o tinha comprado porque pensei que havia versão portuguesa. Acabei de o comprar. Já não é o primeiro que lá compro e também não tenho razão de queixa. Aproveito e desenferrujo o meu inglês. Sempre são 1000 páginas...

Cumprimentos

Álvaro
10-03-2008, 12:05
Camaradas:

Não sei porquê, o camarada Ricardo mandou-me esta mensagem! Não sei quem sou eu para ter sido o escolhido....
Bom, para já, parece-me que a menina deve começar com ginástica, Ioga ou qualquer desporto mais apropriado para crianças. Depois, poderá passar talvez à corrida de velocidade, quando for mais vélhinha. Aí, ela própria já poderá escolher uma modalidade, sem precisar que seja o padrinho a encaminhá-la para a corrida. Talvez alguns camaradas mais habilitados que eu possam dar mais informações que ajudem o Ricardo, nomeadamente, colectividades de Porto que tenham actividades desportivas para infantis. A seguir, colo aqui, o texto que este padrinho extremoso me mandou:

"Ola muito boa tarde meu nome è Ricardo sou militar e habito em gaia desde pequeno sempre gostei de fazer exercicio fisico principalmente os dos quais atletismo ciclismo e nataçao so que infelismente a vida nao me permitiu concluir esse desejo na totalidade eu tenho umas pequenas duvidas essa a minha razao pela qual eu escrevo se vc me consegui-se esclarecer algumas das quais eu agradecia!!!
Minha Afilhada vai Fazer 9 anos agora em 27 abril eu gostava de despertar o gosto do desporto a fim de a tornar uma grande Profissional como a passada bem reconhecida rosa mota ou ate a presente Naide Gomes que é uma excelente desportista so que a minha maior duvida é nao saber como começar e onde a colocar ela mora no Porto eu so consigo estar aqui ao fim de semana eu como nao tenho experiençia no campo do desporto Gostava de umas Luzes ..."

Abraço a todos e, em particular, ao Ricardo
do Álvaro

LuisMiguel
10-03-2008, 17:00
Está tudo muito bem, mas o padrinho não estará um pouco afoito ? "...eu gostava de despertar o gosto do desporto a fim de a tornar uma grande Profissional como a passada bem reconhecida rosa mota ou ate a presente Naide Gomes que é uma excelente desportista...".
O padrinho que me desculpe, mas faz-me lembrar a cena que ia assistindo enquanto fazia séries sábado passado : decorria um jogo de futebol em escalões infantis e das bancadas, os pais das crianças não estavam calados nem 1 minuto, sempre aos gritos chamando pelos nomes dos seus pimpolhos, dando-lhes todas as tacticas e quase os injuriando quando falhavam as jogadas por eles indicadas. Bem ao estilo da liga dos ultimos !
Acreditem que os treinadores estavam bem mais tranquilos do que eles...

Que se preocupe em despertar o gosto pela actividade fisíca na sua afilhada, isso é excelente, mas para a tornar numa grande profissional, isso já é muito prematuro ! Não se sabe quais as aptidões fisicas da catraia e colocar esse tipo de pressão logo à partida será, muito provavelmente, meio caminho para mandar às urtigas o desporto e tudo quanto a ele esteja ligado.
Há que haver cuidado na iniciação desportiva e mais ainda com essas pretensões profissionais.

José António M. D. Pedro
10-03-2008, 17:14
Está tudo muito bem, mas o padrinho não estará um pouco afoito ? "...eu gostava de despertar o gosto do desporto a fim de a tornar uma grande Profissional como a passada bem reconhecida rosa mota ou ate a presente Naide Gomes que é uma excelente desportista...".
O padinho que me desculpe, mas faz-me lembrar a cena que ia assistindo enquanto fazia séries sábado passado : decorria um jogo de futebol em escalões infantis e das bancadas, os pais das crianças não estavam calados nem 1 minuto, sempre aos gritos chamando pelos nomes dos seus pimpolhos, dando-lhes todas as tacticas e quase os injuriando quando falhavam as jogadas por eles indicadas. Bem ao estilo da liga dos ultimos !
Acreditem que os treinadores estavam bem mais tranquilos do que eles...

Que se preocupe em despertar o gosto pela actividade fisíca na sua afilhada, isso é excelente, mas para a tornar numa grande profissional, isso já é muito prematuro ! Não se sabe quais as aptidões fisicas da catraia e colocar esse tipo de pressão logo à partida será, muito provavelmente, meio caminho para mandar às urtigas o desporto e tudo quanto a ele esteja ligado.
Há que haver cuidado na iniciação desportiva e mais ainda com essas pretensões profissionais.

Concordo com o que o Luis escreveu!!!

