PARA MANTER A MOTIVAÇÃO - Página 6
+ Responder ao Tópico

Tópico: PARA MANTER A MOTIVAÇÃO

Continua a contagem decrescente para a Senhora da Mó.
    Hoje foi o meu antepenultimo treino antes da prova, e foi o ultimo treino a puxar, mas sempre em plano.
    Foram 30 minutos a rolar seguidos de 8 series de 1minuto e 15 segundos, intervalados por 45 segundos de corrida lenta. Devo dizer que não me senti muito forte, mas acho que deve ser mais psicologico que outra coisa. Tambem senti algumas dores musculares, mas julgo que são devidas à natação, pois tenho feito uns exercicios diferentes.
    Isto tudo quer dizer que chegou a hora do descanço e do estágio para Domingo, mais uma etapa vou queimar, nesta corrida interminavel que é a vida e que às vezes só pensamos em desistir...mas a corrida da vida não permite desistencias e se for necessário vou lutar contra tudo e contra todos para conseguir o que sonho para o meu futuro.
    Deixem que desabafe, mas esta porcaria de vida não tem sido nada facil cada "tiro cada melro" será que nunca vai melhorar?????
    O que vale é que sou um corredor de fundo e quero acreditar que tudo isto é uma grande maratona, e estou a passar por uma fase dificil, mas vou chegar ao fim vitorioso....Eu tenho de acreditar.....
    Victor Mota

Mais um treino.

Acabei de chegar de mais um treino, o penultimo antes de Domingo. Foi uma hora de corrida, mais uma vez sem exagerar nos andamentos, em especial na primeira meia hora andei devagarinho, e no restante tempo acelerei so para experimentar e julgo que estou bem. As dores que ontem senti nas ancas hoje já não se manifestaram, o que é bom sinal. Acabada a corrida foram 10 minutos de alongamentos.
    É optimo correr com este tempo, até parece que os problemas desaparecem......antes fosse

Amanhã: Descanso Absoluto
    Victor Mota

Finalmente consegui!!!!
    Após a tentativa de fazer uma corrida de montanha em Mogadouro ter saido frustada, finalmente consegui o que tanto desejei, e logo na Senhora da Mó.
    E se até ao passado Domingo esta corrida era para mim a estreia em Montanha, a partir de ter feito a prova esta passou a ser A PROVA DE MONTANHA por excelencia. Meus amigos, que coisa, nunca pensei que houvesse uma prova tão dura, é que foi mesmo dificil, transpor todas aquelas subidas e tambem descidas (porque nem a descer se descansava....) mas não pensem que estou desanimado, nem pouco mais ou menos. Estou é completamente apaixonado e prendido aos encantos da montanha, foi simplesmente espectacular, quanto maior eram as dificuldades mais as minhas pernas andavam, e o relogio...bem esse ate me esqueci dele, so na segunda volta e quando ia acompanhado por outro grupo de atletas é que um deles perguntou qual era o tempo de corrida e então me lembrei que não tinha olhado para o cronómetro uma unica vez, era bem mais importante chegar lá ao alto do que saber quanto tempo é que iria demorar a lá chegar.
    Isto sim foi uma prova de sobrevivencia. Logo à chegada a Arouca (com aquele calor), a primeira imagem é termos à nossa frente aquela montanha com a Cruz la bem no alto a olhar para nós em tom de desafio e nós bem insignificantes e pequeninos a partir para aquela loucura cheios de coragem e passo após passo, ravina após ravina sempre em busca da gloria de chegar ao fim. Aposto que muitos tal como eu não sabiam da dureza que nos esperava, mas tambem aposto que ninguem deu por mal empregue esta aventura. A partida já é dada em subida e como não sabia muito bem para o que vinha, parti a controlar e logo após a primeira curva, junto à Camara Municipal as dificuldades começam, e logo aí lembro-me de pensar que aquela subida ja era bem dura e tinha mesmo de controlar o andamento ou iria pagar bem caro...mas estava enganado, aquela era a parte mais facil de toda a prova, as dificuldades eram depois quando começou a terra batida, e porra, era mesmo dura, mas paulatinamente lá ia eu subindo sempre a olhar para cima, mas nunca com coragem para olhar para baixo, não fosse cair e rolar ate la baixo junto à meta novamente
    Mas a partir de determinado ponto já ninguem consegue correr e até nem é por as pernas não aguentarem mais, não senhor é mesmo pela inclinação ser tão grande que NÃO CONSEGUIMOS CORRER...so quem passou por lá é que acredita, não consigo mesmo descrever o que senti nesta luta de sobrevivência. Mas cheguei lá acima, e continuei sem coragem para olhar para baixo...nem queria saber disso, apenas sabia que ainda tinha de subir outra vez e isso ja era desafio suficiente. A parte mais dificil para mim ainda esta por vir... a descida...que perigo, aqui tive bem mais medo do que durante a subida só pedia para não me aparecer nenhuma pedra no meu caminho ou nenhum pau mal amanhado que me fizesse cair e talvez aqui a Senhora da Mó tivesse ajudado todos os atletas porque se não todos quase todos chegaram regressaram a Arouca são e salvos destas descidas.
    Claro que eu sou mesmo um sortudo, é que a chegar ao fim da pimeira descida encontro uma reporter fotografica linda, e se nesta altura poderiam faltar as forças, Hum...elas apareceram e redobradas, querem melhor doping que a nossa mulher ali a dar-nos todo o apoio, ai que paisagem linda......Bem so falta mais uma subida, e la voltei eu à luta e so pensei..."porra é mesmo preciso ter coragem" e não é que custou menos que a primeira volta!!!!!!!
    Concerteza que era a satisfação de me sentir um conquistador e um lutador, consegui superar a Montanha da Senhora da Mó......!!!!
    Resta-me agradecer à Organização, que na minha opinião esteve impecavel, em especial no que diz respeito aos abastecimentos, e resta-me, ja agora, dizer que fiquei em 61º lugar da geral com 1h21'38''.

