Um "PATAQUA" a querer VOAR??? - Página 33
+ Responder ao Tópico

Tópico: Um "PATAQUA" a querer VOAR???

Talking Pré-Maratona: Receita Mágica e Bejecas

Sábado:

Depois dos exercícios, estava na hora de fazer a minha "receita mágica" - esparguete com soja, milho, cogumelos, molho de tomate e natas. Uma combinação fenomenal! Em sabor e em qualidade nutricional! Nada melhor para carregar baterias!

Depois do jantar eu e a Eliana fomos visitar uns amigos! Palavra puxa palavra e graças a 3 bejecas mais uns quantos petiscos, deitei-me lá para as 2h. Escusado será dizer que, apesar de algum peso na consciência, dormi que nem um anjinho.
    www.associacaomundodacorrida.com A Corrida para Todos!!!

Smile Amena cavaqueira a 5'/Km!

Domingo

Ao acordar comecei a beber água, para evitar os problemas de desidratação provocados pelo álcool. Descobri que antes das provas dou-me bem com a ingestão de duas ou três barras de ceriais e em maratonas um pacotinho de gel energético. Isto desde que me levanto até 15 min antes da prova começar.

Junto-me ao Vitor e penso que era melhor discutirmos uma estratégia antes da corrida começar. Depois achei que o melhor seria falar sobre isso já com a maquina a funcionar, isto para ter uma ideia de como estávamos.

Arrancámos e iniciámos uma amena cavaqueira que iria durar até aos 25km's. Parecia que estavamos num café a pôr a conversa em dia. Primeiro falámos sobre a estratégia:
    - eu disse que gostava de fazer a primeira metade a 5'20''/Km e que essa média dava para terminar com 3h45m.
    - o Vitor concordou porque não se importava de guardar-se no principio e depois terminar forte.
    Em seguida a conversa continuou e ao chegarmos aos 5 km's o palavriado tinha dado 25'12'', ou seja próximo de 5'02''/Km. Eu nem queria acreditar! Estavamos a ir completamente descontraidos. A estratégia foi para as urtigas! Pensei em obrigar-me a travar, mas estava tão à vontade que optei por capitalizar!

Aqui fica a primeira questão que quero lançar à discussão.

Terá sido um erro estratégico?

Arrow

De que erro estás a falar?

De 4.18 para 3.44 é erro estratégico?
    Acho que para a próxima é que tens que falar em erros estratégicos, se falhares os objectivos previstos

A fasquia sobe cada vez mais alto
    @ 10km
    01:04:43 @ 15km - Corrida 1° Maio 2010
    01:30:20 @ 21km - Meia Maratona Moita 2009
    03:13:30 @ 42km - Maratona de Barcelona 2010
    15:15:49 @ 70km - UTSF 2011
    16:17:25 @ 101km - Ronda 2009

Question Marcas e Ritmos

Esta foi a minha primeira maratona ao meu ritmo competitivo. Sendo assim não tenho nenhum outra marca para poder comparar. Estou muito orgulhoso do tempo que fiz, mas não o considero fora do normal. Talvez até fosse possivel fazer melhor.

Vejamos. Esta prova tem um aspecto positivo, que eu considero importante. O registo dos tempos de 5 em 5 km's, na metade e no final.

Na primeira metade fiz - 1h46m25s
    Na segunda metade fiz - 1h58m14s

Isto significa que na segunda parte fiz quase mais 12 minutos. Estive a estudar os tempos e houve muita gente que quebrou mais do que nós, mas também houve gente que quebrou menos.

Está demonstrado que a maneira ideal de fazer os melhores tempos é acertar no ritmo ideal e mantê-lo até ao fim. Para nós amadores descontraidos, as questões podem ser:

Temos de reduzir um ritmo já confortável para entrar no ritmo ideal? Como?
    Será que essa redução vai fazer a diferença? Evita as quebras no final?

