Um "PATAQUA" a querer VOAR??? - Página 2
+ Responder ao Tópico

Tópico: Um "PATAQUA" a querer VOAR???

Default Quarta-feira 14/12

Hoje o treino foi de bicicleta.

Um passeio entre Carnaxide e Carcavelos.

Já estava com saudades de passar pelo Passeio Maritimo de Oeiras, um dos meus sitios preferidos para correr. A paisagem é espectacular!

Quanto a registos: 31 Km a uma média de 18,5 Km/h

Olá Helder.
    Aqui estou eu para cumprir com o intercâmbio que me propôs. Já vi que reside numa zona aonde provávelmente também irei residir daqui a 1 ou 2 anos. Questiono muitas vezes a minha mulher ( promotora das vantagens de morar na zona), aonde é que eu irei treinar quando aí estiver. Estádio nacional? Não é muito do meu agrado. Zona de Belém? Bonita para passear, mas para treinar...Outros locais não conheço. O problema é que estou habituado a um sítio excelente que é a Mata da Machada aqui na zona sul, aonde posso fazer muitos quilómetros em natureza e num piso de terra macia. Quando quero variar, faço um treino na Arrábida ou na Lagoa de Albufeira, dois santuários para qualquer atleta. Ainda não me mudei e já estou com saudades. Bem...então o amigo Helder vai fazer a Golden Marathon no EUA? Parece ser uma aventura fantástica! Aonde é? Como é que é? E o seu plano de treinos tem que metas? A alimentação? Etc etc... Pelos vistos temos muito que conversar.
    Abraço e bons treinos.

Default Zen...

:oops: Pois isto de escrever por vezes tem destas gaffes eu queria dizer Gold Marathon - Lisboa. Ouvi dizer que a organização pecou bastante em 2005, eu estive da prova aberta e concordo com algumas coisas, espero que isso se modifique em 2006. O que acha?

Decidi fazê-lo porque quando terminei a meia de 4 de Dezembro estava ainda fresco e com vontade de continuar.

Já tenho à quase um ano uma média de 40 Km semanais e por isso acho que posso preparar uma Maratona. Acha que devo ir em frente?

Quanto a metas penso que seria uma grande vitória terminar a minha primeira maratona entre 3h40m a 3h50m, uma vitória terminar até às 4h e uma imensa alegria completar a prova.

Nesta zona para treino em mata, só me lembro do estádio nacional mas o monsanto não é muito longe.

O passeio maritimo de Oeiras tem um piso diferente, menos castigador mas é curto.

Como pode ler no meu diário eu treino quase sempre em asfalto, betão ou pior calçada.

Sobre nutrição ainda não tenho nada planeado.

Bons treinos!

Default Treino com bicicleta?

Já agora Zen, como sugere a introdução do uso da bicicleta como preparação para a Maratona (treino geral de corrida)

Obrigado pela atenção.

Fique bem!

Default Quinta-feira 15/12

Hoje não treinei - Foi dia de descanso...

