PARA MANTER A MOTIVAÇÃO - Página 31
+ Responder ao Tópico

Tópico: PARA MANTER A MOTIVAÇÃO

Default S. Silvestre do Porto

Bom dia

No ultimo "post" eu bem dizia que iria fazer um ultimo treino ontem para ver como estavam as pernas. Mas não o fiz porque a Gripe continua forte e assim achei mais prudente manter-me todo o dia em casa em frente à lareira!

Hoje parece que estou melhorzito, a medicação deve estar a funcionar...

E logo vou marcar presença na Avenida dos Aliados bem no coração do meu Porto

Objectivo para a corrida: divertir-me e aprender como se pode organizar uma prova desta envergadura. E no fim poder dizer que valeu a pena.
    A ver vamos...
    Victor Mota

Default S. Silvestre do Porto - Rescaldo

E não é que valeu mesmo a pena......

Se se lembram o meu objectivo inicial, era baixar dos 46' batendo o meu record dos 10km, precisamente da S.Silvestre do Porto de 2005.
    É bem verdade que passaram 2 anos desse record, mas nunca mais fiz uma prova de 10Km em estrada, por isso esse tempo seria um pouco obsoleto.
    No entanto como poderam acompanhar os ultimos tempos não correram do melhor modo e uma gripe arreliadora instalou-se, e assim sendo tirei o sentido do relógio.

Mas naquele ambiente mágico tudo se tornou possivel e no fim tinha batido o meu tempo por....5 minutos 41'54'' foi o meu tempo final, em 220º Lugar em 1455 atletas que completaram a prova.

Nem queria acreditar na margem que dei ao anterior tempo. E agora pergunto, e se tivesse treinado bem, e se não estive adoentado? Provavelmente a diferença não seria muita, mais ou menos um minuto, não seria mais do que isso, e deste modo diverti-me muito mais e a pressão que sinto sempre antes das provas nem sequer apareceu para me cumprimentar ....

Claro que esta prova foi apenas de 10Km e para isso estes, já dois anos, quase consecutivos de treinos dão a força e a resistência necessária para me aventurar deste modo! Foi mesmo muito bom

Analisando a Prova em termos globais, só tenho a dizer uma coisa....em termos de público foi A MELHOR PROVA EM QUE JÁ PARTICIPEI !!!!
    Nunca vi tanta gente a aplaudir os atletas e não era só junto à meta, foi durante todo o percurso e na segunda volta ainda estava mais gente, foi simplesmente espectacular. Até no fim, recta da meta, eu que ia muito forte a ultrapassar grupos de atletas, chegou a um ponto que era tanta a gente que já não pude ultrapassar mais ninguem (mais ou menos a 100mts da meta), senti-me como os ciclistas e como um heroi, eu e todos os que lá iamos naquele momento...
    Para o público do Porto vai o 1º LUGAR

Em termos de organização, simplesmente não ha nada a dizer, foi mais uma demonstração de profissionalismo, onde mais uma vez os atletas se sentiram os donos da festa....

ADEUS 2007

BEM VINDO 2008
    Victor Mota

Smile Boa Sorte!!!

Os meus parabéns pelo seu novo emprego e boa sorte!
    Lá diz a sabedoria popular: " Ano Novo, Vida Nova"!
    Cá estarei á espera da descrição dos seus treinos! É bom aprendermos uns com os outros.
    10 km: 44:38 min. (Abril 2010)
    15 km: 1:09:45 h. (Maio 2013)
    20 km: 1:35:03 h (Abril 2013)
    Meia-Maratona: 1:42:49 h. (Setembro 2010)
    Maratona: 3:55:22 h. (Dezembro 2011)

http://correrporprazer.wordpress.com/

Caro Victor Mota

Participei na S. Silvestre de Gaia no dia anterior e por essa razão e por andar nisto das corridas há 4 ou 5 meses, não me aventurei nas duas.

Mas fui ver. Estive na Rua Sá da Bandeira a ver as duas passagens e depois fui à Meta. A minha vontade era ter entrado pela corrida dentro e começar a correr. Se estivesse equipado, acho que o faria. Espectacular. Fiquei surpreendido com tanta gente.

Em termos de corridas, sinto-me um previligiado por viver no Porto. Temos um parque da Cidade Espectacular, uma marginal lindissima e com boas condições para corrermos e um conjunto de provas que atrai as pessoas (antes da S. Silvestre já tinham corrido nas provas do Porto 65.000 pessoas - dados da Loja do corredor que entretanto abriu acerca de 1 mês).

