PARA MANTER A MOTIVAÇÃO - Página 22
+ Responder ao Tópico

Tópico: PARA MANTER A MOTIVAÇÃO

Default Desespero, Frustação, Saudade...

Pois é meus Amigos, agora tenho cada vez mais a certeza que neste tipo de provas não é só correr com as pernas mas é sobretudo correr com o coração e com a cabeça, e o excesso de pernas e coração deitaram a perder a concentração...

Mas este, agora relativizado episódio, foi apenas um pormenor desta grande aventura.

Neste momento o meu sentimento vai todo para a ultima parte da trilogia do titulo deste meu post: A SAUDADE.....

Tenho saudades: da noite anterior, onde adormeci ao som da chuva a cair impiedosa sobre o Iglo...será que vai aguentar????

Tenho Saudades: do ambiente da partida, desde o "picar o ponto" até à foto de "familia", desde a adrenalina do inicio dos primeiros metros, ao correr lado a lado com a estrela Dean Karnazes

Tenho Saudades: dos Quilómetros até ao rio, onde desfrutei da companhia da Grande Gloria Serrazinha, era incrivel a maneira como ela descia por entre aqueles caminhos cheios de pedras soltas e escorregadias, nunca vi ninguem a descer como ela, e o melhor, é que não lhe custava nada. Tinha ainda tempo para me contar as peripécias dela na edição do ano anterior...e quando chegámos ao rio, foi vê-la a desaparecer à minha frente....

Tenho Saudades: daquela subida interminável até aos 3 pinheiros, após os quais lá estava o nosso mentor Moutinho com uma palavra de animo sempre pronta a sair...

Tenho Saudades: do quilometro 26, onde assinei o ponto e juntamento com mais dois colegas de percurso fomos fotografados; do caminho junto ao canal de rega, do campo de milho que atravessamos...

Tenho Saudades: daqueles intermináveis 9Km sem abastecimentos, onde agradeci trazer a minha mochila, e onde agradeci à minha mulher a maneira como a abasteceu...que seria de mim sem esta Mulher....

Tenho Saudades: de ter cortado a meta, e de não conseguir falar, não pelo cansaço, mas pela frustação (nem vale a pena falar mais disso...)

Tenho Saudades: de ter recebido o troféu das mãos do J. Moutinho

TENHO SAUDADES DO II TRAIL DA SERRA DA FREITA
    Victor Mota

Default Uma nova etapa....

Depois da Aventura da Freita, digamos que estou em ressaca!

Na semana seguinte voltei aos treinos muito lentamente como convem, onde corri um total de 20.4km.
    Na semana passada, já aumentei um pouco o volume, onde inclui um treino de 20km, pelos montes do Sameiro; Total de 56.7Km

Esta semana está a atacar-me o Virus da Preguiça, até hoje fiz 3 treinos no total de 40,9km, e hoje deveria fazer um treino de ritmo...mas não me apetece

Vou deixar este treino para uma melhor oportunidade.

A Questão que neste momento se me põe é: TRANSESTRELA, SIM ou NÃO

Enquanto não decidir o treino não vai entrar, e depois vou-me arrepender....

Amanhã há mais
    Victor Mota

Default Para terminar o ciclo...

E para terminar o ciclo FREITA junto anexo o ficheiro que resume os meus treinos para esta ULTRA, em que a curva superior refere os Quilometros percorridos e a inferior o tempo de corrida
    Ficheiros Anexados Ficheiros Anexados
    Victor Mota

Boa Tarde

Já tomei a decisão, não vou à Transestrela.

Depois de muito negociar com a minha vontade, compreendi que neste momento já estou em descompressão, ainda resultante da Freita, e por isso não vale a pena insistir.

Portanto "oficialmente" acabei a minha época de 2006/2007 , existindo apenas a possibilidade de no proximo Domingo ir participar na Meia de Pombal, mas já "oficiosamente".

Entretanto vou treinando mas sem grandes esforços, para a partir da proxima semana tirar mesmo umas férias dos treinos de cerca de 2 semanas, e depois voltar em Força para a 4ª MARATONA DO PORTO
    Victor Mota

Default Esta é das que vale a pena ir

Bom dia

Esta é, de facto, uma das corridas que vale a pena ir.

