O SALTO COM VARA

 

 

                                                              

Principais erros  /// e ajuda para a sua correcção

 

...na corrida de balanço

 

1- QUEBRA DE VELOCIDADE NOS ÚLTIMOS METROS /// Corridas de balanço para controlo, eventual encurtamento destas; controlo das marcas intermédias.

2- DESVIO DA ÚLTIMA PASSADA PARA A DIREITA ANTES DO ENCAIXE /// Preparação para o encaixe através de exercícios com corrida de balanço média e pontos de orientação ópticos ( fios e semelhantes ) como limite lateral.

...no encaixe e na impulsão

 

1- ENCAIXE TARDIO DEVIDO AO ULTRAPASSAR;DESCER DA VARA MUITO TARDE OU IMPRECISÃO DA CORRIDA DE BALANÇO /// Exercícios de encaixe, corrida de balanço curta, ajuda de impulsão ideal através de marcas intermédias. Exercícios de encaixe «em série»; exercícios de encaixe com a flexão «desejada» da vara após corrida de balanço curta.

2- EMPREGO POSITIVO DA PERNA DE BALANÇO /// Treino intensivo da impulsão com corridas de balanço curtas; treino de saltos inclusive do salto em comprimento.

 

...na elevação ( enrolamento e extensão )

 

1- MOVIMENTOS DE EXTENSÃO DEMASIADAMENTE CEDO; TRANSFERÊNCIA INCORRECTA (INCLINAÇÃO DAS COSTAS INSUFICIENTE); A PERNA ESQUERDA NÃO OSCILA PARA A VARA MAS PARA A FASQUIA /// Obtenção de uma imagem do movimento correcta através da sequência de fotografias didácticas, filmes, esclarecimentos verbais ou treino mental; treino intensivo da fase de enrolamento  e de extensão.

2- FLEXÃO INSUFICIENTE DA VARA ( VARA DEMASIADO DURA ;PEGA MUITO BAIXA OU MUITO ALTA; BRAÇO ESQUERDO NÃO FIXADO /// Exercícios de flexão da vara partindo de uma corrida de balanço curta ou média ; controlar a escolha da vara e da altura da pega ; todos os exercícios para aperfeiçoamento da velocidade da corrida de balanço  e da força do tronco.

 

...na transposição da fasquia

 

1- QUEBRA PREMATURA DO MOVIMENTO DE SALTO ( A VARA NÃO SE ENDIREITA )      /// Treino sistemático da elevação; aperfeiçoamento da divisão da corrida de balanço e controlo da altura da pega; exercitar o impulso à esquerda e à direita,uma após a outra ( através de sinal no solo )

 

...na queda

 

1- ENROLAMENTO /// Controlo consciente da preparação da queda ; braços e pernas fixos.

 

6º - Conclusão

O aperfeiçoamento  da técnica do salto com vara oferece sempre elevadas exigências às capacidades da condição física do saltador. O aperfeiçoamento das capacidades motoras não deve ser por isso descurado em nenhuma fase da preparação. Mesmo que o salto com vara pertença às dixiplinas técnicas mais difíceis do Atletismo , ele já pode ser praticado por jovens desportistas, pois o salto com vara dá-lhes não só um grande prazer mas também é aprendido na idade ideal da aprendizagem motora. O caminho  metódico que se segue deve dar aos alunos a possibilidade de desenvolver numa hora de exercício de preparação as qualidades físicas importantes como a destreza, força e flexibilidade de modo ligeiro, bem como o ensinar a ter coragem e autodomínio.

 

PÁGINA CONCEBIDA POR EDUARDO SANTOS
"O MUNDO DA CORRIDA" É UMA PRODUÇÃO INDIVIDUAL E PESSOAL
Promova o atletismo enviando sugestões e informações
mailto:OMundodaCorrida@gmail.com
 ( 16-03-2008 ( ÚLTIMA ACTUALIZAÇÃO )