PARA MANTER A MOTIVAÇÃO - Página 18
Penultimo treino deste Plano que teve como Objectivo consolidar a minha recuperação fisica e mental e preparar-me minimamente para uma prova de dureza já assinalável, "Os Trilhos de Mogadouro".
Se o primeiro Objectivo, o mais dificil de todos, está no caminho desejado apesar de ainda ter muitas teias de aranha aqui no sótão, o segundo Objectivo só no Sábado é que saberei!
Hoje foi um treino de séries de 400m. Comecei com 30' de corrida lenta e depois avançei para 8 séries. Confesso que parti para estas series a medo, como tem acontecido ultimamente, e por isso parti para elas forte mas a 100m do fim abrandei sempre para me poupar e para prevenir eventuais azares, mesmo assim consegui melhorar os tempos relativamente ao ultimo treino do género. Pior série: 1'26'', Melhor série: 1'16'' (feito na ultima série), média de 1'21''. Acabei o treino com mais 15'bem lentinhos de recuperação.
A prisão e algumas queixas que tive ontem, hoje não se manifestarão, optimo...
Ultimo Treino
Foram 58' muito bem controladinhos para não cair em exageros, e para recuperar as pernas, sei que isto é apenas a minha mania do costume, mas nunca me sinto bem antes de uma corrida e esta semana não esta a ser excepção!
Boa sorte para este fim de semana para todos os que vão competir e treinar
lá para cima
Victor
Sábado vamos por este cantinho acima até Mogadouro e lá vamos ainda mais lá para cima, por isso só temos é que nos sentir bem.
É sempre bom tremer, é a adrenalina a entrar na corrente sanguÃnea.
Espero que nos possamos conhecer na prova.
http://tornadocontrolado.blogspot.com/
00:16:47 @ 5km – E. Nacional Lisboa 1994
00:35:47 @ 10km – E. Nacional Lisboa 1994
00:52:36 @ 15km – Corrida 1º Maio Lisboa 1993
01:10:47 @ 20km – Almeirim 1994
01:14:52 @ 21,1km – Meia Maratona Lisboa 1992
02:52:05 @ 42,2 km – Maratona Lisboa 1994
Bom dia
Após uma semana da minha, acho que já posso dizer, nova etapa pós lesão, venho relatar a corrida de Mogadouro.
Resultado final:1h08'; 69º lugar; e mais importante: A PERNA PORTOU-SE À ALTURA DOS ACONTECIMENTOS.
Obviamente que estava nervoso na partida, porque apesar de me sentir bem sabia que não tinha treinado o suficiente para uma boa classificação ao nivel das obtidas no ano anterior, mas sobretudo não sabia se a minha perna ia resistir a um inevitável ritmo superior ao que que estava habituado desde Novembro ultimo.
A partida foi a um ritmo bem controlado, sempre a medo e sempre a subir, como se tratasse de um treino, mas ao fim de mais ou menos 2KM fui aumentando o ritmo até ao ponto em que já não tinha mais para dar e mantive a corrida, a maior parte das vezes isolado vendo um grupo à minha frente cerca de 200mts e a tentar não perder distância para eles. Foi neste momento que eu vi que os treinos tinham produzido os seus efeitos (bons e maus).
Bons porque não senti qualquer problema fisico, nem de cansaço exagerado nem de perda de controlo respiratório, tudo perfeitamente normal para a minha condição. Mau, porque nas partes rectas eu via o grupo a afastar-se, não tinha velocidade para eles, o que tambem não me admirava, mas felizmente nas subidas conseguia-ma aproximar-me deles e não os perdia de vista, o que é muito bom para a moral. A certa altura o percuro bem empinou em direcção às "antenas de Mogadouro", e aqui aproximei-me bastante do grupo e o sangue na guelra apareceu..."Não vou ficar atras deles, agora que estou tão perto, vamos ver o que valho...." e feito doido, se calhar até numa atitude inconsciente, lancei-me pela ribanceira abaixo no encalço do grupo, que não demorei muito a atingir. Chegos ao fim da descida, faltavam cerca de 300m para a meta com uma pequena subida, em que aproveitei o lanço para me distanciar do grupo e chegar alguns segundos à frente deles.
