PDA

View Full Version : Ser vegetariano

Filipitsch
05-08-2008, 16:32
Olá a todos,

sou muito novo (um anito por ai...) nestes "andamentos" e (para terem a noção, tenho o meu record pessoal em 56min para 10Km) e sou ovo-lacto-vegetariano, a questão que coloco é qual a vossa opinião da relação que pode ter a ver o tipo de alimentação que tenho e o respectivo rendimento.

Eu não sinto diferença alguma, mas gostava de ouvir mais opiniões de tão "sábias" experiencias vividas por vós.

Obrigado

Bernardo

Jose Martins
06-08-2008, 13:19
Caro companheiro de regime alimentar,

eu já sou esse nome comprido (ovo-lacto-vegetariano) à cerca de 8 anos e apenas o que eu posso dizer é que me sinto muito mais saudável do que anteriormente.

Em relação à performance e do ponto de vista de um não-nutricionista, apenas posso dizer que devido a ingerirmos menos toxinas a nossa regeneração é muito mais rápida (e disto sou exemplo).
De certa forma, é como um não-vegetariano, tens de compensar o maior dispendio da energia consumida nos treinos.

Se formos a ver, a alimentação de um atleta de alta competição, em comparação com uma dieta "normal", tem muitos mais legumes e muitos menos animais. Logo, estamos "mais perto" de um atleta de alta competição...

A única diferença real que eu sinto é que tenho de "ir comendo" ao longo do dia. Não consigo passar muito tempo entre refeições/snacks. Digo isto porque se reflete nas provas mais longas. Tenho sempre de me ir abastecendo.

Conheço algumas pessoas que fazem ultras (tal como a prova de 3100 milhas em Nova Iorque) e que têm igual regime alimentar porque sentem que lhes é muito mais favorável. E nem por isso ficam com menos energia.

Eu pessoalmente sinto que é o regime indicado para o ser humano, logo beneficiando também o corpo. Ao nos ser mais favoravel, promove o bem-estar interior. Tendo mais paz interior, é mais fácil sentirmos harmonia no nosso ser, transformando-nos em seres mais felizes.
É regra universal que quando existe menos atrito, é preciso menos força.
Ao sentirmos mais tranquilidade todo o nosso ser funciona melhor. Assim, e de uma forma natural, aumentamos o nosso rendimento em todas as situações.

Felicidades,

Antonio Antunes
06-08-2008, 21:19
:icon_razz: Amigos, eu não sou vegetariano, mas já tenho comido, e gosto muito de comida Macrobiótica (quando bem confeccionada).

Acontece que quando ando a treinar mais a sério (hé hé hé ...brincalhão):36_11_6:não me apetece gordura animal e o meu corpo pede algo mais saudável e rico em energia (fibras e hidratos de carbono) ou seja vegetais fruta arroz (integral de preferência) e massa.

Um atleta necessita de meter mais “gasolina” e esta está nos açúcares complexos que são os da fruta do pão escuro ou do arroz ou massa ou mesmo leguminosas como o feijão, só para citar alguns
Para beber água e chá…:sterb027:

Com tudo isto não quero dizer que me faça rogado a uma mine (ou 2 ou 3):trink39: mas o que é importante é não exagerar.
Atenção que estou a falar em termos gerais e para alguém saudável, pois se houver lugar a alguma necessidade extra devido a uma doença ou distúrbio a coisa muda de figura …o importante é respeitarmo-nos uns aos outros e a nós próprios

Filipitsch
06-08-2008, 22:42
Obrigado eu caros !!

Abraços com uma pequena lesão chata (A chamada canelite) amanha lá estarei no EUL "para rolar sobre vegetais" ;)

Obrigado pelas vossas impressões !

aar
13-08-2008, 15:38
Tb sou vegeta já há vários anos. Não sei se em termos de rendimento é melhor ou pior, mas tudo indica que é indiferente, desde que se cumpram os preceitos nutricionais devidos e que são comuns a qualquer regime alimentar. Pelo menos, olhando para atletas com os antigos campeões Carl Lewis ou Edwin Moses, ou os ultras SCott Jurek ou o Marco Olmo ( este com 50 e tal anos e ainda o ano passado vencedor do UTMB), não parece ser pelo facto de serem essencialmente vegetarianos que deixam de ser bem sucedidos; talvez a comida vegeta até ajude mesmo, mas isso é mais difícil de demonstrar.

Deve-se evitar é fazer como um cromo de uma reportagem que passou há tempos na TV, que resolveu ser vegeta e nem sabia o que era tofu. A sua definição de comida vegetariana era comer saladas enquanto os amigos comiam uma sardinhada... Claro que ao fim de um mês ao lá o que era, estava com carências não sei de quê (pelo menos carência de neurónios já devia ter antes da experiência...). Enfim...

