Ultra Maratona Caminhos do Tejo - A Ultra que dá 3 pontos para o Mont Blanc - Página 25
+ Responder ao Tópico

Tópico: Ultra Maratona Caminhos do Tejo - A Ultra que dá 3 pontos para o Mont Blanc

A propósito:

Citando o Grande Vencedor Desidério Pires:
    "Por exemplo, em Santos, falar com o dono de um café e perguntar-lhe mediante o pagamento de X euros se deixa colocar 1 dúzia de litros de líquidos diversos. O espaço da arca não é preciso ser muito grande pois não chegam muitos atletas de cada vez.E eles chegam bem espaçados. À medida que se vão retirando garrafas da arca, colocam-se outras a esfriar até à vinda dos atletas seguintes."

Isto mesmo foi feito. Não em Santos, mas em Minde.
    Foi solicitado aos Bombeiros Voluntários de Minde para nos substituirem as bebidas já quentes por outras bem fresquinhas, os quais eles prontamente acederam e colocaram à nossa disposição. Eu meu nome e da Associação OMUNDODACOPRRIDA a estes Bombeiros o nosso Obrigado. É aquele espirito de solidariedade que está permanentemente ao dispor do próximo. E nisso eles são um grande exemplo para todos.

1 abraço. Obrigado Desidério pela oportunidade que me deste em esclarecer e agradecer à Corporação.

Quote Mensagem Original de Desidério Pires Ver Mensagem
    "...masa bem da verdade o Eduardo ainda se fartou de comprar sacos gelo pelo caminho foram varios sacos de gelos , so que eram, aqueles sacos de 1 quilo/litro que nao dao quase para nada , mas a gente tentou refrescar as bebidas ao maximo......no entanto nao se consegue aquela temperatura do frigorífico .....maldito calor , aceitam se sugestões..."

Olá Nuno!

Eu não sei se nas provas em que participei, em dias em que houve calor, me foram servidas alguma vez água fresca nos abastecimentos. A percepção que eu tenho é que aágua (e outras bebidas) estão à temperatura ambiente e só no final é que há bebidas frescas.

Só que nas provas mais curtas não há perigo de desidratação extrema. Este tipo de provasde 30-50 km começam às 8-9 horas da manhã e quando o calor aperta por volta do meio-dia já a maior parte dos atletas já está próximo da meta. Os atletas mais atrasados podem ter que beber água quente mas a distância que falta percorrer já não será muita e o sofrimento não atinge níveis críticos.

Nesta prova muitos atletas (quase todos) sofreram bastante com a desidratação. Foram muitas horas a correr sob a luz do Sol. O problema é que um atleta de 70 kg por mais que beba, o seu estômago só consegue absorver 800 ml de água por hora. Não adiantau m atleta beber mais de 800 ml de água em cada hora. Se beber 1 litro, 200 ml vão ficar a chocalhar no estômago.

Só que em situação de esforço e calor o corpo pode perder mais de 1 litro de água porhora! Se a temperatura for superior a 35 ºC, em situação de corrida pode perder-se até 2 litros de água por hora!! Já estão a ver quais é que podem ser as consequências em correr sob temperaturas elevadas...

Não é por acaso que se recomenda não correr nas horas de maior calor. O perigo de desidratação extrema existe. Num dia de calor, se um atleta absorve no máximo 800 ml por hora e, enquanto corre perde 1,5 l por exemplo, mais tarde ou mais cedo vai ter que parar de correr ou correr muito devagar para desidratar menos sob pena do deficit de água no corpo se acumular até ao insustentável. Basta perder 2 % de água para aparecerem os primeiros sintomas de desidratação o que equivale a perder 3 litros de água.

