Depois de tanto treino e das peripécias de ultima hora, lá me apresentei no meu Porto para a minha 3ª Maratona de estrada (no meu curriculum ficaram agora, 3 maratonas de estrada(Porto), uma Trans Estrela e ainda o II Ultra Trail da Freita).
Foi uma manhã em que estava particularmente tenso, e mesmo desejoso que se desse o tiro de partida. Da minha cabeça não saia o medo de não cumprir com o meu ambicioso objectivo de fazer a Maratona em 3 horas, e à medida que se aproximava das 9h30, as duvidas iam aumentando....
Para prevenir os andamentos exagerados e/ou lentos em demasia, arranjei um papel com os tempos de passagem que deveria efectuar de 5 em 5 Km e desse modo poder ajustar o meu ritmo. Foi a primeira vez que usei este estratagema, que pode ser um pau de dois bicos, pois, se por acaso nos começarmos a atrasar e não tivermos forças para a mudança de ritmo poderemos desanimar em demasia....mas mesmo assim achei boa ideia.
Foi dado o tiro de partida, e lá fui eu a enfrentar a primeira subida de "aquecimento".........
.... Julgo que consigo dividir as Maratonas de Estrada (as de montanha são outra coisa) sempre em 4 partes, e desta vez não foi excepção. A primeira parte é sempre aquela em que me sinto mais perdido, porque ainda não sei como me vou sentir com o passar dos primeiros Quilómetros, que psicológicamente são os mais complicados, porque se aqui aparece alguma mazela ou se temos a sensação que as pernas não "vão lá" começamos a colocar tudo em causa, felizmente a Maratona tem 42Km e por isso se tivermos paciencia o ritmo certo irá aparecer.
E assim foi, naquela primeira subida foi mesmo para descomprimir toda a tensão acumulada e de sentir as pernas.
Gosto das partidas das maratonas, porque não há aquele pessoal meio doido que começa logo a acelerar e que meia duzia de quilómetros à frente já encostaram às bermas...Não, aqui toda a gente sabia muito bem para o que ia, e eu lá me enfiei pelo meio a tentar encontrar o meu ritmo e sobretudo tentar encontrar um grupo que me pudesse ajudar. Nesta altura parecia um salta pocinhas sem rumo nem dono....
5 Km's, estava na altura da primeira espreitadela ao relógio (prometi a mim mesmo que só iria olhar de 5 em 5Km), ia muito bem, isto é, ia 2 minutos adiantado ao planeado, mas ainda sem grupo, se por um lado estava preocupado por ainda não ter estabilizado, por outro lado sabia que ainda era cedo, estava a correr solto e sem esforço! Pouco mais à frente formou-se o "meu grupo"...como por magia...5 individuos, 3 portugueses e 2 espanhois (estes conheciam-se) iamos a correr ao mesmo ritmo, e sem nada combinado, sem sequer falarmos uns com os outros surgiu um pacto enquanto nos aguentarmos uns aos outros iremos longe.....
10Km, continuava bem e mais uma vez: dois minutos a menos do que tinha planeado, ouro sobre azul, dois minutos de folga, companhia ao mesmo ritmo e sem dificuldades, a primeira parte estava atingida......
...Foi a este grupo bem coeso que se juntou mais um elemento, ou melhor que foi apanhado mais um elemento, mais um Português, deste modo e ainda antes do Km 15 formou-se o grupo principal da minha maratona, e assim se manteve até aos 21Km's. O novo elemento ia a controlar o seu/nosso andamento e de quilometro em quilometro lá ia ditando os tempos de passagem: "estamos a andar a 4'10'', assim vamos bem até ao fim"....varias vezes ouvi ele a repetir esta frase, e que bem que me sabia ouvi-la, quase não era necessário eu olhar para o meu relógio, pois sabia que aquele era o andamento que me interessava.
Ponte D.Luis....não sei o que se passa nesta passagem mas dá-me sempre uma emoção entrar naquele tabuleiro em direcção a Gaia, é como se eu soube-se que a partir daquele ponto já não há retorno, a partir dali é até ao fim, apesar de ainda lá ter de passar de volta ao Porto....E é tambem a partir dali que a prova mais anima e o público mais participa, mas mesmo assim....tenho de criticar...o público Português é muito pouco apoiante, se calhar têm a sensação que o que nós fazemos é facil e por isso não é necessario aplaudir....se eles soubessem a falta que faz um aplauso....
Rápidamente nos aproximamos da Meia Maratona....mais uma espreitadela ao relógio e....igualei o meu record das meias maratonas: 1h27'....aqui em vez de aumentar a confiança, aumentou o medo de quebrarm ,as não abrandei.........
.....Efectivamente foi entre os 21 e os 25Km que passei por maiores dificuldades e talvez tenha sido mesmo devido ao medo de quebrar!
Até porque nesta altura o grupo deu um safanão. Isto é, os Espanhois mexeram: o individuo mais alto que já me tinha apercebido era o mais forte dos que ali iam, decidiu arrancar e ir-se embora, deixando o seu companheiro junto a nós...." -fica cá com o grupo que se continuares assim vais fazer o teu tempo, eu vou à sorte...." foi assim que o nosso atleta mais forte se despediu do outro espanhol (direi galego...). Quando ele arrancou, outro companheiro nosso foi atras dele e assim o nosso sexteto separou-se ficando um Quarteto.