Que grande vitória...e não foi contra aqueles companheiros, foi contra a minha perna, a minha cabeça e contra as serras de Mogadouro.
Foi uma optima Prova, se calhar uma daquelas que vai ficar para sempre na minha memória pois o caminho até cá chegar foi muito penoso, e no fim de contas os 13,5Km foram bem mais fáceis que os ultimos 6 meses.
Com a motivação originada pelos Trilhos de Mogadouro já deliniei o meu novo Plano de Treinos com o Objectivo da Sra. da MÓ, dia 29 de Abril.
Porem não vai ser, ainda, um plano de treinos normal, porque quero consolidar a minha recuperação e evitar retornos.
Este novo plano ainda vai previligiar o somatório de Quilómetros, endurance, para aumentar a resistência, mas vou ter a preocupação de colocar pelo menos um treino de séries semanal, para aumentar a minha velocidade, vou ainda colocar mais um treino de subidas semanal, relativamente ao plano anterior (eram 2 treinos semanais).
Para a Sra. da MÓ, o meu Objectivo vai ser chegar ao fim e de preferencia manter-me nos 70 primeiros, mas não vale a pena fazer estas previsões, viver um dia após o outro é a melhor solução.
Estabelecido o novo Plano de Treinos e o Novo Objectivo, a Semana anterior correu conforme o Planeado, e conforme o habitual após uma competição como a de Mogadouro, isto é, com dores musculares!!!!
Assim:
Domingo: Descanso
Segunda-Feira: 42' de Corrida Lenta sempre em terra batida e em Plano (dores Musculares)
Terça-Feira: De regresso às subidas, treino de 10Km (1h16') dividido a meio, com 1ª em subida constante até ao Miradouro de Sta. Marta das Cortiças, e depois sempre a descer até casa (dores musculares só na descida), já não fazia este treino desde o Treino para a Transestrela do ano passado;
Quarta-Feira: 30' aquecimento mais 10 series de 400m com 1'10'' de descanso entre elas e no fim mais 15' de corrida bem lenta para recuperar, senti-me bem nestas séries apesar das ultimas duas refletirem o cansaço acumulado dos ultimos dias, Pior série: 1'29'', Melhor: 1'14'', Média: 1'22'';
Quinta-Feira: 1h16' de corrida continua em Plano;
Sexta-Feira: Regresso às subidas em forma de Trail pelos Montes e encostas do Sameiro, daquelas subidas em que não conseguimos correr para as atravessar, pura diversão......(1h10');
Sabado e Domingo: Descanso de Páscoa.
Bem vindo Forum....
Pois é, quando nos habituámos a algo e esse algo nos dá prazer, quando nos falta, ficámos irritados. Foi o que aconteceu com esta ausencia do nosso fórum, mas eu sei que foi por uma boa causa e isso é que interessa, apesar de no processo uma mensagem ter sido perdida...enfim...foi uma mártir
Após a semana de 9 a 15 de Abril ter sido uma boa semana de treinos ao nivel das do ano passado, surgiu uma mazela na minha perna esquerda (vá-la, desta vez mudou de perna), uma pequena dor junto ao tendão de Aquiles, que fazia uma ligeira impressão ao caminhar e ao correr tambem se manifestava em especial nos primeiros 20', por isso e como caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguem, alterei o meu Plano de treinos para a semana de 16 a 22 de Abril, onde meti alguns dias de descanso e não treinei séries.