As motivações para ser vegetariano são muito variadas; no meu caso foi curiosidade pessoal, devido a um problema de saúde de um familiar que se deu muito bem com a mudança para este regime, e depois acabei por achar que era este regime que combinava melhor comigo. E assim fiquei. Nesta decisão como em todas, o que importa é que nos sintamos bem connosco próprios. E, do ponto de vista desportivo, não tive que fazer grandes alterações ao que já fazia a partir do momento em que comecei a treinar com mais regularidade. Só noto o que o J. Martins disse: tenho que comer com mais frequência. Mas parece que até é isso mesmo que se deve fazer, não é? várias refeições ligeiras em vez de 2 ou 3 mega-empanturranços...

saudações,
ar

zeprunning
13-08-2008, 15:40
Boa tarde a todos, não sou vegetariano mas tenho bastante interesse em conhecer mais sobre a vossa alimentação.

Conhecem algum site onde possa consultar e retirar algumas ideias sobre este tipo de refeição?

Obrigado
José Paulo

aar
13-08-2008, 16:21
viva,

acho que neste caso nada melhor do que esquecer a teoria e passar directamente à prática; por isso, aqui ficam links para os melhores restaurantes vegetas que conheço:

- Terra: http://www.terra.vg/
- Green Pepper: http://www.greenpepper.com.pt/ (tv o de melhor relação qualidade / preço)
- Jardim dos Sentidos: http://www.jardimdosentidos.com/
- Arco-Iris: não tem site, é minúsculo, só tem almoços, mas é tv o melhor de todos, fica nas traseiras do Tivoli, na rua de São josé

Há muitos mais, mas estes são dos melhores ... infelizmente são todos em Lisboa...

De qq forma, no site do Instituto Macrobiótico de Portugal há alguns artigos bastante interessantes sobre este tema. Alguns destes artigos misturam a alimentação com outros temas algo místicos, como o Yin e o Yang e outras derivações cuja validade científica não estou em condições de avaliar...aliás, nunca percebi bem porquê, mas muitos sites e livros sobre este tema misturam a alimentação vegetariana com outros temas "cósmicos" e "místicos", alguns certamente muito estimáveis e outros que não passam, na minha modesta opinião, de aldrabices, como a astrologia e afins, e cuja relação com a comida (vegetariana ou não) não me parece de todo evidente. É um bocado enervante... quando vejo cursos de astrologia anunciados nestes locais dá-me sempre vontade de perguntar ao dono porque não anunciam cursos de astronomia? ou de ponto-cruz? de mecânica de automóveis? ou outra coisa qualquer...Mas pronto.

De qq forma, os artigos que referi são de uma das pessoas que me fizeram interessar a sério por esta alimentação e aprende-se muito com a sua leitura: http://www.e-macrobiotica.com/edicoes_artigos_alimentacao.php

Numa óptica mais científica, o livro Vegetarian Sports Nutrition (http://www.humankinetics.com/products/showproduct.cfm?isbn=0736063617) com prefácio do Scott Jurek, é uma boa referência sobre este tema.

Saudações
ar

Boa tarde a todos, não sou vegetariano mas tenho bastante interesse em conhecer mais sobre a vossa alimentação.

Conhecem algum site onde possa consultar e retirar algumas ideias sobre este tipo de refeição?

Obrigado
José Paulo

RUI GOMES
14-08-2008, 09:18
Também sou vegetariano há 12 anos e nunca tive problemas.
Fica aqui um site muito bom sobre o vegetarianismo em Portugal:
www.centrovegetariano.org (http://www.centrovegetariano.org)

Boas Corridas.
Rui Gomes
G.D. Os Ribeirinhos - Viseu

Tiago Martins
14-08-2008, 13:14
Fogo, tantos! Isso pega-se? :)

Isso do ovo-lacto-vegetarianismo, basicamente "é só" eliminar a carne da alimentação? (E peixe também, certo?)

Não deve ser nada de mais, a questão mesmo é a substituição das fontes de proteína... neste caso, ovos e leite dá perfeitamente, mas também há boas fontes de proteína vegetal (soja, tofu, etc) para quem quer tirar o ovo-lacto-... da coisa.

zeprunning
18-08-2008, 19:57
Obrigado a todos...

Filipitsch
26-08-2008, 15:43
Fogo, tantos! Isso pega-se? :)

Isso do ovo-lacto-vegetarianismo, basicamente "é só" eliminar a carne da alimentação? (E peixe também, certo?)

Não deve ser nada de mais, a questão mesmo é a substituição das fontes de proteína... neste caso, ovos e leite dá perfeitamente, mas também há boas fontes de proteína vegetal (soja, tofu, etc) para quem quer tirar o ovo-lacto-... da coisa.

Olá Tiago,

haverá concerteza melhores pessoas para te esclarecerem, porém podemos dizer que sim, eleminamos peixe e todo o tipo de carne.
Eu aconselho a toda a gente, mais barato e prático :pipocas:

Abraço

Filipitsch