Afinal de contas, não foi a treinadora que puxou, mas fui eu....
Era dia de contabilizar piscinas e eu bati o meu record...48 piscinas![]()
Quem diria...... só espero não ter gasto toda a energia pois daqui a 3 dias vou precisar de muita....

Afinal de contas, não foi a treinadora que puxou, mas fui eu....
Era dia de contabilizar piscinas e eu bati o meu record...48 piscinas![]()
Quem diria...... só espero não ter gasto toda a energia pois daqui a 3 dias vou precisar de muita....
Victor Mota
Penultimo Treino
12Km à chuvaem 1h06'.
O corpo já desligou
Victor Mota
O penultimo treino, transformou-se em último.....
Para não fugir ao que já está a ficar habitual, não tive grandes hipoteses de treinar durante a semana...
Assim esta semana ficou-se pela módica quantia de 12 Km![]()
Mas para falar a verdade, até é capaz de ser bem melhor, pois como já alguem disse é melhor chegar à prova mal treinado mas fresco do que chegar em forma mas cansado!
Venham os Caminhos, pois a festa vai COMEÇAR![]()
Victor Mota
Quando uns dias antes eu escrevia, que "a festa ia começar" eu sabia do que estava a falar....Esta prova é muito mais que uma prova, é, de facto, como diz o Moutinho um convivio de uma "familia" que por acaso é tambem uma competição!
Levantamo-nos bem cedo, de uma noite dormida à pressa e lá fomos em direcção a Vila Praia de Âncora. Eu e a minha Companheira iamos iniciar mais uma viagem e aventura. É a ti que eu devo tudo isto Isabel....
Fomos os primeiros a chegar, o que deu para que o nervoso miudinho se dissipasse naquela aragem maritima. A pouco e pouco foram chegando os restantes atletas. E se havia algumas caras novas, a maior parte delas era já conhecida. Rápidamente estava instalada a boa disposição e estavamos todos prontos para a partida, mas sem nunca nos esquecermos de quem nos acompanhou no ano passado...
Começamos a prova, e logo se formou um grupo de fugitivos liderado pelo Eduardo....logo aqui ficou a sensação....O Eduardo vai "passear" classe...Não me enganei!
Devo dizer que esta etapa apesar de bela, pois o mar acompanhou-nos alguns quilometros, não tem o carisma, e é claro, a dureza da etapa que o ano passado ligou Ponte de Lima a Valença. De qualquer modo uma etapa de 40Km é sempre um desafio. Quase sem querer formou-se um duo, que se revelou persistente durante quase todos os Caminhos, eu e o Herculano. De facto, e como disse o C.Fonseca, eu tive uma optima lebre que me ajudou bastante a manter os ritmos, foram mesmo muitos quilometros juntos.....
Iamos a um bom ritmo e juntamo-nos a outro duo, o Fernando Ramos e o Inácio Serrazina (mais um elemento da familia mais Trailer deste pais) e assim nos mantivemos durante muitos quilometros.
Esta etapa estava a ser muito complicada para mim, sinceramente não sei explicar as causas do que ia acontecendo, mas só para se ter uma ideia, parei mais de 5 vezes, só para ir ao "monte" (perceberam?) E mesmo assim não havia sossego, o sapato do pé esquerdo não parava de desapertar os cordões...estava realmente a ficar chateado....
Claro que eles lá diziam....lá vai ele descançar mais um bocado enquanto nós corremos.....Mas se eles soubessem o esforço que eu tinha que fazer para me juntar a eles...é que a velocidade era optima! Daí a nossa estranheza de não vermos ninguem à nossa frente....Sabiamos que o grupo que se tinha isolado era bom...mas assim tanto?????
Já muito desconfiados que alguem se tinha perdido, ficamos com quase a certeza disso quando passamos por aquela casa que faz parte do caminho, ou será que o caminho é que faz parte da casa?....Bem, não interessa...A Dona salta atras de nos e diz "Pensávam que eu não dava fé de voçês????" Foi aí que vimos que deviamos ser os primeiros a passar...Já junto a Vila Nova de Cerveira ficamos a saber que o pessoal de frente se tinha perdido...Com tudo isto já tinha passado metade da etapa e o Inacio ficado para traz. Entretanto ultrapassamos mais dois atletas, que tinhamos a certeza nunca tinham estado à nossa frente, isto é tambem se perderam e com esse engano tinha "saltado" para a nossa frente....