Quais os sintomas da desidratação? Alguns são surpreendentes: hipotermia (!), náuseas, fadiga, cãibras, dores de cabeça. Tudo é resultado do baixo volume sanguíneo e aumento da espessura do sangue que não flui convenientemente para as células. Sobre os diversos sintomas:

a) Apesar deestar calor, o Morgado quando terminou tremia de frio. O corpo não conseguia produzir mais energia do que a que estava a ser consumida devida ao esforço.

b) As náuseas (ou a sensação de que se vai vomitar a qualquer momento) atacou quase toda agente.

c) Eu próprio tive tonturas e uma valente dor de cabeça à hora do jantar.

d) A fadiga? Sem comentários. Acho que só o Pedro Marques é que terminou fresco pois diziaq ue hoje ainda ia correr 2 horas!

Todos estes sintomas apareceram no final desta prova e é o resultado da falta de água tornar o sangue mais espesso. O oxigénio e glicose não chegam às células com a mesma velocidade.

Pode a organização minimizar isto quando está muito calor?

Esta prova é difícil de organizar. São poucos os atletas mas eles surgem muito espaçadamente (várias horas entre os primeiros e os últimos).

O calor não era extremo, na minha opinião, mas era suficientemente forte para que a perda de água em situação de corrida fosse superior à capacidade de absorção da mesma pelo corpo.

A agravar isto, não é nada fácil beber água morna ou quente! Nos últimos 10 km bebi pouca água porque a que tinha estava morna.

Mas os atletas quando entram em modo de sobrevivência, para aliviar os sintomas devem procurar, fora dos abastecimentos, tudo o que puder aliviar os sintomas. Eu aproveitei muito bem todas as fontes que encontrei e estava sempre atento paraver se via alguma. Era como se tivesse a procurar fitas num trail!

Uma das fontes está em Monsanto a 500 m do abastecimento. A água estava bem fresca! Outra fonte com água bem fresquinha estava a 2-3 depois do abastecimento em Minde. Havia outras a uns 3-4 km de Santarém. Havia mais 2-3 fontes mas não precisei delas pois ainda não fazia calor.

Arranjar gelo para refrescar as bebidas? Se o arranjarem ótimo. Mas se pedem sugestões aqui vai uma : arranjem um patrocínio com uma loja ou empresa de produtos químicos para agricultura. Se eles depois facultarem uns kg de nitrato de amónio só têm depois de adicionar à água! A temperatura desta baixa bastante. Dependendo da quantidade de nitrato que colocarem, pode baixar até valores negativos! Experimentem com uma pequena amostra e vejam o resultado!!

Não sei como é que o Carlos Sá se hidratou na prova que fez do Saara. Talvez ele pudesse dar aqui umas dicas. Sei que beber água quente não faz mal nenhum. Até há a dieta da água quente! Só que não é fácil ingeri-la. Mas não havendo outra solução tem que se forçar a sua entrada.

Por isso, se por acaso nas próximas edições o calor for ainda mais forte, os atletas tem que ter muito cuidadinho na gestão do esforço. A água fresca pode ajudar mas pode não evitar a desidratação.

Outra solução menos exótica daquela que sugeri em cima é contratualizar com um bar/café/restaurante na zona do abastecimento, o “aluguer” de um espaço numa arca frigorífica para colocar as bebidas.

Por exemplo, em Santos, falar com o dono de um café e perguntar-lhe mediante o pagamento de X euros se deixa colocar 1 dúzia de litros de líquidos diversos. O espaço da arca não é preciso ser muito grande pois não chegam muitos atletas de cada vez.E eles chegam bem espaçados. À medida que se vão retirando garrafas da arca, colocam-se outras a esfriar até à vinda dos atletas seguintes.

Talvez seja a solução mais prática e mais fácil de implementar.

Um abraço
    Belo relato Desidério!

E já agora parabéns! deve ter sido muito duro.

Uma nota breve apenas para alertar para um outro perigo que já causou infelizmente mortes em algumas Ultramaratonas e cujos sintomas (nausea, dor de cabeça...) são semelhantes ao da desidratação. Falo da Hiponatremia que não é mais do que uma baixa na concentração de sódio no plasma sanguíneo provocada pela ingestão de água em excesso em provas com muito calor, sem a correcta reposição de sais. Como os sintomas são semelhantes, acontece que é erradamente dado aos atletas mais água, agravando ainda mais o problema podendo o mesmo atleta entrar em coma e falecer.

