O Paraíso é ...
aquele lugar onde o humor é britânico, os cozinheiros são franceses, os mecânicos são alemães, os amantes são portugueses e tudo é organizado pelos suíços.
O Inferno é ...
aquele lugar onde o humor é alemão, os cozinheiros são britânicos, os mecânicos são franceses, os amantes são suíços e tudo é organizado pelos portugueses ..
Non gogoa, han zangoa
Tigre da Siberia
Sexta - 40 minutos de corrida incluindo 2 Km a 4'53''. 5min de bike, exercícios e alongamentos.
Rui, eu acho que depois do tratamento do fim de semana passado ainda estou a uns 80% da minha capacidade física. Ainda assim vou para a prova a pensar fazer uma boa prestação. Talvez uns 48 minutos, o que para um Pataqua cansado já seria bom!
Depois chegam as férias com uma paragem nas provas, mas não nos treinos. Já estou a pensar na Maratona do Porto.
Mais uma vez gostei bastante da prova de S.André!
Cheguei ao local lá para as 15h, tratei dos dorsais (agradecido à xistarca) e desopilei para a praia. O mar estava excelente e o descanso debaixo do chapeu de sol foi um mimo.
Chegada a hora da prova foi: tomar duche, equipar, aquecimento e dopping de pataqua (qual EPO, qual quê!). A equipa juntou-se toda perto da linha de partida, mas eu fiquei um pouco mais para trás. Um pataqua deve reconhecer o seu lugar! A verdade é que para encontrar a minha "prova" preciso de me "isolar", isto para que o cerebro fique em sintonia com o corpo e não se distraia com este ou com aquele. PARTIDA!
Entrei tranquilamente da prova e fiz o 1km em 5'00''. Fui ganhando velocidade até entrar no ritmo ideal - forte e controlado. Após o retorno defendi-me um pouco na subida inicial e depois voltei a acelerar fazendo metade da prova em 23'30''.
Sou favorável ao aumento do percurso para os 10km e aquela parte de corta-mato dá mais um saborzinho à prova. Dito isto, abrandei um pouco na primeira fase de areia e estava a ver que ia rebentar, felizmente recuperei e voltei à velocidade que trazia.
Ao entrar nos dois últimos quilometros aumentei o ritmo, e chegado ao último e idilico quilometro tive uma inspiração sadina que me fez sprintar pela primeira vez na minha breve história de corridas. Terminei com 46'57''! Um minuto abaixo do que estava à espera.
Correu tudo como eu gosto: fiz a minha prova, em ritmo forte e controlado, com parciais identicos nas duas metades e a sprintar na ponta final.
Para mim esta "epoca" não trouxe nenhuma evolução desportiva, mas ainda assim aprendi algumas coisas muito importantes. Uma nova fase já esta em andamento. Veremos onde ela irá parar.
Domingo
Casa - 30 minutos de bike com variação progressiva de carga, mas sempre a 90 RPM. Exercícios e alongamentos.
Sempre em movimento!
Segunda
C.D.Jamor - Após 19 minutos de aquecimento, fiz 6 km´s de ritmo em 30'18'' - 5'03''/Km. Conclui com 11 minutos de acalmia. A meio do treino apareceu o Diez que acabou por animar bastante a sessão de ritmo. É incrivel a diferença que faz treinar com companhia.
Casa - Exercícios e alongamentos.
Terça
Casa-Trabalho - 19'30''
Trabalho-Casa - 17'30''
Casa - 8 minutos de bicicleta, exercicios e alongamentos.
Sempre em movimento!
Quarta
Casa-Trabalho - 17' de corrida tranquila
Trabalho-Casa - 16'30'' de corrida tranquila
Melhoria dos tempos devido à recuperação natural do organismo. Na Segunda ao fim do dia tinha sido um treino "pesado".
Quinta
15' de corrida na praia.
30' de Tenis.
Sábado
Caminhada nas Falésias e Ioga na Praia Grande, excelente par de actividades que será para repetir sempre que ocorrerem.
Domingo
C.D. do Jamor - 1h42m de Fartlek de rampas e ritmos. Adoro este treino!
Segunda
Casa - 30 minutos de bike a 90 RPM com aumento progressivo da carga até aos 17'30'' para depois baixar a carga até aos 30'. Este treino serve para criar uma rotina de frequência elevada. Isto porque sinto-me muito melhor com uma frequência de passada elevada. No final dos treinos de bicicleta faço dois sprintes sem carga de 20'' a 30'' em que subo para 120-130 RPM. Para terminar fiz alguns exercícios e alongamentos.
Terça
C.D. Jamor - 50 minutos de corrida que incluiram 5 Km's de ritmo em 24', isto significa que o ritmo foi 4'48''/Km. Esta sessão foi muito melhor que a da semana passada, tanto em média final como em regularidade. A minha forma parece estar a melhorar.
Sempre em movimento!
nao te canses muito amigo ....que tens muitas energias para gastar naquelas cachoeiras ...maravilhosas
hehe
come on boy , you´re a runner not an hiker .
Quarta
C.D.Jamor - 40 minutos a rolar com 1km cronometrado em 5'14''. Estava um pouco pesado, reflexo do dia anterior.
Casa - Bike/Exercicios/Alongamentos
Quinta
C.D.Jamor - 50 minutos de Fartlek:
Aquecimento;
1km em 5'00'' (respiração de maratona - Será que chego às 3h30m ???);
Corrida lenta;
1km em 4'00'' (foi a rasgar!);
Corrida lenta;
Subida ao Alto de S. Catarina (Bela paisagem da foz do Tejo);
Descida lenta;
Subida ao topo do Estádio Nacional;
Descida lenta;
Regresso à calma.
Casa - Bike/Exercícios/Alongamentos
Este último treino foi para experimentar um pouco de tudo. Vou para o Brasil!
Pelo que estive a ver em imagem de satélite, falto ao Raid mas vou penar muito nas areias brasileiras. Existe lá um areal com pelo menos 30km's de extensão.Os treinos não param!
Espero voltar a este diário já em Vila Velha/Espirito Santo/Brasil, até lá:
Fiquem bem!
Sempre em movimento!
Ó Pataqua
Boa viagem para ti, para a Eliana e para os teus pais![]()
Aproveita ao máximo a tua estadia lá, e aproveita também para correres por outras bandas
Abraço
@ 10km
01:04:43 @ 15km - Corrida 1° Maio 2010
01:30:20 @ 21km - Meia Maratona Moita 2009
03:13:30 @ 42km - Maratona de Barcelona 2010
15:15:49 @ 70km - UTSF 2011
16:17:25 @ 101km - Ronda 2009
Caro Helder e Eliana,
que tenham uma boa viagem e que desfrutem ao máximo do tempo passado no Brasil.
E férias é para fazer o que nós gostamos. Porque não correr?
Muitas felicidades