V Meia Maratona Na Areia - 26 de Maio de 2013 - Página 36
+ Responder ao Tópico

Tópico: V Meia Maratona Na Areia - 26 de Maio de 2013

Quote Mensagem Original de Eduardo Santos Ver Mensagem
    ... Gostava de ouvir a vossa opinião
    ...
    E eu dou a m/opinião, concerteza Eduardo.

Acho que as condições da prova são uma das suas principais mais valias. Como o Parro já escreveu aqui, " ... se aquilo estivesse uma 'pista' teria sido um treino! ..."
    Considero esta uma prova ímpar no panorama das provas que conheço. Não conheço muitas, é certo, mas esteja maré mais baixa, esteja maré mais alta, esse é um apelativo da prova. Não é uma Meia Maratona 'convencional', essas organizam-se às paletes, mas também não é um Raid. Não é suposto estar no mesmo segmento e por isso eu aderi a esta prova e irei fazê-la enquanto se mantiverem as suas características base. Portugal, com os Kms de costa que tem, não tem muitas provas assim, como a que o Mundo da Corrida organiza.

Considero a hora da partida apropriada. Convenhamos que 09:30 é uma hora apropriada para uma prova que se realiza na 1ª metade de Maio em termos de temperaturas. Quanto aos aspectos organizativos, serve para aqueles que se deslocam de longe e serve para aqueles que não podem levantar os dorsais de véspera. Por mim antecipava 30', mas isso é para mim que não me desloco de muito longe. Mas por favor, não me obriguem a ir ao "deserto" levantar o dorsal de véspera, isso "jamais"!!

Acho que estar a antecipar 1/2horas é um exagero, que não se justifica.

Os meus Parabéns à Organização e a todos os que com ela colaboraram. Vocês materializam o conceito de corredores ao serviço de corredores!!
    "There's a truth in your eyes saying you'll never leave me
    The touch of your hand says you'll catch me wherever I fall"

"Tudo o que me resta no coração é a tua simples recordação." Landon Carter

http://alexandre-duarte.blogspot.com

Perante as criticas que foram efectuadas num blogue e que dado a velocidade com que os comentários efectuados desaparecem por não agradarem aos detentores do referido blogue, decidi colocar aqui as criticas e a minha resposta:

Criticas:
    "- Falta de controle com chip
    - Abastecimentos muito limitados no que disponibilizavam
    - Timming da prova com impactos negativos
    . metade da prova com maré em cima
    . devido ao ponto anterior a necessidade de correr dentro de água ou em terreno inclinado
    . Praias cheia de pessoas o que dificultava imenso a progressão
    . percurso com muita sujidade ao contrario de se apresentar limpo
    - Custo da prova alto tendo em conta a logística envolvida (claro que aqui se fala da perceptível)"

A minha resposta:

"Bom dia
    Respeitando a opinião de quem participou não posso deixar de fazer alguns comentários:
    - A Associação Omundodacorrida.com ainda não tem dinheiro para poder aluguer um sistema de chip, caso o fizesse a prova não teria a taxa de inscrição que tem mas acima muito desse valor.
    - O timmimg da prova tem em conta os atletas que se deslocam de longe e que necessitam de levantar o dorsal no próprio dia.
    - A falta de verba não permite o alisamento da areia para atletas que não gostam de dificuldades ou desafios
    - A Capitania de lisboa, a quem a Associação tem de pedir autorização para efectuar a prova e a Policia Maritima da Costa da Caparica não permitem a evacuação da praia!
    - As pessoas são porcas, deixam na praia o lixo que devem colocar nos caixotes, será que os atletas que entrevistou colocaram o seu próprio lixo nos caixotes que existiam ou o atiraram sem se preocupar para onde? A organização limpou toda a sujidade que encontrou ao longo do percurso, a da prova e a que encontrou.
    - Aconselho todos os clubes a organizarem uma prova, só os que organizam sabem o quanto custa organizar e qual o custo financeiro da mesma.

Penso que respondi às questões colocadas.
    Cumprimentos
    Margarida Henriques"

Esqueci a questão dos abastecimentos, mas acho que ainda deram para alimentar os atletas de um referido clube que correram sem pagar as inscrições.