As condições estão criadas, à que preparar o corpo e arranjar motivação. Estarei por aqui e pelas ruas da INBICTA.

Cumprimentos

Boa Tarde

Meus caros José Antonio Pedro e Victor Dias (mais um Victor aqui no forum...) é um prazer ler as Vossas palavras e espero que passem mais vezes pelo meu diario, e muito boa sorte para o ano 2008.

Pois é, a minha época atletica (eu meço as épocas pelos anos civis) terminou em beleza, de facto não encontro melhor sitio para correr a ultima prova do ano que na minha cidade do Porto.
    Foi uma corrida de excepcional qualidade e o meu resultado tambem se aproximou bastante do melhor que consigo fazer e usufruir. Mas o que lá vai, lá vai e agora está na altura de planear a minha proxima época. Porem e antes disso há que fechar as contas.....

Assim foi o ano de 2007:

Lesionado de Novembro de 2006 a Janeiro de 2007
    31/03/2007 : Prova de Montanha em Mogadouro: 69º Lugar em 1h08' (13,5Km)

29/04/2007: Prova de Montanha Sra da Mó: 83º Lugar em 1h12' (13 Km)

01/07/2007: Ultra da Freita: 26º Lugar em 7h43'

21/10/2007: 4ª Maratona do Porto: 49º Lugar em 2h58'

30/12/2007: S. Silvestre do Porto: 220º Lugar em 41'54''

Poucas provas mas deliciosas de fazer.

Mas o que marcou decididamente esta época foi :

Pela negativa: a grande lesão que me acompanhou praticamente todo o 1º Semestre

Pela Positiva:
    1) O Ultra da Freita, sempre sonhei fazer uma corrida eu que testasse os meus limites e me aproximasse deles....ENCONTREI.....e daqui ficou um vicio enorme pelos Trails;
    2) A Maratona do Porto em que baixei das 3h e me senti um verdadeiro campeão e um verdadeiro Maratonista

Brevemente irei mostrar o meu plano para 2008...e ambição não vai faltar, pois como alguem me disse à umas semanas atras, " O nosso limite está apenas na nossa cabeça e se mantivermos os horizontes e as vistas abertas todo conseguimos", eu vou seguir esse ideal....
    Victor Mota

Default Plano 2008

Boa Tarde

Do balanço anterior esqueci-me de referir a 1/2 Maratona de Pombal onde fiz os 21 Km em 1h29', não sendo um grande tempo foi bastante agradável, até porque naquela altura não estava a treinar muito (ainda estava em descompressão do Ultra da Freita), e porque esta prova é durinha e não a ideal para grandes tempos, mas como é sempre muito bem organizada é um prazer lá voltar.

Os meus Objectivos para 2008, são recheados de ambição e sobretudo de consolidação.

1º: II Caminhos de Santiago: Chegar ao fim
    2º: I Ultra da Geira Via Romana: Chegar ao fim
    3º: III Ultra da Freita: Bater o meu tempo de 2007 e melhorar o meu lugar, entrando nos primeiros 20
    4º: V Maratona do Porto: Baixar das 2h55' e entrar nos primeiros 40 da classificação

Estes serão os meus grandes Objectivos, isto não quer dizer que entretanto não faça outras provas, mas essas serão sempre acessórias e servirão apenas de treino.

O problema que este plano me apresenta é a densidade de provas em relativo pouco tempo, já que entre os Caminhos de Santiago e a Geira passam 5 semanas e entre a Geira e o Ultra da Freita passam 6 semanas, isto é entre a primeira prova e a terceira estão de intervalo 11 semanas. Não vai ser nada facil. E por isso tenho de ser extremamente exigente e inteligente no planeamento dos treinos e sobretudo no planeamento do descanso.

E essa exigencia que eu falo tem de estar recheada de MOTIVAÇÃO, por isso mesmo e mais do que nunca o titulo deste meu diário é o mais adequado.

Queria tambem pedir a vossa ajuda e a vossa companhia durante este ano que, para mim, agora começa. Sempre que virem (lerem) que estou a fazer asneirada, não hesitem em me chamar a atenção, porque é tambem para isso que aqui escrevo....

Agora está na hora de ir à luta
    Victor Mota

Default A Caminho de Santiago

E a luta começou.....

O plano de treinos foi traçado, mas ao contrario do habitual não está definido até aos Caminhos de Santiago mas até à V Maratona do Porto....

É verdade, não estranhem, eu sei que parece uma doideira mas foi fácil traçar um plano assim, até porque esta experiencia de já 3 anos sem interrupção já dá para copiar o histório com melhoramentos.
    Obvio que não irei cumprir, na totalidade, o plano que está traçado a tão longa distância mas já é bem indicativo do que quero fazer e de como o irei conseguir, agora é só ter pernas, ter tempo, ter motivação e manter as lesões bem ao longe.