2ª Feira (16/04/2007) : Só Natação
3ª Feira (17/04/2007) : 1h13' lentos sempre em Plano (13.5Km)
4ª Feira (18/04/2007) : Natação
5ª Feira (19/04/2007) : 54' de corrida contÃ*nua em Plano (11.5Km)
6ª Feira (20/04/2007) : Já sem qualquer tipo de sintomas, regressei Ã*s subidas e acentuadas, Subindo ao Sameiro através de trilhos bem inclinados a exigir um grande esforço, e julgo que respondi Ã* altura das exigências; 58', 11Km
Sabado (21/04/2007) : Descanso
Domingo (22/04/2007) : Mais um treino por trilhos com muitas subidas e muitas descidas tanto para testar a minha resistência Ã* variação de terreno como para testar as minhas sapatilhas de trail que me fizeram umas marquitas nos dedos dos pés, para a proxima vou ter de usar vaselina. Foram 21Km em 1h51'
Resumo da Semana: 56,7 Km, com a mazela a desaparecer! Venha a ultima semana antes da Sra. da Mó
Bem vindo Forum....
Pois é, quando nos habituámos a algo e esse algo nos dá prazer, quando nos falta, ficámos irritados. Foi o que aconteceu com esta ausencia do nosso fórum, mas eu sei que foi por uma boa causa e isso é que interessa, apesar de no processo uma mensagem ter sido perdida...enfim...foi uma mártir
Após a semana de 9 a 15 de Abril ter sido uma boa semana de treinos ao nivel das do ano passado, surgiu uma mazela na minha perna esquerda (vá-la, desta vez mudou de perna), uma pequena dor junto ao tendão de Aquiles, que fazia uma ligeira impressão ao caminhar e ao correr tambem se manifestava em especial nos primeiros 20', por isso e como caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguem, alterei o meu Plano de treinos para a semana de 16 a 22 de Abril, onde meti alguns dias de descanso e não treinei séries.
2ª Feira (16/04/2007) : Só Natação
3ª Feira (17/04/2007) : 1h13' lentos sempre em Plano (13.5Km)
4ª Feira (18/04/2007) : Natação
5ª Feira (19/04/2007) : 54' de corrida contênua em Plano (11.5Km)
6ª Feira (20/04/2007) : Já sem qualquer tipo de sintomas, regressei ês subidas e acentuadas, Subindo ao Sameiro através de trilhos bem inclinados a exigir um grande esforço, e julgo que respondi ê altura das exigências; 58', 11Km
Sabado (21/04/2007) : Descanso
Domingo (22/04/2007) : Mais um treino por trilhos com muitas subidas e muitas descidas tanto para testar a minha resistência ê variação de terreno como para testar as minhas sapatilhas de trail que me fizeram umas marquitas nos dedos dos pés, para a proxima vou ter de usar vaselina. Foram 21Km em 1h51'
Resumo da Semana: 56,7 Km, com a mazela a desaparecer! Venha a ultima semana antes da Sra. da Mó
Boa Sorte para Sra da Mó
Também conto estar presente nessa prova, e ando também a fazer testes com as minhas sapatilhas de trail. Vou um bocado Ã*s cegas para descobrir como são as provas de montanha. Mas pelo menos pelo almoço deve valer a pena.
Bons treinos.
Local errado
Percebi agora que o amigo Victor errou no local do treino do domingo passado.
Com efeito, estávamos Ã* espera da comparência no Guincho para fazer um treino Ã* séria.
Espero estar no próximo domingo em Arouca porque o vÃ*cio da montanha contagiou a equipa da Remolpinta e no Guincho tivemos seis atletas, sendo que o Carvão ganhou mais uma prova no seu escalão.
Boa viagem e até domingo.
http://tornadocontrolado.blogspot.com/
00:16:47 @ 5km – E. Nacional Lisboa 1994
00:35:47 @ 10km – E. Nacional Lisboa 1994
00:52:36 @ 15km – Corrida 1º Maio Lisboa 1993
01:10:47 @ 20km – Almeirim 1994
01:14:52 @ 21,1km – Meia Maratona Lisboa 1992
02:52:05 @ 42,2 km – Maratona Lisboa 1994
Regras