Começa pela inscrição on line que alem de ser pratica ainda é gratis, e acaba pela espectacularidade que a prova oferece, não só para quem corre mas tambem para quem assiste, pois passando pela recta da meta algumas vezes, nós os atletas ate ganhamos mais força porque estão lá os nossos familiares ou amigos que nos dão sempre aquela força que às vezes nos falta, e durante todo o percurso, não só os abastecimentos estão bem assinalados (sempre com avisos a 100mts de distância) como tambem é bastante a oferta de chuveiros ao longo do percurso, que normalmente eu ate fujo deles, mas com o calor que estava no Domingo foram uma maravilha.
    Eu comecei a prova cauteloso, por varias razões, uma delas e talvez a mais forte foi a Calor imenso que se fazia sentir, e Pombal não tem sombras....; a outra razão foi ter treinado muito pouco na semana passada, com um total de 30Km, e alem disso já não corria em estrada desde Outubro do ano passado e tinha medo dos ritmos e velocidade que estas provas têm bem ao contrario da montanha.
    Mas com o correr dos Quilómetros ( para quem fez a Ultra da Freita à um mês, foram muito rápidos) fui sentido-me bem e forte e sempre que pude fui acelerando.
    Acabei a prova com 1h29'30'' no lugar 152, e acabei forte, afinal ainda faltaria metade para as provas que tenho feito...
    Com este resultado melhorei o meu Record pessoal nesta Meia de Pombal que era do ano passado com 1h32', mas ainda estou longe do meu Record Absoluto das Meias maratonas que é de 1h25'27'' obtido na Meia Maratona de Cortegaça em 17 Abril de 1994, à mais de 13 Anos ( tinha eu 20) Será que esta Meia ainda se realiza?

Um dia destes ainda vou treinar para uma Meia Maratona a sério a ver se melhoro este meu Record
    Victor Mota

Default 4ª Maratona Do Porto

Pois é, eu bem queria deixar os treinos por uma ou duas semanas, mas não aguentei, faltava-me qualquer coisa para estar bem....faltava a corrida!!!

Sendo assim, já traçei o meu Proximo Objectivo que é a Maratona do Porto a 21 de Outubro, e desta vez não vou dizer que o meu objectivo é chegar ao fim, pois isso já não chega, o meu Objectivo primário vai ser bater o meu Record de maratona obtido no ano passado tambem no Porto, foi de 3h07', este vai ser o meu grande objectivo, mas o outro objectivo, é bem mais ambicioso: Baixar das 3H

Será que vou conseguir? Não sei mas é para isso que vou treinar, apesar de ser arriscado traçar já esse objectivo, até porque faltam quase 3 meses e não sei o que irá acontecer até lá, se irei ter alguma lesão, se irei ter tempo para treinar, isso tudo não sei, mas pronto, é um objectivo....

E como em tudo, para se atingir objectivos temos de traçar planos e esse tambem já está feito, no entanto só o irei cumprir em rigor a partir do inicio de Setembro, por enquanto vou treinando sempre que me apeteça e que isso não interfira com as minhas fériazinhas que irão começar dentro de uma semana.

Até já
    Victor Mota

O plano de treino começou a ser cumprido na Quinta Feira:

Quinta Feira: 52' de corrida continua o que prefez um total de 9.5Km;
    Ao contrario do que estava à espera, fui sentindo algumas dores musculares na perna esquerda, ainda efeitos da Meia de Pombal, é que fazer aquela distancia em alcatrão já não acontecia à 9 meses

Sexta Feira: 30' de corrida, 5.8Km + 5Km de bicicleta ( esta distancia de Bicicleta sabe a muito pouco, pois mal senti a transpiração, mas faz um efeito engraçado aos musculos, a repetir)
    Victor Mota

Na continuação do plano de treinos na versão Soft

Sabado: Descanso (Ferias)

Domingo: 2h09', sensivelmente 25 Km.

Como no Ontem estava em Leiria, parte deste treino foi feito no caminho que vai para Fatima, e devido a esta altura do ano passei por dois grupos de peregrinos, que diziam, naquela altura, o maior desejo deles era terem as minhas pernas para aguentarem ate ao Santuário...
    Eu de muito boa vontade dava-lhes toda a minha força para conseguirem chegar ao santuário fortes e felizes, mas como a minha força não podia ser traduzida em gestos foi simplesmente traduzida com emoção e admiração por todo aquele sacrificio que muitos estavam a fazer....BOA VIAGEM PARA TODOS
    Victor Mota

Resumindo a 1ª Semana de treino: 40.3 Km em 210 minutos (3.5 h)

2ª Semana Treino:

Segunda Feira: 16.7 Km em corrida lenta (1h37')
    Terça Feira: 21.6 Km em ritmo normal de treino (1h52')

Hoje acordei com uma ligeira dor no pé direito, julgo que as sapatilhas estão a dar as ultimas....
    Se ao fim do dia me sentir bem , vou fazer um treino de fartlek, caso contrario descanso
    Victor Mota

Senti-me bem e lá fui fazer o treino de Fratlek

Foi bem duro mas o corpo resistiu bem!
    Esta semana estou a exagerar um bocado com as Quilometragens, mas não estou a ter queixas, excepto no fim dos treino em que sinto as pernas bem moidas, por isso mesmo hoje deverá ser um dia de descanso, até porque, afinal, estou de férias.....

Resumo de ontem: 30' de aquecimento + 15.3 Km de Fartlek (1'+2'+3'+4'+5'+5'+4'+3'+2'+1'....) com abrandamento de igual periodo. E no fim mais 15' para arrefecer.

TOTAL: 23 Km em 1h54'
    Victor Mota

+ Responder ao Tópico

Regras