PARA MANTER A MOTIVAÇÃO - Página 41
+ Responder ao Tópico

Tópico: PARA MANTER A MOTIVAÇÃO

Ola a todos

Isto não tem estado facil.
    Mas ainda não desisti dos treinos, nem do Objectivo da maratona, apesar de já me ter arrependido algumas vezes!!!!

O facto é que tenho tido muito pouco tempo para treinar, por isso a maior parte das vezes, quando acabo o treino já passa bem das 21h-21h30. E principalmente quando os treinos estão a ser dificeis, faze-los de noite não é nada apetecivel, e a chuva ainda não veio......

Mas graças a todo o apoio que vem aqui de casa e do nosso forum, tenho-me mantido a treinar, não como queria no inicio do plano mas como posso....e "quem faz o que pode não é a mais obrigado" lá vou percorrendo quilometros em busca da melhor forma para enfrentar a Maratona do Porto

A ultima semana que aqui deixei de treinos foi a 4ª (ultima de Agosto)

Semana 5 (1 a 7/09) :

Segunda Feira: 12Km em 60'
    Terça Feira: 19.1Km em 1h32'
    Quarta Feira: 30' mais 12*400mts com 15' de arrefecimento
    Quinta Feira: Parado
    Sexta Feira: 18.3Km em 1h27'
    Sabado: 30' mais 5*1000mts mais 15' de regresso à calma
    Domingo: 23.3Km em 2h10'

Total da Semana: 98.5Km
    Victor Mota

Default Maratona do Porto

Semana de Treino 6 de 12: (08 a 14/09)

Segunda Feira: Parado
    Terça Feira: Parado
    Quarta Feira: 20.1Km em 1h30'
    Quinta Feira: 30' de aquecimento seguidos de 7*1000mts e no fim 15' bem lentos
    Sexta Feira: 15Km em 1h11'
    Sabado: 20.1Km em 1h41'
    Domingo: 30.7 Km em 2h43'

A semana começou mal mas até acabou bem

Total da Semana: 100.9Km
    Victor Mota

Semana 7 de 12: 15 a 21/09

Segunda Feira: 12km em 1h03'
    Terça Feira: Parado
    Quarta Feira: 21.1Km em 1h36'
    Sexta Feira: Repeições de 400mts; 30' + 16*400mts + 15'
    Sabado: 24.1Km em 2h11'
    Domingo: Parado

Total da Semana: 71.6Km

Uma péssima semana para os meus planos!!!!
    Victor Mota

Semana 8 de 12: 22 a 28/09

Segunda Feira: 15 Km em 1h16'
    Terça Feira: 16.3Km em 1h19'
    Quarta Feira: 21.3 Km em 1h23'
    Sexta Feira: 25.3 Km em que 21Km foram em Fartlek, total de 2h03'
    Sabado: 36Km em 3h11'
    Domingo: 17Km em 1h29'

Total da Semana: 130.9Km

Esta sim, foi uma semana como eu queria que tivesse sido todas as outras, e já posso adiantar que a actual semana está a ser uma Miséria
    Victor Mota

Semana 9 de 12: 29/09 a 05/10

Foi uma semana muito complicada, mas que até acabou bem. Por esta altura começamos a ficar saturados dos treinos, mas felizmente só ficam a faltar 3 semanas.

Segunda Feira: Cheguei tardissimo a casa e não tive mesmo vontade nenhuma de sair para treinar. E alem disso tambem serviu de desculpa o treino de Domingo ter sido bem duro.

Terça Feira: Estava com esperança, após o descanso de Segunda que o treino me corre-se bem, e por isso planeei fazer um treino de 26Km.
    O que não estava nos meus planos era uma lesão....por volta dos 10Km começei a sentir uma picada nos ligamentos da perna esquerda junto ao tendão de aquiles (mas na parte lateral da perna, não sei que nome terá esta zona). De inicio a picada não era forte, mas sempre que tinha uma pequena curva, ela aparecia, mas como não era forte continuei. Foram mais 2 Km e a dor aumentou, e decidi não arriscar, afinal isto era um treino e nada mais que isso. Voltei para casa bem lento e tambem preocupado. Foram 14Km em 1h16'

Quarta Feira: Inicio da época da natação, e portanto acabaram os treinos à Quarta e à Segunda Feira, eu sei que esta não é a melhor maneira de diminuir os treinos antes da maratona, mas não tenho mais tempo para ceder!!! Juntei o útil ao agradável, assim foi um dia de descanso para a "minha picada"