Alexandre Cunha
24-03-2008, 06:37
Desde Novembro passado que recolho informação, com alguma frequência, neste fórum.
Nessa data comecei a "correr"´. Ou melhor comecei a adaptar-me à hipótese de efectuar uma corrida contínua.
Comprei uns ténis e saí de casa. Na primeira semana corria 2min e marchava outros 2min. Semanalmente aumentei o tempo de corrida. Ao fim de mês e meio já corria 2x12min, com intervalo de 1,5min de paragem para alongamentos. Devo dizer-lhes que nunca tive qualquer dor muscular.
Então decidi fazer 5km de cc. Desde esse dia comecei a efectuar um programa de treino com o objectivo único de atingir os 20 a 25km semanais, considerando 4 ou 5 dias de treino. Todas estas corridas são efectuadas a passo lento de modo a me sentir sempre bem, pois o meu objectivo é sentir prazer em correr, sem me preocupar em melhorar tempos. é lógico que tenho a consciência que com o tempo vou melhorando a minha forma física mês após mês.
Passados estes cinco meses, considerando que já consigo acumular cerca de 35km semanais, nas pernas, decidi fazer um teste.
Assim, no início da semana passada comecei a mentalizar-me para um percurso de 14km. Ontem corri os 14km, nas calmas sem esforço, com tempo de 1h27m. Parei duas vezes para uns dois golos de água, num chafariz. Senti-me bem. Houve instantes em que parece que a minha satisfação ultrapassava a preocupação em controlar a postura e a respiração. Apercebi-me que até conseguia correr mais alguns kms, sempre com esse ritmo. Aliás, algumas vezes tive de alterar o ritmo pois algumas subidas a isso me obrigaram.
A maioria destes treinos são efectuados de manhã, entre as 06:00 e as 09:00, conforme a disponibilidade. Raramente corro à tarde. Penso ser importante dizer que corro sempre em jejum. Isto é bebo apenas três ou quatro golos de água.

Como sei que neste fórum há sempre alguém disponível para ajudar...
Solicito uma ajuda especial a quem sente que a corida de repente se está a tornar um pouco viciante. Pois quando me deito já estou mentalizado que vou para a rua às 06:00 e não vou encontrar mais nenhum "maluco" a correr.
Se me poderem indicar um esquema de treino para 4 a 5 dias semanais, com um objectivo de se posível começar a frequentar meias maratonas, dentro de uns seis a sete meses, e conseguir chegar ao fim com um tempo entre 1h45m e as 2 horas.

Boas corridas
Obrigado

Victor Silva
24-03-2008, 10:11
Caro Alexandre

Veja aqui no site do Carlos:

http://pwp.netcabo.pt/cm.fonseca/atletismo/treinos.htm

Alexandre Cunha
24-03-2008, 22:42
Estive a analisar o site que me indicou. Penso que, para já mediante a minha condição física, considerando a totalidade semanal de kms que faço e não esquecendo os meus 47 anos sou bem capaz de conseguir atingir essa meta, sem grandes euforias.
Vou mensalmente, nas calmas, aumentando o total de km de treino semanal. O mais provavel será, talvez, tentar uma prova de 10 km para ganhar "experiência", daqui a uns 4 ou cinco meses, quando me sentir mais confiante e seguro.

Durante os treinos habituei-me a controlo a frequência cardíaca. Desta forma controlo o esforço e o ritmo.
Noto que apesar de me sentir bem durante os treinos, fazendo corrida lenta, podendo até falar durante os percursos, isto é sem esforçar a respiração a minha pulsação ronda em média os 160 a 166 p/min; nas descidas pode chegar aso 152 e nas subidas chega aos 172, já com algum esforço. Ora este valores são demasiados altos; considerando 220-47=173. Mesmo, utilizando outro tipo de cálculo consigo aumentar a freq. cardiaca máxima para cerca de 176, o que não altera nada a situação.
Será isto normal ? Mas sinto que se baixo a pulsação deixo de correr e passo a amdar.

Boas corridas
Obrigado

CFonseca
24-03-2008, 23:15
Embora não seja qualquer especialista neste assunto, a frequência cardíaca varia de pessoa para pessoa, dependendo do sedentarismo, da alimentação entre muitos e diversos factores.

A prática regular de desporto fortalece o musculo cardíaco e com a idade o seu batimento desce.
A fórmula de 220-idade é apenas um limite de segurança de referência.

Eu tenho praticamente a mesma idade e numa prova rápida atinjo os 180, enquanto que numa prova de longa distância tipo maratona consigo uma regularidade de 145-148.

No seu caso, se atinge essa pulsação e consegue manter uma conversação é porque o corpo não denota um esforço excessivo.
O meu conselho é o de fazer um ECG (electrocardiograma), se possivel ECG de esforço, para tomar conhecimento dos seus limites.

Vá mantendo uma regularidade no seu treino e aumente ligeiramente a distância de semana a semana. Ouça no entanto o seu corpo.

Bons treinos

Paulo Silva
25-03-2008, 00:24
Tópico relacionado:

Corrida e Batimentos Cardiacos!! (http://www.omundodacorrida.com/phpBB2/showthread.php?t=4445)

Alexandre Cunha
25-03-2008, 23:10
Efectuei électrocardiograma e prova de esforço antes de iniciar os treinos.
O meu médico disse que estava tudo bem e que estava apto, para a prática de atletismo.

Fui ao site do meu, se me permite, "futuro" companheiro de pelotão, Fonseca, digo futuro porque eu ainda não tenho nem conhecimento, nem rodagem... mas tenho muita vontade e esforço-me porque inventar tempo para treinar. Muita informação útil e formativa, para um iniciante, assim como para qualquer atleta de outro nível.

Agradeço a vossa disponibilidade e paciência na partilha de experiências e vou procurar respeitar os conselhos sugeridos, tendo em conta as minhas limitações.

Boas corridas

lacerdov
25-03-2008, 23:24
Os conselhos são os melhores treinadores e amigos,
e estes companheiros sao realmente do mELHOR!

Votos de boas vindas, Alexandre Cunha
desejos de bons treinos neste grupo!

Bons treinos e muitas corridas.

Rui Lacerda

Alexandre Cunha
26-03-2008, 00:08
Já posso concluir que neste forúm boa vontade, estimulo e partilha é coisa que não falta.
Obrigado pela força, Lacerdov.

18-06-2008, 16:55
Olá ! "Fugiste" aqui do Fórum? que tal vão esses treinos?
Abraço
Zé MAgro