Hoje foi um daqueles dias cansativos, mas em que se chega ao fim do dia satisfeito, o que ultimamente tem sido quase coisa muito rara.
Começei o dia bem cedo de modo a poder, finalmente, fazer o meu ultimo treino longo de preparação para a Serra da Estrela, foram 2h10' de corrida continua e muito aos altos e baixos. Passei, mais uma vez pelo Miradouro de Sta. Marta das Cortiças, daí subi, por estrada, à Nossa Senhora do Sameiro, desci, e voltei a subir lá mas agora pelo escadório. Passei pelo Bom Jesus, desci até ao Elevador e voltei a subir, agora pelo escadorio. Acabei o treino a descer e com uma recta de mais ou menos 4Km.
Enfim, julgo que acabei esta serie de treinos em beleza, agora e ate ao proximo dia 6 de Agosto, são treinos de descanso progressivo. Só não sei se irei participar na Meia Maratona de Pombal no proximo Fim de semana, para fazer um treino de mais ou menos 1h30'; eu vou fazer esse treino só não sei se a rolar sozinho ou inserido numa prova onde inevitavelmente se anda um bocado mais depressa, tenho de pesar os prós e os contras.
Durante a tarde passei pelo Corte Ingles, onde foi Muito bem Atendido pelo Nosso Amigo Paulo Silva (muito obrigado pela atenção ), e descobri coisas sobre o nosso pé que nem sequer tinha pensado ainda...e é claro que tenho em casa um novo par de sapatilhas prontas a estrear, vamos a ver se os Quilometros com estas se tornam mais curtos....
Um Abraço, em especial ao Paulo Silva, e até amanhã
Quarta-Feira: Treino em corrida continua (50'), para descansar do dia anterior. E ja estreei as sapatilhas novas, para este primeiro teste, parece-me que fiz de facto uma boa compra, foram sensações estranhas calçar um sapato consideravelmente maior que o anterior e não sentir que me estava grande, e ao fim de 10 Km, nem uma bolha me fizeram, para primeiro dia não está mau. Vamos ver como se portam num treino mais puxado e em estrada.
Quinta-Feira: Treino fartlek, de mais ou menos 14km, começei por 30' de corrida continua e lenta e depois 39' de variações de velocidade (1'2'3'3'2'1'....) fazendo o total de 1h09'.
Mais um treino nas pernas, este de 1h03'. Senti-me bem, a um bom ritmo, mas por vezes um pouco preso de movimentos. Ja deve ser a parte psicologica (medo), é que já são muitos Quilometros nas pernas para a Maratona e agora tenho medo de qualquer lesãozita ou outra coisa que me iniba. Mas isto tudo é, de certeza, o medo a aparecer e nada mais. Agora so quero que a proxima semana passe de pressa porque a Aventura está a chegar e tenho a certeza que me vou divertir.
Sabado: Dia de decisões (vou à Meia de Pombal) e de Descanso. Domingo:Meia Maratona de Pombal.
Foi uma boa decisão, precisava de treinar 1h30' e foi isso que fiz. Foi uma prova que me correu bem, apesar de diferente...nunca tinha parado numa prova para aliviar a bexiga!!!! à sempre uma primeira vez.
Foi uma prova num percurso com um grau de dificuldade razoável, porque álem do calor, o trajecto tambem é rico em subidas e descidas, em especial na segunda parte do trajecto, mas com a vantagem de uma boa parte da prova ser corrida no centro de Pombal, o que deu outra animação ao trajecto.
No fim a satisfação de ter completado mais uma prova e mais um treino para a "prova do ano" que "é já a seguir" !
Segunda-Feira: Este pais está mesmo em crise, não há nada que não se pague...até as minhas pernas ja partilham da mesma moda, isto é, depois da Meia de Pombal, cá está o preço: Dores Musculares. Mas nada de especial, nem sequer nada que eu já não tenha sofrido, e não é a menos de uma semana da XII Transestrela que eu vou-me deixar ir abaixo. Treino: 50' de rolamento, só para recuperar.