E sabem o que tenho na cabeça.....TRANSESTRELA 2006....será????
    Victor Mota

Não ha nada que não se pague neste mundo....
    Pois é, depois daquela aventura que relatei. A factura veio de seguida, Segunda feira, estava cheio de dores musculares, daquelas verdadeiras!!!
    Mas mesmo assim e animado pelo dia anterior, la fui fazer um treinito de 30 minutos so a rolar e nada de alcatrão, sempre em terra batida e relva sempre em plano, e mais 10 minutos de alongamentos.
    Terça Feira:As dores mantêm-se, na verdade ate acho que pioraram, no entanto e sempre devagarinho ( tambem não conseguia andar mais rapido.... :cry: ) 1h de corrida continua, mais uma vez em terra batida e em relva.
    Hoje:Ainda não treinei mas se conseguir ir, vai ser novamente a rolar devagar e com dificuldades, isto apesar das dores começarem a diminuir, mas ainda não voltei ao meu andar habitual....
    Victor Mota

A dolorosa recuperação continua!
    Ontem, la consegui treinar e comecei a a meter alcatrão nas pernas. As dores ainda continuavam mas mesmo assim, ja andei um pouquito melhor, foram 30 minutos de corrida continua e mais cerca de 25 minutos de variações de ritmo: 1'2'3'2'1'2' com redução de andamento em iguais tempos. O moral subiu um pouco mas as dores não me querem largar...ai o acido láctico!!!!! Mas ainda não satisfeito à noite mais um treino: sessão de Hidromassagem, isto sim acredito que me tenha melhorado os musculos.
    Hoje, Quinta Feira: 40 minutos de corrida continua sempre em estrada. Ainda doi.....

No entanto, se nada em contrario acontecer Domingo vou participar em mais uma prova, é claro que se pode pensar que é asneirada, depois desta semana dorida ir participar numa corrida, e eu ate concordaria se fosse em espirito de competição por competição, mas eu vou la, com o espirito de realizar mais um treino só que desta vez e ao contrario do habitual, com companhia.
    A prova que estou a falar é o: IX Grande Premio de Carnide, na distancia de 9800 mts, no concelho de Pombal.
    Victor Mota