Post Ritmos

Na minha opinião, o facto de correrem juntos a maratona foi uma mais valia para ambos, bastante considerável. A prova está na cavaqueira e palavreado que infelizmente só durou 25 kms, pois fizeram-nos num ritmo certinho de 5'/km.

Faltou-vos temas para conversa??

Ao reduzir o ritmo, o corpo habituou-se a esta mudança e fizeram +10 kms a 5'30"/km. Os restantes kms fizeram num ritmo de 6'/km, sendo uma quebra aceitável.

Se iam num ritmo confortável, seja ele qual for, seria adequado mantê-lo.
    O ritmo ideal é aquele em que é doseado o esforço ao longo da prova.

Seja como for, parabéns a ambos pelos resultados alcançados.
    O próximo objectivo é 3h30... (5´/km). Já vi que o conseguem.
    Carlos Fonseca
    http://www.atletismo.carlos-fonseca.com

Todos os fins de semana há uma corrida diferente. Não a percas!
    "A escolha é tua. Podes atirar a toalha ao chão, ou usá-la para limpar o suor do teu rosto."

Smile Vitória

Aqui ficam mais uns dados, dúvidas e impressões.

5 aos 10 - média de 5'00''/Km. A conversa continuava e eu estava sempre confortável. "Ou isto vai ser muita bom, ou vai ser um estoiro descomunal!"

10 aos 15 - média de 5'01''/Km. "Isto está a ir mesmo bem!"

15 aos 20 - média de 5'05''/km. Penso que esta pequena variação foi já resultado de uma decisão de não forçar o andamento.

20 aos 25 - média de 5'18''/km. Penso que o cansaço começava a aparecer e o vento contrário não ajudou.

25 aos 30 - média de 5'30''/km. Com o cansaço instalado e o vento a moer os nervos, entramos num novo ritmo.

30 aos 35 - média de 5'33''/km. A força de vontade manteve o ritmo anterior.

35 aos 40 - média de 5'51''/km. A maior quebra foi aqui. Penso que ocorreu no viaduto, reduzi a velocidade e depois já não consegui/quis voltar ao ritmo que tinha.

40 aos final - média de 5'53''/km. "Esta já está feita e bem feita. Agora quero gozar estes 2,2 km"

Foram quebras ou "muros". Existe diferença? Não é o mais importante, mas se quiserem reflectir...

Ainda foi ultrapassado por 3 ou 4 atletas na recta da meta...Assim fiquei na posição 100. Número da vitória!

A minha vitória já estava conquistada!!! O meu coração chorou de alegria!

Talking Mais uns dados...

5 aos 10 -

10 aos 15 -

15 aos 20 -

20 aos 25 -

25 aos 30 -

30 aos 35 -

35 aos 40 - acabaram-se as pipocas

40 aos 42 - ó greg... vai-te embora mas já era tarde demais

"Está demonstrado que a maneira ideal de fazer os melhores tempos é acertar no ritmo ideal e mantê-lo até ao fim"

Só com o tempo se consegue isso, acho, quanto mais corremos mais acertamos o passo

"Temos de reduzir um ritmo já confortável para entrar no ritmo ideal? Como?
    Será que essa redução vai fazer a diferença? Evita as quebras no final?"

Será que o ritmo confortável, não será o ritmo ideal? acho que é

Acho que tem tudo a ver com a preparação fisica de cada um, o ritmo certo que se adquire ao longo do tempo + os imprevistos de cada Maratona

tchim-tchim
    @ 10km
    01:04:43 @ 15km - Corrida 1° Maio 2010
    01:30:20 @ 21km - Meia Maratona Moita 2009
    03:13:30 @ 42km - Maratona de Barcelona 2010
    15:15:49 @ 70km - UTSF 2011
    16:17:25 @ 101km - Ronda 2009

Smile Regresso

Cá estou de regresso aos caminhos deste meu húmilde diário...

Agora que cumpri o objectivo que tinha definido logo no inicio do ano - maratona em 3h45m!!!