Quinta Feira: Regresso aos treinos, a medo, mas tinha de fazer os quilometros, e entre fazer corrida continua ou repetições, decidi que esta semana não havia repetições. E se a picada não aparece-se ia só meter quilometros. Felizmente a dor diminui de intensidade, apesar de ter aparecido algumas vezes, mas nada que não aguentasse. Foram 20.1Km em 1h36'

Sexta Feira: Toca a rolar, mas sempre a proteger a perna, em especial a descer de passeios. 24.3Km em 1h57'

Sabado: Acusei o cansaço dos ultimos dois dias. 20Km em 1h41'. Senti algumas picadas

Domingo: A medo, saí para o treino longo. A minha cabeça estava com muito pouca vontade de sofrer, ando mesmo sem espirito de maratonista!!! Sentia-me cansado e sinceramente não achava que conseguisse fazer o treino de 30Km, só de olhar para o alcatrão sentia-me agoniado (ja sentiram essa sensação?).
    Foi então, que ao passar junto a uma estrada que conheço bem e que vai dar a um trilho romano (a via Augusta XVII, que vai até à Povoa de Lanhoso), decidi mudar os meus planos e ir para os montes...Abençoada decisão, a partir daí o tempo passou a voar e fiz um treino optimo, que incluiu uma subida ate ao Castelo da Povoa de Lanhoso e deu para saborear o ar puro e manter-me longe dos carros e do alcatrão. 30Km em 2h55' muito bem passadas, e sem picada à vista

Total da Semana: 108.5Km
    Victor Mota

Default Vamos lá

Picadas, pernas ,agonias, dores, náuseas, saturação, isto é para esquecer!!!

Prazer, satisfação, força, recordação dos momentos inesquecíveis, sensação de bem estar, certeza de que o objectivo é para se cumprir, isto é para lembrar, isto é para beber, para alimentar o espírito!!!

Vamos lá, Victor. Vai correr para a terra, corre menos Km, esquece as tormentas, agora já tudo está a passar. Agarra a corrente positiva.

Vamos lá...
    http://tornadocontrolado.blogspot.com/

00:16:47 @ 5km – E. Nacional Lisboa 1994
    00:35:47 @ 10km – E. Nacional Lisboa 1994
    00:52:36 @ 15km – Corrida 1º Maio Lisboa 1993
    01:10:47 @ 20km – Almeirim 1994
    01:14:52 @ 21,1km – Meia Maratona Lisboa 1992
    02:52:05 @ 42,2 km – Maratona Lisboa 1994

Thumbs up

Quote Mensagem Original de victor mota Ver Mensagem
    (...)
    Domingo: A medo, saí para o treino longo. A minha cabeça estava com muito pouca vontade de sofrer, ando mesmo sem espirito de maratonista!!! Sentia-me cansado e sinceramente não achava que conseguisse fazer o treino de 30Km, só de olhar para o alcatrão sentia-me agoniado (ja sentiram essa sensação?).
    Foi então, que ao passar junto a uma estrada que conheço bem e que vai dar a um trilho romano (a via Augusta XVII, que vai até à Povoa de Lanhoso), decidi mudar os meus planos e ir para os montes...Abençoada decisão, a partir daí o tempo passou a voar e fiz um treino optimo, que incluiu uma subida ate ao Castelo da Povoa de Lanhoso e deu para saborear o ar puro e manter-me longe dos carros e do alcatrão. 30Km em 2h55' muito bem passadas, e sem picada à vista

Total da Semana: 108.5Km
    Essa sensação sinto-a sempre que penso em distâncias acima da meia-maratona em alcatrão. Ainda nem comecei a correr, já sinto as dores e o fumo dos carros.

Em contrapartida, muda-se o terreno e faz-se magia... o que antes doía, depois acabar por pedir carga. O terreno é mais lento e técnico, mas o prazer de correr é maior! O ar puro rejuvenesce-nos e o sol dá-nos energia e vontade de treinar!

Está descoberta a minha terapia e pelos vistos, funciona em muita gente!

∙ 0:39'45 ∙ 10km ∙ corrida do tejo 2009
    ∙ 1:28'45 ∙ 21km ∙ ponte vasco da gama 2009
    ∙ 3:15'17 ∙ 42km ∙ maratona de lisboa 2009
    ∙ 3:48'30 ∙ 43km ∙ ultramaratona atlântica melides-tróia 2009
    100 km: 12:30 mérida 2010, 23:05 transgrancanária 2012, 15:45 são mamede 2012 (com cão!), 20:30 madeira 2012.