Thumbs up Marés

Primeiro

Para Maio de 2011 as marés baixas (de manhã) mais favoráveis eram as seguintes:

1 de Maio - 8:41
    15 de Maio - 7:53
    29 de Maio - 7:24

Dia 1 de Maio era impensável a realização da prova por variados motivos, tivémos de optar por 15 de Maio. Foram estas as marés que nos foram apresentadas pelo Instituto Hidrográfico e que são tidas em conta quando do parecer por parte da Capitania do Porto de Lisboa.

Segundo

Ignorem esse blog com ligação à run4fun e martelem aqui as vossas respostas, lá não vale a pena porque apenas ficam as críticas contra a prova, as respostas são apagadas pelos senhores doutores, engenheiros e afins. Não vale a pena, estes senhores que são *permeados com viagens, níveis de adrenalina e de stress elevados, experiências e vivências do mundo, não sabem estar e apresentam níveis de comportamento nada condizentes com aquilo que apregoam.

Margarida diz: Esqueci a questão dos abastecimentos, mas acho que ainda deram para alimentar os atletas de um referido clube que correram sem pagar as inscrições.
    Um desses clubes é precisamente uma coisa chamada run4fun

*palavras retiradas no site do clube run4fun e que devem de servir de conduta aos seus associados!!! Penso eu

Queriam a praia asfaltada
    A maré parada
    E partida de madrugada
    Comida, de bolinhos e chá
    Mas essa corrida
    Só no céu é que há...!

Andei a acompanhar durante uns tempos as conversas sobre esta prova mas com o video do Jorge Serrazina deu para ter uma percepção da dificuldade que é correr uma meia na areia.

Os meus parabéns à Associação, e quem sabe para o ano por esta altura se já não estarei preparado para participar também.

abrs
    Saudações Desportistas
    Wilson Govindji
    http://www.byte-beats.blogspot.com/

Com uma corrida à borla do lado do rio (Novas oportunidades) nem sei porque se deram ao trabalho de se vir "incomodar"... E ouvi dizer que as Novas oportunidades até batatas fritas distribui.

Eu paguei este ano, paguei o ano passado, e dou o meu dinheiro por muito bem empregue porque entre os voluntários está muito boa gente que dava tudo para poder correr a prova também e estão ali a dar-lhes palavras de incentivo e de apoio. Onde vemos isto numa prova?

E uma prova feita por quem corre nota-se à distância!

Para o ano estou lá outra vez portanto!!!!
    Nutricionista
    Almada/Lisboa

Quero começar por felicitar a Organização pelo excelente trabalho realizado, apesar das dificuldades criadas pelo vento. Muitos Parabéns, pois o que possa ter corrido menos bem – refiro-me à ventania e à dificuldade de progressão nos km próximos do retorno - não é da responsabilidade da Organização.
    Já foi dito - e eu reforço – que o que torna esta prova especial é a imprevisibilidade das condições. De que servirá, antecipar ou atrasar 30 minutos, ou estar atento às previsões meteorológicas ou à amplitude das marés? Tudo isso será falível e só na hora poderemos “ajuizar” se tivemos a sorte de encontrar um “tapete” ou um “amassador” como superfície de corrida.
    Esta prova – e basta sermos um bocadinho observadores – tem uma logística complicada e, por mais que seja o empenho do pessoal da Organização e dos voluntários (que foi notório), torna-se imprescindível a colaboração dos atletas, não no sentido de terem que ajudar a Organização, mas simplesmente, não complicando o seu trabalho (!!!). Com o vento que estava, as garrafas vazias eram arrastadas para a água, tornando difícil a sua recolha. Nada custaria levar a garrafa na mão até conseguir depositá-la em segurança. É uma questão de consciência e de sentido ecológico, mas devemos todos pensar que, comportamentos “javardolas” podem fazer perigar futuras autorizações.
    Quanto àqueles que se vangloriam por terem ludibriado a Organização, participando sem “comparticipar” são de lamentar e merecedores de fortes reparos. Não dignificam as provas a que ninguém os obriga a ir. Se acham cara a inscrição, se acham que é cedo ou tarde de mais, que correr na areia é muito difícil…o que é que lá vão fazer? Não deixa também de ser uma inconsciência correr com dorsal trocado, principalmente se se corre para os lugares premiados. O trabalho suplementar que é dado à Organização é gigantesco, se se pretender que os resultados reflictam a verdade desportiva. Para além do trabalho, acarreta um indesejável atraso na sua publicação.
    Infelizmente, há ainda no pelotão, quem tenha um longo caminho a percorrer, para saber estar na Corrida.
    Por último, tenho alguns amigos na simpática equipa dos Run4Fun e fiquei surpreendido pelo que li ao ver que o nome desta equipa (cujos nobres princípios já foram referidos e constam do respectivo Blogue) é arrastado pelo comportamento infeliz de um dos seus elementos, que deveria ser objecto de uma medida disciplinar e de reflexão interna ao invés de surgir na praça pública por tristes razões.
    Quanto à minha prova, escapei às 2h: fiz 1,59,30, mais 17minutos que no ano passado, mas considero que correu bem na mesma. 3 edições, 3 presenças! Sinto-me com sorte por ter tido essa possibilidade. Venha a próxima.
    Ao pessoal de O Mundo da Corrida, a quem não falta “o saber de experiência feito”, um grande abraço.