Os rapidos já foram, ficamos nós...será que mesmo a este ritmo vou aguentar???? Agora estava em dificuldades, por isso resguardei-me bem atras do grupo (era o ultimo), só queria não descolar!
Abastecimento dos 25 Km...não correu nada bem...aqui já havia abastecimento sólido mas eu não o consegui apanhar, fiquei só com uma garrafa de agua....Foi azar e azelhice junta, pois na altura do abastecimento criou-se uma certa confusão pois aqui apanhamos mais um grupo que já ia à nossa frente a uns Quilometros e foi muita gente ao abastecimento ao mesmo tempo e como sou pequeno só cheguei à agua...Ah se fosse na montanha...dava para parar, conversar, enfim...mas aqui!!!......
Parabens para o seu tempo Magnifico ... Como posso ler, fez uma maratona com o ritmo certo durante toda a prova ! Estou curiosa de ler o resumo da parte finale até a meta !!! Um abraço !
Depois das injecções de confiança deste forum, depois de meses de trabalho honrado, depois da sensação de um cumprimento efectivo dos propósitos aqui enunciados muito antes da data da dita, como é possível tanto medo durante a prova???
Nem quero acreditar no que tenho estado a ler!!!! Não é possível!!!
Estou a ver que, ou tenho que mudar de atitude nas provas, ou então, caro Victor, se tivesses tido confiança durante a prova, baixavas, não 7' mas sim mais de 10!!!!
Vamos lá aguardar que consiga ver no teu relato Um Pouco de Fé (onde é que eu já ouvi isto?), nem que tenha sido aos 42 Km...
Cara Chantal, muito obrigado pelos seus parabens. É um orgulho que tenha entrado neste diário, por favor continue!
Ola amigo João, efectivamente com tanto apoio que tive aqui do forum, até parece mal demonstrar toda aquele "medo", ou melhor respeito pela Maratona. E, de facto, tambem acho que se arrisca-se mais poderia ter chegado mais longe....mas o que iria sobrar para melhor no proximo ano??????
Os proximos Quilometros foram bem mais animados e arrisquei um pouquito mais....mas já la vou...
....Após o abastecimento, mal sucedido dos 25Km, deu-se a viragem na corrida, ou começou-se a dar!!!
Logo apos este abastecimento apanhamos e passamos por mais um grupo, e neste estava incluido a Mulher Queniana que era um das candidatas à vitória, e aqui começei a ter a noção que a minha prova estava de facto a ser bem razoável, e o relogio assim o comprovava.
A pouco e pouco as dificuldades que apareceram aos 21Km estavam a desaparecer, pois sem apertar muito fui para a frente do grupo colocar mais ritmo, e neste momento deixei de ser o "cola" que se mantinha atras a proteger-se do vento para começar a ser mais interventivo e a puxar o grupo. Foi de facto uma boa fase em que me senti mais forte, mas o que eu queria mesmo era chegar ao abastecimento dos 30 Km para apanhar alguma coisa para comer.
Cerca do Km 29, apanhámos aquele elemento do Grupo que tinha (aos 21Km) saído com o Espanhol, apanhámo-lo e ultrapassamo-lo sem qualquer tipo de problema. Efectivamente ele arriscou de mais e deu o "estouro" que tanto tememos. Eu pela minha parte fiquei feliz por ter aguentado a pressão daquela altura e de não ter ficado para tras e nem sequer ter tido a tentação de tambem ter arriscado naquela altura, mas foi com pena que vi um antigo companheiro de luta com aquele ar de derrotado...Mas aqui não há tempo para isso, até porque não se sabe o que nos acontecerá nos quilómetro seguintes, não é?
Finalmente o Km 30...aqui não falhei....água, uvas passas e banana...lá fui eu para tras do grupo alimentar-me.......
....Estes 5 Km´s entre os 30 e os 35 foram muito complicados, não pelo famoso muro que deveria ter aparecido por esta altura, mas pela mole de atletas da meia maratona que cobriam quase toda a faixa de corrida. Foi de facto muito dificil passar por toda aquela gente.
Aqui dei graças por estar incluido num grupo e por não estar só, porque aqui foi demonstrado que a união faz a força. Os elementos que neste momento iam à frente, lá iam gritando:"deixem passar o pessoal da Maratona", e se alguns atletas da meia de imediato se afastavam e davam palavras de incentivo...Infelizmente haviam alguns que nem um milimetro se desviavam, e até haviam alguns que ainda respondiam "se estão com pressa vão indo, deiam a volta...." Pois é, por muito que se queira à boas e más pessoas em todos os lados, inclusivé no meio dos atletas....Mas por que raio, alguns não compreendiam que apesar de terem o mesmo direito que todos nós para irem ali ao ritmo que desejavam, não sabiam que eles tinham 10 Km nas pernas e nós 30....Este tipo de atitudes tidas por aqueles que nos vêm a treinar na rua e mandam bocas foleiras, ainda entendo, mas vindo de colegas de pelotão.....
Enfim foi um pouco negativo na prova, mas felizmente não deixaram grande mossa na altura, só agora analisando mais friamente, dá vontade de criticar aqueles individuos.
Estes 5Km foram perigosos (devido ao que contei) e massacrantes para o Grupo, pois fizemos muitos ziguezagues.
Mesa dos Abastecimentos dos 35Km à vista....O muro da maratona...nem vê-lo.....Tempo: continuava dois minutos mais rápido que o previsto......