Faltam 2 semanas para a Maratona...uff...estava a ver que não!!!!

Pois é Amigo João...está coberto de razão...Agora a minha mente só pode estar positiva e não tirar da cabeça que tudo é possivel, que o sacrificio que tem sido estes treinos irá ser compensado...afinal de contas o mais dificil já passou, não é? Vamos é ver se o que estou aqui a dizer, consigo mesmo praticar!

É verdade Tiago, o monte faz milagres, porque ali o esforço é diluido no silêncio e tambem nas dificuldades do terreno, nos trilhos não há quilometros nem a ditadura dos tempos a vençer. Cada vez sou mais corredor de trilhos e menos de estrada, mas a Maratona do Porto tem um encanto dificil de resistir...

Semana 10 de 12:

A antepultima semana deste plano correu dentro de previsto para as minhas actuais condições, isto é, dois dias de descanso por semana (descanso da corrida, porque agora às Segundas e Quartas voltou a natação)!

Segunda Feira: Natação, com muito treino de pernas e croll, a nova treinadora, lá deve ter achado que eu tinha pouca massa muscular nas pernas e pronto....

Terça Feira: 18.4Km em 1h34'. Senti-me relaxado, foi um treino sem exigência fisica

Quarta Feira: Natação, e quase exclusivamente Bruços, o que me deu umas valentes dores musculares

Quinta Feira: Com as dores musculares da natação, e a enorme sensação de cansaço, o treino até não foi mau. 21.3Km em 1h49

Sexta Feira: Um optimo treino de 25.1 Km em 2h09, gosto de treinar à Sexta feira, para relaxar da semana que acaba.

Sabado: Tinha planeado fazer um treino de 20Km, mas os planos sairam furados, isto porque durante a tarde foi tratar umas colmeias de abelhas, e quando acabamos o trabalho já era tardito, alem das colmeias serem pesadas, pelo que o treino ficou-se pelos 10Km em 1h

Domingo: O ultimo treino longo, 28Km em 2h29'

Semana positiva de 102.8Km
    Victor Mota

Default Maratona Porto

Semana 11 de 12

Esta foi a ultima semana de treino para esta grande prova que se avizinha. Só de pensar na distância de uma maratona até assusta...42 Km....mas pensando bem...Depois de 2 provas na Freita, depois de uns Caminhos de Santiago, de uma Geira......42 Km em estrada.....não deve custar nada, não é???
    O Problema é que na estrada a velocidade é outra, o esforço e intensidade anaérobica é outra...enfim outra realidade, por isso é que tenho um pouco de receio, porque na minha nova realidade, tive de abdicar de alguns treinos/quilometragem e decidi que devia abandonar os treinos de séries e apostar mais nos quilometros. Não sei se foi uma boa decisão, mas agora tambem já não quero saber....

O que interessa...é que vou para a Maratona lutar pelos meus Objectivos, não vai haver dorzinhas, não vai haver gripes...não vai haver nada disso, a não ser garra e vontade de conseguir chegar ao fim de mais uma Maratona do Porto. Se vou conseguir as 2h50' não sei e sinceramente duvido muito, mas que me vou divertir, isso VOU.....e a mais do que isso não sou Obrigado....

Segunda Feira: Natação

Terça Feira: 15Km em 1h15', senti-me cansado. E não é de admirar depois de um dia muito dificil no trabalho, as pernas não andavam, mas a alma gostou do ar da noite

Quarta Feira: Natação

Quinta Feira: 17Km em 1h28

Sexta Feira: Fartlek de 15Km, mas antes foram 30' de aquecimento. Total de 19.3Km em 1h46

Sabado: Foi um treino bem cansativo, depois do Fartlek fico sempre com os joelhos mais doridos. 23.2Km em 2h05

Domingo: Inicio do periodo de descanso, e com novas sapatilhas. 15Km em 1h22

Total da Semana: 89.5Km

O que está feito, já não volta atras, agora é só descansar
    Victor Mota

Isto é que é descanso....

Esta semana ainda não treinei e amanhã já é Quarta Feira...mas chegar a casa às 20h30' e entrar ao trabalho às 8h

Não esta a dar hipotese...mas afinal, Domingo, é so uma Maratonazita...
    Victor Mota

+ Responder ao Tópico

Regras