No que se refere a abastecimentos, já referi e confirmo(pois vim mais ou menos a meio da tabela):

Agua com fartura, fruta e isotónico e uma coisa para mim a mais importante e que normalmente só se vê nas Maratonas fora de portas:

Os voluntários que estavam nos postos de abastecimento estavam lá a apoiar e incentivar os atletas e a dar as garrafas com um sorriso e vi-os a limpar a praia no final das garrafas vazias e de outros lixos que por lá estavam.
    Eu erradamente - sinal do esforço despendido pois ia no RedLine - mandei uma fora para o lado do mar, sendo logo repreendido pelo Paulo Pires que atrás me mandou logo a boca: !!!!!XXXXX""""""@@@@@@!!!!!!! Tive de engolir o sapo e para me redimir na volta apanhei 3 ou 4 vazias que encontrei fora dos locais e depositei-as no final em lugar seguro!!!!!
    2H00 - III Meia Maratona na Areia
    1H14 - Corrida do Guincho 2011

Thumbs down

Quote Mensagem Original de Margarida Henriques Ver Mensagem
    Pior que os que assim procederam, são os que não pagaram a prova, correram, comeram e beberam e ainda se vangloriam que assim é que se tem de fazer, que os "organizadores são uns mamões" e que para o ano vão lá estar para melhorar o tempo!
    E esta? Não esperavam pois não? Eu também não!

In blogue run4fun

“Na foto falta o Joaquim Cardoso (Photo 4 Ever a marcar presença) e a Carla Cardoso a estrear-se nesta Meia Maratona este ano mais difícil. Também se estrearam o Miguel Sampayo, a Amélia Gonçalves, a Isabel e Rui Oliveira, o José Magalhães e o Nuno Marques (ainda sem estar recomposto). O que acharam desta Meia Maratona na Areia?”
    In blogue run4fun - O sublinhado é meu

Na classificação geral e com inscrição paga, constam os seguintes atletas:

178º - João Fialho – 1.59.14
    193º - Nuno Marques – 2.01.56
    242º - José Carlos Melo – 2.07.49
    276º - Carla Cardoso – 2.12.53
    277º - José Magalhães – 2.13.00

Dos referidos na foto, Miguel Sampayo, Amélia Gonçalves, Isabel Oliveira, Rui Oliveira e Joaquim Cardoso participaram na prova sem pagarem a inscrição…

Os meus “parabéns” por isso!

Muito mais comentários podia fazer, mas não vou repetir o que, de algum modo, já aqui foi salientado. Contudo, não quero deixar passar esta oportunidade, sem manifestar a minha profunda preocupação por esta conduta destes senhores executivos, quadros e profissionais qualificados.

Bom, eu já sabia que em todas as provas há sempre um ou outro penetra, mas se a moda pega a esta escala, então…

Por fim, dizer que não posso, nem devo confundir a árvore com a floresta, ou seja, não posso conotar o mau comprtamento desta meia dúzia de pessoas, com a imensa equipa dos Run 4 Fun!
    Um Abraço

Orlando Duarte

Default outras fotos

gostava de saber se existem outras fotografias dos restantes atletas, não só no ponto de viragem como tambem ao longo do percurso.
    durante a prova reparei que estavam pessoas a fotografar, pois gostaria de saber como posso obter essas fotos.
    já agora qual é a demora na classificação?

+ Responder ao Tópico

Regras