+ Responder ao Tópico
Pág 14 de 36
PrimeiroPrimeiro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 ÚltÚlt
Resultados 131 a 140 de 358

Tópico: Norte Alentejano "O" Meeting

Jornal Fonte Nova de Portalegre, publica a segunda reportagem sobre o NAOM 2008:

http://www.jornalfontenova.com/index...5802&Itemid=76

Pedras estranhas

Durante os reconhecimentos, observo locais engraçados e principalmente elementos característicos estranhos!
    Vejam estes:

A Quinta dos Ribeiros, (Alpalhão) adaptada ao Agroturismo apoio o evento.

Na I edição a Quinta foi o local escolhido para a conferência de Imprensa do evento.

Uma quinta recuperada de memórias do passado, situada entre as pastagens verdejantes do Norte Alentejano e a vastidão das planícies do outro Alentejo.
    Uma porta aberta para uma herança de cultura e arquitectura.

http://www.quintadosribeiros.com/

Regresso ao campo III

Nos terrenos da Vigia em Póvoa e Meadas, dou inicio ao terceiro dia de trabalho.
    Chego ao local às 07h00, e já está uma temperatura fantástica!

O mapa tem uma área muito reduzida, mas vai ser uma grande surpresa para todos. Não conheço nada parecido, ainda por cima quase dentro da aldeia. Muitos afloramentos, rodeados de pedras e blocos pedunculados, num terreno suavemente ondulado.

A cartografia está muito boa e a numa imensidão de elementos característicos, todos podiam ser escolhidos para pontos de controlo.
    A concentração dos participantes no Rossio, bem no centro da Póvoa, vai criar uma ansiedade competitiva fora do vulgar, pois ficarão desligados do mapa da prova.

Pelas 10h00, tinha batido o mapa todo, já tinha idealizado o local para a partida e chegada, mas tinha pressa de voltar à Amieira, pois o meu Pai e a minha irmã tinham começado uma das actividades mais antigas nesta zona, a apanha da azeitona e eu não me sentia bem ali a contar pedras!
    Da vigia até ao Rossio, aproveitei para medir a distância que terão que fazer da pré - partida até à partida real ( 1.000 m).

Amieira do Tejo, foi conhecida em tempos por Amieira do azeite, chegando a ter 3 lagares.
    Em 2003 a Amieira ficou completamente cercada pelo fogo. 80% das suas Oliveiras ficarão reduzidas a cinzas.
    Passado 4 anos, os seus rebentos começam a dar alguma azeitona.

Da minha infância, tinha a recordação do frio e das mãos enregeladas quando de madrugada íamos para o campo. Desta vez andamos de manga curta e com chapéu por causa do sol, são os sinais do clima em grande mutação!
    durante os dois dias em que estive a ajudar o meu Pai, foram vários os que passavam e diziam "mas isso não dá para o trabalho".
    Apesar de não dar para a despesa, há quem teimosamente continue a não deixar ficar nas árvores aquilo que é uma das nossas maiores riquezas!
    É uma forma de dizer "este é cá do nosso", quando na noite de consoada se regam as batatas e o bacalhau com aquele fio de azeite que dizem que é um fio de saúde.

A minha irmã Anabela, fez a sua estreia na azeitona, no final combinou com o meu pai que para o ano viria a família toda e que seria quase uma festa.

Escusado será dizer, que o meu Pai ficou muito contente.

Última edição de Fernando Costa : 13-11-2007 às 19:22

BLOGS

http://amieiradotejo.blogspot.com/

http://tolosaearez.blogspot.com/

http://www.noticiasdecastelodevide.blogspot.com/

Vários Blogs da região do Norte Alentejano tem realizado uma excelente cobertura de Norte Alentejano "O" Meeting.

Mário Mendes que criou e actualiza o Blog de Amieira do Tejo (Terra de Jans), mantém actualmente pelo menos 12 blogs, sobre o Concelho de Nisa e não só!
    É um trabalho de Hércules, com uma qualidade excelente.

José Rui Rabaça é outro entusiasta dos blogs. O Noticias de Castelo de Vide é um espectáculo de informação sobre a região.

Verifiquem com os vossos próprios olhos.

Última edição de Fernando Costa : 14-11-2007 às 22:16

Proalimentar, a marca de bolachas saudáveis, associa-se a este evento oferecendo bolachas Proalimentar Fruit&Form.
    Fruit&Form é uma bolacha baixa em calorias (56 Kcal) e com recheio de fruta (37%) que ajuda a manter a linha enquanto se desfruta do seu delicioso sabor a fruta, em qualquer altura do dia e em qualquer lugar.
    Conselho Proalimentar Fruit&Form: Opte por uma alimentação saudável, desfrute o sabor e aproveite todas as ocasiões para fazer exercício.

Página Oficial

A Página Oficial do NAOM 2008 que ficou online em 23 de Setembro, atingiu as 2000 visitas em 17 de Novembro. É um bom indicador sobre o interesse que a prova está a suscitar.

www.gd4caminhos.com/naom/

Reunião na C.M. de Castelo de Vide

Realizou-se em 23 de Novembro, na Câmara Municipal de Castelo de Vide, uma reunião de trabalho para preparação do evento.
    A Divisão de obras e do Desporto marcaram presença. O resultado final foi muito positivo, com o andamento dos trabalhos em fase adiantada.

A preparação para 2009

Depois da Câmara Municipal de Alter do Chão, surge a primeira reunião com a Fundação Alter Real.
    A Drª Idalina Trindade foi a anfitriã da Fundação Alter Real.
    Esta reunião de trabalho tinha como objectivo, apresentar as necessidades da organização para a realização do NAOM 2009, informar a realidade do GD4Caminhos como organizador de eventos e os benefícios que poderá usufruir a Coudelaria de Alter com a realização da cartografia de orientação da Coutada do Arneiro.

Vestígios Arqueológicos

Aqui vai estar um dos pontos de controlo do evento.

Além da vertente desportiva da orientação, os participantes terão a possibilidade de descobrir vestígios arqueológicos nesta região.
    Última edição de Fernando Costa : 28-11-2007 às 16:22

+ Responder ao Tópico

Regras