View Full Version : Jamor em festa 2009
lacerdov
18-01-2009, 19:37
Só para oa mais distraidos,
ainda estão abertas inscriçoes para o Duatlo do Jamor,
no ano passado venceram, Lino Barruncho e Vanessa Fernandes,
percurso igual ao ano anterior, 5km de corrida+ 18kms de btt +2500 metros para acabar de lingua de fora!:rir:
Este ano participo para acompanhar a minha mais que tudo!(como dois pombinhos , onde vai um o outro não falta!)
Alguns amigos que vão participar:
Carlos fonseca, Osvaldo Nascimento (o meu treinador)
o Nuno Alexandre e Manuel Fonseca que ainda não se inscreveram!
aqui vai o link pra tirar dúvidas:
http://www.jamoremfesta.com/jamoremfesta/home.htm
abraços e bons treinos
Lacerdov
CFonseca
18-01-2009, 20:54
Hoje fui tirar o pó da bike, e como treino para o duatlo, "espetei-lhe" com quase 45 km, quase todos feitos nos trilhos enlameados da Serra de Sintra.
Quando cheguei a casa mais valia passar a mangueira por cima de mim do que na bike. Tive que me despir na garagem, tal era a mistura de pó e água em cima do corpo.
Nem a chuvada que apanhei no regresso a casa, me retirou a lama do equipamento!!
Resumindo: Tôu todo partido. "Atleta de sofá" a tarde toda :schla23:
lacerdov
20-01-2009, 11:46
No passado sábado 17 de janeiro,
treino de btt , com as bike fora de uso
Eu e a Susana fizemos o nosso treino de reconhecimento do percurso!
:palmas:
8kms na primeira volta, durante 1h10m, porque encontramos os portoes fechados!
E depois mais 6kms na segunda volta cerca de 45 minutos.
proximo sabado treino no jamor, percurso e transicções bike/corrida
Bons treinos
RUI GOMES
22-01-2009, 00:33
Duatlo Jamor: inscrições esgotadas.
Foi hoje atingido o número limite (fixado em 700 atletas) de participantes na prova de Duatlo integrada na edição 2009 do Jamor em Festa Sport Life. A todos quantos se inscreveram deixamos o nosso sincero agradecimento e fazemos votos que desfrutem desta festa. Informamos que os atletas federados poderão ainda continuar a inscrever-se até à próxima segunda-feira, dia 26 de Janeiro.
A todos os não-federados a FTP agradece o interesse na participação e relembra que as Lezírias (Vila Franca de Xira) recebe já nos dias 14 e 15 de Fevereiro uma outra prova de Duatlo BTT.
http://www.federacao-triatlo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=178&Itemid=1
Eu também vou lá estar...
Vai ser o meu primeiro Duatlo, pelo que o meu objectivo é apenas terminar :finish_line_waving_
No domingo era para ter ido fazer reconhecimento do percurso de BTT, mas não me foi possível, também estou a contar passar lá neste sábado de manhã, só para uma voltinha e infelizmente sem transições porque tenho uma maratona de BTT no dia seguinte... ::23::
Já estou inscrita também para as Lezírias, embora ainda não tenha a certeza se vou fazer a prova da Taça ou da Promoção (metade das distâncias), depende de como me sentir no Jamor :doido:
Boas corridas e pedaladas :457:
RUI GOMES
29-01-2009, 14:32
Startlist provisória do Jamor:
http://www.federacao-triatlo.com/gestao/adm/provas/35/DU_BTT_Jamor.pdf
lacerdov
02-02-2009, 14:27
Caros amigos,
Toda a gente sabe, e nós atletas tambem que correr cansa!
mas tenho que acrescentar que: Correr cansa...
mas fazer Btt cansa ainda mais!
Ontem eu e a Susana, cumprimos mais um objectivo, fazer um Duatlo!
Assim ao fim de duas horas de prova, ensopados até ao tutano, e enlameados até à raiz do cabelo, estreamo-nos nesta modalidade!
Eu penso que não vou ficar por aqui, alguem me disse, um amigo do Psantos1967, que depois de experimentar, a minha ideia sobre o BTT ia mudar!
Agora é tarde voltar atrás, fico por uns tempos nesta ideia, de tentar novamente, experimentar o que experimentei ontem!
Desculpem me todos, mas a emoção foi forte!
Tive vários amigos a apoiar-me durante a prova, o Gonçalo Simões e o Psantos1967 (participou na corrida de 5kms, e foi um dos 20 primeiros!):palmas:
O companheiro Jorge Matos(que foi à partida dar uma força!), a Luisa, o Armando, a Margarida e o amigo Silva! A todos, Muito Obrigado!
O Cfonseca, apadrinhou a nossa estreia e foi o nosso conselheiro! As melhoras Carlos... :palmas:
Depois mostro algumas fotos, agora deixe-me respirar de alegria!
