Um "PATAQUA" a querer VOAR??? - Página 34
+ Responder ao Tópico

Tópico: Um "PATAQUA" a querer VOAR???

Thumbs up Ceia em Monsanto!

Na sexta Ã* noite juntei-me ao LuÃ*s Miguel ao Zé Magro e ao Rui Lacerda para mais um treino em Monsanto. O ritmo esteve vivinho e tendo em conta que contou com umas belas subidinhas, serviu como um bom trabalho de força. O bolo de fubá do LuÃ*s estava saboroso, devo ter comido umas quatro o cinco fatias (eram pequenas). Grande LuÃ*s! Em Monsanto já só falta o chá das cinco!

Penso que estes treinos nas rampas do Monsanto, Estádio Nacional, Sintra, Arrábida e Belas estão na base do aumento da minha velocidade. São para continuar.
    www.associacaomundodacorrida.com A Corrida para Todos!!!

Smile Até ao 1º de Maio!

Sábado e Domingo - treino em ritmo de descanso, isto é, ataque de preguicite! Ainda estou a descomprimir da maratona ! Para a Eliana foi um descanso a pensar nos 15km's do 1º de Maio.

2ªFeira foram mais trinta minutos lentos, com uma aceleração no final. Senti-me muito bem!

Chegados ao 1º de Maio decidi fazer a prova ao ritmo da Eliana.

Em primeiro lugar, porque Coruche é já no próximo domingo. É preciso guardar forças. Assim fiz os primeiros 10km's a 5'18''/km (53min com a Eliana). Quando vi que ela estava bem e com força para continuar, disparei e fiz os últimos 5km's a 4'24''/Km (22min), para um tempo final de 1h15m. Foi um bom indicador para as provas que se aproximam.

Ainda mais importante do que isso foi o prazer que tive ao correr ao lado da Eliana! Após uma fase dificil devido a problemas no joelho e a dificuldades respiratórias, o seu espirito sempre alegre e combativo está de volta. Bateu o seu record pessoal nos ondulados 15km's da capital portuguesa! Foi um tempo de 1h19m30s menos 30seg. do que nas fogueiras de 2006.

Smile + 2

O meu computador está maluco! É possivel que eu desapareça por uns tempos!

Esta semana ainda fizemos 30 min na quarta-feira.

Na sexta fiz uma sessão de ritmo forte durante 21 min. Começo a ficar confiante de um tempo sub-45 aos 10km's.

Amanhã em Coruche vou fazer um teste de 5km's a 5'00'' para depois acelerar e tentar chegar à meta em 47min.

Fiquem bem, boas provas e bons treinos!

Smile Coruche - Bom teste

No belo vale do Sorraia decorreu a 3ª Corrida das Pontes.

Tanto eu como a Eliana gostámos bastante da prova, o percurso é sempre plano e de bela paisagem!

O teste correu bem, mudei de mudança aos 25min e terminei com 45'55''. Segundo medições com o google earth a primeira fase terá sido a 5'10''/km e a final a 4'29''/km. Um pouco apertado para os sub-45 aos 10km's, mas penso que o google, geralmente, apresenta medições com metros a menos.

No próximo domingo é que vai ser a hora da verdade...

Fiquem bem!

Smile Baldas e Tretas

Durante a semana da verdade foram duas baldas e três treinos da treta!

Após a corrida em Coruche achei por bem repousar 2 dias. Isto é que é preguiça! Sempre a arranjar desculpas para não correr!

Ou será que o descanso é mesmo importante???

Na Quarta foi só meia horita com umas acelerações pelo meio e duas rectas no fim. Sempre na brincadeira que isto das corridas é para descontrair.

Ou será que a flexibilidade e variação do treino é um factor importante para evitar a saturação???

Na Quinta mais 30 minutinhos, desta vez com umas acelerações mais prolongadas que serviram para continuar a proporcionar estimulos de competição significativos aos sistemas: nervoso, cardiovascular e musculo-esqueletico. Além disso fiz um primeiro teste aos Adizero RC. Não tenho usado este modelo por ser demasiado minimalista, mas para estes 10km's todos os segundos vão contar! Xxiiiii!!! É só tretas!

Ou será que treinar bem é proporcionar os estímulos certos nas alturas certas?????
    Ou será que o calçado de corrida pode ser optimizado para diferentes utilizações, nunca usando algo "novo" no dia da prova?