Mais uma prova no meu pequeno curriculum.
    Mas esta foi diferente, tentei ao maximo não competir, encarando-a apenas como mais um treino, so que em vez de ser sozinho, desta vez foi com outros companheiros de corrida.
    É admiravel, como uma colectividade pequena como é a de Carnide consegue e tem pessoas dispostas a levantar uma corrida, sem grandes objectivos mas sempre com amabilidade levar em frente uma prova bem organizada e onde não se viu nada de errado a apontar.
    Gostei bastante do ambiente acolhedor e familiar, caracteristico de uma prova com estas dimensões.
    E claro tambem gostei do comportamento das minhas pernas, que após uma semana dolorida como a anterior se comportaram dignamente não me deixando ficar mal. Resultado final: 32º lugar, com 40'39'' na distância de 9800mts.
    Parabens à Associação Cultural de Carnide.
    Victor Mota

Após a prova de Domingo, um dilema surgiu-me à frente: Treinar ou não treinar....
    Decidi-me pelo treino: assim sendo, ontem foi 1h a rolar, sem qualquer tipo de esforço, simplesmente rolar, mas as contrariedades respiratoria apareceram desde o primeiro metro, não que eu estivesse cansado, ou com qualquer problema, mas simplesmente porque está calor e estamos em Portugal.........Perceberam???? INCENDIOS....o ar estava irrespiravel, será que ao longo dos anos este pais não aprende???? Enfim contas de outro rosário.
    Hoje: ainda não sei se vou treinar, não estou com muito apetite, talvez logo à noite...
    Victor Mota

Pois é, ontem decidi não treinar, sentia-me mesmo cansado e ao longo dos meses de treino vou aprendendo a conhecer os sinais que o meu corpo me manda, e tenho a certeza que ontem fiz o que devia fazer, isto é, nada.
    Hoje, regressei aos treinos: 1h20 minutos de corrida, sendo que os primeiros 30 minutos foram de corrida continua sempre ao mesmo ritmo e os 50 minutos restantes foram com variações de ritmo:1'2'3'3'2'1'.... (descanso de igual tempo entre as variações), foi particularmente duro, porque parte das variações aconteceram em subidas acentudas (subidas ao Bom Jesus). Esta semana vou tentar meter quilometros e ritmo nas pernas para na proxima só rolar ate Domingo para a Corrida Festas Cidade do Porto.
    No meu Horizonte começa mesmo a desenhar-se a Maratona da Serra da Estrela, pelo menos os treinos julgo que os vou fazer, se depois vou lá ou não isso ainda é um assunto a estudar, mas que me está a apetecer, lá isso está.
    Victor Mota

Bom dia:

Ontem foi dificil treinar durante o dia, e por isso, so fui treinar às 21h da noite. Não estava com muito apetite, mas ate correu bem, foi 1h01' a rolar muito lentamente a recuperar do treino anterior e a mentalizar-me para o treino de hoje.
    É verdade, hoje vou "tentar" fazer o meu primeiro treino longo de preparação para a "potencial" maratona da Serra da Estrela, vamos a ver como corre, se me motivo mais ou se me desmotivo.

Ate já
    Victor Mota

Bom dia e boa semana para todos:

Sexta-Feira: consegui fazer o meu primeiro treino longo desta caminhada para a 12ª Transestrela. Foram 2h10' de corrida continua, onde tentei manter sempre o mesmo ritmo, com variações acentuadas de declive, porque se me estou a treinar para uma Maratona na Serra da Estrela, julgo que faz sentido fazer desde já treinos duros não só em termos de distância/duração mas tambem em termos de subidas e descidas. Assim o treino incluiu, subida ao Miradouro de Sta Marta Da Cortiça, subida ao Sameiro, descendo pelo Bom Jesus e nova subida ao Bom Jesus. De facto foi duro, o treino, mas acabei-o satisfeito por ter conseguido rolar e essencialmente manter a cabeça longe dos problemas que cada vez me perturbam mais....quando a cabeça não tem descanso, o melhor é mesmo carregar o corpo, não é?
    Um pormenor, a partir das, mais ou menos, 1h45' de corrida a fome apareceu, e com isso o ritmo diminuiu um bocado, mas não deve ser nada que o treino não habitue o corpo.
    Sabado e Domingo: FOLGA às pernas e um excelente fim de semana com quem se gosta e acompanhados dos amigos.
    Hoje: Continuo a sentir pouca vontade de treinar, estou desanimado. Mas Domingo ha corrida no Porto, e como me quero divertir, tenho de treinar.
    Até já
    Victor Mota

+ Responder ao Tópico

Regras