A Susana tem veia de ciclista, uma resistência fantástica, tenho orgulho!:palmas::palmas::palmas:
CFonseca
02-02-2009, 14:56
O Duatlo do Jamor fez-se este ano sob umas condições climatéricas adversas.
Embora tenha parado de chover durante toda a prova, o percurso estava todo enlameado e propício a grandes fotos em que apenas se vê os dentes do sorriso dos participantes. A prova era composta de 5 km de corrida (2 voltas) + 18 km de BTT (2 voltas) + 2,5 km de corrida (1 volta). Estavam 849 inscritos batendo assim o número de participantes do ano anterior.
Logo no inicio, verificou-se que o piso para as BTT se mostrava pesado e difícil, bastando olhar apenas para o parque de transição onde apesar de ser sobre relva, nos entrerrávamos na lama em cada passada.
O percurso da corrida era plano, embora lamacento e com demasiadas poças de água. Parti num ritmo mais lento do que numa prova de apenas 5 km, pois previa que iria ser dura na parte da BTT. Ao fim de apenas 500 mts, junto à zona da canoagem, o trilho obrigava-nos a transpor um autêntico lamaçal de cerca de 50 mts. Muitos atletas ficaram atascados aqui ou ficavam com os sapatos presos à lama. Na segunda volta iria ser bem pior.
Embora num ritmo constante, comecei a ultrapassar muitos atletas na segunda volta, o que demonstra que existe muito impeto nos atletas logo no inicio. Percorri os 5 km em 21' (Será que tinha mesmo 5 km? Achei o último km muito longo!!) e cheguei em 124º.
Entrei no parque de transição e lá segui com a bike até à "Mount zone" onde poderia montar e seguir.
A parte do BTT estava excepcional, para os amantes do BTT, mas não para mim que apesar de gostar de todo-o-terreno, não tenho nem um bom equipamento nem ainda a experiência necessária para este tipo de provas.
Logo no topo da primeira subida, nem na melhor mudança conseguia continuar. Progredi melhor a pé empurrando a bike até ao topo onde podia continuar. Os 3 km seguintes continuei bem, pois tratava-se de trilhos com empedrado, terra batida e muita água. Fazia as curvas com muito cuidado, pois à minha frente só via era quedas de atletas. A partir daqui com a entrada em trilhos de terra (ou melhor dizendo... em trilhos de lama) a progressão tornou-se cada vez mais difícil. Só ouvia a grito familiar "Cuidado á esquerda!!!) e lá ia sendo ultrapassado pelos "experts". Numa parte em que o trilho apertava bastante, houve um desses experts que me ultrapassou em pleno corta-mato com uma daquelas bikes (de muitos €€€€) que me deixou boquiaberto. Enquanto eu na melhor mudança patinava em pleno sprint, ele simplesmente galgava arbustos e pedrolas (onde é que eu já li este termo??) e passou-me em beleza.
Já quase no final da primeira volta, começam as descidas (sim... porque se se sobe no inicio, lógico que depois é a descer) e aqui é que a "porca torce o rabo" ou melhor dizendo aqui é que os "espécies" tremem. Logo na primeira descida tendo o muro ao meu lado esquerdo, a roda de trás fazia "slalow" ou "drift" ou o que quer seja. Isto é, rodopiou e voltou ao trilho porque bateu no muro. Sorte de principiante.
A segunda descida era longa, o trilho era largo, mas a lama era muita. Lá à frente cai um atleta... a seguir o que seguia à minha frente também cai. Aperto os dois manipulos dos travões... a bike desliza na lama, bato em algo (nem sei se na bike se no atleta) e sou projectado em pleno pino para a frente caindo sobre o meu ombro esquerdo. A bike, essa passa por cima de mim batendo primeiro com a roda traseira no chão caíndo de seguida sobre a lama. Levanto-me de imediato, pergunto ao outro se está bem, e tento fugir a muitos outros que tentam desesperadamente não cair.
Agarro na bike e começo a correr com ela ao lado, e verifico que a roda de trás nem se mexe. Tenho a roda toda empenada e "feita num oito". Pois é... para mim acabara a prova. Só me restava descer mais um km e chegar ao parque de transição e desistir. Atrás de mim, seguia o outro atleta que caiu e que também desistiu.
Mas o mal não ficava por aqui. Chegado ao parque, começo a sentir dores no ombro esquerdo e não conseguia mexer o braço com as dores.
Fui até à ambulância do INEM, aplicaram gelo e aconselharam-me a fazer Raios-X. Mas como o meu filho também estava em prova, aguardei por ele. Quando completava a primeira volta de BTT, viu-me e apesar de lhe dizer que estava tudo bem, resolveu também desistir. Acabámos por ter de esperar pelo final da prova de BTT para podermos ir ao parque de transição buscar as nossas coisas, ir tomar banho e seguir para o Hospital Amadora-Sintra.
Felizmente não havia nada partido, nem no braço, nem na clavícula, mas vou ter de ter respouso absoluto nas próximas duas semanas.