Terça-Feira: Ainda com algumas dorzitas. 30' de corrida de aquecimento mais 10*200 mts com 1'20'' de descanso, e mais 10 minutos de relaxamento.
Já não consigo pensar em mais nada: Domingo; 5h30' da manhã dá-se inicio à maior Aventura atlética em que eu ja participei.
Mais um treino cumprido.
Agora é sempre a descer de intensidade e a aumentar as reservas para Domingo. Foram 40' de corrida continua e lenta. Os meus musculos estão quase recompostos...mas nem sabem o que os espera
Pois é, após 2 meses a treinar quase em exclusivo para a Transestrela, é ja Domingo, e não me sinto nada preparado!
Eu sei que é sempre assim, isto são apenas minhocas da minha cabeça, foi assim para a S. Silvestre do Porto, foi assim para a Senhora da Mó, e tambem foi deste mesmo modo para as Festas Cidade do Porto, e no fim correu tudo conforme o planeado. Por isso que é que há a temer???? Não sei. Mas estou com nervoso miudinho, estou ansioso e com a eterna duvida: Será que treinei convenientemente? Será que vou conseguir chegar ao fim?
Neste momento só quero que chegue Domingo para poder desfrutar a corrida e chegar ao fim satisfeito, mas tenho medo que isso não aconteça!
Hoje o meu treino (penultimo, amanhã vão ser 20' já em manteigas) foi de 30 minutos a rolar, senti-me pesado e lento (só pode ser o peso do medo :? )
Agora é so preparar todo o arsenal para a Serra, que vai desde a tenda de Campismo até à bicicleta onde a minha "reporter" vai percorrer aqueles montes, e claro, passando pela melancia....
Sim estou com medo, mas tambem muito entusiasmado com esta aventura que vamos partilhar, e tenho a certeza que Segunda-Feira, apesar de só conseguir mexer os olhos , vou estar com saudades deste fim de semana que vai começar.
Ah, e não me posso esquecer dos dois principais objectivos desta corrida: Divertir-me e Chegar ao fim.
Obrigado por terem aturado todos estes treinos....e até prá semana
Objectivo: TRANSESTRELA - MARATONA DE MONTANHA:: CUMPRIDO
Bom dia:
FABULOSO: é a unica palavra que encontro para descrever o que sinto em relação à aventura que passei neste ultimo fim de semana. E é nestas alturas que eu tenho muita pena de nao conseguir escrever decentemente aquilo que me enche o orgulho e de vaidade. Eu consegui chegar ao fim e divertir-me, consegui concretizar os meus dois objectivos!
Como o que tenho para contar pode-se tornar aborrecido para quem lê, vou contar aos bocadinhos, por isso...ate já.
Objectivo: TRANSESTRELA - MARATONA DE MONTANHA:CUMPRIDO
Com tanto para contar e sem saber como...fica já o meu resultado final: 14º Lugar com o tempo de 3h51'07''. Ainda não acredito: 14º Lugar....
Mas a Historia aconteceu assim:
4h da manhã: toca o despertador....foi dificil levantar, e estava um frio fora da tenda! Pequeno Almoço, equipar e ver a partida da caminhada. Um pequeno grupo mas cheio de vontade de vencer a montanha. Quanto a mim, o nervoso aumentava... 5h10: Colocar vaselina nas pernas, pensos nos mamilos, frontal na cabeça e aquecimento. Estava quase na hora da verdade, e agora ja a aquecer a confiança começou a aparecer..."Claro que vou chegar ao fim" dizia eu, não sei a convencer a minha mulher se a convencer a mim proprio... 5h20:chamada do organizador para verificação dos dorsais, o grupo ja esta todo reunido e parece toda a gente bem disposta, não vai ser uma "montanhazita" que nos vai quebrar....