PARA MANTER A MOTIVAÇÃO - Página 29
+ Responder ao Tópico

Tópico: PARA MANTER A MOTIVAÇÃO

Default 4ª Maratona do Porto

(15 dias depois)

.......Foi este abastecimento que marcou a minha prova, pois nas anteriores edições a partir deste abastecimento foi um correr desgovernado, onde o mais importante era colocar um pé à frente do outro (onde é que eu já ouvi isto?....)
    Mas desta vez foi diferente e logo no abastecimento, que não sei muito bem como nem porquê...Fiquei sozinho...sinceramente não sei o que se passou, abasteci com uma garrafa de água e uma de Isotónica e continuei ao meu ritmo. Nesta fase eu ia a liderar o grupo mas não sabia se estava a ser forte ou não, mas o facto é que aqui neste ponto, e ao contrario do que estava à espera o grupo não me seguiu, nem tão pouco me apanhou mais à frente como estaria a contar.
    Enfim, agora esta mesmo por minha conta e risco, a boleia tinha sido muito bem aproveitada.
    Na minha cabeça varios pensamento se cruzavam, será que vou quebrar e depois ser apanhado por eles (era vergonha) em especial se fosse ultrapassado; será que é melhor descobrir um grupo que me leve até ao fim...enfim 42Km dão para matutar muito não é?
    Se à alguns Km´s atrás dizia mal por a 1/2 maratona colocar tantos obstáculos, agora estava agradecido, porque passar no Passeio Alegre com todo aquele empredado a causar problemas às pernas e aos pés já massacrados e sozinho, é muito duro, porque não sabemos se vamos vem, porque as pessoas que vão nos passeios simplesmente ignoram-nos não há um aplauso, um grito de incentivo, nada.....Mas este ano os 1/2 Maratonistas iam lá e agora já não eram uns estrovo mas sim companheiros a encorajarem e a preencherem a estrada com alegria e a dar-me a sensação que ia muito bem, pois não parava de ultrapassar atletas e já com 40 Km´s nas pernas sabe muito bem sentir que eles estão "parados" (desculpem lá, eu sentir isso mas naquela hora tudo serve para nos dar força).........
    Victor Mota

Thumbs up

Falta pouco...

Ainda há pouco quando fui levantar o dorsal para a Maratona, e estive a ver a banca da Runporto, lembrei-me que ainda não tinha lido o relato do final da Maratona do Victor Mota!!

Chego a casa e cá está... Bolas! Mais um suspense de 15 dias para fazer os últimos 2 kms?

Bem... estou a ver o modelo para depois contar a minha epopeia de próximo domingo. Espero bater o meu recorde pessoal na maratona. Objectivo: 3h00 (A ver vamos...)
    Carlos Fonseca
    http://www.atletismo.carlos-fonseca.com

Todos os fins de semana há uma corrida diferente. Não a percas!
    "A escolha é tua. Podes atirar a toalha ao chão, ou usá-la para limpar o suor do teu rosto."

.....Rotunda do Castelo do Queijo.....É já ali em cima a meta, o final do esforço, e o concretizar de um objectivo traçado à dois meses atras.
    Ai que vontade de começar já a subir para a meta....ai que "medo" que aquela subida mete....Mas não, ainda não era altura, primeiro tinha de ir a Matosinhos (...Mas isto nunca mais acaba????).
    Aqui sou ultrapassado por um atleta, eu ia colado mesmo à rotunda, nesta altura do campeonato as pernas já não nos obedecem, é como se tivessem vontade propria e sem o querer estava a barrar o caminho a este companheiro, por isso ele lá diz " É deixar passar" e não fiz mais que a minha obrigação. Lá foi ele, o que ele não sabia, nem eu, é que dentro de mim ainda havia força para mais, e por isso ele passou a ser o meu alvo.
    Lá fui atras dele.....Ultimo abastecimento (40 Km), não apanhei nada, já só pensava em acabar. Rotunda de Matosinhos e de volta à Rotunda do castelo.
    Ia bem colado ao atleta que me tinha ultrapassado, e defini a minha estratégia...Afinal sou atleta de montanha ou não? Aquela subida ia ser para o ultrapassar e bater o meu tempo. Teria Força...... SIM
    Mesmo na Rotunda estava lá o meu colega que tinha tirado o dia para fazer a caminhada e para ver a minha prova. Aquele incentivo vindo dele foi o doping necessário. Ele começou a correr a meu lado e eu lembro-me de lhe dizer "Não vou falar, vou bater o record".......
    Era a hora da verdade; olhei para o relógio, faltava um Quilometro, e para cumprir o meu Objectivo ( as "impossiveis" 3h) tinha que fazer o ultimo km em 5 minutos, o que na altura não seria facil porque é um quilometro bem durinho. Mas afinal para quê tanto treino????

Foi serrar os dentes, o meu colega parou, ultrapassei o outro atleta e a imagem daquelas pessoas ao longo da avenida a baterem palmas a dizerem que eu já tinha mais uma na conta....tudo isso ajudou a concretizar o meu Objectivo.

Ultima curva.....cronómetro à vista 2H58'21'' RECORD
    OBJECTIVO CUMPRIDO

Agora só queria dar um beijo à minha mulher....Este prémio é dela
    Victor Mota

Default 4ª Maratona do Porto

E para finalizar, aqui vai, em anexo, a quilometragem feita para a 4ª Maratona do Porto
    Ficheiros Anexados Ficheiros Anexados
    Victor Mota

Default A Recuperação

E pronto mais uma Maratona está no meu ainda curto curriculum atletico, mas sem dar muito por isso, e correndo poucas provas por ano, já tenho 3 Maratonas de Estrada, uma Transestrela e o Ultra da Freita. Já não é mau, pois não? Já irá dar para contar aos filhos dos meus futuros filhos , e aposto que não vão acreditar, mas como nessa altura ainda vamos andar aqui pelo forum ....vai ser facil comprovar.

