Um "PATAQUA" a querer VOAR??? - Página 39
+ Responder ao Tópico

Tópico: Um "PATAQUA" a querer VOAR???

Smile Com maior velocidade!!!

Efectivamente, na quarta-feira fiz mais 50min descontraidos com a inclusão de dois testes simples:

Teste ao tornozelo - ritmo muito forte numa descida com cerca de 200m, mesmo com os impactos da descida a articulação não emitiu qualquer aviso! Fixe!

Teste de ritmo - ao longo de 1000m procurei impôr um ritmo para uma prova de 10km - Resultado 4'11''/km.

Pois é!!! Dizem as generalizações, feitas às três pancadas, que depois de uma ultra-maratona eu devia certamente ter perdido velocidade. Talvez para provas de potência máxima, mas para provas de fundo, a minha velocidade continua a aumentar! Não estou a tentar criar uma nova escola de treino!!! Estou só a tentar demonstrar que certas ideias generalistas não podem ser aplicadas para toda a gente e em todas as circunstâncias!!!

Hoje fiz mais 35 min durante os quais fiz um fartlek, onde inclui duas séries de 750m (ritmo de prova). Em ambas fiz uma média de 4'11''/Km. Será que consigo manter esse ritmo numa prova a sério? Acho que não. Ainda assim tenho como objectivos para S.André:

1º - Fazer menos de 40min (se tudo correr bem)
    2º - Fazer uma média entre os 4'20'' e os 4'25'' ao km (se estiver mesmo bem)

Fiquem mesmo bem!!!
    www.associacaomundodacorrida.com A Corrida para Todos!!!

Smile Provas e Objectivos

Sexta - Corri cerca de 30min no PM de Oeiras e no final fiz quatro acelerações em areia. Depois deixei as pernas de molho em água fria, estou convencido que é um excelente meio de recuperação.

Sábado - Completei os 9km's da Corrida da Lagoa de Santo André em 39'05''. Abaixo de 40min e numa média de 4'21''/km. Foi mais uma pequena conquista. Cumpridos os objectivos, é desta base que vou iniciar o meu trabalho para ser veloz na Corrida do Tejo. A primeira fase tem como objectivo chegar aos 4'10''/km.

Segunda - Não sei bem porquê, mas fiz 30 minutos a um ritmo +/- rápido. Acho que as pernas ainda estavam em modo de prova!

Smile Abandono e orientação!

Esta semana fiz mais uns km's...

Terça - 7,4km no CD do Jamor incluindo umas quantas rampas na colina do estádio.

Quarta - 5,3km lentos após o pequeno-almoço; 8,1km a aproximadamente 5'00''/Km antes do jantar.

Quinta - de novo os 8,1km, mas desta vez em ritmos mais reduzidos.

Sexta descansei para a prova de orientação de sábado. Nem sei para que, uma vez que quase não vou correr. Como vou ao OPT1 (Fácil), pode ser que ainda corra um pouco.

Vou finalmente experimentar uma prova de orientação!

Smile Orientação e treinos

Já entrei efectivamente no mundo da Orientação e "cheira-me" que já não vou sair! A próxima prova já esta marcada! Novas aventuras e desafios se aproximam!

Quanto a treinos, aqui estão:

2ª) 15,8Km em 1h24m (que calor!!!).
    3ª) +/- meia hora de descontração intervalada por alguns exercícios de braços.
    4ª) 1h08min de lazer pelas diferentes zonas do Jamor, incluido os escadórios do Estádio Nacional.
    5ª) 15min na pista de Carcavelos seguidos de uma espécie de braçadas de mar.

Hoje fui dar o meu contributo à ciência desportiva nacional. É um procedimento muito simples e obtêm-se informações interessantes:

FCMáx: 187 bpm (98% do valor referência)
    VO2 Máx: 54,51 mL/min.Kg (119% do valor referência - Treino)
    VE Máx: 130,2 L/min (76% do valor referência - Treino?)

Ainda vou ter de pesquisar mais um pouco para saber que conclusões posso tirar destes dados.

Cool Romper Bloqueios

Por vezes encontro bloqueios em toda a parte, outras vezes invento uns quantos. Para quê? Porquê?

