PARA MANTER A MOTIVAÇÃO
+ Responder ao Tópico

Tópico: PARA MANTER A MOTIVAÇÃO

Default PARA MANTER A MOTIVAÇÃO

Bom Dia:
    Depois de muito tempo a ganhar coragem, vou tambem contar os meus treinos aqui no forum, e só espero que me mantenha a treinar os dias suficientes para poder relatar as minha corriditas. Como eu treino sempre sozinho, por vezes não é facil mantermos a motivação para sairmos para a estrada para os nossos treinos, daí que, talvez, com a minha intervenção neste forum eu tenha mais vontade diariamente de me fazer à estrada. Assim apos 5 dias consequtivos ontem não treinei e porque? Porque finalmente saí da situação de desempregado que me encontrava, finalmente vou voltar ao mundo do trabalho apos alguns meses terriveis de desemprego, onde só a corrida me manteve longe da tortura de não ter nada para fazer durante o dia.

VM
    Victor Mota

Default PARA MANTER A MOTIVAÇÃO

Bem, parece que criei uma mensagem inamovivel, não era essa a minha intenção..... :oops:

Mas como só começo a trabalhar em Janeiro, vou agora ao treino que devia de ter feito ontem. 30 min de corrida + 10*1 min + 20 min de corrida. Aqui em Braga existem condições muito boas para o treino de estrada ja que temos bastantes km com passeios largos e ainda um complexo desportivo com 3 campos de futebol onde se pode treinar um pouco à volta dos mesmos "campos da rodovia", e eu faço um circuito onde meto cerca uns quilometros jeitosos nas pernas e sem me aborrecer muito pois estamos sempre a ver pessoas a treinar e nao nos preocupamos muito com os carros pois os passeios são so nossos!!!
    Ate ja

VM
    Victor Mota

Huff, este treino foi bem duro, mas soube bastante bem chegar ao fim e sentir que estes ja ninguem mos tira. Mas, não sei porque estão a parecer-me algumas dores musculares. Amanha verei como estão as minhas pernas. Mas acho que as dores que não me afectam durante o treino, mas apenas após, se devem a exrecicios de estiramento que inclui no treino de ha tres dia para cá. Será? Espero não estar a fazer asneiro porque no dia 30 quero estar no Porto.
    Victor Mota

Ola a todos:
    Passou mais um fim de semana em direcção ao fim deste 2005, de má memoria para mim, e lá fiz mais dois treinitos. No Sabado foi um treino muito pequeno de apenas 30 minutos aqui junto a minha casa numa pista de ciclismo (alargaram os passeios e pintaram uma faxa) que ainda está em construção mas que já é mais frequentada por corredores do que por ciclistas, apesar de trinta minutos, porque tinha ido ás compras de natal e não dava para mais, foi bem puxadinho, e todo aquele stress das caixas registadoras nos hipermercados ficou bem lá para trás. Ontem o treino ja deu muito mais prazer, 1h15, às 19h (que frio), foi a sofrer com o gelo nos primeiros 20 minutos mas depois foi puro prazer, cada treino que passa sinto mais prazer na corrida, assim vale a pena.
    Ja agora, aqui muita gente fala nos treinos Fartlek (estou a escrever bem?), como se processa esse tipo de treino, ainda não percebi muito bem? Alguem me consegue explicar?
    Um abraço
    Victor Mota

Default Fartlek

Bom dia Victor Mota

A tradução correcta de fartlek seria " brincar a correr " ou " correr brincando ",segundo os seus autores. Trata-se de um treino que se aproxima de um trabalho intervalado com recuperação activa. É um treino feito de corrida de média ou longa duração, que contêm variações de ritmo, de terreno e de piso.

As sessões de Fartlek, podem ser realizadas na mata ou em terrenos de terra batida,com subidas e descidas, durante o seu tempo, o atleta pode correr ao ritmo que bem entender, como por exemplo, 200m a correr rápido, 200m a trote, 400m rápido, 400m a trote, pode também utilizar distâncias de 300m ,100m e até mesmo 500m. O trabalho pode ser fixado por distância total ou tempo total de treino.

Eduardo Santos

Bom dia

Caro Vitor Mota, o treino de Fairtlek, consiste básicamente, nas mudanças de ritmo, dentro do próprio treino de rolamento, isto é,
    imagine, que vai treinar 1 hora, a rolar, e que desenha o seu treino para aquele dia da seguinte forma:

Rolamento de 20 a 25 minutos, em ritmo constante, e suave, seguidos de, por exemplo, 3 vezes 5 minutos mais rápidos, entre os quais, se descansa, sem parar, em cada acelaração, igual tempo, terminando com o resto do tempo até à hora prevista, com rolamento suave e em descontracção.