O meu plano começou no passado Domingo com 1h10' pelos montes do Sameiro. E se o que se costuma dizer para os casamentos ("casamento molhado, casamento abençoado"), tambem for verdade no atletismo, então meus amigos, vai ser um ano em cheio....é que choveu tanto mas tanto, que me molhei mais do que quando estou na piscina

Foi um treino mesmo muito duro e muito enlameado, é que os montes estavam impraticáveis e até foi perigoso, mas quando terminou senti-me muito bem, afinal os Caminhos de Santiago são em Abril e a probabilidade de chover nesse mês são...mil....

Segunda feira: Descanso; logo ao segundo dia de treinos meter uma folga; é de atleta....

Terça feira: 1h de corrida a um bom ritmo; 12Km

Quarta Feira: 30' de aquecimento seguidos de 14Km em regime de Fartlek (1'2'3'4'5'5'4'3'2'1'....); total: 1h38' e 19.3Km e ainda 50' de piscina

Quinta feira: 1h12' bem lentinhos de recuperação, com 12.8Km

Amanhã há mais....
    Victor Mota

Thumbs up

Ora viva... mudou o avatar.

Bons objectivos para 2008 e tangíveis no meu ponto de vista.

Agora fazer um plano de treinos a 10 meses de distância, upa... upa...

Eu costumo traçar um plano de treinos para cada objectivo e manter as lesões bem lá no longe a assistir! haja pernas e motivação.

Talvez nos vejamos na Freita.
    Carlos Fonseca
    http://www.atletismo.carlos-fonseca.com

Todos os fins de semana há uma corrida diferente. Não a percas!
    "A escolha é tua. Podes atirar a toalha ao chão, ou usá-la para limpar o suor do teu rosto."

Boa Noite Caro Fonseca

Pois é mudei o Avatar, agora ficou mais feio

De facto um plano a 10 meses é mesmo coisa séria, não acredito é que funcione, nem sei ao certo como vai ser o dia de amanhã....De qualquer modo é um plano que está estruturado prova a prova, mas como são poucas acabou por ficar tudo encaixado, e assim dá mais motivação e ate parece que o tempo passa mais rapido.

Sexta feira (18/01) : dia de séries de 400mts. As ultimas que tinha feito tinham sido só 4, mas isso foi antes deste magnifico plano. Desta vez foram 10*400m (depois de 30' de aquecimento), em que a pior foi de 1'23'' e a melhor foi de 1'17'',o que me deixou satisfeito até porque a melhor série foi a 10ª; a Média foi de 1'21''. No fim foram 15' de relax. Total de 11.5Km em 1h15'
    Sabado (19/01) : 1h30' a subir e a descer. Começei com a subida pela Falperra e que meteu o escadório do Sameiro e depois desci pelo Bom Jesus, que ontem estava cheio de GNR's devido a Cimeira Portugal-Espanha, parece que os politicos passaram a noite nos Hoteis do Bom Jesus. Total de 16Km
    Domingo (20/01) : 1h30' pelos montes num constante sobe e desce. Total de 15Km

E pronto esta foi a primeira semana do Plano Magnifico, sendo que a primeira etapa termina dia 24/04/2008, vespera dos Caminhos de Santiago. Total: 86.6Km em 491'
    Victor Mota

Mais uma semana de treinos se iniciou, e logo com um dia de descanso. Efectivamente, neste plano contemplei, principalmente, nos primeiros dois meses, um dia de descanso e ele será à Segunda Feira.

Segunda Feira: Descanso

Terça Feira: 1h a rolar, a um ritmo consideravel; 12Km

Quarta Feira: Dia de séries e de 1000mts. Não foi um treino totalmente conseguido, porque tinha planeado fazer 6*1000mts, mas ontem a motivação estava em baixo e quando a cabeça não deixa não ha nada a fazer. Por isso foram apenas 4*1000mts, em que a pior série foi de 3'37'' e a melhor de 3'33'', para uma média de 3'35''. Confesso que cheguei a casa um pouco desanimado com os tempos, mas vendo os meus registos, verifiquei que a média anterior era de 3'43'', por isso até melhorei. Claro que as séries foram antecedidas de 30' de corrida de aquecimento e no fim foram 14' de arrefecimento, e o descanso entre as séries foi de 3'.

Logo ha mais e espero com mais força.
    Victor Mota

+ Responder ao Tópico

Regras