Análise do resultado da meia-maratona de Portugal!!!
Depois da barracada desta semana (pensar que podia fazer uma meia em 1h40m :oops: ), é obvio que tinha de existir um erro muito grosseiro!!! E a hipótese mais provável era existir um erro de medição em conjugação com algum desgaste devido aos treinos longos.
E a luz chegou até mim através do google earth!!! :lol:
Eu pensava que as medições que estava a fazer com a bicicleta eram fidedignas, mas afinal tinham um erro de, aproximadamente, +100m por cada 1400m. Agora acho que vou passar a usar o google earth para medir os percursos.
Iludido pelo erro já descrito, lá arranquei a alta velocidade e acabei por passar o resto da prova a sentir que as minhas pernas se tinham transformado em gelatina e que nos pés tinha um par de tijolos.
No final fiz 1h47m bem sofridos o que tendo em conta as subidas e a loucura inicial até nem foi nada mal. É o meu novo record !
Para melhorar a minha alegria a Eliana bateu o record dela em cerca de 1min :D !
Lá consegui convencer a Eliana Pegoretti a registar-se no forum e a escrever algumas das suas experiencias de corrida.
É muito melhor que seja ela a falar com a sua voz, do que eu a escrever em nome dela. Espero que seja mais uma presença feminina neste nosso espaço de comunicação.
Vamos ver se ela perde a inibição de escrever aqui no forum e começa a ganhar gosto ao dedilhar do teclado.
Um amor tão grande e afinal estava a ser traido desde o inicio :cry: , estou de rastos :lol: ! Depois da banhada que levei com o conta-quilometros da bicicleta, a vida tem de recomeçar ...
Hoje foram séries no PMO -7x800m com 200m de recuperação.
Helder:
Para voltar a aferir a minha condição actual fiz 6 destas séries ao ritmo de corrida de 10km. A média de ritmo foi 4'32''/Km.
Na última já puxei mais pela respiração e o ritmo foi 4'20''/Km.
Chegados a Algés, seguimos para Belém em ritmo de aquecimento.
Feito 10min de aquecimento conversámos sobre o ritmo que iriamos impor e a Eliana decidiu ir devagar porque sentia as pernas cansadas. Assim ela acabou por fazer 43min de corrida sempre ao ritmo de 5'48''/Km.
Eu completei os primeiros 20min a uma média de 4'52'', mas voltei a sentir falta de força nas pernas, e decidi abrandar no regresso. Fiz a segunda metade em 22min para uma média de 5'20''.
Como podem perceber pelo título eu acredito em lutar e, porque não, trabalhar para manter um amor.
Assim de volta à bicicleta e ao conta-quilometros. Eu sabia que na tabela que tinha usado de perimetros de pneu não existia exactamente a referencia daquele que eu uso. Eu tinha usado o mais próximo.
Resolvi o problema, executando um procedimento que qualquer um pode e deve fazer:
1º - Medir o diametro do pneu.
2º - Calcular o perimetro do pneu, multiplicando o valor do diametro por 3,14 (o famoso pi).
3º - Inserir o valor do perimetro no conta-quilometros, na unidade de medida requerida (o meu usa milimetros).
Feito isto foi dar umas voltas por percursos que estive a medir com o google earth, e as coisas já estão mais coincidentes. !:(( ^,^,
Este domingo eu e a Eliana fizemos o ultimo treino acima de 2 horas. Foram exactamente 2h30m, entre o Aquário Vasco da Gama e a estação de Santa Apolónia.
Quanto ao ritmo aqui ficam as hipóteses:
24km - 6'15''/Km (hipótese google - :shock: , é impossivel)
26Km - 5'46''/Km (hipótese bicicleta - já verificado que também está fora da realidade)
25Km - 6'00''/Km (hipótese de concenso - chego à conclusão que é preciso um concenso entre medições e sensações)
A maratona está a chegar e por isso fica aqui a previsão: 4h12m para uma média de 6'00''/km... Vamos ver o que nos diz a meia de Ovar.
Amanhã vamos ao PM de Oeiras fazer, os alegados, 4.6km ao ritmo de maratona. Para ver o que sai dali.
A Eliana decidiu repousar mais um pouco para a meia de Ovar e por isso hoje não correu.
Eu que queria ir até Oeiras correr os tais 5km, lembrei-me de telefonar a um amigo que está agora a "começar" a correr.
Só que o bacano queria correr mais de uma hora e no estádio nacional. Chegados ao estádio nacional lá consegui convencê-lo a correr-mos até Oeiras e voltar.
Fizemos aproximadamente 40 min de ida (contra vento forte) e lá descansá-mos um pouco. Fiz a medição que queria e estou convencido que as distâncias do PMO são de confiança. O meu ritmo lento está à volta de 5'30''/Km.
No regresso com o vento forte pelas costas e a puxar o andamento já fizemos menos de 35min.
Com tanta conversa sobre corridas, lá convenci o rapaz a inscrever-se na corrida do tejo :D !
Honestamente eu queria fazer esta meia de uma forma descontraida, ao ritmo de maratona, mas...
Como chegámos em cima da hora; eu comecei, literalmente, a sentir a "falta de tempo" a apertar. Entrega da t-shirt e do dorsal e siga para a partida.
Já na partida tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Serafim Lourenço, que espero voltar a ver no Porto para conversar mais um pouco. Que o clima volte a estar brilhante como em Ovar!
Inicio da corrida com umas voltas pelas ruas de Ovar, mas eu estava a precisar de espaços abertos. Posso até dizer que estava a sentir-me um pouco claustrofóbico!
Apesar do inicio lento aos 6 km's o ritmo médio ia em 5'10''/Km, e dizia eu para a Eliana:
Estás confortável?
Podemos ir mais devagar.
A resposta foi afirmativa. Estava tudo bem mas, ainda assim abrandámos um pouco. Eu até queria abrandar mais, só que as pernas por vezes ficam com vontade própria. Por outro lado a Eliana estava bem e eu não queria ficar para trás.
Chegados aos 9km's, e no meio de tantos espaços abertos, a "falta de tempo" apanhou-me! E esta "falta" não contempla atrasos! Disse à Eliana que continuasse e lá foi entregar a minha dívida, que se saldou com cerca de três minutos.
De regresso à estrada devo ter feito os seguintes 5km a um ritmo de 5'00''/Km, até que ao km 14 avistei a Eliana e comecei a abrandar. As pernas já estavam a pesar. Até ao km 17 continuei a aproximar-me até que as minhas pernas estagnaram. No retorno a Eliana viu-me e abrandou. Fomos juntos desde o 18 até ao 21, comigo a sofrer pelo "sprint" que tive de fazer para apanhá-la.
No fim ela ainda estava com força para lutar por uns lugares e eu rolei até à meta. Tempo final 1h54m.
O treino ao ritmo de maratona ficou-se pelas intenções, para a Eliana foi uma boa prova e para mim foi uma sequência de "falta de tempo", "sprint" e sofre ai até ao fim.
Conclusão: Estou confiante para a maratona. Existem apenas duas condições: As pernas têm de recuperar nesta próxima semana de descanso e que seja possível evitar novos precalços antes e durante a maratona.
... e as minhas pernas parecem estar a recuperar bem.
Hoje vamos correr 1h e 30m na zona ribeirinha de Lisboa. Lá para o fim da tarde 8).
É engraçado que agora cada sensação esquisita que tenho nas pernas começo logo a pensar que pode dar problemas :D ! É já uma pequena emoção antecipada do grande teste que se aproxima.