Este treino, pode e deve ser, muito variado, e fazê-lo, para quem treina todos os dias, pelo menos duas vezes por semana, para os que não treinam tanto, uma vez por semana, a meu ver está muito bem.

Quanto à sua variação, a mesma pode incluir, distâncias diferentes ou tempos de acelaração diferentes (1mt-2mt-3mt etc.etc.).

Uma nota final, deveremos sempre saber ouvir o nosso corpo, e quando sentirmos que com três repetições já está bem, então não vamos fazer as quatro ou cinco que tinhamos previsto.

Jorge Teixeira

Ah, ok, julgo que percebi. È portanto, um treino diferente das series, não é? Será algo do tipo, correr 1h, em que os primeiros 20min, serão lentos, 30 min mais rapidos e depois 10 a relaxar, onde tenho, claro, que meter umas subidas? Ou será que 1h é muito tempo para este tipo de treino? Sendo assim, a grande vantagem deste tipo de treino é então a mudança de ritmo? Estou certo?
    Obrigadissimo Eduardo Santos
    Victor Mota

Ola Bom Dia Caro Jorge Teixeira:
    Como ja referi em mensagens anteriores eu estive alguns anos afastado das corridas e dos treinos, por 2 motivos essenciais, um deles foi a desmotivação de quem treinava sempre sozinho sem qualquer aconselhamento tecnico e em simultaneo ter-me aparecido varias problemas ao nivel dos joelhos, que julgo serem devidos a essa falta de acompanhamento. E foi graças ao seu site, que tinha descoberto por acaso, e á I Maratona do Porto que eu voltei a este mundo que estou novamente a apaixonar-me. Neste momento estou a terinar patra a S.Silvestre do Porto e estou a basear os meus treinos no seu programa do ano anterior para a Corrida do Pai que entretanto eu tinha imprimido. Quando nesse seu programa fala em: por exemplo, 30 min rolamento seguido de 3*5 com 5 min de intervalo mais 10 min de descontracção isso é fairtlek? Porque se é, eu tenho feito, mas paro mesmo na parte do descanso! Vou ter de aperfeiçoar.... Por tudo isto queria-lhe agradecer não so a sua resposta à minha mensagem, mas tambem todo o apoio que o seu site e os seus projectos me têm dado em manter a minha motivação.
    Victor Mota

Relativamente ao treino de ontem, mais uma vez gostei bastante, foram 30 minutos de corrida mais 6 vezes 2 minutos a dar-lhe forte, e por fim foram uns 5 minutitos para descansar. O mais engraçado deste treino foi que as 6 vezes dois minutos foram mais difeceis as três primeiras do que as ultimas, será que estou a subir de forma e a carga esta a ser melhor suportada pelas minhas pernas ou sem sentir andei mais devagar nas ultimas?... Não sei mas o que é importante é que me senti bem. Mas o dia ainda não tinha acabado....3 horas depois lá estava eu na piscina para mais uma aula de natação (começei a aprender a nadar em Setembro), o que é facto é que ainda não consigo nadar nada de jeito, mas que a natação me esta a fazer muito bem às pernas isso está, saio de la completamente novo e prontissimo para ir para a estrada no dia seguinte como se nada se tivesse passado, ESPECTACULO
    Victor Mota

Lisonjeia-me cada vez mais, o facto de saber, que o pouco que faço, faz com que, venham mais pessoas para este espectacular movimento, que é o nosso, para além de me responsabilizar ainda mais, e até penalizo-me, por não ter actualizado o site, com um plano para a S. Silvestre deste ano, pura falta de tempo, mas não mais irá acontecer.
    Quanto á questão do intervalo, entre as acelarações, o mesmo deve ser feito, a trote, e nunca parar. Depois da série, abranda-se o ritmo, e a trote, no tempo previsto para o descanso, e verá que as ditas acelarações, irão sair, com muito mais fluidez e até mais elasticidade.
    Também lhe digo, que este tipo de treino, que a meu ver é o mais aconselhável para corredores do nosso tipo, deverá ser feito sempre, de uma forma alegre e descontraída, pois a saber-mos ouvir o nosso corpo, o mesmo, nos irá ditar, aquilo que pretende para aquele dia, e por isso, é que não aconselho ninguém a fazer séries, delimitadas a distâncias.
    Votos de bons treinos, desejos de bom Natal, e muito obrigado pelas suas palavras.

Jorge Teixeira

+ Responder ao Tópico

Regras