Sensivelmente por volta dos 30Km, começei a sentir o prenuncio do que vinha aí, e que iria condicionar todo o meu Caminho...Começo a sentir uma dor no pé, cada vez mais desconfortável mas que nunca me fez abrandar o ritmo, mas que me preocupou, pois nunca tinha sentido tal dor...O efeito do piso em sobe e desce e empedrado "mal amanhado" tinha feito estragos, confesso que apesar de dorido, na altura nunca pensei que fosse um problema.
O facto de sabermos que o pessoal de frente se tinha perdido e que provavelmente não teria enfrentado o mesmo tipo de percurso de sobe e desce que nós passamos, condicionou um pouco os Km finais e sem queremos, acelerámos o ritmo em busca não sei muito bem de quê........ Eu lá pelos 34Km (julgava que faltavam ainda 6) começei a sentir-me cansado e decidi abrandar para descansar para a tarde, porem mantive-me com o Herculano e o Fernando, sendo que este começçou a puxar mais um pouco. Depois de passarmos por debaixo da linha de comboio, "demos autorização" ao Fernando para ele acelerar, ele não se fez rogado e rapidamente nos ganhou 300m. Mas, a etapa afinal de contas não tinha 40Km, ficava-se pelos 38. Quando, nós os 2, nos apercemos disso, acelerámos tambem para o Sprint final, e acabamos a par, a 28s do Fernando.
Acabei, forte, em 7º Lugar (pior 4 lugares que o ano passado), mas muito satisfeito com a minha etapa, porque tinha-me libertado do fantasma de ter treinado pouco e entrado novamente no Espirito de Santiago..."O caminho é para se percorrer". O que eu não sabia é que o meu pé estava mesmo mal, e não imaginava que poucas horas depois ia estar muito perto de desistir.............
Victor Mota
Depois de 3 semanas totalmente parado, porque os Caminhos de Santiago deixaram um grande "rombo" no pé que ainda não está curado (temo que não seja só pé aberto), e porque o trabalho estava numa fase extremamente critica daí que juntei o util ao agradável e só voltei ontem aos treinos com um objectivo bem definido, mas muito incerto....
Bem definido porque mais uma vez quero juntar-me à Freita e com ela superar os limites e é claro que a distância de 60Km na dureza da Freita é muito motivadora
Muito Incerto porque continuo a sentir dores no pé, após 3 semanas ainda não passou, e não sei se ele vai aguentar os treinos para a Freita nem tão pouco a própria prova, porque enfrentar esta prova sem se estar nas melhores condições fisicas é pouco aconselhável....
Mas treino após treino vou vendo como me sinto
Domingo (24/05) : 30' de corrida bem lenta a experimentar o pé. Senti um desconforto todo o tempo mas nada de impeditivo, mas tambem a 7'/Km mau era se me impedia de correr. No fim fiz uns abdominais e umas flexões, pois tenho tambem que treinar os braços, porque no rio é mais musculação que outra coisa....
Victor Mota
Segunda Feira (25/05) : Natação; 44 piscinas - Fiquei todo "roto"
Victor Mota
LESIONADO
Infelizmente estou mesmo lesionado. Ontem fiz 12Km de corrida e apartir dos 30min o pé doeu bastante. Hoje tive dores todo o dia![]()
Victor Mota
Vá, Victor...
Dá-lhe um pouco de descanso que daqui até dia 5 de Julho ainda dá para recuperar!
E vamos lá levantar o ânimo!
Carlos Fonseca
http://www.atletismo.carlos-fonseca.com
Todos os fins de semana há uma corrida diferente. Não a percas!
"A escolha é tua. Podes atirar a toalha ao chão, ou usá-la para limpar o suor do teu rosto."
Obrigado pela força meus Amigos
Eu bem tento acreditar na teoria, e que já foi prática algumas vezes, que o treino acaba por ajudar a passar, mas o que é facto é que ainda não passou. No Sábado fiz 10Km bem lentos, pelo monte, mas sem subidas significativas, a dor foi constante, apesar de não ser impeditiva de correr, não posso é calcar pedras ou paus pois se acertar no "sitio certo" doi.
No domingo consegui fazer 18Km, igualmente pelo monte e mais um a vez sem subidas significativas, a partir dos 12Km a dor aumentou e sempre que eu tentava mudar de ritmo, era pior.
Ontem foi só natação (na água não doi), hoje talvez va tentar 8Km em estrada.
Isto não está facil, julgo que vou ter de ir a um médico, só não sei se a um ortopedista se a um podologista....
Victor Mota