+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Bastão para caminhada

Default Bastão para caminhada

Quote Mensagem Original de Paulo Silva Ver Mensagem
    F.A.Q. – Perguntas Mais Frequentes
    ...

O bastão para caminhar faz mesmo diferença ou é só mais um acessório dispensável?

Um bastão é uma grande ajuda nas caminhadas, o peso do seu corpo fica melhor distribuído se utilizar um bastão para caminhar, o bastão é particularmente recomendável para caminhadas de varias Horas.
    ...
    Duas perguntas:
    #1 - Dois bastões é melhor do que um? Tenho um certo receio de que, usando um bastão, desiquilibre o corpo e o andamento.
    #2 - Faz sentido carregar algum do peso na vara de caminheiro?
    Eu tenho problemas de joelhos e costas. Como tal, sempre que faço caminhadas tento poupar ao máximo o peso que levo às costas. Eu costumo levar uma garrafa de água "agarrada" a uma das varas de caminheiro, logo acima do local da mão. Parece-me que os melhores locais para colocar peso são logo acima e logo abaixo do punho, pois são os locais da vara que menos se mexem. Já pensei em colocar mais do peso que costumo levar às costas nas varas, como por exemplo mais uma garrafa de água e a tenda, evitando que esse peso esteja 100% do tempo a sobrecarregar as costas/joelhos, mas tenho dúvidas sobre até que ponto é boa ideia transferir carga da mochila para as varas.
    É menos fácil manobrar as varas quando levo a garrafa de água cheia a fazer peso mas, por outro lado, agrada-me a ideia de >= 50% do tempo esse peso estar todo na madeira da vara e não nos meus joelhos.

1- Pelas regras da física dois bastões distribuem melhor as forças, pelo que à partida será a melhor opção.
    2- Não me parece que exista uma resposta óbvia, faz sentido, embora a fazer deva ser pouco peso e a transição deve ser gradual, demasiado peso criará esforços extra para os membros superiores podendo eventualmente resultar em lesão de esforço (na minha opinião não devemos colocar mais peso do que conseguiríamos levar nas mãos sem bastões).
    Paulo Silva-MSSF

Sites:

www.calcadodesportivo.com

www.pesconfortaveis.com

Clínica:

www.cetad.net

www.doutorpe.pt

Member of:

The Society of Shoe Fitters
    www.shoefitters-uk.org

The International Foot and Ankle
    Biomechanics Community