Mensagem Original de
Alzira Lario
Mais uma vez boa noite a todos,é com enorme prazer que dentro da minha modesta aportaçao aqui estou para ajudar a que os iultramaratonianos do meu Portugal possam se possivel melhorar as suas marcas. E vejam que nao e dificil fazer marcas abaixo das 8 horas. Que alguns de voces se fizerem um treino adaptado as vossas condiçoes fisicas e se tiverem disponibilidade de tempo e possivel baixar dessa marca. Em primeiro lugar temos que pensar que apesar de parecer que um treino para a maratona incluindo alguns treinos de maior distancia pode ser suficiente, nao e certo. Nao e o mesmo treinar para 100m que para 400, como nao e nada parecido treinar para a maratona e treinar para 100kms. Nos 100m e nos 400m e tudo velucidade, mas uma prova e velucidade exploziva e outra velucidade resistencia. E so faço essa comparaçao para voces entenderem e podem comprovar que a massa muscular de um atleta de 100m e muito mais volumosa do que um de 400. Nos cem kms e na maratona a constituiçao dos atletas e semelhante, mas o trabalho muscular e muito diferente. Para mim que corri dezenas de maratonas a ritmo de treino, ate podia parecer facil, mas fazia todo um trabalho fisico para suportar essas cargas. Trabalho esse que nao era tao necessario para terminar uma maratona, mas que era imprescindivel para fazer uma prova ultra. Aqueles que me conheceram mais de perto sabem da quantidade de provas que cheguei a fazer quase sem recuperaçao de tempo entre elas. Um exemplo, corri os 100kms de Santander em menos de 8 horas, na semana seguinte a maratona de Asturias em 2.45 e tres dias depois fiz a Viena de Austria-budapest na Hungria de 360kms aprox. em cinco dias e venci todas elas. So falo deste feito para vos mostrar que o segredo nao estava so no treino de corrida, mas fundamentalmente na parte fisica. Um atleta so pode recuperar de uma prova para outra num espaço tao curto de tempo se estiver numa magnifica condiçao fisica. Por hoje vou ficar por aqui, nao quero ser demasiado cansativa. So quero passar a todos vos algo que eu nao tive que me desse. Obrigado por todos essas palavras lindas dos vossos comentarios, obrigado ao Calvin, ao Asdrubal,ao Carlos e ao Victor, e a todos os que sempre me desteis o vosso apoio onde nos encontramos. Um abraço
Alzira Lario