Até dia 13 de Maio vou virar as minhas atenções para os 10km's. O meu record está em 47'21'' na S.Silvestre da Amadora de 2005, i.e., completamente desactualizado. Para já penso em chegar aos 45min, mas amanhã vou fazer um teste de 6km em ritmo forte.

Por hoje fico por aqui. Amanhã regresso com mais informações e considerações complementares!

Fiquem bem!

Cool Pós-maratona

Desculpem ter desaparecido. Por vezes a vontade de escrever é como que exaurida, desgastada, levada a zeros! Nessas alturas resta descansar um pouco e esperar. Parar e proteger o gosto pela escrita. A escrita tal como a corrida pode ser um prazer e não deve ser uma cruz!

Este meu caminho para a serra da Freita continua a ser uma grande jornada de fortalecimento fêsico e mental. Cumprido o objectivo maratonistico, decidi girar a agulha e entrar num carril de maior "velocidade". Porquê?

- Porque considero importante manter o ideal de cada vez mais longe, cada vez mais rápido. Como o meu tempo aos 10km é aquele que está mais afastado do que hoje sou capaz, vou fazer duas provas nesta distância. Coruche e Corrida contra a Fome.

- Porque o treino para a maratona aumentou claramente a minha capacidade cardiovascular e agora com uma redução do volume de treino (Baldas) e algum trabalho de velocidade espero tirar dividendos dessa melhoria.

- Porque o registo de esforço numa prova de 10km é algo que quero trabalhar para preparar-me psicologicamente para as dificuldades de uma prova de 50km em montanha. Os últimos 10km devem ser mesmo a sofrer!!!

No seguimento destas considerações tenho mantido a quilometragem reduzida.

17/4 - 5,5Km lentos
    18/4 - 5,6km lentos
    22/4 - 9,9km lentos/com rampas (para não esquecer o que é subir!)

24/4 - 5,4km lentos
    25/4 - Pela 3ª vez na Corrida da Liberdade, é realmente uma corrida diferente, mais uma celebração do que uma competição! Excelente convivio com a malta do mundodacorrida.com !!! 10km ao ritmo de maratona.
    27/4 - De manhã acabei por fazer séries e de noite foi uma corrida bem viva no monsanto.

As séries foram uma desgraça... já cá venho escrever sobre elas.
    Última edição de Helder Jorge : 01-05-2007 às 18:19

Talking Séries e Ritmo para 10Km!

Como é que uma sessão de ritmo forte passa para um treino de séries???

É muito simples, basta ir treinar para um circuito pequeno e arrancar armado em chico-esperto!!!

Como tinha pouco tempo para treinar, decidi fazer a sessão de ritmo numa zona de asfalto fechada ao trânsito perto da estação de comboios de Algés. Esta zona é uma recta com cerca de 725m. Chegado a Algés fiz um aquecimento de 8 min e lá arranquei claramente acima das minhas possibilidades.

Ao chegar aos 725m ia com um ritmo de 3'54''/Km! Como queria fazer uma sessão sem paragens, tentei abrandar um pouco e encontar o ritmo certo, assim fiz a segunda recta a uma média de 4'17''/Km. Ainda sem parar e a tentar encontrar o ritmo certo fiz a 3ª recta a 4'26''/km. Estava claramente a pagar o excesso do inicio e por isso optei por parar e começar outra vez. O objectivo era encontar um ritmo forte mas constante.

Depois de recuperar, comecei uma segunda sessão e desta vez fiz 1,45Km num ritmo constante de 4'12''/km. Apesar de constante ainda não era o ritmo certo, estava ainda rápido demais!

Para terminar, voltei a fazer 1,45km, desta vez a 4'22''/km. Finalmente encontrei as sensações certas. Aquelas que me dizem - ok, assim já vamos até aos 10km!

Apesar de caótica, esta sessão serviu para começar a ajustar o meu ritmo de competição para 10km.

+ Responder ao Tópico

Regras