Tenho que continuar! Mais tarde passo por aqui para dar uma ideia do que tenho andado a fazer.

Todos temos as nossas batalhas e todos temos a capacidade de as vencer! Convem é escolher bem... O objectivo está ai - Corrida do Tejo em 42'30''

"Toque" - Não, não será o meu pior tempo de sempre, será o melhor! E para o atingir terei de fazer uma prova de esforço tão grande ou maior que todos os grandes campeões que por ai andam.

Boa noite,

42'30'' é um excelente objectivo.
    Pôr suor numa camisola que marcará para todo o sempre uma nova etapa na nossa carreira de atleta amador que corre por gosto é do melhor!!!
    Será que a camisola este ano é vermelha? Cheira-me que sim...

Continuação de excelentes treinos...

Abç

AGomes
    A correr é que a gente se entende
    www.corridadotejo.blogspot.com

Unhappy Treino e Prova

Completei os 10km's em 46'24''. Foi uma derrota! Muito abaixo dos objectivos...

Para a Corrida do Tejo segui um treino relativamente estruturado, mas que aparentemente não trouxe grandes melhorias. Acho que o meu organismo não conseguiu assimilar o treino, e assim o melhor que poderia ter feito eram talvez 44min.

A prova foi o reflexo da fraca motivação que trazia. Um 1º quilometro cheio de confusão, no segundo a tentar responder, no 3º e 4º a sofrer e a partir dai deixei-me ir...

Está na hora de mudar de "cronómetro", apontar baterias para outro lado.

O próximo objectivo é bater o meu record de 1/2 maratona na Nazaré.

Default Força Amigo Helder

Amigo Helder, embora a prova não tenha corrido de acordo com os teus objectivos,e compreenda o teu desânimo por não ter sido como desejavas,quero aqui deixar-te uma palavra de animo e força para que rapidamente possas dar a volta a este momento menos agradável e voltar em pleno a empenhares-te em atingir novos objectivos em outras provas,pois provas haverá muitas.
    Darás certamente a volta e estarás em bom nivel na Meia da Nazaré,batendo de certeza o teu record,eu também lá irei estar.
    Grande abraço e força!!
    Viva o Mundo da Corrida ! Viva o Atletismo com alegria ! viva a Amizade !!

Talking Maratonices

O ano passado estive na meia-maratona da Nazaré a fazer turismo! Eu adoro correr e por isso digo sem qualquer problema que vou a provas só pelo prazer de correr! Ou só para treinar! Ou só para passear!

Alguns atletas acham que as provas de corrida são só para quem vai lá dar o litro, honrar o desporto... sim, porque isto de correr é uma coisa séria! É um desporto a sério, não é uma brincadeira! Muitos ficam lesionados! Até morrem pessoas a correr maratonas!

Parece que se esquecem que morrem pessoas a jogar futebol, a jogar basquetebol, a conduzir, a ver televisão e até a f**er! Morrem pessoas a "surfar" na net!

Neste sábado morreu um maratonista mas não foi a maratona que o matou!!! Foi o problema de coração que ele sabia que tinha!!! Era um desportista sério que sabia os riscos que estava a desafiar! Viveu e morreu na busca dos seus objectivos.

Querem fazer maratonas? Preparem-se cuidadosamente para elas! É um belo desafio! Por que não tentar vencê-lo? Se o fizerem de forma estruturada e sem atalhos, evitando riscos desnecessários e objectivos irrealistas, vão certamente ficar mais saudáveis!

Este fim de semana volto à Nazaré. Desta vez vou dar o litro para bater o meu record na distância da Meia-Maratona. É assim mais provável que possa morrer do esforço! Mesmo assim é muito mais provável que morra pelo caminho, na auto-estrada!

Desejo a todos os que correm, que continuem a correr! Aos que não correm? Desejo que começem a correr! A vossa vida vai melhorar de certeza! A Maratona espera por vós!

Amigo Hélder desejo-te muito sucesso na Meia no domingo.Eu também lá estarei desejando poder fazer um bom resultado, pelo menos assim o desejo,veremos.
    Abraço
    Viva o Mundo da Corrida ! Viva o Atletismo com alegria ! viva a Amizade !!

+ Responder ao Tópico

Regras