Olá amigo Helder. De facto não conheço a organização da Gold Marathon, mas acredito que irá melhorar com o tempo, ou então desaparece. Disse há pouco tempo a um camarada aqui do fórum, que para mim uma maratona é mais que uma prova de atletismo e que como tal são necessários outros ingredientes que prescindimos nas provas mais curtas. Mas isto é o meu ponto de vista, ou seja é a forma como eu percepciono um prova de distância longa. Aquilo que para mim é importante, pode não ser para si. No entanto penso que estamos de acordo quanto a alguns ingredientes básicos: bom percurso, abastecimentos em quantidade, diversidade e qualidade para distâncias longas, público caloroso ao longo do percurso, prémios originais para "mais tarde recordar", e... bem e chega de coisas boas para não parecer demasiado pretensioso.
    Ir em frente?! Se o meu amigo gosta de correr, fazer uma maratona vai ser um dos momentos mais inesquecíveis da sua vida! Claro que sim! O que importa é mesmo é estar à partida e cortar a linha de chegada.
    Não sei que planos de treino tem, mas aqui neste site no portal da maratona pode encontrar muitos e bons conselhos para correr esta distância. O meu plano de treino é: Seg. 50m lentos, Ter. 70m moderados, Qua. 16km fartlek, Qui. 60m calmos, Sex. Rampas, Sáb. descanso, Dom. de 1.45 na 2ª semana até 2.45 na 9ª semana; Objectivo: entre 3.15 a 3.30.
    Cuidado ao correr em pisos duros, sobrecarregam demasiado as articulações pois estas absorvem mais vibrações. Use uns bons sapatos, adequados ao seu peso e biomecânica. Faça sempre uma boa hidratação, após e durante os treinos se possível. Use um suplemento vitamínico que o ajude a repôr minerarais perdidos na transpiração, etc, etc, etc...vamos trocando impressões. Quanto à bicicleta, acho que é um óptimo complemento para treinos de força. Eu adoro pedalar! Faça se possível também umas sessões de natação, fortalece o sistema cardiovascular, melhora a respiração e ajuda a regenerar os músculos "massacrados" pela corrida.
    Penso outras pessoas experientes ( até talvez mais que eu) , frequentadoras deste fórum podem também dar-lhe conselhos muito úteis na sua preparação.
    Vamos falando...
    Abraço e bons treinos.

Default Sexta-feira 16/12

O treino de hoje foi caotico.

Estive no passeio maritimo de oeiras com o João, mas ele atrasou-se meia hora e depois estava com muita dificuldade em correr.

Acabei por fazer a meia hora em que estive à espera com corridas curtas de aquecimento. Estive a testar uns "ténis" da nike que estavam a ser promovidos nessa zona.

Depois de ele chegar foi mais meia hora de corrida.

Default Zen

Amigo Zen!

Muito obrigado pelos conselhos. Já retirei um plano de treinos do site mas ainda estou a flexibiliza-lo para a minha realidade.

Até breve! Bons Treinos!

Default Domingo - 18/12: Prova em Carnaxide

Sábado foi dia de "descanso". Dedicado a compras de Natal.

Hoje estive na prova de Carnaxide; 8 Km com duas subidas levadas da breca. Foi duro mas terminei em 38'18'' os habituais 4'48''/Km. Tendo em conta a dificuldade da prova estou contente com a minha prestação.

O primeiro terminou em 26' isso são 3'15''/Km pelo que acho que fiz uma boa prova.

Default Treinos para a Maratona a 16/4/2006

Hoje foi dia de descanso para recuperar da prova de ontem.

Depois de adaptar um Plano de treinos retirado do site onde está inserido este fórum aqui está o plano idealizado:

Inicio a 16/1/2006

Segunda: TREINO LENTO NA RELVA (30-60)/ BICICLETA / DESCANSO.
    Terça: ANDAMENTO NORMAL (50-80).
    Quarta: FARTLEK (50-110) / INTERVALADO (6 ou 8 X 1000).
    Quinta: TREINO LENTO NA RELVA (30-70)/ BICICLETA / DESCANSO.
    Sexta: TREINO COM SUBIDAS E DESCIDAS (30-60).
    Sábado: DESCANSO / TREINO LENTO NA RELVA (30).
    Domingo: TREINO LONGO (90-180) / PROVA (Diversas)

13ª SEM: TREINOS LENTOS NA RELVA / 10 X 200 METROS / BICICLETA

Existem dias com duas ou três possibilidades:

Segundas, quintas e sábados faço o que me apetecer.

Quarta é troca semanal (depois das 4 primeiras sem.).

Domingo - Troca semanal entre treino longo ou prova (se existir prova).

Espero ter garantido a flexibiliade suficiente para não me afastar muito deste plano.

Bons treinos e até amanhã.

+ Responder ao Tópico

Regras