Por isso atenção aos electrólitos...

Abraço

Zé Carlos Santos

Thumbs up Palavras do Jesus Gomez Velilla

Aqui deixo as simpaticas palavras que o espanhol Jesus que participou nos Caminhos do Tejo me endereçou :

" ola José, muchas gracias por todo lo que he compartido con vosotros estos dias, sois unas personas fabulosas, aqui teneis un amigo para serviros en todo lo que haga falta, os animo a que sigais con esta afición por la corrida y que organiceis pruebas con tanto carinho hacia los participantes, con tantos voluntarios y todos de buen humor, en mi cabeza existe una lucha interna, entre un demonio que me reprocha no haber tenido suficiente corage para terminar, y un angel que aprueba mi decision de retirarme, antes de caer enfermo o lesionado para mucho tiempo, asi es esta afición, seguro que nos vemos pronto en alguna otra corrida, un abrazo para todo el grupo."

Naturalmente agradeci-lhe as impaticas palavras, pois tudo tentámos fazer com o maior cuidado para que os corredores se sentissem tratados o melhor possivel , e lhes agradasse ao maximo a dura prova.
    Viva o Mundo da Corrida ! Viva o Atletismo com alegria ! viva a Amizade !!

Só mesmo vocês para conseguirem levar a cabo uma coisa desta envergadura. Atletas e organização. Fantásticos e emocionantes relatos. Parabéns a todos os que passaram o fim de semana a fazer uma das coisas que mais gostam. Quem sabe se um dia vos acompanho....

Runbook de um gajo que mudou de vida

Nunca deixes para amanhã o treino que podes fazer hoje

Olá a todos, atletas, organização, entidades apoiantes, etc.

Os meus parabéns de prova conseguida. Foi uma jornada épica para o running. O tempo ajudou, a noite esteve amena, o dia amanheceu com força e deu-nos uma epopeia calorosa mas bela.
    Valeu o espirito de grupo e de entreajuda, valeu o apoio do pessoal dos selins e pedaleiras, valeu a constante simpatia nos abastecimentos, valeu a água que nos davam fora destes, valeu as fotos às chegadas das étapas, valeu pela SUPER BOCK.

Existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis, by Fernando Pessoa

Beijos e Abraços
    Miguel

Default Fotos

Podem ver as fotos que tirámos nos seguintes links:

https://www.facebook.com/media/set/?...23561374374040

Os fotodiplomas espero que estejam prontos amanhã.
    Última edição de Margarida Henriques : 09-06-2011 às 16:16

Quote Mensagem Original de Margarida Henriques Ver Mensagem
    Podem ver as fotos que tirámos nos seguintes links:

Os fotodiplomas espero que estejam prontos amanhã.
    Olá
    O primeiro link, não o consigo abrir!

Obrigado

Paulo,

O link está correcto. Tem é de ter uma conta no facebook para visualizar as fotos.
    Carlos Fonseca
    http://www.atletismo.carlos-fonseca.com

Todos os fins de semana há uma corrida diferente. Não a percas!
    "A escolha é tua. Podes atirar a toalha ao chão, ou usá-la para limpar o suor do teu rosto."

Quote Mensagem Original de CFonseca Ver Mensagem
    Paulo,

O link está correcto. Tem é de ter uma conta no facebook para visualizar as fotos.
    Olá Carlos
    Eu tenho conta no face,tanto que vizualizo as outras,mas este link diz "Neste momento este conteúdo está indisponível", isto desde ontem!

Abraço
    Paulo

Mas tens em cima os campos para fazeres o Login.

Logo que o faças aparecem as fotos...
    Carlos Fonseca
    http://www.atletismo.carlos-fonseca.com

Todos os fins de semana há uma corrida diferente. Não a percas!
    "A escolha é tua. Podes atirar a toalha ao chão, ou usá-la para limpar o suor do teu rosto."

+ Responder ao Tópico

Regras