Corrida e depressão
+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Corrida e depressão

Default Corrida e depressão

Boa noite a todos,

ao contrario do que dizem as estatísticas a corrida não me está a ajudar a vencer esta terrivel depressão nervosa que já se arrasta há alguns anos.
    Corro à bastante tempo, sempre encarei a corrida como uma excelente forma para me manter saudável, participei em dezenas de provas durante muitos anos e fiz bons amigos, infelizmente de há uns 5 anos para trás nunca mais consegui correr e sentir-me bem.

Quando tudo começou, até caminhar me custava, tive quer fazer um tratamento que me tornaram até hoje um dependente diário de medicamentos. Com o tempo melhorei e começei novamente a fazer umas corridas mas sensivelmente há 1 ano para cá correr tornou-se um sofrimento muito grande, ou seja, começo a correr e ao fim de algum tempo fico sem forças, sem aquela chama que sentimos quando vamos muito cansados e ainda conseguimos fazer uma dezena de kms, fico apatico, com medo e sinto que vou cair a qualquer segundo.

Escrevo aqui porque gostava de saber se alguem já passou por isto ou algo parecido, sinto-me muito sozinho e gostava da vossa opinião, apesar de todo este sofrimento que a corrida me tem trazido ainda hoje sonho com as provas que participei e com as sensações que tive durante todos os anos que ela fez parte da minha vida...

Obrigado

Olá.

Como se sente sozinho, penso que deve tentar juntar-se com outras pessoas que também corram e de preferência sem a pressão de competições.

Se está sem forças têm de saber porquê? É um problema físico ou psicológico?

Tente correr tão devagar que não sinta esforço. Corra 3 ou mais vezes por semana.

Só o bem estar dos treinos partilhados sem pressão pode contrariar essas sensações negativas.
    www.associacaomundodacorrida.com A Corrida para Todos!!!

Thumbs up

Corrida e medicamentos podem por vezes não ser a combinação ideal.

Sem qualquer formação médica, mas o facto de estar medicado, conforme indica, pode explicar a apatia que sente quando corre. Os efeitos secundários de alguns medicamentos que actuam sobre o sistema nervoso estarão a afectá-lo.

Uma consulta ao seu médico ajudá-lo-á a obter uma opinião sobre o seu caso e a procurar alguma solução que consiga conciliar a necessidade de medicação com a da corrida ou num sentido mais lato, a do exercício físico.

Corroboro a opinião do Helder e ajudará tentar correr integrado num grupo. Correr acompanhado ajuda a distrair e quem sabe, se irá minimizar o mal estar que sente quando corre. Se for frequentador do EN podemos combinar um treino conjunto.

Se lhe for difícil correr, experimente a marcha em alternativa.

Mesmo estando a falar com pouco fundamento, parece-me que o pior que poderá fazer é não fazer nada. Por muito que custe, faça um esforço para sair e passear um pouco, nem que seja à volta do seu quarteirão.

As melhoras.
    "There's a truth in your eyes saying you'll never leave me
    The touch of your hand says you'll catch me wherever I fall"

"Tudo o que me resta no coração é a tua simples recordação." Landon Carter

http://alexandre-duarte.blogspot.com

Não sou médico e não tenho conhecimentos para opinar com uma base sustentada, mas diria que acima de tudo deves procurar fazer algum tipo de exercício e dentro das capacidades que tiveres em cada momento... se não consegues correr, anda... marcha... marcha e corre... o importante é ir treinando, com o tempo poderás criar uma base e ir construindo a confiança para avançar para o passo seguinte... e daí poderás voltar a conquistar a forma que precisas para voltar a fazer uma coisa que gostas. Faz um reset, esquece o que já fizeste no passado, pois isso pode criar efeitos negativos por neste momento não teres essa forma... e não tenhas vergonha de começar do 0.

Penso que uma companhia ajuda sempre, principalmente para quem (re)começa... actualmente em qualquer cidade ou terriola há pessoal a correr, e como bem sabes, a malta que corre tem um espírito de camaradagem forte pelo que é fácil criar laços.

Com calma e força de vontade irás conseguir ultrapassar essa situação mais complicada. As melhoras.

Obrigado pela vossa força, quando estamos em baixo fazem toda a diferença...

a origem do meu problema é psicológica, apesar de me sentir muito fraco todos os exames médicos que tenho feito os resultados tem sido bons.

Volto há minha questão inicial, alguém aqui já passou por uma situação semelhante?

Obrigado

+ Responder ao Tópico

Regras