Balda aos treinos, há pois... (Mas Justificada por atestado médico).
Para que conste... aqui ficam os resultados do nossos atletas do Mundo da Corrida, o Rui Lacerda e a Susana Almeida:
Rui Lacerda - 283º da geral - 235º no escalão.
Corrida - 5 km - 00:23:10
BTT - 18 km - 01:28:34
Corrida - 2,5 km - 00:12:09
Susana Almeida - 31º da geral feminina - 17º no escalão.
Corrida - 5 km - 00:25:21
BTT - 18 km - 01:26:22
Corrida - 2,5 km - 00:13:29
Como nota final, acho que é uma prova bonita mas difícil, e de fazer com bom tempo. O horário destas provas é não é muito agradável, pois a partida é às 11, e com o tempo normal duma prova, tomar banho, e só poder levantar a bike após o ultimo concorrernte terminar, acaba-se por ir almoçar quase às 3 horas da tarde.
Jose Manuel Andrade
02-02-2009, 22:33
Caro companheiro desejo- te as melhoras rapidas. tambem participei na prova adorei, também achei dura mas como no btt já tenho muita experiencia adorei. Não desistas pois o espirito do btt é fantastico. Obrigado pelos teus conselhos dados para os treinos do atletismo.
As melhoras
José Andrade
Eu também participei e cumpri o meu principal objectivo: terminar!
Já que tenho poucos meses de corrida, esta foi o meu principal calcanhar de Aquiles, sendo que o último segmento custou um bocadinho a cumprir, mas nem mesmo com a experiência que já trago do btt, com os trilhos naquele empapado, não consegui fazer grande tempo, já que cair estava fora de questão :)
O meu relato mais detalhado está no meu blog!
As melhoras ao Carlos, as quedas nunca são simpáticas com a lama... :(
lacerdov
03-02-2009, 08:02
O amigo Carlos Fonseca,
escreveu e passo a citar:
Para que conste... aqui ficam os resultados do nossos atletas do Mundo da Corrida, o Rui Lacerda e a Susana Almeida:
Rui Lacerda - 283º da geral - 235º no escalão.
Corrida - 5 km - 00:23:10
BTT - 18 km - 01:28:34
Corrida - 2,5 km - 00:12:09
pra ser mais exacto deveria ter escrito
Rui Lacerda - 437º da geral masculina! heheheheh
amigo Carlos , estavas a colocar-me uns lugares mais acima!
Abraço e uma recuperação rápida!
Lacerdov
C. Fonseca
Rápidas melhoras!
Aqui há uns anitos também me "arranhava" todo nestes duatlos " todo o terreno" ( o mais famoso o das Lezírias em honra de José Matos um grande atleta da modalidade atropelado nos anos 90), era os que mais adorava! Foram várias as vezes que "fui ao tapede", mas nenhuma me tirou o entusiasmo pela modalidade, pelo contrário, só o reforçou e por isso hoje ainda "vou ao tapete" com frequência (tenho o antebraço paralisado há duas semanas). Não tenho a "assiduidade" de outras épocas no duatlos e triatlos, mas ainda sou um apaixonado pelo "circo" que os move.
Que tal pôr esse ombro em ordem e experimentar um triatlo?
Até um dia destes.
Abraço.
PS - Ao duatlo do Jamor nunca fui! A dimensão deste "circo" tornou-se um pouco "assustadora" para quem passou a apreciar produções de menor dimensão, ou seja mais caseiras". Se bem que não passe sem de vez em quando fazer o triatlo de Oeiras, outro grande mas bonito "circo" da multidisciplinaridade desportiva.
José domingos louro magro
03-02-2009, 16:16
Os meus parabéns a todos os participantes nesta prova,que atendendo aos vossos relatos ,foi bem durinha devido ás dificuldades provocadas acima de tudo pela lama.
As melhoras rápidas para o Carlos.
Força companheiros de corrida.
Abraço
Zé Magro
CFonseca
03-02-2009, 17:19
Obrigado a todos pelas melhoras.
Zen, não é por ter ido ao "tapete" que deixo de ir a estas provas. Sabes que eu não sou para desistir. Continuo entusiamado como sempre. Só que nunca tinha "machucado" tanto o corpo como desta vez.
Ainda perguntei ao médico, se estaria bom para fazer o Duatlo das Lezírias no dia 15, mas ele atirou-me um daqueles olhares... e um "Está doido? Preocupe-se é em fazer um repouso absoluto durante duas semanas... etc...etc..."
Mas ainda vou ver se recomeço a treinar já na semana que vem, senão ainda enlouqueço por estar parado... nem que seja a andar :097:
FERNANDO FONSECA
03-02-2009, 22:39
Boa Noite C. Fonseca:
Venho desejar-te rápidas e boas melhoras. O BTT tem destas coisas, também já me aconteceu o mesmo, daí ter parado.
1 abraço de amizade
Fernando Fonseca
vBulletin v4.0.2, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.