Isso é o que eu chamo um verdadeiro Fartlek, no sentido da palavra.
Victor Silva

Isso é o que eu chamo um verdadeiro Fartlek, no sentido da palavra.
Victor Silva
@ 10km
01:04:43 @ 15km - Corrida 1° Maio 2010
01:30:20 @ 21km - Meia Maratona Moita 2009
03:13:30 @ 42km - Maratona de Barcelona 2010
15:15:49 @ 70km - UTSF 2011
16:17:25 @ 101km - Ronda 2009
Hoje fizemos 30min no Estádio Nacional.
A grande surpresa foi encontrar dezenas de corredores e caminheiros a efectuar a sua actividade física :shock: . Nunca tinha visto aquilo assim. Parece que algo está a mudar!
Ou será ilusão...
Boas!
Pois é amigo Hélder, também tenho sentido que, de alguns meses a esta parte, existe cada vez mais gente a fazer, um pouco que seja, de exercício de corrida e/ou caminhada.
Esperemos que assim continuem, que não seja uma ilusãp, para o bem das modalidades e dos próprios que a praticam.
Abraços ao mundo!
Quinta-feira é dia de corrida de ritmo junto ao Tejo.
Objectivo - manter durante um determinado intervalo de tempo um ritmo forte mas controlado.
Hoje foram 50 minutos de corrida com:
10min de aquecimento.
30min de ritmo. (15+15 na mouche)
10min de lentos.
Durante a fase de ritmo cada um segue o seu e a metade do tempo faz-se uma inversão da marcha. Assim no final do ritmo estamos novamente juntos.
Sexta-feira é dia de corrida curta, lenta e em terreno plano.
Foram 32 min numa ida e volta entre piscina e a pista de corta-mato do Jamor.
Eu podia ter-me lesionado esta semana...este mês...ou este ano...ou estes 2 anos...ou nas provas...ou nas maratonas...
Hoje graças a todas as corridas que fiz tenho uma saúde física e mental muito melhor!!!
Eu já fiz algumas provas a sofrer, a dar o máximo dos máximos...
Devo dizer que agora não tenho vontade nenhuma de voltar a fazer o mesmo. Pode ser que um dia o volte a fazer, mas agora as minhas competições são sempre em esforço controlado.
Aqui fica mais uma...
A Corrida do Monge foi a primeira prova de montanha em que fui para dar o meu melhor! Tinha estado nos Trilhos de Monsanto, mas só puxei nas súbidas e foi devagarinho nas descidas (excelentes paisagens e visões de Lisboa).
Comecei em ritmo lento (ainda assim deveria ter sido mais lento) e lá foi fazendo os primeiros km's de subida tentando não descontrolar a respiração. Quando achei que a respiração estava a ficar descontrolada passei a caminhar. Assim quando o percurso inclinava mais eu andava, quando a súbida dava uma trégua eu corria mais um pouco. Chegámos assim ao topo da primeira súbida :D .
Na primeira descida senti as pernas com força e a mente concentrada o que me permitiu fazer algumas ultrapassagens. Um atleta deve ter ficado preocupado com a minha velocidade de descida e fez o favor de me avisar que lá para frente eu até ia rastejar. Eu retribui a simpatia avisando-o que lá para a frente toda a gente ia rastejar.
Feita a descida chegámos ao "caminho de cabras". Eu olhei para a primeira rampa e pensei - Olha que engraçado! Deve ser aqui a subida de 20%! Até comentei isso com um companheiro de corrida. Quando chegámos à estrada eu pensei - OK, voltámos a uma corrida "normal"! Mas quando olho para a segunda à esquerda fico a saber que o "caminho de cabras" só tinha começado :lol:. Todos a subir a passo e eu estava mais forte do que aqueles à minha frente. Foi assim que fiz mais umas ultrapassagens, desta vez a caminhar. Até pensei alto - Ultrapassar a esta velocidade é bizarro! Cheguei ao topo motivado e ainda com força nas pernas!
Agora era sempre a descer, arranquei com força. Graças à mente ainda agil e aos pés ainda rápidos consegui ganhar muito terreno e fazer várias ultrapassagens. Alguns devem ter pensado que eu era louco para descer assim, mas senti-me seguro e confiante na minha tecnica de descida. - Pés rápidos - dizia eu para alguns companheiros. Mantive a respiração no máximo de esforço controlado e cheguei ao fim bem e com força.
Pensei que a prova acabava no cruzamento e parei, alguns companheiros avisaram-me e voltei a correr. Obrigado para eles. Ainda bem que apesar de existirem muitos engraçadinhos como o que ultrapassei na primeira descida, muitos dos corredores são generosos e gostam de ajudar!
Terminei com um sentimento de desafio cumprido, dei o meu melhor e fi-lo de uma forma controlada e inteligente. Tempo final - 1h10m10s
...depois as pernas é que sofrem! :cry:
Fiquei com as coxas tão doridas como depois da maratona :shock: !
Resultado:
Segunda - Nada de impactos, só descanso!
Terça - 40 minutos de caminhada e sessão prolongada de alongamentos.
Respeitando os intervalos de tempo necessários os músculos vão se regenerando e criando as adaptações necessárias ao aumento da resistência muscular.
Hoje a sensação de pernas doridas já quase desapareceu! :D
O treino de hoje pode ser descrito por 30'15'' em progressão expontânea. 15'40'' na ida e 14'35'' na volta. Sempre em baixa intensidade e no fim mais uma sessão prolongada de alongamentos.
Estive no Estádio Nacional que está a lavar a cara para receber o corta-mato de Oeiras.
Hélder, para a próxima experimente correr em passadas curtas e mais rápidas. Assim a velocidade é a mesma e os impactos no solo são substancialmente menores.
Um abraço e as melhoras!
É bem verdade amigo Orlando!
"Pés rápidos" - Passada curta e de elevada frequência!
Eu acrescentaria dobrar um pouco os joelhos: melhora a absorção de impactos e baixa o centro de massa.
Diminui os impactos de forma drástica.
Caso contrário nunca teria descido tão rápido como desci.
Ou então esta semana nem conseguia andar!![]()