Lista de material actualizada, obrigado pelas dicas:
Sapatos - SupernovaTrail (5 estrelas!).
Meias - Kalenji / Run 800 (1 par calçado / 1 par no "camel").
Calções largos - Kalenji (quase não se sentem!).
T-shirt e singlete - Nike/Corridadotejo2006 e Reebok/omundodacorrida.com
Chapéu - Kalenji branco com arejamento (nada como ter a cabeça fresca!).
Óculos de sol - Aptónia
Camel-bag - Quechua / Diosaz.5.raid (100% garantido e com apito!!).
Pequena Toalha (nada como ter os pés secos!).
Auto-Abastecimento - "bag" cheio com Aquarius, pelo menos 4 barras de cereais aptónia e 2 pacotes de gel isostar.
Segurança - Telemóvel e Carteira (posso ter de chamar um táxi!!!)
Vou procurar a manta de sobrevivênvia.
No treino de hoje fiz: 20min de areia compacta, 10 min de areia solta, água gelada, caminhada de aproximadamente 1 hora e para terminar uma sessão de alongamentos.
Está a chegar o grande momento! Tudo pronto? Acho que sim...
Agora é só esperar calmamente :23: o tiro de partida!
Set/2004 - A minha primeira corrida tinha 8km's. Estava mesmo mal preparado, foi uma desgraça. Demorei 48min a 6'00''/Km e adorei a sensação de chegar à meta. Hoje faço uma prova de 10km's a 4'30''/Km. Isto sem qualquer treino especifico de velocidade, pelo contrário. Se calhar é possível aumentar a velocidade de corrida, mesmo a treinar para ultra-maratonas. Será?
Set/2005 -A minha primeira Meia-Maratona corri na descontra, sem stress. Demorei 2h04m a 5'53''/km. Hoje faço a Meia claramente abaixo dos 5'00''/km
Abril/2006 - A minha primeira maratona, não correu muito bem, fiz 4h38m a 6'35''/km (os dias seguintes foram difíceis). Passado um ano fiz a mesma maratona a 5'19''/km (nos dias seguintes estava na boa).
Julho/2007 - O meu primeiro Ultra desafio e logo um Trail de elevada dificuldade. É este o meu caminho disso não tenho qualquer dúvida!
Hoje corri o mais lento que pude: a subir ou a descer rampas, a subir ou a descer escadas e em terreno plano. Foram 7km em 49min a 7'00''/Km. No final ainda fiz quatro acelerações e uma cuidada sessão de alongamentos.
Esta semana é dedicada à afinação do ritmo lentissimo, a saber: 7'00''/km durante 40min.
Em terreno plano mas também numas rampas pequenas e uns escadórios para preparar "o carteiro" e os "incas". Acrescentei alguma ginástica pelo meio e terminei com os habituais alongamentos.
Posso dizer que gozei e abusei do treino e da estratégia que tinha montado. Tal como previsto descansei bastante nas subidas. Isso permitiu-me manter as forças para "atacar" todas as descidas desde a partida até à chegada.
Nos últimos 14km nasceu em mim uma força incrivel e mantive-me incansável até ao final!
Pensava eu:
- Se estou a "atacar" no final de uma prova de dificuldade extrema é porque só posso ser um ULTRA-TRAILER!!!
Fotografias da minha "vitória" na galeria e mais pormenores lá para a tarde...
- As previsões estavam certas, já está a chover!
O relogio marcava duas horas e eu tinha acabado de acordar com o barulho dos pingos de água a bater no tecido do iglo. Imediatamente, voltei a antecipar o percurso da Freita e fixei a minha atenção nas pedras molhadas por esta chuva nocturna. Nas infindáveis pedras molhadas por onde iriamos passar. As pedras anguladas dos grosseiros trilhos do Carteiro e dos Incas; e as pedras nas margens rio Paivo, polidas pela eterna erosão do tempo. Todas elas estavam humidamente a nossa espera, para nos dar a conhecer o que significam as palavras, aferidas internacionalmente, e repetidas pelo José Moutinho.
- Esta é uma prova de dificuldade extrema!
- Agora já não vou dormir mais!
Este facto não me preocupou, aliás, fiquei feliz por ter dormido umas três horinhas. Tendo em conta que estavamos todos em alerta extrema, foi bom ter dormido alguma coisa. Voltei a concentrar-me em pensamentos optimistas. O trabalho de casa estava feito: o treino estava assimilado, o equipamento estava optimizado e as caracteristicas do prova estavam estudadas. Eis um triunvirato importante: potencial físiológico e psicológico, logística e informação. Todos juntos apontavam para a seguinte estratégia. Jogar à defesa até aos 32km’s. No final, se sobrar energia e força, ir atrás do tempo ou de posições. Caso contrário, continuar a lutar para chegar à meta.
- Quatro da manhã, está na hora de comer!
Optei por fazer uma pequena refeição, para tentar prolongar ao máximo a entrada de nutrientes na corrente sanguinea. Esta acção teve aspectos negativos, mas a longo prazo penso que foi útil.
- Cinco da manhã, hora de levantar!
Até às seis horas o tempo correu como um demónio. Estava tudo a correr bem, até que, quando virei o “camelbag” ao contrário para tirar o ar do saco, saiu uma parte do isotónico pela zona da rosca. Devido ao escuro tinha apertado mal a rosca! A mochila ficou toda molhada!
- Merda!!! (isto para não colocar aqui outros vocábulos mais expressivos)
Entrei num stress idiota e fiquei pior que uma barata tonta:
- Levo “camelbag”! Não levo “camelbag”!
- Levo casaco! Não levo casaco!
- Levo chapeu! Não levo chapeu!
- Os alfinetes!!! Outra vez sem alfinetes!!!Que estúpido!!!
- Já são 5h45m!
Optei por manter o “camelbag” e vesti o casaco para me proteger do frio da madrugada, levei o chapeu para prevenir, desprezei os alfinetes e o dorsal!
- Faltam 3 minutos!
- Estava à beira de um ataque de ansiedade e não tinha ido à casa de banho!!
-Que bela maneira de começar o meu primeiro Ultra-Trail!!!
PARTIDA!!!
Última edição de Helder Jorge : 04-07-2007 às 22:46