Luis Leite
GD4Caminhos (Orientação ) | Confraria Trotamontes (Ultras e Trails) | Maia Atlético Clube (Corta-mato e Estrada)
Olá pessoal,aqui vai o meu relato:
Ultra Trail da Freita/2010-Memorial Sálvio Nora-Finalista
Que emoções...!? Que sensações...!?
Que sacrifício...!? Que coragem...!?
Sinceramente,não consigo fazer um relato detalhado desta jornada.As emoções, foram tantas,as sensações,as mais variadas,o espírito de sacrifício levado e testado até aos limites e que coragem foi necessária para enfrentar tão dura "empreitada".
Nunca me passou pela cabeça,desistir,mas não vou mentir se disser que não me passou pela cabeça a frase,"nunca mais me meto noutra...".Assim que acabei,e numa entrevista feita logo em cima da meta e onde as emoções ainda estão ao rubro,afirmei que p'ró ano voltaria,passados estes dias reafirmo-o ainda com mais convicção.
A Freita é belíssima,a prova é duríssima,as descidas são vertiginosas,obrigam a ter músculos fortes para aguentar os impactos,as subidas são íngremes,que obrigam,em certos pontos,quase a escalar,a passagem no rio é simplesmente soberba,obrigando a uma atenção e concentração constantes,mas como eu gosto de tudo isto...!!!!
Tenho ouvido dizer,que uma prova destas não é para todos,na minha humilde opinião,ela é para todos aqueles que treinarem,especificamente para ela e acima de tudo,a respeitarem!
Quero agora dar os parabéns a todos os que tiveram a coragem de a enfrentar.
Os meus respeitosos cumprimentos,a todos os que a conseguiram acabar,grandes heróis...!!
Aos desistentes,não se deixem vergar...!
Agradecer á minha família pelo apoio constante,como é bom avistar as minhas filhas,a faltar cerca de 1km para a meta,que alegria enorme,tudo o que sofri para trás,passou...!
Agradecer,em particular,ao meu irmão José António(PortoRunners) e á minha cunhada Paula,por terem participado na Corrida da Freita e também pelo apoio incondicional que me têm dado.
Agradecer ao pessoal do meu clube(G.D.Leões do Veneza),em particular,á Flor Madureira,José Carlos Madureira e Manuel Floriano,ao Vitor Dias e família,por terem esperado até tão tarde,para me apoiarem na chegada.
Por fim,agradecer aos meus companheiros de treino e que também participaram nesta aventura,Vitor Coelho(13h13m),Arnaldo Marinho(desististe,mas força p'ró ano,tu consegues...!),Marco Silva(fez uma entorse,mas com muito sacrifício conseguiu acabar,parabéns) e Luis Pereira(estava nos 50kms,para desistir,"piquei-o",lá continuou e conseguiu terminar com 14h07m).
Abraço e comecem,já,a preparar a do próximo ano.
Paulo Rodrigues
Tenho que procurar pelo "baú"... mas basicamente, é isto:
- Merujal
- Mizarela
- Cabaços
- Castanheira
- Felgueira
- Junqueira
- Arestal
Abaixo a imagem do troço Felgueira/Junqueira/Arestal
arestal..jpg
No total, devem ser para aí uns 17km, mais coisa menos coisa!
Cumps.
Olá Ana
Em primeiro lugar queria agradecer-te,pela excelente reportagem fotográfica(tu aparecias em todo o lado),particularmente,as minhas estão espectaculares.
Segundo,gostava de repetir aquilo que te disse durante a prova,"faltas-te lá tu..."!
Terceiro,queria desejar os meus sinceros votos de uma boa recuperação ao Jorge,ele tomou a atitude mais sensata,ter desistido,mas só o facto de se ter apresentado á partida e tê-la enfrentado,já é sinónimo de uma grande coragem,o que falta a alguns!
Em quarto lugar e último,gostaria que soubesses que também eu,depois que fiz a Freita pela primeira vez,sinto que me tornei "outro". VIVA A FREITA.
Cumprimentos
Paulo Rodrigues
http://fazeramigosacorrer.blogspot.com/
Paulo e Ana,sub escrevo o que dizem, quem faz a Freita fica um atleta diferente e que pena este ano tive em não ir por me encontrar lesionado desde Abril,lá estarei para o ano,pelo menos assim espero.
Um abraço
" o suor poupa o sangue"
Olá Ana
Gostava de te ter visto quando escreveste este post. Nunca te vi sem ser com um sorriso de boa disposição na face e o contrário, pra mim é dificil de imaginar![]()
Obrigado pelas excelentes fotografias.
Realmente, concordo com o Paulo Rodrigues, "tu estavas em todo lado"Obrigado por isso.
Espero que o Jorge já tenha recuperado da lesão. Um abraço pra ele e pró teu irmão.
Trata lá bem desse "futurzinho trailer" e pró ano queremos-te ver no UTSF2011.
bjs
"Que nunca por vencidos se conheçam"
José Carlos F.
Pois é amigo Jorge
Em 2007 aventurei-me a fazer a Freita(50kms),sem nunca sequer ter feito uma maratona,a distância maior que tinha feito nessa altura,eram meias-maratonas.Voltei a fazê-la em 2008,só não a fiz em 2009,por lesão(como eu compreendo o estado psicológico em que está o amigo Jorge),em 2010 lá me apresentei.
Posso dizer-lhe que foi a partir da Freita/2007 que deixei de me preocupar com tempos,passei a desfrutar muito mais das provas e acima de tudo passei a respeitar muito mais os companheiros destas aventuras!
A Freita,realmente mexe connosco...!
Abraço
Paulo Rodrigues
http://fazeramigosacorrer.blogspot.com/
Olá!!
O Jorge já está melhor.. e a pensar no Ultra de Barcelos!! Faltei eu para o obrigar a ir mais devagar... eu com a minha passada "reco reco" não o deixo andar rápido!! O Paulito está muito bem e adorou a prova.. já sabia que ia ser muito dificil acabar ( em Londres é tudo muito plano...) mas deu o seu melhor e ficamos muito sensibilizados com a tua preciosa ajuda ao lhe dares um dos teus bastões - na fase em que te iam fazer mais falta.
Já estou cheia de saudades de fazer estas aventuras .. com a vossa companhia. Enquanto espero vou fazendo reportagens fotográficas!! quando é a próxima??
Bj Grande para todos![]()
Voltando à tal afirmação do Moutinho que esperava cerca de 50% de desistências no UTSF 2010...
Então vejam isto !
Ainda não fui à procura das possíveis criticas...
O Paraíso é ...
aquele lugar onde o humor é britânico, os cozinheiros são franceses, os mecânicos são alemães, os amantes são portugueses e tudo é organizado pelos suíços.
O Inferno é ...
aquele lugar onde o humor é alemão, os cozinheiros são britânicos, os mecânicos são franceses, os amantes são suíços e tudo é organizado pelos portugueses ..
Non gogoa, han zangoa
Tigre da Siberia