Hoje fiz...adivinhem quanto tempo! Os Adizero foram aprovados para condições de prova (asfalto e empedrado). O importante é que inseri no treino uma sessão de ritmo na zona da prova. O que me permite dizer com confiança que vou fazer menos de 45' aos 10km e que se as condições forem favoráveis baixo dos 44'. Mais tretas!!

Ou será que devemos, se possível, adaptar-nos às condições das provas?

Ou será que as sessões de ritmo são fundamentais para estimular e aumentar a potência aeróbia ao mesmo tempo que permitem aferir o que valemos em cada momento?

Ou será que devemos definir e exteriorizar objectivos realistas mas ambiciosos?

A verdade é que eu sou um corredor da treta, tipo tartaruga, mas ao fazer as coisas de forma pensada:

- a corrida é sempre um prazer!
    - nunca tive uma lesão!
    - estou sempre a melhorar!

A evolução de um corredor pode durar 7 anos!!! Sem stress!!!

Smile Vitória!!!

Este Domingo consegui obter mais uma saborosa vitória! Daquelas que nos deixam fortes e altivos, com os "adamastores" da nossa alma esmagados sob a sola dos sapatos de corrida! Isto é que ter pernas!!! Que é como quem diz, já sou menos lesma!!! :14:

Terminei os 10km's em 44'50'', para uma média de 4'29''/Km! Apesar de ter fraquejado um pouco nos 3km's feitos contra o vento, consegui reagir na fase final e baixar dos 45 minutos.

Depois de uma prestação muito positiva na maratona consegui uma boa evolução nos 10km's. Terminaram assim estas 4 semanas dedicadas a corridas com ritmo mais elevado. Souberam muito bem!

Agora regresso ao aumento de volume. No entanto, esta semana vai ainda ser de recuperação. Preciso de dar tempo para que uma ligeira "pressão" que sinto nas costas, se vá embora.

Vai ser a semana da relva!

Talking

Qual vitória qual carapuça

Desculpa vir aqui ao teu quintal mas é só para te dizer:

QUE GRANDE BALDAS!!!!!!!!!!!!

Até o Àlvaro que é o Mestre dos baldas, (a seguir a mim) claro foi correr e tu baldaste-te imperdoável agora como castigo, na Freita tens que fazer no minímo 5 horas :2: e não adianta dizer hehehe
    @ 10km
    01:04:43 @ 15km - Corrida 1° Maio 2010
    01:30:20 @ 21km - Meia Maratona Moita 2009
    03:13:30 @ 42km - Maratona de Barcelona 2010
    15:15:49 @ 70km - UTSF 2011
    16:17:25 @ 101km - Ronda 2009

Cool Sem Stress!

Ainda sobre a Corrida contra a Fome. O percurso tinha mais uns metrinhos, assim a minha média foi mais para os 4'27''/km!!! O que torna a VITÓRIA ainda mais saborosa!

Calma Victor! Não stresses! Na Ota a gente vê-se!

Por vezes a vida prega-nos umas rasteiras inesperadas, daquelas que não dá para evitar e nos deixam colados ao tapete durante uns dias! Foi por isso que eu e a Eliana não estivémos na meia dos Palácios.

Tal como tinha referido, a semana que passou foi para recuperar. Só fiz dois treinos curtos, lentos e em relva! O Domingo era para os 21Km, mas foi de todo impossível! :-( A morte dos próximos é um acontecimento inevitável, mas quando chega é sempre dificil de aceitar.

A dita pressão que sinto nas costas está a passar, mas ainda não desapareceu. A dita cuja não piora com a corrida, mas não quero arriscar aumentar muito o volume e com isso prejudicar a recuperação total. Estive a fazer umas pesquisas e no caso de pequenos problemas musculares (dor superficial por contacto) o desaparecimento dos sintomas pode demorar até duas semanas.

Nota: Para evitar problemas de costas é muito importante o trabalho de reforço da musculatura abdominal e os inevitáveis alongamentos!

Para esta semana vou já começar a fazer mais quilómetros, mas quase sempre lentos e maioritariamente em terrenos "macios". Hoje foram 40min no lugar do costume.

Fiquem bem!

Força amigo Helder!
    desejo-te uma volta rápida aos treinos...

Smile Variação positiva!

Obrigado, Rui! As coisas vão ficar melhores de certeza! Estou confiante que no dia 2/7 vou estar aqui a celebrar mais uma vitória! Completar a minha primeira ultra-maratona.

Foi dado inicio ao aumento progressivo do volume de treino (Km's).

Ontem - 41min
    Hoje - 52min

Amanhã - ???

Fiquem bem!

+ Responder ao Tópico

Regras