Após o 21 de Outubro entrei em "estágio" de recuperação, mas mais uma vez, apesar de não ser comparável ao que aconteceu no ano passado a minha recuperação não foi um sucesso e ainda estou a penar um bocadito, a má recuperação.
    Enfim, aprendi um pouco com os erros do passado mas não o suficiente....

Já conto
    Victor Mota

Thumbs up Uma boa recuperação

Victor,

Um curriculum digno dum atleta em ascenção.

Uma boa recuperação
    Carlos Fonseca
    http://www.atletismo.carlos-fonseca.com

Todos os fins de semana há uma corrida diferente. Não a percas!
    "A escolha é tua. Podes atirar a toalha ao chão, ou usá-la para limpar o suor do teu rosto."

Default A recuperação

Pois é o curriculum começa a compor-se, mas daqui a um ano, se tudo correr como estou à espera, em termos atléticos, espero acrescentar, Mais uma Maratona, os Caminhos de Santiago, o Ultra da Geira Romana e é claro o meu II Ultra da Freita, espero é que haja pernas e fundos para tudo isto.

O resultado desta ultima maratona foi mesmo surpreendente, e não estou a falar do meu resultado, mas sim do dia depois, é que tive muito poucas dores musculares, e na Quarta Feira seguinte era como se nada tivesse acontecido. Isto só queria dizer que eu tinha treinado bem, e apesar de todo o esforço que é uma Maratona acarreta eu sentia-me em forma.

1ª Semana de Recuperação:
    22/10 (2ª feira) : 20' corrida bem lenta em relva

23,24 e 25/10: Descanso absoluto

26/10 (6ª Feira) : 31' de corrida bem lenta

27 e 28/10 Descanso: Sentia-me muito bem e cheio de vontade de voltar aos treinos.

Nesta fase só pensava, Qual vai ser a proxima prova?
    Victor Mota

Default A recuperação

Que prova a seguir?

Já pensava nos caminhos de santiago, mas ainda estão tão longe.
    Então surgiu a tambem já tradicional S.Silvestre do Porto, em que o meu record pessoal é de 46', o que julgo que já estará ao alcance de ser batido, afinal de contas tem 2 anos.....Mas a história poderia mudar.....

2ª Semana de recuperação:

29/10 (2ª Feira) : 49' de corrida continua
    30/10 (3ª Feira) : 30' de corrida + 10*200 mts + 15' (estava a abusar da sorte, mas o corpo parece que pedia....)
    31/10 (4ª Feira) : 50' corrida continua
    01/11 (5ª Feira) : 30' corrida + 4*400 mts + 15' corrida
    02/11 (6ª Feira) : 40' corrida
    03/11 (Sabado) : 30' corrida + 4*100mts
    Victor Mota

Default A recuperação

3ª Semana de Recuperação

LESÃO

Eu bem sentia que estava a abusar, porque sentia-bem, não estava a acusar o cansaço, e exagerei, até fiz séries.... Não parece que tenha aprendido totalmente a lição do ano anterior (lesão no ciático, que quando muda o tempo ainda sinto...) este ano a lesão foi nos gémeos da perna esquerda.....

05/11 (2ª Feira) : 1h10' de corrida

06/11 (3ª Feira) : Tinha planeado fazer 40' de corrida lenta. E assim lá fui para o treino, mas não sei porquê, andei mais depressa do que devia, sentia-me forte, e o sol que estava naquele dia até puxava para isso. Mas por volta dos 30 minutos senti uma dor tão forte nos gémeos da perna esquerda que me obrigou a parar. Nunca tinha sentido algo parecido, durante uns instantes não consegui sequer colocar o pé no chão pois doía imenso. Então encostei-me a um muro e massagei a perna, paulatinamente a dor diminuiu de intensidade e após meia duzia de minutos lá consegui voltar a caminhar e até a correr, meio a mancar mas lá cheguei a casa...
    Fiquei sem saber o que me tinha acontecido, se por um lado me parecia uma caimbra pelo exagero de velocidade com que tinha feito os trinta minutos e pelos exageros desta recuperação, se algo pior, talvez até uma microruptura....
    O que é um facto é que os dias seguintes as dores mantiveram-se mesmo a fazer a minha vida normal, devia ter sido uma microruptura, se fosse uma caimbra iria apenas dar dores musculares, e se a dor no inicio era difusa com o passar das horas foi-se tornando bem localizada numa zona especifica.
    O Tratamento foi descanso e uma pomada anti inflamatoria. Começei a colocar dúvidas na S. Silvestre

De 07/11 a 09/11 nenhum treino

10/11 (Sabado) : Como já não sentia muitas dores tentei correr um pouco. Muito lento e muito a medo lá me meti à estrada (entre a minha casa e um local em terra batida são 2.5 Km em piso duro) lá fui mas ainda antes de chegar à terra batida (15 minutos) já a dor tinha voltado, mais leve mas a "ferrar", não havia nada a fazer tinha de parar mais dias.
    Victor Mota

Talking Ui gémeos - Cuidado

Amigo Victor

É uma lesão que me tem atromentado no ultimos tempos.
    Requer uma recuperação cuidada, porque é daquelas lesões que parece que não estão lá, mas que após algum tempo de treino voltam a aparecer.

Eu demorei algum tempo a livrar-me dela,mas recuperei com anti-inflamatórios, pomadas, calor humido e um reforço de Zinco,magnésio e B6

J.Viegas
    O treino que não fizeste hoje, já não o fazes amanhã

+ Responder ao Tópico

Regras